Homem Transcendente

poster

Este filme/documentário baseia-se na ideia de Ray Kurzweil que diz que a Singularidade está próxima.
Dentro de alguns anos, os Humanos vão-se ligar de tal forma à tecnologia, e a tecnologia será tão avançada, que o próximo desenvolvimento humano será inteligência artificial nos humanos.
Será no ano 2045.

E alguns dizem que os ETs serão assim… mecânicos 😉
Já evoluíram para além da parte meramente orgânica… com depois máquinas a serem autónomas (como a V’Ger, no 1º filme Star Trek).

15 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Guerreiro Pereira on 16/04/2011 at 00:26
    • Responder

    Marco, totalmente de acordo 😀

    Acho que o romance mais technoabble do Verne é um em que ele descreve Paris no futuro. E dizem os que o leram (confesso q pouco li dele, apesar de a minha mãe ter a colecção TODA… 😀 shame on me…mas conheço as histórias e adorava o willy fog, conta?? :D) que é impressionante a semelhança com Paris na actualidade. Por acaso tenho o livro comigo, para ler…junto à pillha… 😀

    Na verdade a idade média não foi assim tão isenta de conhecimento e tecnologia como fomos educados a achar. O moinho de vento, por exemplo, desenvolveu-se e espalhou-se pela europa nessa altura. Os grandes feitos arquitectónicos tb começaram nessa altura.

  1. Há pessoas que dizem que ele tinham mesmo poderes paranormais para prever o futuro. Mas o meu kit diz que Júlio Verne era apenas um homem que estava informado sobre o que se fazia em ciência na altura e as metas que os cientistas ambicionavam atingir. De resto, é idêntico ao Kurzweil, se só tivermos em conta as coisas em que acertou então as suas previsões são fenomenais. Nós fomos à Lua mas não fomos com o auxílio de um canhão, e desde tempos remotos que sonhamos ir à Lua por isso nem foi o primeiro a “prever”. Este artigo talvez te interesse: http://www.csicop.org/sb/show/jules_verne_the_founder_of_technobabble

    Eu também acho que o progresso é mais cíclico do que contínuo, existem períodos em que pode estagnar ou até mesmo reverter. Há que ter em conta guerras, epidemias, economia, ideologias políticas/religiosas, etc. Por exemplo, enquanto a Europa estava mergulhada na superstição e ignorância da Idade Média, o mundo islâmico estava a viver a sua idade de ouro. Durante pelos menos 3 séculos (salvo erro) o médio oriente foi o centro do saber. Foram eles que conservaram grande parte do conhecimento dos gregos que na Europa tinha sido perdido e trocaram também conhecimento com os indianos. As pessoas às vezes esquecem-se que os nossos números designam-se por “números árabes” e que existem muitas estrelas com nomes árabes também. Mas depois os fundamentalistas religiosos começaram a ganhar poder e mergulharam também eles numa idade média que, na minha opinião, dura até hoje…

    O Neil Tyson fala sobre isso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=tIMifWU5ucU
    E acho que também saiu um artigo na Super Interessante recentemente.

    • Ana Guerreiro Pereira on 15/04/2011 at 18:16
    • Responder

    Resumindo e concluindo: deixem lá ver se isto não vai tudo pelos ares e temos de começar da estaca zero outra vez… 😀 (ou que vão ser precisos ets mais sabichões para nos ensinarem a desenvolver tecnologia… :D)

    • Ana Guerreiro Pereira on 15/04/2011 at 18:15
    • Responder

    Do star treck ao TTBT, passando pelo Galactica/Caprica 😀 Antes deste senhor outros visionários estiveram por aqui… 😀

    A História não é linear nem propriamente contínua. Nem sequer a História da Ciência e da Tecnologia: os avanços e os retrocessos ocorrem constantemente. Houve avanços visionários que se perderam nos anais da História e que só no mundo contemporâneo foram redescobertos; e só no mundo contemporâneo se descobriu que, afinal, os “antigos” sabiam tanto qto os “actuais” em determinadas áreas específicas (noutras, nem por isso , lool, não vão começar a dizer que o que é antigo é que é bom e que se há mil anos que se tem determinada prática de banha de cobra é porque há mil anos que funciona… :P) e q o homem actual se limitou a redescobrir um conhecimento que se perdeu no tempo.
    Também é inegável, todavia, que o século XX e o XXI assistiram (este último, assiste, lol) a um avanço tecnológico e científico brutal, tremendo e poderoso. Como demonstrado num cartoon que já publicaram aqui, conquistámos o poder de nos matarmos todos uns aos outros num mero segundo 😛 😀 (agora foi só para fazer uma piadinha…)!

    Parece lógico supor que os anos futuros trarão um crescimento maior do conhecimento e da sua aplicação ao serviço dos 7 mil milhões (novamente, uma piadinha: toda a gente sabe que só alguns beneficiam… :P) de homo sapiens que se espalharam pelos quatro cantos do globo (a terra é plana, siiim 😛 :D) e se adaptaram a praticamente todos os habitats do planeta (pronto, agora divaguei um cadito, mas foi de propósito, para introduzir um pouco de antropocentrismo à narrativa 😛 😛 :D:D, sei que o Carlos implica com isso 😀 😀 :D)!

    Não é preciso chamar-lhe singularidade, nem é preciso ser-se um Júlio Verne dos tempos modernos ihihih (hoje temos muitos) para se prever a chegada de nova evolução tecnológica/cientifica, uma vez que ela esteve sempre presente e passou por nós de forma meteórica. Bolas, basta pensar que há cem anos a maioria das pessoas ainda andava de carroça! O meu avô ia da aldeia para a vila de carroça e demorava um dia!! Já repararam naquilo a que os nossos avós assistiram?? E já repararam que as novas gerações crescem de tal forma adaptadas à tecnologia que a acham a coisa mais normalíssima do mundo e já não se surpreendem com o que é possível fazer hoje em dia?…

    Iá, precisamos de ser bruxos para prever uma nova “singularidade” 😛 Como se isso fosse abrupto, de qq forma… 😛 😀

    Marco, o que é que o teu kit diz do Júlio Verne??? 😀

  2. A Marge Simpson já pousou para a Playboy e nem foi preciso ser biónica ou até mesmo real 😛

    Que eu tenha conhecimento ainda não existem nano-robôs, na verdadeira acepção da palavra, a tratar cancro, o que existem são nano-partículas que podem servir para a detecção ou tratamento. E na verdade apesar de ser fã do Stargate, não sei se alguma vez vão existir nano-robôs da forma como são descritos na ficção científica. Estamos a falar de coisas à escala molecular, do tamanho de um transístor ou mais pequeno ainda, logo estes nano-robôs nem poderiam ter computadores incorporados para receberem ordens. O futuro que vejo para os nano-robôs passa por desenhar moléculas cujas propriedades físico-químicas os levem a comportar de determinada forma, executando assim acções “programadas” não num computador de bordo, mas na sua própria estrutura. Já fizeram um nano-carro que corre sobre uma folha de ouro (http://www.physorg.com/news7438.html). Seria semelhante ao que já se passa com as proteínas/enzimas existentes nos seres vivos que executam determinada acção conforme a sequência de aminoácidos. Na verdade as proteínas são uma espécie de nano-robôs da mãe natureza 😉

    Resumindo, a função de cada tipo de nano-robô seria extremamente limitada, mas utilizando vários nano-robôs diferentes em conjunto poderia ser possível fazer coisas bastante interessantes, como se cada um fosse uma peça da engrenagem de um motor.

    PS: Espero que Sheldon não vá parar ao corpo de um Centurião Cylon se não estamos tramados 😀

  3. Se não fossem as Dark Ages se calhar já estávamos em Marte, ou então não, a evolução tecnológica depende de dinheiro e não é como se tivéssemos uma guerra fria… Houve tempos em que se dizia bla bla bla Rússia e os EUA financiavam os seus cientistas mas agora não há dinheiro para esbanjar a torto e direito e as empresas privadas tem em vista lucros(sem estes fecham as portas).

