Atmosfera dá sinais de vida

Se olharmos para a Terra de fora, percebemos que tem vida.
Percebemos isso, porque pela espectroscopia, percebemos que o luz do Sol que passa pela atmosfera terrestre irá ter um espectro para a sua parte mais vermelha.
Ao ver isso, conseguimos interpretar corretamente que o planeta está cheio de vegetação.

Ora, esta técnica pensada recentemente, vai ser agora usada em exoplanetas, para tentar detetar se eles têm vida, vegetação, que funcione da mesma forma que na Terra (a investigadora assume que lá fora a vegetação terá as mesmas características que na Terra).

Leiam em inglês, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

1. Não podemos detectar vida em outros planetas apenas fazendo observações de qualquer tipo.

Tendo em vista que conhecemos menos que quase nada dos fenômenos que ocorrem no universo, algum fenômeno físico/químico desconhecido poderia simular esses mesmos sinais (a mesma explicação que é sempre a melhor opção para explicar e refutar os casos de ÓVNIS).

Mesmo que se descubram potenciais sinais de vida em um planeta extra-solar, só poderemos anunciar a descoberta de vida ET depois de enviarmos sondas ao local, e de recebermos a confirmação esses dados. O que não deve acontecer em menos de uns 100 anos.