Nuvem do Caos irá dissolver a Terra em 2014 ?

O nosso leitor Weslley deixou este comentário aqui no blog.

Antes de passar à notícia propriamente dita, deixem-me explicar uma coisa sobre Literacia.
Vivemos numa sociedade da informação. Ao contrário de há 15 anos atrás, hoje sabemos o que se passa do outro lado do mundo no segundo a seguir a ter acontecido, e temos toda a informação disponível na ponta dos dedos.
Daí que atualmente, literacia não é saber ler ou escrever, mas literacia atualmente define-se como Literacia Funcional – saber avaliar a enorme quantidade de informação que nos chega. E se não conseguirmos avaliar por nós próprios (porque não podemos saber sobre tudo), então devemos reconhecer os especialistas e perguntar-lhes.
Para mim, esta é a definição de inteligência. Inteligência é a utilização do pensamento crítico que nos permite ter uma Literacia Funcional.
Já quem acredita em profecias, fins-do-mundo, etc, demonstra não ter essa inteligência. E quem se deixa levar por essas profecias praticamente todos os anos, então é parvo.

Com isto quero dizer que o Weslley fez o correto. Não tinha a certeza sobre a legitimidade de uma notícia, por isso, perguntou. Demonstrou inteligência!

Algo geral que podem aplicar a todas estas notícias é o Detetor de Disparates – Baloney (Bullsh*t) Detection Kit – de Carl Sagan.
Normalmente estas histórias sofrem de inúmeras falácias, que são facilmente reconhecidas se utilizarmos esse detetor.
Uma das falácias mais conhecidas é o erro de facto. Por exemplo, se a história disser que 2 + 2 = 7, sabemos logo que é mentira, que não é credível. Isto é o que se passa, por exemplo, sobre a Profecia Maia, em que as pessoas mentem sobre o que dizem os Maias, em que mentem dizendo que o calendário acabava em 2012, em que mentem ao dizer que irá haver um alinhamento planetário nessa altura, etc. São tudo erros de facto – mentiras facilmente expostas bastando para isso pesquisar um pouco.
Uma outra falácia é a fonte não ser credível ou não dizerem qual é a fonte.
Uma outra falácia é dizerem que é segredo. É falácia porque é um paradoxo. Se é segredo, então essa pessoa comum não sabe. Se foi divulgado, então é porque não é segredo.
Uma outra falácia é ligarem essa profecia a outras, para tentar dar falsamente uma maior credibilidade. Por vezes falam na Bíblia, segredos religiosos, pirâmides, ETs, etc.
Há muitas outras falácias que qualquer pessoa pode reconhecer ao avaliar este tipo de notícias divulgadas pelos conspiradores. Ou seja, qualquer pessoa, mesmo sem ter o conhecimento específico de determinada área, pode avaliar as notícias que lhe vão chegando.

Vamos agora passar ao exemplo em causa.
O Weslley disse-nos isto sobre a notícia que anda a ser veiculada:

(…) texto sobre uma tempestade que pode sugar a nossa galáxia em 2014 (…).

Os astrônomos a apelidaram de “Nuvem do Caos” porque ela dissolve tudo o que encontra em seu caminho incluindo cometas, asteróides, planetas e estrelas inteiras. Sua direção é a Terra. A notícia foi publicada no site do tablóide norte-americano “Weekly World News” com a seguinte manchete: “O mundo tem o direito de saber!”.

O buraco negro do qual a nuvem foi expelida se encontra a 28 mil anos luz da Terra.
Descoberta pelo laboratório de raios X Chandra da NASA, estação espacial norte-americana, a nuvem de poeira cósmica tem a largura de 10 milhões de milhas e foi comparada a uma nebulosa ácida que se move em nossa direção perto da velocidade da luz. A data estimada para sua chegada é 1 de junho de 2014 às 9h15min.

Um oficial sênior da Casa Branca que pediu para ficar no anonimato, disse que os conselheiros do sistema super secreto da presidência estão buscando alternativas rápidas.
“Isso é muito parecido com o aquecimento global. Os especialistas ainda estão decidindo se a mudança climática é ou não é real. Por enquanto a existência dessa ‘Nuvem do Caos’ é somente uma teoria. Os norte-americanos não devem se apavorar até que todos os fatos sejam apurados”, confortou o oficial.

