Hoje Está a Haver um Terramoto em Roma

Uma suposta profecia de um Italiano chamado Raffaele Bendandi (1893-1979), afirma que iria haver um terramoto dia 11 de Maio de 2011 e que destruiria Roma. Tudo isto baseado no estudo de 2 planetas que supostamente interferem com a Terra nessa data.

Bendandi era um astrónomo e sismólogo autodidata italiano. No entanto parece que tudo “não passa de uma fraude”, disse Paola Lagorio, presidente da Associação La Bendandiana. Adianta ainda que “nos documentos de Bendandi não se encontra nenhuma referência ao terremoto em Roma no dia 11 de maio de 2011″ (Aqui)

Contudo, as pessoas acham que será verdade e, imaginem, pelo menos 15% dos funcionários públicos pediram dispensa e centenas de pessoas estão a deixar a capital! Parece que Bendandi tinha razão, há um terramoto hoje e não é só em Roma, é na Itália. E não é um terramoto físico mas sim financeiro. Com tanta gente a acreditar numa parvoíce destas e a faltar em emprego a produtividade do país leva com um bom safanão.

“É uma notícia totalmente inventada, obra de alguém que sabe que a única pessoa crível na Itália para uma previsão desse tipo é Bendandi”, denunciou Paola Lagorio em um programa da televisão pública RAI. (Aqui)

Um dos sites mais fantásticos afirma que Bendandi teria deduzido trans-neptunianos “que de tempos em tempos se aproximam e se alinham com os demais planetas, e com nosso satélite natural a Lua. Essa soma de influências dava a ele capacidade de prever a ocorrência de grandes sismos.”. Enfim, o mesmo tipo de frases que estamos habituados a ler e ouvir. É daquelas coisas que nos faz rir pois sabemos verificar esta mentira. Vejamos:

Esta é uma imagem dum modelo interactivo do Sistema Solar. Reparamos que os planetas, afinal, não estão alinhados.
Que pena, gostaria de ver uma profecia cumprida. Estão-nos sempre a enganar.
Quando será a sério? Já sei, quando algum desastre ocorrer vão dizer que havia uma profecia sobre isso. Eu posso dizer que um dia vai haver um terramoto em Lisboa, sei que sim mas não digo mais nada. Quando houver um digo que sou profeta.

Hoje podemos ver em tempo real mais uma mentira que anda a deambular por aí. E ainda reparamos que há mais pessoas com uma capacidade crítica muito pequenina e que vão atrás destas mentiras.

Mais um dia em que a ciência e o pensamento crítico vence! Daqui a 10 dias espera-se mais uma grande vitória. E há gente já a planear grandes férias com o dinheiro ganho com mentiras.

81 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Este .é o link que recebi.

    http://www.youtube.com/watch?v=ZDzV1G42vZI&feature=player_embedded#at=335

    1. O problema é que apesar do vídeo datar de dia 9 de Maio, em nenhuma parte do vídeo ele fala do terramoto em Espanha, apenas do terramoto em Itália. Fala também da possibilidade de um terramoto algures na Europa. No entanto eu consigo fazer melhor: eu prevejo que amanhã vão acontecer vários terramotos algures no planeta Terra, com a mesma magnitude do terramoto em Espanha 😉

      O título e descrição do vídeo podem ser alterados em qualquer momento, por isso existe a possibilidade (mais do que certa) de ele ter adicionado a referência a Espanha posteriormente. Assim qualquer um consegue ser profeta 😉

    2. Basta ver o resto do vídeo para perceber que é tudo falso… o que ele diz da Dawn… o que diz do Nibiru… o que diz da Agência Espacial Russa… etc…

      percebe-se bem que ele atira barro à parede, como eu faço nas minhas previsões de fim-de-ano… e depois ainda há os que acreditam…

      vão ver as minhas previsões de fim-de-ano… e vêem que mais de metade já se cumpriu. Serei profeta? 😛

  2. Mostra-nos o vídeo

  3. Visto o objetivo aqui é assegurar que a previsão seja correta, recebi ontem a noite um vídeo datado dias atrás em que a pessoa fez a previsao do terremoto de ontem. Um vídeo curto com comentários sobre estes eventos.

