Satélites da NASA e os tornados

Images of tornado damage near Tuscaloosa, Ala., seen on May 4, 2011. Credit: NASA

A NASA revelou imagens da destruição provocada por um tornado no dia 27 de Abril em Tuscaloosa, Alabama.

As imagens foram capturadas pelo satélite Terra da NASA, que é parte do sistema de satélites de observação da Terra (EOS). Um instrumento abordo do Terra, chamado de Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer ou ASTER, capturou imagens do traço de destruição deixado pelo tornado.

ASTER combina os comprimentos de onda da luz infravermelha, vermelha, e verde para construir imagens que distingam a terra e a água. A água é azul. Edifícios e superfícies pavimentadas são de um azul – cinzento. A vegetação é vermelha.

O princípio físico, que orienta a utilização de dados recolhidos pelo satélite para detectar danos de tornados, é baseado na premissa de que os fortes ventos associados a um tornado vai mudar as características físicas da superfície, de modo a alterar a energia visível e infravermelha refletida. Essas características podem ser uma mudança na orientação das características da superfície, tais como a destruição completa de uma casa numa área residencial, o estalar das árvores em uma região de floresta, a erradicação de cultivos em uma área de agricultura, ou o mínimo dano à pastagem num campo.

Desde o mês de Abril que um número anómalo de tornados ocorrem nos Estados Unidos (para saber mais sobre os tornados ir aqui). Seguiremos acompanhando a situação ao longo do ano.

Imagem: NASA/ASTER

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights