Medindo a posição das pequenas luas interiores de Saturno


Jano, Telesto e uma porção do anel F de Saturno numa imagem captada a 03 de Maio de 2011 pela sonda Cassini. A posição de Jano é óbvia. Conseguem adivinhar a posição de Telesto?
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

Desde a sua chegada ao sistema saturniano, a sonda Cassini tem realizado várias sessões de observação astrométrica das pequenas luas de Saturno. Estas sessões são inúteis para cartografar a superfície destes objectos, uma vez que são executadas a grande distância dos seus alvos, mas proporcionam dados importantes para os astrónomos ajustarem os cálculos das respectivas órbitas.
Esta semana, a Cassini concretizou a primeira de duas observações astrométricas (a segunda será hoje) das luas Metone, Telesto, Jano, Polideuces, Calipso, Prometeu e Pandora. A imagem que aqui vos trago faz parte dessa sessão. Conseguem encontrar na imagem Jano e Telesto?


Sequência de duas imagens captadas pela Cassini a 03 de Maio de 2011, com as posições de Jano e Telesto assinaladas.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/animação de Sérgio Paulino.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Obrigado!
    Agora fiquei curioso e quando puder irei pesquisar para tentar descobrir de que objeto se trata, mas já sei que vai ser difícil tirar alguma conclusão 😛

  2. Já agora, vejam também este post sobre os artefactos que podem surgir nas imagens da Cassini e de outras sondas e observatórios espaciais: http://www.astropt.org/2011/05/08/artefactos-nas-imagens-da-cassini/

  3. Ahaha. Isso é que era. 😛
    Realmente não sei do que se trata, mas provavelmente não deve ser nada de especial 🙂
    Já agora como é que podemos participar naqueles programas destinados a descobrir asteróides e objetos afins.

  4. Porra! Eu tive que abrir BEM os olhos, e estar com muita atenção!!! E só porque li o comentário, senão não tinha dado por nada, claro 😛
    Grande descoberta, Nuno!!! 🙂

    Notei que vai em sentido contrário das luas… por isso, eu diria que é um objeto em contra-mão 😛

  5. Entre Jano e Telesto encontrei outro pontinho a mover-se.
    O que será? 😛

    1. Olá, Nuno

      Tens razão. Quando fiz a animação não reparei nele.
      Poderia ser um artefacto (um raio cósmico ou outra partícula acelerada pelo campo magnético de Saturno), não fosse aparecer nas duas imagens com uma trajectória semelhante à das duas luas. Pode ser outra pequena lua. É difícil confirmar.
      Para perceber qual a posição das grandes luas de Saturno nas imagens da Cassini, uso o Solar System Simulator da NASA (http://space.jpl.nasa.gov/). Para as pequenas luas, torna-se mais difícil.
      Terás descoberto uma nova lua de Saturno? 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.