Viajar no tempo é impossível

Big Bang Model

Image credit: Smolyaninov and Hung.

Pela observação do caminho percorrido pela luz num metamaterial, os investigadores reconstruiram a expansão espaço-temporal do Big Bang. Os resultados providenciaram um melhor entendimento do porquê do tempo só se movimentar numa única direção e também sugere que as viagens no tempo são impossíveis.

Os investigadores também mostraram que este novo modelo de tempo pode fornecer informações sobre viagens temporais que envolve curvas de tempo fechadas (CTFs). CTFs são linhas de partículas que formam os círculos, de modo que retornam aos seus pontos de partida.
Na primeira, os investigadores pensaram que, se poderia construir um metamaterial em que a luz poderia se mover em um círculo (e de modo que sua descrição matemática era idêntica às partículas que se deslocam através do espaço-tempo), então eles poderiam criar CTFs. Mas quando analisaram a situação, eles encontraram restrições sobre como os raios de luz se podem mover no modelo. Apesar de certos raios poderem retornar aos seus pontos de partida, eles não percebem a dimensão correta de tempo. Em contraste, os raios que percebem esta dimensão não podem se mover em círculos.

Os pesquisadores concluíram que a natureza parece resistir a criação da CTF, e que a viagem no tempo – pelo menos neste modelo – é impossível.

Artigo completo: Big Bang simulated in metamaterial shows time travel is impossible (PhysOrg.com)

Mais informação: Igor I. Smolyaninov and Yu-Ju Hung. “Modeling of Time with Metamaterials.” arXiv:1104.0561v1 [physics.optics]

1. Sugiro a visualização deste episódio em particular sobre o tema nesta excelente série: da Discovery Science narrada pelo Morgan Freeman 🙂

• Agostinho Magalhães on 14/04/2011 at 11:44

O impossível não existe! Se existisse o universo, connosco, não existiria! Desafiar o impossível é o maior desafio que se põe à inteligência humana, e só é, verdadeiramente digno, dos Homens possíveis!

2. @Frederico: erros corrigidos. Obrigado!
    @Piter: pode-se viajar mais rápido que a luz, e mesmo assim não viajar no tempo. 😉
    Quanto aos “seguros”… não diga isso às seguradoras, senão ainda temos que pagar por esses também.

@Cristiano: concordo que o tempo se encontra “fora” da nossa noção atual de Universo. Não sei se concordo que ele é unidirecional. Mas a ciência dá razão ao Cristiano.

3. O tempo, por mais que o queiramos compreender, é algo que nos cerca, como uma cápsula. Estamos (nós, e o nosso universo) contidos nele, mas ele não está contido em nós (no nosso universo).

Não podemos pegar um pouco de tempo e levar pro laboratório. Mas o tempo pode nos pegar, nos pega e nos leva. Só não sabemos pra onde.

Sugiro que decifrar o tempo é o mesmo que um personagem de um filme em dvd tentar saber como funciona o dvd-player onde o filme dele é reproduzido. Simplesmente é algo que está fora do alcance do universo dele, embora esse mesmo universo esteja contido no dvd-player e dele sofra uma grave influência (a passagem do tempo).

Resumindo, acredito que o fluxo do tempo é mesmo unidirecional e que a fonte dele se encontra “fora” do nosso universo, e portanto é inalcançável, assim como são inalcançáveis os supostos universos paralelos, que para todos os fins práticos, não existem.

4. O Universo já nasceu com uma série de seguros que garantem a inviolabilidade de suas leis e não adianta pensar em tecnologias para violá-las, afinal, essas tecnologias estão submetidas às mesmas leis que tentam supostamente violar. É um pouco decepcionante, mas só resta nos conformarmos que viajar no tempo ou mais depressa do que a luz é impossível.

5. Atenção ao português. É “viagens”.