O Fim de Roma: O Rescaldo

Pareceu mas não foi. Foi um “toca e foge”.

Já que não houve o tal terramoto que destruiria uma cidade, os grandes génios acorreram logo para o terramoto mais próximo… de apenas 5,2 na escala de Richter. Esta magnitude “pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas.” E há cerca de 8000 por ano, o que pode dar para centenas de profecias por ano.

De notar que “a zona de Lorca é habitualmente atingida por sismos. Em 2005, um terramoto de intensidade 4,7 provocou danos em mihares de casas e foi seguido de 500 réplicas.”.
Isto quer dizer que desde 2005 as casas já estariam fragilizadas. Ahh se a profecia fosse para Espanha…

Daria nota negativa ao grande “profeta” Raffaele Bendandi.
Dos 32 sismos detectados ontem, o mais próximo do alvo foi o de Espanha, a cerca de 1200 km de distância!
Um bom profeta escolheria, sei lá, as ilhas Loyalty. Só ontem houve 6 sismos, 5 deles moderados, entre 5.0 e 5.7 na escala de Richter!
Antes de profetizar convém tomar umas notas e verificar qual a melhor zona para o alvo. Tal como um estudo de mercado, “onde vou abrir a loja de surf, na Caparica ou no Mogadouro?”, hmmm, parece-me difícil.

Enfim, os dias passam, as profecias renovam-se. Já há outra para daqui a algum tempo. É um mercado da desmistificação que não acaba.

2 comentários

1 ping

  1. Eu chamar-lhe-ia simplesmente de analfabetismo científico. Dá-me a sensação que as pessoas só têm a cabeça para enfeitar o corpo…
    Mas, não é só relativamente a estas falsas profecias, acontece também relativamente à sua forma de estar no seu dia-a-dia e no seu conformismo perante à vida. Preferem ver três novelas do que ler um bom livro (eu sei que para muita malta é uma forma de aliviar o stress, mas 3 novelas?), os filhos colocam-nos em frente a um pc, playstation, etc e pouco convivem com eles (daí, na minha modesta opinião, a crise geracional), preferem tarefas simples e repetitivas (veja-se o caso da matemática ou até dos próprios empregos) visto que a mudança custa e é difícil para muitos.
    Devemos promover uma mudança de mentalidade e sermos críticos de tudo o que nos rodeia.
    Já agora, profetizo que, se a mentalidade não mudar, as pessoas terão dias difíceis na sua vida. Penso que esta profecia deve acertar 😉

  2. Pois…. infelizmente as pessoas não aprendem e continuam a cair nos mesmos erros todos os anos… e com a net, parece que todos os meses há novas profecias falsas, e as pessoas todos os meses continuam a cair nas mesmíssimas mentiras de sempre…
    … enfim…

    não há um provérbio qualquer ou uma expressão popular que diz algo deste género:
    “Burro não é quem não sabe, mas burro é quem não quer aprender” ?

    O que me parece é que as pessoas nem aprendem nem querem aprender com os erros… e por isso todos os meses continuam a cair no mesmo erro de andarem crentes e assustadas com supostos rumores de desgraças profetizadas…

  1. […] pessoas. Consequências. Inscrição Maia sobre fim-do-mundo. Calendário Maia mais antigo. Roma (rescaldo). Betelgeuse. Vénus explodir. 20 de Dezembro. Gliese 710. Reversão dos Pólos. Nexus 2012. Nuvem […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.