    As construções da espanha são muito antigas e necessitam de reformas e as construções novas destas áreas de sismo são de materiais inadequados. Aqui não primam pela qualidade ao construir novos prédioso e as prefeituras/governos locais são que detem o poder de construir novos prédios.

      • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 13:48
      • Responder

      Tb podia fazer um video assim q o evento tivesse acabado de ocorrer e colocá-lo na net com a data do dia anterior. 😀

      1. Não dá para fazer isso, dá no entanto para substituir o áudio de um vídeo já publicado, se ele fosse esperto tinha feito isso 😛

        O que ele fez foi alterar o título e descrição do vídeo, que podem ser alterados em qualquer momento. A data que aparece é referente apenas ao upload do vídeo.

  4. que sera, sera!

    de facto a previsao era para um grande sismo hoy, mas se ha 30 anos ele pelo menos acerta o mes (20 dias a correr) ainda assim sera fantastico! sismologos watch out!

    1. claro… se não fôr o dia é o mês… e se não acerta no mês, espere-se mais 7 meses porque ele pode acertar no ano… e se não fôr no ano, pode ser na década… e se não fôr na década, será no século…
      😛
      assim é fácil ser “profeta”… 😉

  5. Afinal o homem falhou o sitio umas centenas de quilometros e a magnitude foi mais baixa que o previsto. Foi quase!

    http://www.publico.pt/Mundo/dois-sismos-em-espanha-causam-pelo-menos-oito-mortos_1493738

    1. Sim 😉

      Como eu disse em comentários anteriores, terramotos destes são normais… 😉

        • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 00:14

        Normais e fracos, e no entanto mataram dez pessoas 🙁 eh pah, estou em choque, a sério, precisamente por causa disso: porque é fraco. Como é q morrem DEZ pessoas (tb já disseram 8…) num sismo destes? :((( é preciso q os edificios fossem mesmo velhos e prestes a desmoronar-se…

        Em Lisboa não poderia ocorrer o mesmo, com os edificios a cair de podres que lá proliferam?

      1. Já li hoje num sítio qualquer que em Lisboa teria os mesmos resultados.
        E no Porto também…

        (em termos de casas em péssimas condições… mas claro que no Porto não há terramotos… a não ser quando o FCP perde no Dragão :P)

  6. «Mais um dia em que a ciência e o pensamento crítico vence! Daqui a 10 dias espera-se mais uma grande vitória. E há gente já a planear grandes férias com o dinheiro ganho com mentiras.»

    Infelizmente duvido que tal aconteça, vão simplesmente dizer que Deus ficou tão contente com a fé demonstrada por eles que decidiu adiar o fim do mundo. Já não era a primeira vez, arranjar desculpas para continuar na fantasia é uma espécie de mecanismo de auto-defesa.

    http://en.wikipedia.org/wiki/When_Prophecy_Fails

  7. Acho que ele errou o local e intensidade porque acabou de ter um terremoto na espanha em murcia e parece que ocorre replicas

    1. Oh… 4.5
      Isso não é nada 🙂

      Eu a saltar, quase que provoco o mesmo 🙂
      http://earthquake.usgs.gov/earthquakes/recenteqsww/Quakes/us2011kubk.php

    2. Veja a quantidade de terramotos desse género que há a quase todas as horas em diferentes sítios do mundo:
      http://www.painelglobal.com.br/

      Se alguém prever que num dia não vai haver terramotos em lado nenhum… aí sim, é de avaliar se é verdade ou não 😛
      Mas terramotos de factor 5 há todos os dias… 😉

      Mas são fracos… não levam a nada 🙂

    3. afinal já houve 2 sismos hoje em Murcia. O 2º é de 5.2
      Já morreram 5 pessoas, devido à queda de edifícios.
      http://www.publico.pt/Mundo/sismo-de-52-de-magnitude-causa-pelo-menos-quatro-mortos-em-espanha_1493738
      http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=F8C8E15E-1747-4855-82FD-8A924A687491&channelid=00000091-0000-0000-0000-000000000091

