Terraformar Marte

Crédito da imagem: wendmag.com

No passado dia 6 de Abril, Dr. Kaku respondeu à pergunta colocada por Rich Kolodziej: “É possível construir bombas atmosféricas que possam mudar a atmosfera de Marte, para que os seres humanos possam viver e respirar nesse planeta?”

Fica aqui o vídeo:





11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Claudio de Oliveira on 19/01/2014 at 03:57
    • Responder

    1 º_ esquenta titan ei veja Titam segurara atmosfera creio a atmosfera aos poucos vai pro espaço, mais vo dizer uma coisa que joga uma lua pequena em amrte e depois veja o que acontece se acoisa nao bater e sair kicando pra ca acho que mudaria atmosfera massa etalvez co sorte ate reativasse o campo eletromagnetico daquele planeta. eu acredito que esa famosfaixa abitavel de umsitema solar que os cientistas tanto falar e meio errada porque acho que um planeta com massa de duas terra seria tao quente como aa terra mesmoe estando na orbita de marte nz minha opiniao o fato de marte naos er habitado e mais por causa do tamanho se ele fosse do tamanho da terra e posivel que tivesse atmosfera ate hoje

  1. poxa vida seria interrresante o homen conseguir viver em marte poderia construir presidios la e mandar tudo que e vagabundo pra la seria show kkkkkkkkkkkkkkkk

  2. É engraçado como o ser humano sofre de uma crônica e infinita falta de noção…

    Mal condenamos esse planeta e a nós mesmos e já pensamos em como podemos fazer para detonar com o próximo (nota: pode-se ler essa frase em vários sentidos e todos estarão certos).

    Acho que se tivéssemos 0,000000001% da capacidade tecnológica necessária pra fazer esse absurdo dar certo, o melhor seria aplicar toda essa técnica milagrosa pra salvar o nosso planeta.

    Mas seria mais fácil criar uma vacina para a morte. E mais prático também (aí não precisaríamos ir até Marte).

    Pobre Marte… Temo pelo seu fim. Agora só se fala em enviar humanos para Marte, Explodir bombas em Marte…

    Ai de ti, que estás logo aí, ao nosso alcance!

    Bendito sejas, Plutão, que moras longe! Se salvaste de uma boa!

  3. Tem um jogo de PC chamado Spore que eles fazem o seguinte para terraformar: 1º Eles usam um equipamento que ejeta quantidades enormes de um tipo de gás para criar uma atmosfera mais densa. 2º após uma determinada quantidade de atmosfera presente, eles colocam plantas e animais para “estabilizar” a atmosfera e repetem o processo até conseguir atmosfera nível 3(o máximo do jogo). É um jogo, eu sei, há coisas inviáveis nisso, mas mesmo assim nos ajuda a imaginar várias formas para terraformar um planeta.

    1. Sim, mas na realidade é preciso mais massa no planeta (que Marte não tem), para conseguir que essa atmosfera continue.
      Por outro lado, demora vários milénios… 😉

      Sobre o SPORE, temos o relato de um jogador:
      http://www.astropt.org/2008/09/29/spore/
      🙂

  4. Lembrei-me de outro grande problema: Marte é mais pequeno e com menos massa.
    Marte tem 10% da massa da Terra.
    A consequência é que não consegue, pensa-se, reter a atmosfera por muito tempo. Já no passado perdeu a atmosfera devido a não ter essa massa, e por isso uma possível atmosfera Marciana em terraformação iria se perder em alguns milénios também.

    (claro que existe uma exceção famosa: Titã, que tem só 2% da massa da Terra e tem uma atmosfera espessa)

    1. Relativamente à gravidade, pode funcionar mesmo que seja apenas 10% da terrestre (como referiste o caso de Titã). Quanto à retenção da atmosfera, que também entra em jogo a gravidade, não se pode descurar que os sistemas são dinâmicos e estes podem encontrar um equilíbrio.
      Mas concordo contigo num aspecto, controlar a atmosfera não é um caso simples, devido às variáveis envolvidas (pressão, temperatura, partículas, radiação, etc.). Se fosse simples já teríamos encontrado soluções para o nosso problema na Terra.

  5. Para mim há 2 principais problemas:
    – tempo: seriam precisos milhares de anos (e não centenas como ele diz), o que faz com que vontades, tecnologias, economia, política, etc, mudem bastante ao longo dos milénios, tornando incompatível um projeto dessa envergadura.
    – variáveis: há demasiadas variáveis envolvidas, incluindo várias completamente desconhecidas para nós e que afetam a atmosfera. Basta ver as discussões sobre alterações climáticas na Terra. Ora, se nem na Terra conhecemos todas as variáveis que afetam o clima e o tempo, então noutro planeta qualquer durante milhares de anos, conhecemos ainda menos.

    Seria um projeto que teria somente um destino: fracasso. A minha dúvida estará somente em saber qual das milhares de variáveis mais contribuiria para o fracasso 😛

    1. Olha carlos, eu discordo de vc. Creio que suas alegações, embora façam sentido, são um pouco extremistas demais. Embora nao concorde, gosto do fato de termos pessoas assim como vc que cojitam, formulam hipoteses, debatem e se incluem nos ranking de pensadores e progenitores dos progressos da humanidade. Tenho uma explicação bem rasoavel para todas suas formulações a respeito da colonização, só não as ponho porque é grande demais e o site provavelmente não vai aceitar, mas adoraria debater esse e outros assuntos da área com vc! Me mande um e-mail se quiser, adoraria alguem pra conversar sobre esses e outros temas já que aaqui em meio meio não acho pessoa com conhecimento suficiente para debater tais assuntos já que isso envolve um estudo aprofundado e poucas pessoas se interessam por tais assuntos. Posso estar errado em minhas alegações, por que não? Seria interessantissimo debater tais assuntos numa escala mais cientifica com alguem só pra variar 😉

      1. Denis, pode sempre pôr aqui aos poucos 😉

        Quanto ao que eu disse, nem é extremismo, nem sequer é uma opinião (para se poder discordar).

        Eu falei de factos: há demasiadas variáveis envolvidas (muitas delas que ainda desconhecemos), e é preciso demasiado tempo.
        Isto são factos expostos em todos os artigos científicos sobre o assunto, incluindo nos artigos escritos por aqueles que defendem que se deveria colonizar e terraformar Marte, tal como Carl Sagan.

        Pode-se ser a favor ou contra a terraformação (isso é uma opinião), mas não se pode ignorar os factos… as variáveis envolvidas 😉

        abraço!

  6. Para aquecer Marte, é só escurecer a superfície com algum material negro.
    Mas penso que o maior problema na terraformação não seja conseguir espessar a atmosfera, mas criar um campo magnético que nos proteja quando estivermos lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights