Mais Quatro Vespas e um Cromo Repetido

O projecto WASP (Wide Angle Search for Planets) acaba de anunciar a descoberta de mais quatro planetas. Particularmente interessante é o WASP-43b, um planeta com 1.8 vezes a massa de Júpiter e um período orbital de pouco menos de 20 horas ! A sua estrela hospedeira, situada na constelação do Sextante, tem magnitude 12 e tipo espectral K7V. É mais pequena, mais fria e menos maciça do que é habitual. Estrelas pouco maciças têm dificuldade em formar planetas gigantes como Saturno ou Júpiter uma vez que os seus discos protoplanetários tipicamente não têm material suficiente. Note-se que, por exemplo, dos 1235 candidatos descobertos pela missão Kepler nenhum tem uma configuração semelhante. A descoberta do WASP-43b tem assim um interesse especial. Os restantes planetas são também “Júpiteres Quentes” com períodos orbitais muito curtos orbitando estrelas semelhantes ao Sol. De notar que o WASP-51b é um planeta já conhecido. Trata-se de uma descoberta independente do HAT-P-30b, descoberto pelo projecto HATNet (Hungarian made Automated Telescope). O quadro que se segue mostra as características básicas destes planetas.

Finalmente, chamo a atenção para a produtividade do projecto WASP, que ultrapassou já a fasquia dos 50 planetas descobertos, apesar de parte deles ainda não terem sido publicados.