      Mas:
      – não é Roma.
      – não destruiu a cidade.
      – o sismo é fraco. Magnitude de 5 provoca algumas vibrações e algumas coisas a cair dos armários, somente:
      http://www.sjsu.edu/faculty/watkins/quakemag.htm
      – os edifícios que caíram e mataram as pessoas deviam estar em muito mau estado… 🙁
      – estes sismos acontecem constantemente…

        • shirley on 11/05/2011 at 19:12

        Comum talvez porém causa transtorno. Parece que afetou algumas outras åreas e cidades tb. Estou perto de madrid.

      1. Já para não dizer que se o alinhamento de planetas tivesse algum efeito nos sismos terrestres então deveria afectar o planeta tudo e não apenas Roma ou Madrid. Que efeito seria este que só afecta uma cidade? As previsões de Raffaele Bendandi não são melhores do que astrologia, e neste caso em particular ele nem sequer chegou a “prever” nada, a história foi completamente inventada.

      • alexandre campos on 11/05/2011 at 23:08
      • Responder

      Segundo o UOL é o pior tremor em 50 anos…
      E um terremoto não é medido apenas pela intensidade, a profundidade afeta muito. no caso deste foi a apenas 1 km.

      1. Em termos de magnitude, só hoje houve vários com o mesmo factor 5 em vários locais do mundo… como todos os dias 😉
        http://www.painelglobal.com.br/
        Em termos de profundidade, os de Espanha foram hoje os mais próximos do solo.

      2. Já agora, parece-me que essa informação está errada.

        http://www.ionline.pt/mobile/122635-sismo-em-murcia-faz-10-mortos-190-militares-reforcam-equipas-socorro–videos
        “A zona de Lorca é habitualmente atingida por sismos. Em 2005, um terramoto de intensidade 4,7 provocou danos em mihares de casas e foi seguido de 500 réplicas.”

        Ou seja, é uma zona fortemente atingida por sismos… logo, é algo normal.
        E há 6 anos atrás, o terramoto teve 500 réplicas e danificou milhares de casas… logo, parece-me que em termos de resultados terá sido pior.

        Vou desde já profetizar que para o ano vai haver um outro terramoto na zona…

        Em termos de probabilidades, estarei praticamente certo 😉

        • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 00:18

        mas é isso q me faz espécie, Carlos! se estão fartos de ser afectados por sismos, porque raio é que não se precaveram? estas mortes podiam ter sido evitadas!! até na UALg colocam fitas de interdição de passagem em zonas onde estão a cair azulejos da fachada (sim…)! isto podia ter sido evitado!! :((((((

      3. podia ser evitado se o italiano tivesse acertado na cidade… 😛

        assim, não.

        Porque os políticos e a maioria das pessoas olham só para o curto prazo…

        Logo, para quê que se vão precaver e gastar $$$ para prevenir algo que pode nem acontecer? (esta é a mentalidade)

  8. Mas em qual linha do tempo?

    Soube que nessa aqui os romanos ficaram em casa hoje com medo do cometa.

  9. Já agora, se puderem… coloquei este post, aqui:
    http://domelhor.net/story.php?id=77837

    se puderem, votem 😉
    mas sobretudo, se puderem, cliquem lá sobre o título (para dar mais clicks)

    • Ana Guerreiro Pereira on 11/05/2011 at 14:08
    • Responder

    Dário,

    “teria deduzido trans-neptunianos” – isso é o quê, lol, planetas extra-solares ou alguma nave espacial neptuniana (com este tipo de notícias, nunca se sabe :D)?

    Tic tac tic tac… 😀 😉

      • Ana Guerreiro Pereira on 11/05/2011 at 14:17
      • Responder

      Já li o comentário do Carlos em q está a resposta a essa dúvida… sorry, escrevi o comentário antes de ler os outros… 🙂 (isto é defeito, mesmo, sou precipitada).

  10. Já agora, leiam a última frase no artigo do Público ou na BBC ou no jornal Romano:
    http://www.publico.pt/Sociedade/milhares-de-romanos-abandonam-a-cidade-com-medo-de-profecia-sismica_1493650
    http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-13354988
    http://roma.repubblica.it/cronaca/2011/05/10/news/roma_e_la_sindrome_terremoto_e_molti_vanno_in_ferie-16026658/
    “Tommaso Profeta, director dos serviços romanos de protecção civil (…)”

    o diretor da protecção civil em Roma, chama-se… Profeta!!! LOLLLLLLLLL 😀

    Hoje é 1 de Abril ? 😛

  11. Estes romanos são doidos! hehe

    • Marina Frajuca on 11/05/2011 at 13:36
    • Responder

    As pessoas, no geral, sempre tiveram necessidade de acreditar em algo superior e que o destino de todos nós era predistinado. O pensamento critico (logico, cientifico, etc) sempre foi mal visto por muitos, por medo dos desconhicido ou por abalar algumas “teorias” tidas por verdades absolutas. Felizmente houve quem percistisse em usar essa capacidade para a evolução do conhecimento. Hoje, em vez de aproveitar as oportunidades que as tecnologias nos oferecem, (alguem disse “mais vale saber um pouco de tudo, do que tudo de uma so coisa”) limitam-se a aprender aquilo que irão fazer como profissão ( e a maioria mal, mas isso e outra historia) e acreditam facilmente em todas as patranhas que lhe contam.

    1. Muito bem dito!!
      Totalmente de acordo!!! 😀

        • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 00:10

        Segundo a lei da acção-reacção, em que para cada acção há uma reacção (logo, cada reacção teve origem numa determinada acção), os caminhos já estão predestinados. :DDDDDD

        (mas isto é um pensamento abstracto algo perigoso, uma vez q pode levar à falsa noção de desresponsabilização…)

  12. E as pizzas? 🙁

    1. LOLLL

      Segundo li no documento, o terramoto não vai afetar nem as pizarias nem as lojas de gelados 😛

  13. Já agora, se tiverem acesso e quiserem “cuscar”, tive uma excelente troca de ideias no meu facebook sobre isto:
    http://www.facebook.com/alienpt/posts/114283121989677

  14. As pessoas andam é aparvalhadas com o dia 11… eu se calhar também, porque tenho esse numero marcado no calendário para me lembrar que foi nesse dia que conheci a minha actual esposa… palermices, enfim.

  15. Bem, a BBC também já escreveu 2 artigos sobre este disparate:
    http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-13354988
    http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-13356228

  16. Estive a ler no Público esta notícia:
    http://www.publico.pt/Sociedade/milhares-de-romanos-abandonam-a-cidade-com-medo-de-profecia-sismica_1493650
    “À conta desta profecia, milhares de pessoas têm saído da cidade e muitos trabalhadores não se apresentaram hoje ao trabalho. (…) “Vou dizer ao meu patrão que tenho uma consulta médica e que vou tirar o dia”, dizia ontem à Reuters o barman Fabio Mengarelli.”
    LOLLLLLLLLLLLLLLLL 😛

    Interessante também esta parte:
    “a presidente do Osservatorio Geofisico Comunale já veio dizer que não há indícios que justifiquem esta alegada catástrofe iminente. “Posso dizer com certeza absoluta que nos documentos de Raffaele Bendandi não há nenhuma previsão de um sismo para Roma no dia 11 de Maio de 2011”, indicou Paola Lagorio em Março. “Não está lá a data nem o local”.
    <--- ou seja, há pessoas que não acreditam em quem VIU os documentos, não acreditam nos ESPECIALISTAS, não acreditam em que tem CONHECIMENTO do assunto... mas acreditam piamente no primeiro mentiroso que lhes aparece pela frente... Isto é um dos efeitos de paranoia... enfim... há uma quote numa série sobre isto... não sei se é Ficheiros Secretos, em que dizem precisamente que as pessoas não acreditam em fontes seguras, mas preferem acreditar em fontes desconhecidas... (alguém sabe a citação exacta?)

  17. Desapareceu o “like” do facebook e a contagem de visitas de cada post. É mesmo assim ou foi erro?

    1. A contagem teve que se tirar, porque tava a comer muitos recursos… e a empresa que nos vende o alojamento disse-nos que ou diminuimos ou vamos pagar os “olhos da cara” pelo astroPT 🙁

      o LIKE já avisei o Nuno. Ele já está a tratar disso, penso eu 🙂

      1. A contagem de visitas nos posts não teve nada a ver com o hosting. Foi retirado sim, porque as contagens não vinham das estatisticas do blog, mas sim de uma contagem paralela.

        Quanto ao botão LIKE do facebook, eu não tenho problemas em visualizar em nenhum dos meus browsers….(Chrome, Mozilla e IE)

        • Ana Guerreiro Pereira on 11/05/2011 at 14:15

        Também não consigo ver o botão like 😀 (uso chrome)

      2. No Chrome e I.E., consigo ver tudo bem.
        No Mozilla, não vejo o LIKE.

        Que estranho 😛

      3. Ana, estás a aceder à internet de onde, se me permites “cuscar”? Empresa? Escola? Casa? Cybercafé ou semelhante?

        • Ana Guerreiro Pereira on 11/05/2011 at 14:31

        Nuno, de casa 🙂 Portatilizinho pessoal 🙂

        • Ana Guerreiro Pereira on 11/05/2011 at 14:33

        De wireless do MEO 😀

      4. Mais logo já vejo o que consigo (ou não) descobrir…

      • Conceição Monteiro on 11/05/2011 at 14:30
      • Responder

      Confirmo o comentário do Dário, também não tenho o “Like”.
      Quer no Mozilla, quer no IE.

  18. Parece-me que essa ideia será mais certa do que aquela que cheguei a ler: que um desses objectos seria uma anã castanha!

  19. Bem, aumentaste mais umas frases no final.

    ahhhhhh afinal são objetos trans-neptunianos (para lá de Neptuno), que só ele conhece, e que se alinham com os planetas que todos conhecemos…
    LOL 😛

    eu acho que é o XPTO.
    O XPTO é um unicórnio espacial, que só eu conheço, que alinha o corno com a Terra e onde ele tocar, PIMBA, abre logo fendas (terramotos).
    😀

    (digam lá se não tenho mais criatividade que esses mentirosos dos pseudos) 😉

    (aceitam-se outras ideias fantásticas, a que só vocês podem ter acesso :P. Sejam criativos!!! :))

  20. Estás a dar ideias. Ou talvez já existam. Vender espaços em bunkers, vender terrenos no Nibiru, vender terrenos num planeta ou numa nave de salvação ou até no céu! As pessoas vendem a salvação das suas próprias mentiras. Como se irá ver dentro de pouco tempo. Depois irão de férias com os € ganhos.

      • Ana Guerreiro Pereira on 11/05/2011 at 14:12
      • Responder

      Já se venderam terrenos na Lua… não estou a gozar!

    1. Já existem: http://www.terravivos.com/ 😛

  21. Estou pra ver quando for a profecia de 2012, os aldrabões a venderem terrenos na Lua, Marte e até noutro sistema solar. e os totós a comprarem he he. onde é que já vi isto…

  22. Já agora, quais são os planetas que interferem com essa data?
    Tatooine e Rubicun? 😛

    É que é capaz de ter razão.
    Esses planetas imaginários, inventados em Star Wars e Star Trek, podem estar a afetar as mentes de quem acredita nestas mentiras 😛

  23. Enfim… eu continuo sem entender porque as pessoas continuam a acreditar nestas parvoíces das profecias… sendo que das centenas de vezes anteriores foram SEMPRE mentira.

    Os únicos resultados que existem são:
    – os crentes assustarem-se com parvoíces e terem comportamentos irracionais.
    – os mentirosos fazerem $$$ com isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights