Bosão de Higgs foi descoberto?


Um memorando interno no CERN levou à excitação da comunidade científica.

O memorando (que podem ler aqui) dá conta que foi descoberto algo com algumas propriedades que são atribuídas ao Bosão de Higgs.

Como se pode ler aqui, a verdade é que se está a descobrir novas coisas com as experiências no LHC. E claro, os físicos andam bastante entusiasmados.

Mas como se pode ler aqui, isso deve-se ao entusiasmo natural dos cientistas quando descobrem coisas novas, vistas pela primeira vez por alguém. Por outro lado, mesmo em memorandos internos, a forma como dizem as coisas não é a melhor, tendo em conta que passaram 4 dias sem dormir.
Tudo isto (falta de dormir e excitação natural) levou a um memorando interno que tem um significado (estão-se a descobrir coisas novas, fantásticas), mas que para o exterior teve outro significado diferente.

Concluindo: ainda não é desta que temos a notícia da descoberta do Bosão de Higgs. Mas não devemos menosprezar as descobertas que estão diariamente a ser feitas.

3 comentários

  1. É mais uma questão de mediatismo e dinheiro do que de bom senso!

  2. Acho que gritar “GOL!” antes mesmo da bola passar da linha do gol já tá virando um (péssimo) hábito no mundo científico…

  3. Não te preocupes Carlos, este ano (e o próximo) vai ser fenomenal para a Física, mal se saiba da descoberta ninguém poderá esconder a alegria de espalhá-la aos quatro ventos. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights