“Storm” de Tim Minchin – Ode ao pensamento crítico

Acaba de sair em desenho animado o famoso poema beat “Storm” de Tim Minchin, que arrasa as afirmações da pseudociência e do esoterismo, naquilo que é uma autêntica ode à ciência e ao pensamento crítico.

Tim Minchin, actor, comediante e músico, tem por hábito utilizar a música e o humor como veículo para promover o pensamento crítico. Chegou mesmo a dar uma entrevista à revista Skeptical Inquirer sobre o assunto e que podem ler aqui.

O poema fala de uma discussão que Tim Minchin tem com Storm, uma adepta do movimento New Age, durante um jantar de amigos. Nessa discussão falam de diversos temas relacionados com esse sistema de crenças – terapias alternativas, médiuns, astrologia, etc. Storm utiliza vários dos clichés que é frequente ouvir por parte dos pseudos, os quais Tim Minchin se dedica depois a desmontar.

Deixo-vos então com a animação de “Storm” (atenção que contém alguns palavrões). A letra em inglês pode ser lida aqui.

Deixo-vos ainda com outra música de Tim Minchin (sem palavrões) da qual também gosto muito – “If you open your mind too much your brain will fall out – take my wife”. A letra pode ser encontrada aqui.

1 comentário

  1. Mais alguns vídeos dele aqui:
    http://www.astropt.org/2011/01/15/tim-minchin/
    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights