Céu está a cair em Titã

Ainda ontem tivemos a notícia que a atmosfera de Titã poderá ter “vindo do espaço”.
Agora descobriu-se que essa mesma atmosfera está a cair…

“Observações feitas pela sonda Cassini-Huygens, das agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA), indicam que “o céu está caindo” em uma lua de Saturno. Uma camada de neblina que cobre a maior parte da superfície de Titã caiu de uma altitude de 500 km para 380 km entre os anos de 2007 e 2010. Segundo os cientistas, a queda indica uma mudança de estação em Titã e mostra que a lua é um mundo dinâmico. Os pesquisadores acreditam que o estudo desse fenômeno pode ajudar a entender melhor a meteorologia na Terra, Marte e outros locais do Sistema Solar.
Os cientistas da Nasa afirmam que a neblina é um fenômeno comum em todo o Sistema Solar (…) (mas) a neblina dessa lua está se comportando de maneira incomum, nunca observada antes no Sistema Solar. Com a mudança de estação, ela simplesmente caiu para menores altitudes.
A “queda do céu” em Titã ocorreu em poucos meses e se acelerou próximo ao equinócio. (…)”

Leiam todo o artigo, na Terra.

• Marina Frajuca on 10/05/2011 at 13:41

Isso quer dizer que com a mudança de estações ha afastamento ou queda da atmosfera? Mas a lua não tem atmosfera, não é verdade?

1. Esta é Titã, uma lua de Saturno.
      Esta lua tem uma atmosfera espessa, mais espessa que a atmosfera da Terra.

Ela “cai”, quer dizer que a neblina fica mais espessa mais perto do solo… ainda assim é a uma altitude de 380 kms…