    Falando em “mais 34 anos até fazer o upload do meu cérebro para um computador e depois ressuscitar num robot”
    http://www.youtube.com/watch?v=Sni_yv6rxqY
    O Sheldon deve estar feliz que a singularidade esta mais próxima…

  4. querias…

    LOLLL 🙂

    • Ana Guerreiro Pereira on 15/04/2011 at 00:35
    • Responder

    O Hawking caminha para onde? posar bionicamente nu na playboy???? 😀

  5. O Hawking para lá caminha 😉

    @Marco: totalmente de acordo. Erro de Tipo I. As profecias dele parecem os resultados astrológicos. No fim do ano, as previsões que os astrólogos fizeram estavam todas certas… se as pessoas não forem ver as previsões todas que foram feitas
    😛

    • Ana Guerreiro Pereira on 15/04/2011 at 00:11
    • Responder

    Pedro, LOOOOOOOOOL 😀 😀 😀 isso se não convencerem as actuais mulheres biónicas a fazê-lo, loool 😀

    Marco, eu sabia, eu sabia que não eras assim tão fã da ciência, páaaa! 😀

  6. Quantos já tentaram prever o futuro e falharam? Quantas vezes o próprio Kurzweil falhou?
    Sempre que oiço falar do profeta Kurzweil e da eminente singularidade o meu kit de detecção de tretas começa logo a piscar com as luzinhas todas 😛

    Formou-se um autêntico culto em torno desta ideia da singularidade, basicamente substituíram Deus por ciência/progresso e pouca diferença tem do espiritualismo new age… Nunca pensei dizer isto, mas parece que é possível gostar demasiado de ciência…
    Existem muitas coisas que para mim não fazem sentido, mas a mais gritante é esta ideia de progresso contínuo e ininterrupto, se assim fosse já devíamos ter colonizado Marte… (ainda por cima generalizando uma lei que foi feita para chips de computadores).

    Mas se eu estiver errado, ao género de Lord Kelvin com a aviação, pelo menos só tenho de sobreviver mais 34 anos até fazer o upload do meu cérebro para um computador e depois ressuscitar num robot 😛

  7. @Ana GP

    Ana, já pensaste que poderás ser a primeira biónica a posar nua para a Playboy!?… 😀

    Isso sim, seria um acontecimento a não perder! lolol!

  8. “All this has happened before, and all this will happen again.”

    A tecnologia evolui de forma exponencial hoje cientistas trabalham com nano-robôs a tentar curar cancro e amanha acontece-nos o mesmo que à Elizabeth Weir na serie Stargate, temos nano-robôs no corpo capazes de reparar danos físicos e de comunicar com o exterior….

    • Ana Guerreiro Pereira on 14/04/2011 at 21:49
    • Responder

    Ps – eu mesma aguardo o desenvolvimento do estado da arte biónica para me oferecer como cobaia 😀

    (é, esta gaja é uma convencida de primeira, né? tanto afirma que posa nua para a playboy como que entra como cobaia em experiências biónicas :D)

    • Ana Guerreiro Pereira on 14/04/2011 at 21:47
    • Responder

    Bem….os homens/mulheres biónicos já existem. E o futuro augura-se biónico. 🙂

    Por outro lado, há uma teoria (descrita pelo JRSantos em a Fórmula de Deus) de que o objectivo da criação de vida foi sempre o de levar ao aparecimento de inteligência. Inteligência essa que criaria inteligências mais avançadas…até se chegar ao orquestrador de um novo big bang. Portanto, criacionismo velado e romantico 🙂 É bonito, confesso; é uma ideia que conforta. 🙂 Mas… pois. Parte de admitir a existência de um design inteligente do universo e não de singularidades e…acasos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights