Ursa Maior, bem lá em cima

Olá a todos. Já repararam que a constelação Ursa Maior, está bem lá em cima no céu? Logo à noite, basta olharem em direção a Norte, olhar para cima e lá está ela.

A Ursa Maior é a terceira maior das 88 constelações oficialmente reconhecidas. Várias estrelas formam um asterismo menor dentro da constelação, diversamente chamado de “Big Dipper” (América), “Guilhotina” (Inglaterra), ou muitos outros nomes, como “Tacho”, “Concha” entre outros. A Ursa Maior é um dos grupos mais facilmente reconhecível de estrelas no céu. É circumpolar (nunca está abaixo do horizonte) e, portanto, é visível no norte do céu durante todo o ano (na latitude Portuguesa, claro).

A partir da Ursa Maior é possível encontrar muitas outras constelações, mas talvez a mais usada é para encontrar a estrela Polar, ou a Ursa Menor.

Usando as duas estrelas da Ursa Maior, Merak e Dubhe como guias, traçamos uma linha imaginária continua, cerca de cinco vezes a distância entre estas. Como resultado encontramos com facilidade a estrela Polar, que indica o Norte. Se o seu céu for suficientemente escuro, poderá ver então com mais facilidade a Ursa Menor.

Boas Observações!

2 comentários

1 ping

  1. SOU APAIXONADA PELAS CONSTELAÇOES PRINCIPALMENTE A URSA MAIOR

  2. amei os desenhos, e deixa eu te pergunta vc mora lá no polo norte.

  1. […] hemisfério norte. Terceira maior das 88 constelações reconhecidas oficialmente. Para saber mais. Ursa Maior, bem lá em cima. Por João Clérigo. [2] Designação conhecida por ser a única estrela que apresenta-se fixa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.