Até onde lançamos sondas?

Qual é o objecto espacial mais distante da Terra?

A Voyager 1 foi lançada em 1977 e está a cerca de 17,5 mil milhões de quilómetros do sol, sendo o objecto mais distante. Isso corresponde a 16 horas-luz ou 117 unidades astronómicas (UA).

Esta imagem mostra a posição da Voyager 1 e de outros objectos espaciais relativamente ao sistema solar. A Pioneer 10 está a cerca de 15,4 mil milhões de quilómetros do Sol, no lado oposto ao da Voyager 1.

A Voyager 2 e a Pioneer 11, estão muito para além da órbita de Plutão, a 14,2 mil milhões e 12,4 mil milhões de quilómetros do Sol, respectivamente.

A sonda New Horizons está atualmente a 3 mil milhões quilómetros do Sol e em aproximação de Plutão, o que deverá ocorrer em Julho de 2015.

Todas essas naves têm usado gravidade assistida (“gravitational slingshot”) para aumentar a sua velocidade.

A Voyager 1 move-se mais rápido, a cerca de 17 quilómetros por segundo.

Ainda operacionais, as duas Voyager vão em direcção à fronteira externa do sistema solar, em busca da heliopausa e do início do espaço interestelar.

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Sobre a Voyager 1: Sei que nela há um disco com diversas saudações humanas e fotos e localização de nosso planeta. Pois bem. Com o disco foi um toca-disco? Será que irá funcionar quando for tocado daqui bilhões ou trilhões de anos? Há alguma fonte de energia armazenada nele para quando for descoberto, por nós mesmo no futuro ou por outra civilização? A Voyager 1, depois de atingir um sistema extrasolar qualquer, mudará seu curso e irá orbitar o centro da galáxia como um astro comum, assim sendo, como faremos para encontrá-la no futuro, já que não emitirá qualquer sinal ou fonte de calor? Como uma civilização alienígena a encontrará no vastidão do universo? Tendo em consideração todos esses questionamentos, não teria sido uma inutilidade mandar esse disco?

    1. Foi só para mostrar que conseguíamos enviar.

      Ainda hoje, as Voyager são as sondas de maior sucesso.

      No disco estão desenhadas as instruções para os potenciais ETs poderem “criar o gira discos” e tocar o disco.

      abraços

    • Ricardo André on 05/09/2012 at 02:42
    • Responder

    As sondas Pioneer ainda se encontram operacionais ou já não transmitem dados?

    1. Olá Ricardo,

      O último sinal da Pioneer 10 foi recebido em 2003. Foi feita uma última tentativa para a contactar em 2006, mas sem sucesso.
      Quanto à Pioneer 11, a NASA deixou de a contactar nos anos 90.

  1. […] – Voyager. Pioneer. Viagens. Confins do Sistema Solar. Final do Sistema Solar. IBEX. 34 anos. Distância. Não saiu do Sistema […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.