Embora tenha alguns aspectos controversos, as análises da Fundação Charles Fort apontaram para vários aspectos interessantes, inclusive a relação existente com o terceiro segredo de Fátima, diversas previsões da Idade Média (incluindo uma das centúrias mais incompreendidas de Nostradamus), o fim do calendário maia e a Teoria Geral da Relatividade.

Vamos então analisar o texto:

– fala numa tempestade que pode sugar uma galáxia. Ora, isso não existe.
– diz que isso acontecerá em 2014. Isso é impossível. A nossa Galáxia é muito grande. Mesmo em Star Trek, com a Enterprise, nem metade da Galáxia conseguiam viajar. Como a Galáxia é muito grande, supondo que essa tempestade existia… estaria então muito longe de nós. Nada viaja mais rápido que a luz, logo a tempestade não poderia chegar em 2014.
– por outro lado, se fôr para chegar em 2014, então está mais próxima de nós do que a estrela mais próxima do Sol. Se é uma tempestade capaz de sugar galáxias, então será enorme. Sendo assim, deveria se ver no nosso céu todos os dias e todas as noites… já deveria estar a cobrir parte do céu!
– não há nenhuma nuvem ou nebulosa que dissolva planetas e tudo o que encontra…
– vem na direção da Terra. Isto demonstra geocentrismo psicológico. Num Universo gigantesco, algo único e tão devastador, vem precisamente na nossa direção! Somos um minúsculo ponto do espaço, mas pelos vistos atraímos tudo o que seja mau. Não faz sentido. Ou melhor, só o faz se imaginarmos que somos muitos especiais… o centro do Universo.
– o texto é do Weekly World News, que é um tablóide conhecido por inventar as notícias que publica… porque é essa a função desse tablóide. É satírico!!! Não é para ser levado a sério.
– buracos negros não expelem nada… muito menos nuvens. Este é um erro de facto.
– não especifica que tipo de buraco negro é. Existem vários tipos.
– buracos negros são pequenos… ou melhor, são menores que galáxias, e estão no centro das galáxias (assumindo que o texto fala em buracos negros supermassivos). Isso quer dizer que eles pertencem às galáxias onde se encontram. Não andam a “sugar” outras galáxias.
– se a nuvem se formou a 28 mil anos-luz de distância da Terra, então quer dizer que, no mínimo, se viajar à velocidade da luz, vai chegar cá daqui a 28 mil anos, e não em 2014.
– basta ir ao site do Observatório Espacial Chandra, e lá não fala nada disso.
– o Chandra seria incapaz de detetar a radiação que a notícia original afirma, como podem ler aqui.
– a NASA não é uma estação espacial. Mais um erro de facto.
– se se move perto da velocidade da luz, quer dizer que vem mais lenta que a velocidade da luz. Como está a 28 mil anos-luz da Terra, isso quer dizer que chegará aqui lá para o ano 40.000 – nunca em 2014.
– a data estimada para a chegada está ao minuto. Isto seria impossível saber com a tecnologia atual.
– a data estimada diz a hora e o minuto. Mas qual o fuso horário? Será a hora de Portugal, do Brasil, dos EUA, ou da Austrália? Mais uma evidência que não têm cuidado com as informações.
– as fontes são secretas.
– a fonte diz que afinal, isto é “só uma teoria”. Ou seja, é uma “ideia no ar”, e não verdadeiro.
– como é “só uma teoria”, mas sabem que vem na direção da Terra e até sabem o minuto que vai bater aqui? É mais um paradoxo.
– comparar uma nuvem que supostamente suga galáxias ao aquecimento global, dizendo que as mudanças climáticas podem não ser reais, é no mínimo enganador.
– as análises são supostamente da Fundação Charles Fort. Quem tem os livros dele e conhece o seu trabalho, percebe que este é mais um sinal de que se deve duvidar desta notícia.
– a Fundação Charles Fort não existe. Existe sim o Instituto Charles Fort, e, como era de prever, não tem nada a ver com isto.
– por fim, a ligação já normal nestes casos a temas pseudos e religiosos que são mentira: segredo de Fátima, Nostradamus, e calendário maia. Também ligam à Relatividade para tentarem dar um ar sério a algo que é totalmente mentira.

Há textos com uma tradução ligeiramente diferente, como aqui:
Nebulosa capaz de dissolver planeta se dirige à Terra!
Astrônomos paralisados de medo descobriram uma massa misteriosa que chamaram de uma “nuvem de caos” que dissolve tudo em seu caminho, incluindo cometas, asteróides, planetas e estrelas inteiras — e ela está vindo diretamente para a Terra! Descoberta em 6 de abril Observatório de Raios-X Chandra da Nasa, a nebulosa cósmica de 10 milhões de milhas de tamanho girando foi comparada a uma “nebulosa ácida” e está se aproximando de nós perto da velocidade de luz — fazendo com que seu tempo estimado de chegada seja às 9:15 da manhã do dia 1 de junho de 2014.

Como se pode ver, apesar de ligeiramente diferente em algumas frases, a história é a mesma.

Existe um outro texto, ligeiramente diferente, aqui.

O jornal Terra, também fala desta notícia, aqui.
Este jornal dá mais algumas informações (além daquelas que já coloquei em cima).
Diz que o texto original é de 12 de Setembro de 2005.
A notícia original diz que a nuvem de poeira tem 16 milhões de kms. Quando está mais perto de nós, Vénus está a cerca de 38 milhões de kms da Terra. Supostamente esta nuvem ocupa quase metade da distância entre estes 2 planetas.
Como é que uma nuvem de poeira dissolve planetas? Mais um paradoxo.
A notícia original diz que a fonte é Albert Sherwinski, astrofísico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Basta ir ao site da Universidade, e percebe-se que este astrofísico não existe lá.

A wikipedia também diz que esta notícia é falsa, aqui e aqui.

mais 4 coisas sobre o jornal satírico em questão:
– se fizerem uma pesquisa nesse jornal, vêem várias notícias do mesmo género sobre “nuvens do caos” sobre diferentes locais: Florida, Ohio, etc.
– mas não desesperem. O mesmo jornal já tem um cartoon em que o herói é um rapaz-morcego que combate essa nuvem.
– no passado este jornal já teve uma capa com o ex-presidente George Bush a dizer: “Lei do Congresso fará de Weekly World News leitura obrigatória a todos os americanos”. É para rir.
– por fim, este mesmo jornal tem uma notícia que só pode ser verdade. Diz o jornal que se as raparigas fizerem topless constantemente (ou seja, na vida diária, na rua e em todo o lado) podem viver mais 10, 20, ou 30 anos!! Quanto mais andarem em topless, mais vivem. Isto é uma investigação do Instituto para o Estudo dos Seios, e o Dr. Andrew Mansfield, diretor do Instituto, confirma a veracidade destas informações. A Dra. Eleanor Zeitzer, fundadora do Instituto de Estudos sobre o Envelhecimento, também confirma os resultados deste estudo. Ou seja, esqueçam tudo o que eu disse atrás!!! Obviamente que o jornal diz a verdade, porque este estudo só pode ser verdadeiro!!! Vá lá, meninas… sigam as recomendações médicas 😛

47 comentários

7 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Meu aniversário é dia 4 de junho, deixa eu comemorar ele só esse ano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……………….

  2. nos não iriamos morre em 2013 agora é em 2014 não tem planeta que aguente todos os anos um tipo de apocalipse diferente agora em 2014 é essa tal de poeira cosmica

  3. É O FIM DO MUNDO(PESSOAS) YEAH, mas sendo mais metódico a sociedade em geral evoluiu nos mais vastos campos do inteléctuo e tudo mais, porém muitas pessoas participaram de uma chamada (isenção de raciocínio), assim não é difícil presenciar a demência naqueles que teimam em acreditar em coisas absurdas, por isso digo “É O FIM DAS PESSOAS” porque estas já não agem como pessoas.

    e mais uma coisa YEAH.

  4. Parabéns pelo trabalho gostei das informações……

  5. OLHA CARLOS CONCORDO COM VC ATE POR QUE PESQUISO CIENCIA, DA GENTICA A FISICA QUANTICA, DA TEOLOGIA A ESPIRITUALIDADE E SEMPRE FACO UMA PERGUNTA QUE ME ENSINA MUITA COISA COMO DEUS QUER Q UE EU O VEJA……………E ASSIM TENHO APRENDIDO MUITO QUE SE NAO TIVER NOCAO DO TODO NUNCA VOU VER A VERDADE……….. E ASSIM O QUE ME INTRIGA NISSO TUDO, NAO E OS COMETAS, AS NUVENS ACIDAS, MUDANCA DE POLOS ENFIM, MAS COMO AS NACOES QUE TEM CONHECIMENTO AGEM………….. SEMPRE PROCURO TER UMA VISAO DO TODO PRA TENTAR TIRAR UMA CONCLUSAO SOBRE OS ASSUNTOS ……………………… COMO EXEMPLO A HISTORINHA DA MONALISA DA LUA, O QUE ME CHAMOU A ATENCAO NAO FOI O FATO EM SI MAS AS ATITUDES VERIDICAS DOS PAISES USA E RUSSIA QUE DAO UMA CERTA VERDADE NOS FATOS…………… BEM NEM SEMPRE FUNCIONA MAS DA PRA TRACAR UM PRUMO………………. E AI OBSERVANDO AS COISAS QUE APARECEM NA INTERNET E AVALIANDO PESSOAS ENVOLVIDAS E OUTRAS COISINHAS MAIS DA PRA SE TER UMA IDEIA DA VERACIDADE SOBRE ALGUNS ASSUNTOS………………… ENFIM O QUE MAIS ESTA ME INTRIGANDO NISSO TUDO SAO COISAS ESTRANHAS ACONTECENDO DENTRO DOS USA, NA ECONOMIA MUNDIAL, NAO SEI SE VC ESTA SABENDO MAS ALGUMAS FABRICAS ESTAO PARANDO NO MUNDO E NINGUEM SABE POR QUE………………. NAO SEI AS RESPOSTAS MAS QUE TEM ALGO ACONTECENDO DE MUITO ESTRANHO ISSO TEM, O QUE E NAO SEI, SE VEM DO ESPACO NAO SEI, MAS QUE TA TUDO MUITO ESQUISITO ISSO TA……….. AO MEU VER NAO CUSTA ESTARMOS PREPARADOS PARA UM ACONTECIMENTO CATASTROFICO, SE ELE NAO ACONTECER NAO PERDEMOS NADA MAS SE ALGO DER ERRADO NO SEREMOS PEGOS COM AS CALSAS NAS MAOS…………. ME DESCULPE SE NAO FUI ENTENDIDO MAS GOSTO DE PESSOAS QUE FAZEM O QUE VC FAZ……………. PRA INFORMACOES COMO AS SUA SAO DE VALOR IMENSO………….. MAIS UMA VEZ OBRIGADO……………

  6. Vi um vídeo do Neil DeGrasse Tyson falando sobre o fim do mundo em 2012 e ele confirma o alinhamento da terra com o sol e o centro da galáxia em dezembro do ano passado…

    …Assim como em dezembro de qualquer ano =]

  7. Se essa nuvem fosse verdadeira já teria dissolvido as estrelas no caminho, pelo visto isso não aconteceu.

  8. Caro Carlos,
    Falaciastes em uma falácia!!!
    Vamos aos fatos.
    Em primeiro lugar dizer que uma nuvem que devora planeta não existe é legitimar projeções “científicas” de seres que vivem “cem anos” em eventos que duram zilhares de anos, ou seja, é muita presunção ciêntífica!!
    Mede-se a velocidqade de um corpo deleste dessa magnitude por efeito doppler e não por paraláxe, logo dizer que ela nasceu a 28 mil anos luz não quer dizer que ela foi detectada ao nascer, mas que pelas projeções e triangulações, a orígem provavel dessa núvem está a 28 anos luz!
    Não temos nem idéia de quantos elementos a matéria pode ser formada, não sabemos que tipo de nergia existe em espectros que fogem a capacidade de auferição que temos, só para entender: Uma onda com um ano luz e com amplitude de nosso sol só poderá ser detectada por total acaso e não teremos como mensura-la!! Ou uma onda menor que um átomo grande (urânio por exemplo) e com comprimento de vários anos luz também não terá como ser medida, nossos métodos não a entenderão como onda e talvez nem como partícula, o que alías até hoje não sabemos exato o que é vários espéctros e como se mostra, se onda ou partícula.
    Dessa forma, não obstante eu concorde contigo que essa núvem é (parece ser falácia, até por conta dos métodos usados por Charles Fort, que apesar de não ser menos crível do que muito método atual, também não parecia ser muito substante) falácia, seus argumentos foram deveras falaciosos!!!
    Acho que é falácia porque tal núvem estaria próxima de meio ano luz daqui, e se tão energética, deveria ser possível detecta-la, afinal está próxima de plutão e já haveria danificado o cinturão de kuiper, mas observo que isso é a opinião de um humano que não sabe de nada e nunca viu nada além de pseudociência de catedráticos que falam que as crateras lunares são oriundas de corpos em queda, o que é ilógico visto que teriam que ser muito mais crateras elipticas do que circulares, pois de outra forma todos os corpos teriam que ter caido em ângulo reto em relação a superfície!!!
    Logo contemos com a falácia, mas sem descartar o fato de que tal falácia é passível de ser fato!!
    Já notastes que pelas leis termodinâmicas a terra não tem como ser a bola de lava com crosta fria proposta pelos meios oficiais e “wikipidicos”?

    1. Sendo absolutamente sincero, pouco ou nada percebi do comentário.

      Parece-me a defesa do que é “possível” em vez do “provável”, o que é um método vigarista de defender as ideias pseudo-religiosas.
      Já expliquei este ponto da natureza da ciência por várias vezes. Se as pessoas não querem ler os artigos e não querem aprender, não lhe posso fazer mais nada.
      Exemplo:
      http://www.astropt.org/2012/10/11/possivel-vs-provavel/

      Como alguém já disse, na era da informação, só é ignorante quem quer.

      Se quer entrar pela falácia (duvido que saiba o que é uma falácia, pelo seu comentário) de que esta nuvem pode existir porque é possível que tenha sido feita pelo cano de escape do trenó do Pai Natal… pronto, é consigo. Não se pode curar toda a gente.

      Afinal, no texto está explícito que esta é uma notícia inventada de um jornal satírico. Existem vários pelo mundo e toda a gente sabe quais são. Infelizmente, quem tem problemas de leitura, põe-se a defender como se fosse verdade aquilo que é somente uma história de brincadeira.

      1. (comentário editado)

        Veja que a verdade tem sempre no mínimo três possibilidades, a minha, a sua e o fato, o fato em si não existe, pois para que haja existência é preciso que exista o referencial, o objeto e o observador, faltando um, a coisa não pode ser auferida, logo não existe.
        Entendido isso, ficamos com a sua verdade e a minha. Estas no hemisfério norte e sua verdade agora começa a ser fria, e a minha quente, sem a internet ou outro meio de comunicação, estariamos isolados em nossas verdades, não obstante a verdade do outro exista, mesmo que só no hipotético! sim, hipotético, pois não sabemos seuqer se o interlocutor existe ou é um virtual ente criado pelo “organismo” internético.

        (comentário editado)

      2. César,

        Sinceramente, eu não estou para aturá-lo.

        Deixei ficar aqui o essencial da sua intervenção: você acha que factos não existem e tudo depende da interpretação pessoal.
        E o exemplo que dá, incrivelmente, mete a internet, que depende de computadores e de electricidade, por exemplo, que são feitos à custa de leis e teorias científicas… os chamados factos.

        Já se percebeu que você ignora os factos de tal forma que nem nota que está a ser hipócrita (utiliza os factos científicos para dizer que eles não existem).
        Fique lá com a “sua verdade”, que a gravidade, a electricidade, e milhões de factos científicos todos os dias vão continuar a existir, independentemente dos desejos pessoais do César.

        Passe bem.

        • Jorge Galhardo Pires on 04/11/2013 at 08:59

        Boa postagem. Ri muito dos comentários que vão do ignorante ao pseudo-sábio. O ser humano parvo acredita em tudo, sem ter um senso critico para estorias, teoria e misticismo religioso que se desmentem por si.

        Gostei do Blog, muito bom.

  9. Isso vai acontecer como no filme quarteto fantastico e o surfista prateado HAHAHA
    :p

  10. olá,
    Parabéns pelo Blog.
    Falta realmente mais capacidade de analise e sentido crítico por parte de muitas e muitas pessoas(povo em geral), que prefere a facilidade de acesso a qualquer informação e de preferência que chegue em poucos segundos sem qualquer contestação da veracidade da informação.
    A sociedade está construida para este efeito desvastador e limitativo(controle) da melhoria da condição humana ou seu desenvolvimento em larga escala.
    As teorias do fim do mundo tem uma finalidade própria, que é evar ao consumo desenfreado de algum produto qualquer:).
    eu acredito contudo que estamos a viver tempos perigosos,o pico da produção pretolifera é mais nefasto que essas teorias em que pode alterar todo o dia a dia e a maneira como actualmente vivemos.Talvez seja isso que a profecia MAIA tentou dizer :),MEus amigos a partir de 2012 estão em contagem final para o fim do ciclo do petroleo.
    alternativas? já devemos ter mas por enquanto ainda não é necessário e alem disso o objectivo vai ser talvez colocar 3 a 4 nações como nações supremas e fazer um conjunto minoratario dono do mundo!:)

    cumps

  11. eu não quero que acaba o fim do mundo que medo eu não quero morrer

  12. Não acredito nestas besteiras de dizerem que o mundo ” VAI SE ACABAR sem ter provas” sei que tudo que começa tem um fim, sei que nada acontece espontaneamente tudo tem um criador que criou desde o nada ao tudo, sem ele nem o nada existiria, ele é o unico biologo, fisico, quimico, matemático que eu acreditaria se marcasse a data do fim do mundo porque só ele tem essa autoridade e se DEUS criou o mundo, eu acho que so ele saber a hora suficiente para o mundo acabar, ainda faltam muitos se converter a Jesus e Ele espera com amor até o dia em que as pessoas preferirem mais o mal que o bem. Minha resposta parece de louco mais é resposta.

    (comentário editado)

    1. Pedro Silva,

      Este é um local de conhecimento científico. Não é uma igreja que defende as suas crenças pessoais.

      abraços

  13. alguem gosta de instalar o pânico porque assim as pessoas são mais fáceis de controlar, e ao mesmo tempo há a oportunidade de ganhar fortunas.e geralmente como provocam medo, algumas pessoas teem tendencia a não querer mexer nisso, neste caso a não pesquisar mais sobre isso.
    Obrigada Carlos pela sua explicação mais cientifica.Infelizmente hoje em dia não podemos acreditar nos media.

    1. Pois, tem toda a razão.

      Essa é uma razão que muitas vezes é esquecida: a estupidificação da população com o objetivo de a poderem controlar.

      É isso que fazem os pseudos, é isso que fez a religião institucionalizada durante séculos, é isso que muitas vezes fazem os políticos, é isso que fazem vários programas na TV, é isso que faz toda a gente que quer controlar outros, seja de que forma fôr: a melhor forma é mantê-los incultos, estúpidos, porque assim pode-se fazer tudo com eles – seja vender pulseiras quânticas, seja vender perfumes que nos vão salvar do fim-do-mundo, seja vender planos económicos, seja vender promessas políticas, seja vender promessas além-morte, seja vender programas de TV rascas, etc…
      quanto mais incultos, menos as pessoas sabem que estão a ser enganadas… e daí que são muito mais fáceis de controlar.

      (aqui nos EUA, acho que já há estudos sobre a FOXNews sobre isso… por exemplo, quem só vê a FOXNews, pensa que o Saddam tinha armas de destruição maciça escondidas… e durante anos pensaram que tinha sido ele a atacar os EUA)

      infelizmente, o mundo em que vivemos parece preferir quem engana do que quem transmite conhecimento… o que tendo em conta a bola-de-neve criada com o que mencionei em cima, nem será de estranhar.
      Afinal, se X conseguir tornar o sr. A bastante inculto com a péssima (falta de) informação que lhe dá… então esse sr. A não poderá depois avaliar corretamente a informação que lhe chega de X ou seja de quem fôr, e por isso continuará alegremente a ingerir a informação que lhe é dada por X por mais mentirosa que seja.
      É um ciclo que só tende a piorar para o sr. A… 🙁

    • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 01:13
    • Responder

    “Ou seja, qualquer pessoa, mesmo sem ter o conhecimento específico de determinada área, pode avaliar as notícias que lhe vão chegando”

    Lol, eu nem sabia o que era uma falácia… :DDD e apanho-as quase todas… 😀

  14. Mas que falta de imaginação!
    Plagiaram isso do segundo filme do quarteto fantástico!(http://pt.wikipedia.org/wiki/Fantastic_Four:_Rise_of_the_Silver_Surfer )
    ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Galactus )

    1. É verdade, nem me lembrei do Galactus 😀

        • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 01:30

        ahahahah, só qd o Marco me relembrou o quarteto fantástico é q dei pela semelhança ahahahahah. Quem é q acham q plagiou quem? 😀

        as teorias parvas de fins de mundo idiotas rendem nas bilheteiras, num cinema próximo de si…

    2. desconheço 🙂

    • Isabel Marreiros on 11/05/2011 at 21:31
    • Responder

    Uma pergunta deveras pertinente por parte do Weslley. Estas noticias deviam passar por um detector de mentiras. A liberdade de expressão não nos dá o direito de inventar. Claro que devemos à nossa inteligência o dever de questionar e pensar por nós (literacia funcional como diz o Sr Carlos).
    Fez-me lembrar um artigo publicado aqui no Blog sobre um professor que durante algum tempo ensinou aos seus alunos sobre uma criatura chamada cattywampus, um animal noturno extinto durante a Era do Gelo, ao qual os alunos acreditaram, pois provinha de uma fonte “segura”, mas em que as informações estavam erradas, propositadamente por parte do professor, para os fazer dúvidar e não acreditar sem questionar, pensar pela nossa cabeça 🙂

      • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 01:23
      • Responder

      Isabel, uma vez disse exactamente o mesmo, que “A liberdade de expressão não nos dá o direito de inventar.”. E pouco faltou para me chamarem fascita, ditadora e etc… (creio q no caso em especial era somente vontade de discutir e de ser do contra…já sabemos q muitas discussões acabam por ser somente um braço de ferro argumentativo, LOL :P).

      no grupo de praia em que me inseria, em adolescente, tinhamos uma praxe para os novatos incautos: a caça aos gambozinos. Um dos novatos afirmou já ter comido gambozinhos fritos com pimentos. Nunca percebi se estava a gozar connosco ou a sério… 😀

  15. Muito obrigado pela resposta, e digo que pesquisando mais eu pude ver que isso é uma grande mentira sim.
    Tenho 17 anos de idade e sou do Brasil, tenho a minha religião que é o cristianismo pentecostal, mais admiro muito a ciência que é inteligente e fascinante.
    Sei que não se pode jogar no lixo anos de estudos a qual vocês se submetem e procuro sempre buscar a verdade sobre as coisas.
    Não podemos nunca desprezarmos a ciência que vem ao longo dos anos nos dado tantas explicações comprovadas sempre, como em 2000 e permitindo que se crie a tecnologia da qual estamos aqui utilizando.
    Gosto muito deste Blog e acho o melhor, por isso enviei a pergunta, pois assistindo ao noticiário ontem vi os gases varrendo as galáxias e logo imaginei que aqui seria postado a informação.
    Temos que ter a humildade de buscar informações com quem realmente conhece e entende do assunto, e aqui eu sabia que teria a resposta.
    Só fiz o que acho que todos deveriam fazer antes sair vendendo o medo as pessoas com essas coisas que são meramente imaginação humana.
    Por fim eu digo que creio em Cristo mais me assusto com essas previsões de fim de mundo por que eu ainda tenho vontade de fazer muitas coisas se assim me for permitido.
    E infelizmente sei que muitas pessoas se matam por medo e não buscam a verdade por que essas coisas tomam a mente dos humanos.
    Muito obrigado pelos elogios mais eu só fiz o que eu deveria ter feito e farei de novo neste Blog quando tiver duvidas por que sei que serei respondido e muito bem.
    Parabéns a todos e continuem

    1. Bem, com 17 anos, já sabes mais do que eu quando tinha 17 anos 😉
      Ainda para mais porque na minha altura, não havia net… eu lia notícias de astronomia um mês depois em revistas de astronomia… e este tipo de notícias saíam em jornais, e não tínhamos hipótese de contactar ninguém a perguntar se seria verdade – por isso, assumia que era…

      Muitas vezes as pessoas lançam o medo porque lhes convém. Por dinheiro.
      Em 1910, quando passou o cometa Halley pelos céus, andaram a dizer que íamos morrer todos… e vendiam “mezinhas” para as pessoas se salvaram do cometa… Muito dinheiro foi feito assim.
      No ano 1997, vendeu-se muitos livros e bugigangas sobre Nostradamus.
      No ano 2000, nem preciso dizer o que aconteceu…
      etc, etc, etc… 😉

      Quanto às pessoas se matarem por medo, já aconteceu por diversas vezes em seitas religiosas… a mais famosa de todas foi a Portas do Céu, em que se mataram para que a sua alma fosse levado pelos supostos extraterrestres que vinham num imaginado OVNI a seguir o cometa…

      abraço!

        • lucas on 04/11/2013 at 03:46

        Um exemplo claro como isso nunca muda: vc falou em 2011 neste comentario sobre OVNI seguindo o cometa, este ano temos o ISON, não sei se ja sabe, mas andam falando a mesma coisa XD chega ser engraçado , uma pesquisa rápida e ja se acha varios e varios lugares dizendo e mostrando OVNIs a seguir o ISON, se percebe o quando o homem gosta de vender o medo, por dinheiro ou simples diversão? não sei, mas oq se ve é que não importa o quanto nossa sociedade avança tecnologicamente seus velhos hábitos toscos continuam.

    • Marina Frajuca on 11/05/2011 at 18:04
    • Responder

    Pois a sociedade global tambem trás coisas más, a transmissão de informação menos credivel que é posta a circular sem o minimo de “censura” por parte dos utilizadores dá nisto. Temos muitos exemplos diários de informação veiculada, que só pelo facto de mencionar alguns nomes sonantes (NASA ou institutos/entidades crediveis) não necessita de confirmação. E o Homem, no geral, não gosta de usar o cerebro e consome tudo o que lhe puzerem á frente, desde que não dê muito trabalho a analisar.
    O engraçado é que ninguem se questiona como é que somos (este pequeno ponto azul) sempre os visados nestas situações num Universo tão vasto, e os americanos sempre no centro do palco.

    1. Sobre a última frase, é fácil de explicar: andam à minha procura, e eu estou nos EUA 😛
      ehehehehehhe 🙂

      Tem toda a razão 😉

      1. ola eu chamo-me Mimili e tenho 11 anos…
        E eu estou a ficar assuatada…
        Por favor diga-me a verdade de 2014…

        Verdade ou Mentira???

        Se voce for sincero talves eu acredite eu voce

      2. É mentira.

        Não é uma questão de acreditar em mim. Basta ver que o jornal referido no post é de comédia. Não é de notícias.

  16. Gosto mais do termo “nuvem de Cthulhu” 😛

    Parabéns ao Weslley que demonstrou ter uma mente verdadeiramente aberta para procurar a verdade

    O Weekly World News é um jornal satírico tipo onion news, mas já deu origem a muitas teorias da conspiração precisamente porque se dedica ao tipo de assuntos que o clube dos chapéus de folha de alumínio adora. Mas podemos sempre tentar reproduzir e confirmar os resultados da experiência do topless, em nome da ciência é claro 😛

    1. Sim, claro. Concordo. Deve ser feito, em nome da ciência. 😛

        • Inah on 10/06/2013 at 14:04

        Hahaha,muito engraçado.Só que não!

      1. Vamos pedir para esse pessoal apocalíptico deixar as novas previsões de fim do mundo para depois da Copa do Mundo de Futebol de 2014, da qual o Brasil será novamente campeão?

    2. Melhor site do mundo.

    3. Ja é 4 de unho e acho que a nuvem perdeu o onibus que estava em greve. hahahahahaha

  1. […] de Dezembro. Gliese 710. Reversão dos Pólos. Nexus 2012. Nuvem de Energia (Cinturão Fotónico). Nuvem do Caos em 2014. Invasão de Naves Espaciais. NASA erra contas. Plano de Emergência da NASA. Funcionária da NASA. […]

  2. […] Este é um jornal do qual já temos falado aqui por várias vezes (aqui, aqui, aqui, e aqui). É um jornal que não engana: serve para descontrair. É um jornal que pega em coisas reais e […]

  3. […] 14 – a Nuvem do Caos não irá dissolver a Terra. […]

  4. […] falei nesse jornal, quer numa notícia sobre uma Nuvem do Caos que vinha dissolver a Terra em 2014, quer numa notícia sobre um suposto Ataque Extraterrestre, quer numa notícia sobre uma suposta […]

  5. […] é o jornal satírico Weekly World News, do qual já dissertamos diversas vezes, aqui, nomeadamente neste post. É um jornal que gosta de inventar e brincar com as notícias. E por vezes as notícias são tão […]

  6. […] nesse “jornal” que até chateia.Já falei nesse jornal, quer numa notícia sobre uma Nuvem do Caos que vinha dissolver a Terra em 2014, quer numa notícia sobre um suposto Ataque Extraterrestre.O jornal desta notícia é o já famoso […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights