Terra está a fugir do Sol

Tudo no espaço se move. Umas vezes estão mais perto, e outras vezes estão mais longe.
Devido à gravidade, tudo deveria estar a cair para o centro de massa (por exemplo, a Lua cair para a Terra, a Terra para o Sol, etc).
No entanto, devido às forças de maré, vários objetos são de facto empurrados e distanciam-se uns dos outros.

Devido a isso, a Lua está a afastar-se da Terra cerca de 3.8 cm por ano.

Outra coisa que está a acontecer é que devido à força gravitacional da Lua, a Terra está a rodar cada vez mais devagar. No passado, um dia tinha menos que 24 horas. No futuro, o dia terá mais de 24 horas. A cada 100 anos, o dia fica mais longo cerca de 2 milésimos de segundo. (imaginem o que daqui por 100 anos se vai poder fazer num dia! Em 2 milésimos de segundo… vai-se poder escrever um livro! 🙂 ) Claro que estas diferenças são mínimas, mas se pensarem em termos de milhares de milhões de anos, já se vê algumas diferenças substanciais.
Descansem que a Lua não se irá embora. Antes disso, a Terra irá desaparecer 😉

O mesmo processo de forças de maré faz o Sol empurrar a Terra todos os anos. Num ano, a Terra por vezes está mais longe e outras mais perto. Isso é normal e faz parte da órbita. No entanto, ao longo dos milénios a Terra tem sido empurrada cerca de 15 cm por ano. Novamente, descansem que isto é uma distância mínima, que nem afeta o clima nem fará com que a Terra se “vá embora” pelo sistema solar (antes disso, o Sol irá “morrer”).

33 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Se a terra esta se afastando do sol
    Então o sol não pode alcançala quando ele aumentar e estiver morrendo…
    Isso é uma coisa boa…
    :):):):):):):):):):):)

    1. Mas o problema é que se o Sol morrer e o mundo não for antigido por ele , a terra passará a ser um planeta inabitável, assiste no youtube um video do você sabia sobre o que aconteceria se o Sol sumisse, você vai entender o porquê!

      1. Não é preciso assistir vídeos no youtube. É preciso sim, estudar. O Sol não vai sumir. abraços

  2. Se a Terra e os outros planetas estão afastando-se do Sol, se afastam devido a qual força? Segundo ponto: Se o sistema solar adquiriu um equilíbrio, pelo menos até agora, é por que a massa do Sol empurra o espaço ao redor possibilitando as órbitas planetárias. A pergunta é: Qual corpo atrai a massa do Sol a ponto de deformar o espaço em volta?

    1. A “força” é a Primeira Lei de Newton: os planetas deveriam manter-se num movimento uniforme *em linha reta*.
      Isto só não acontece devido ao Sol, que atrai os planetas.

      A massa do Sol é que deforma o espaço 😉

      abraço!

  3. Acho que é como se a Terra soubesse que Sol vai engolir ela, por isso está se afastando, para se proteger e não virá cinzas no espaço, a Terra estaria se afastando para sua proteção e quem sabe a nossa, é o que imagino, ela não quer esperar ser engolida viva!!!!

    1. Mas o problema é que se o Sol morrer e o mundo não for antigido por ele , a terra passará a ser um planeta inabitável, assiste no youtube um video do você sabia sobre o que aconteceria se o Sol sumisse, você vai entender o porquê!

      1. Não é preciso assistir vídeos no youtube. É preciso sim, estudar. O Sol não vai sumir. abraços

  4. Acho que o jeito sería construir uma nave tão grande que teria que ser construida em partes já no espaço e aposto que de qualquer jeito só os ricos embarcariao e com a reproducao controlada testando planetas na zona habitavel de cada sistema solar até achar um planeta para destruir com efeito estufa isso se a humanidade não se auto destruir até lá 🙂

    1. Mas se o Sol sumir o planeta começa a ser inabitável, ou seja , sem nenhuma vida

      1. O Sol não vai sumir. abraços

    • cristiane pereira taveira on 01/12/2013 at 13:58
    • Responder

    daqui a milhoes de anos quando o sol seja um gigante vermelho,e ainda existir humanos na terra,o sol ja tera engolido a metade do sistema solar,e a unica coisa que poderemos fazer e fugir do raio de atraçao da estrela,porque quanto maior a sua massa,maior a sua gravidade senhores,e espero que ate la se ainda existir humanos,eles possam afastar a terra o suficiente para uma area ” menos quente,mas habitavel”,a ironia seria quando o sol virar uma ana marrom,ai a terra teria que acompanhar a diminuiçao da estrela,ficando mas perto para manter o calor para uma possivel fonte de vida na terra,e notem que existem planetas girando ao redor de uma estrela marrom.mas tambem acredito que poderiamos seguir em outro rumo e colonizar outros planetas ate que tudo isso aconteça.

  5. Para saber o destino do nosso amado planeta recomendo fortemente a leitura do “The Life and Death of Planet Earth: How the New Science of Astrobiology Charts the Ultimate Fate of the World” de autoria de Peter Ward e Donald Brownlee

    http://www.amazon.com/The-Life-Death-Planet-Earth/dp/0805075127

  6. o sol chegara a ficar azul daki a alguns mil milhoes e anos?

    1. Não.

    • Samuel Junior on 10/04/2013 at 15:06
    • Responder

    De repente empurre a Terra o suficiente para ela sobrevier a gigante Vermelha. 😛

  7. Bem, que a Terra esta se afastando do sol é fato! Porém, foi comprovado que é graças ao efeito de maré, porque a unica forma de se comprovar tal comportamento é verificar se Vênus e Marcurio (até mesmo marte) que estão mais proximos sofrem as mesmas variaçoes de suas orbitas. Bem, se isso for realmente efeito de mare, tal efeito será bem maior em venus e pelo menos o efeito sera o dobro em mercurio! Caso seja essa a explicação então de antemao ja sabemos +- quanto cada um desses planetas se afastam debvido aos efeitos de maré nos mesmos, caso tais calculos não batam com esperado, então tem coelho nesse mato 😡

    1. Quanto a Vénus e Mercúrio, não se esqueça que a gravidade os puxa mais para o Sol… mais forças de repulsão, mas também mais forças de atração… logo, não sei se as forças cancelam-se entre si.

        • Denis on 18/05/2011 at 05:02

        Bem, creo que é necessario uma pesquisa minusciosa sobre esses 2 planetas pq apesar de estarem mais perto da estrela e com isso maior gravidade, não se esqueça de 2 pequenos detalhes:
        * A força de maré com certeza se sobrepõe à gravidade, pq se não fosse assim, a nossa lua não teria se afastado tanto.Ambos são fenômenos fisicos, porem em intensidades diferentes, a gravidade é uma força poderosa quando sozinha, porem quando equiparada a uma força de tamanho equivalente, ela perde: por ex: se voce subir em um predio e jogar uma chave ela cai, a gravidade vence, porem se adicionarmos um imã na questão a gravidade perde feio! no caso de Vênus por ex. ele está mais proximo de nós que do sol, apenas 40 milhoes de km de distancia e a força gravitacional da nossa estrela deve ser uns 30% no maximo maior que a nossa, agora o efeito de mare com certeza será bem mais forte!
        Note que estou falando apenas levando-se em conta as observações que eu e tantos outros ja fizeram a respeito das grandezas da fisica, a gravidade a pesar de ser poderosa pode perder feio pro imã chamado força de maré: o sol atrai mas o empurrao dele é bem mais forte (note o tamanho) porque a gravidade diminui com a distancia, não sei se vc ta entendendo o que quero dizer?
        Não estou afirmando nada, por favor, não é isso, claro que vc pode estar certo, o que eu quero dizer é: se a Terra se afasta devido ao efeito de maré, então temos que analisar os 2 planetas inferiores e observar como eles se comportam gravitacionalmente, fazer os calculos exatos da força aplicada na “força de maré Terra-sol” e equipará-los com os 2 internos para podermos ter uma base de como tudo funciona. Não adianta fazermos calculos só com a Terra, ela não tá sozinha! Tem mais “nego” na frente dela e atraz tambem!As nossas duvidas carlos só seram selecionada realmente se tais calculos forem feitos! Não adianta basearmos em hipoteses, terra-lua é uma coisa Terra-sol é outra!

      1. Totalmente de acordo 🙂
        Alguém que faça a matemática 🙂

        • Denis on 18/05/2011 at 22:15

        uaheauheauheuahueah..concordo!
        Quisera eu ter o conhecimento, condições e todas as ferramentas para isso, e quem tem tá mais interessado em fama e renome do que na busca pela verdade 🙁
        (nem todos, mas a maioria)

      2. No caso específico de Vênus lembrem-se que a sua rotação é muito lenta e retrógrada, ou seja, possivelmente Vênus está se aproximando do Sol, ao contrário da Terra, mas, de forma extremamente lenta, uma vez que dia venusiano dura 243 dias terrestres.

        http://en.wikipedia.org/wiki/Venus#Orbit_and_rotation

        Concordam?

  8. Eu sempre sonhei em colocar vários foguetes gigantes na terra e tirá-la de orbita. É uma ideia tão legal. 😀

    • Isabel Marreiros on 14/05/2011 at 22:53
    • Responder

    Por um lado ainda bem que não iremos assistir a tamanha catástrofe, mas por outro, saber que quando Acontecer, toda a humanidade tem grandes probalidades de já nem existir, é dificil de imaginar como será o fim… A astronimia a mim ajudou-me a ter uma visão do espaço que habitamos quase como um esterograma, em que de vez em quando temos um momento em que conseguimos ter um “flash” e visualizar, quase na perfeição, como somos uma espécie de “nano bacteria” num corpo gigante 😉

  9. A imagem vem de um plano que foi notícia há 10 anos atrás para mudar a Terra para uma nova órbita, quer para baixar a temperatura do planeta (global warming) quer para salvar a Terra quando o Sol aumentar de tamanho.

    http://archives.cnn.com/2001/TECH/space/02/05/earth.move/
    http://news.bbc.co.uk/2/hi/1154784.stm

    http://www.guardian.co.uk/environment/2001/jun/10/globalwarming.climatechange

    😉

    1. Isto foi antes do 11/9, isto prova que tinha sido profetizado que os EUA iam bombardear aquela zona ;P

    2. É, é tudo muito bonito no papel e nas pesquisas. O grande problema é fazer isso:
      * Gastos imensos demandam uma “União Planetaria” pois um pais só não dará conta de gastos, projetos e damandas pertinentes a esse caso, então cada pais deveria contribuir um pouco com tal projeto. E definitivamente NESSA EPOCA é mais fácil vermos papai noel voando no ceu com suas renas do que temos uma cooperação planetária.
      * Riscos iminentes: Alterar a orbita da terra pode provar efeitos indesejaveis como mudança brusca do clima, escape da nossa lua (ou até mesmo uma orbita caotica da lua em nossa volta), alteração da rotação da Terra, seu eixo de inclinação ou até mesmo uma desestabilização da orbita da Terra!
      * Tempo demandado: Como bom ser humano que sou e conhecedor da minha espécie sei que isso definitivamente não estará em pauta pelos proximos 10000 anos. Tais efeitos nocivos do sol só se iniciarão dentro de 1 bilhão de anos e atualmente os mais otimistas dizem que se nossa especie conseguir sobreviver mais mil anos é um milagre :x.Levando isso em conta, na atual conjectura no que eles menos pensam é “como alterar a orbita da Terra”.
      Minha opinão: Creio que antes de mais nada temos que arrumar nossa casa primeiro, varrer o lixo limpar e lustrar tudo e quando a Terra tiver brilhando de limpa, aí sim partimos pro espaço afinal limpar o lixo aqui de dentro é bem mais simples e menos custoso do que alterar a orbita de um planeta inteiro! Embora tenha esse pensamento concordo totalmente com tais pesquisas, pois se na atual conjectura da humanidade isso não possa ser feito, porem ja existe um estudo que começa a dar o primeiro passos na viabilizaçao da coisa! Caso a gente passe dos mil anos (xD) então a gente pode pensar nisso, podemos até começar por venus já que ele esta ferrado, destruido, detonado, estorado xP. Já que lá não tem lua e o planeta é inospito, isso só ira ajudar venus: aumentaria sua orbita esfriando o planeta e pondo ele cada vez mais perto da “zona habitável legitima” e tirando ele da “zona habitável forçada”, alteraria sua rotação tornando ela mais rapido e na pior das hipoteses se o cometa se chocasse com ele só iria alterar sua rotação que no meu ver é uma benção! Porque um dia de 8 meses ninguem merece né :/~ . Trabalhar 9 horas e dormir 8 já é cansativo, imagina trabalhar 7 meses e dormir 1…aff, fala sério né! :/

      1. Denis, isto são especulações científicas… mas não é para colocar em prática 😉

        • Denis on 17/05/2011 at 17:07

        Ah sim, foi como eu mencionei, devido a atual conjectura, não passam de meras especulações xD.
        Mas como eu disse no final do meu depoimento, eu apoio firmemente tais especulações pois apesar de serem impraticaveis atualmente (são só especulações) essas fontes de conhecimento abrem futuras portas para um destino glorioso. Eu acredito na nossa especie, eu sei que o ser humano é capaz de coisas maravilhosas e não só ruins. Acho que daqui alguns anos, ou milhares de anos que seja, tais especulações poderam ser postas em pratica: um exemplo bom disso carlos é a clonagem, há umas decadas atraz era considerada ficção cientifica e especulações esdruxulas lembra? e hoje veja só, nós a dominamos! Planetas extra solares até meados da decada de 90 era considerado ridiculo e muito cientistas eram mau vistos por acreditarem e olha só hoje! é meu amigo carlos, isso só nos mostra que quando o ser humano quer, o bichinho, como se diz aqui no Brasil, é tinhoso! Ele consegue! Basta ele REALMENTE querer. O grande X dessa e de outras especulações não serem postas em pratica é justamente os motivos os quais mencionei acima. Quem sabe no futuro quando a maior parte na nossa especie estiver em paz essas especulações, assim como a clonagem, possa ser postas em pratica né? Bem, pode me chamar de sonhador, não me importo, só digo que eu acredito piamente e 100% na capacidade humana de fazer coisas boas e produtivas pra nos mesmos! Temos varios exemplos de coisas que eram chamadas de ficção e hoje temos, por isso, a palavra ficção é somente baseada na atual situação economica e financeira global, ou seja, se fossemos a grande maioria esmagadora estaveis economicamente, meu querido, nós ja estariamos em gliese, disso eu tenho certeza! Mas como diz uma musica de um cantor aqui do brasil, lulú santos: “…A humanidade caminha com passos de formiga e sem vontade…”. Quem sabe isso mude no futuro! Bem, quanto a mudar a orbita de um planeta acho fascinante! se um dia isso for possivel, poderemos mudar a orbita de qualquer planeta, e a zona habitavel podera ser feita ao redor de qualquer estrela e ai TAMU BEM NA FITA! 😀

      2. O problema do exemplo da clonagem, tal como da teleportação, por exemplo, é que a ficção científica falava/fala de humanos… e isso ainda não sabemos como será.
        Como clonar ou teleportar a consciência, por exemplo? 😉

        O cientista pode clonar ou teleportar o Denis, átomo a átomo, e mesmo assim o produto final será uma consciência totalmente diferente… logo, não será o Denis 😉

        • Denis on 18/05/2011 at 05:12

        Ah sim Carlos, com certeza! Mas o fato é que conseguimos a façanha! Conseguimos! isso é que é o bom, a clonagem, por exemplo não é exatamente o que queriamos, mas conseguimos! Tendeu? Não é a consequencia do fato em si, mas sim o fator propriamente dito! Começou como historinha de cinema, ai algum cientista achou interessante, começo a pesquisar e VOILA ca estamos capazes de clonar qualquer animal, inclusive o homem, porem ai já é outra historia, que meche com etica, antropologia, religião…Com a clonagem, abrimos as portas para um entendimente maior da genetica e hoje até temos plantas trangênicas: aqui no Brasil existem experimentos de algodão enxertado com DNA de milho (ou é ervilha, não lembro). Tendeu?Não é da clonagem propriamente de que falo, só usei ela como exemplo falo que por exemplo no caso dela apenas uma historinha boba de cinema fez alguem pensar numa clonagem, ai a clonagem foi feita e abriu portas para o cruzamento de especies diferente e por ai vai. É isso, o ser humano só precisa da motivação certa. Uma coisa que ele faz, acaba sempre puxando outra e todas elas começam da simples suposição, da ficção, é isso! 🙂

  10. Já repararam onde é que os foguetes estão?? Isto é uma profecia… será que vão explodir algo ali…

  11. “Descansem que a Lua não se irá embora. Antes disso, a Terra irá desaparecer” e “(…)descansem que isto é uma distância mínima, que nem afeta o clima nem fará com que a Terra se “vá embora” pelo sistema solar (antes disso, o Sol irá “morrer”).”
    Antes disso, eu profetizo que os humanos não irão estar cá nem para assitir à Terra e a Lua a irem-se embora, nem para a morte do Sol 😛
    Abraço 🙂

  1. […] artigo neste jornal divulga a informação que: – a Lua está a aproximar-se da Terra: na verdade, a Lua está a afastar-se da Terra cerca de 3.8 cm por ano. – o Sol vai transformar-se numa Nova: na verdade, sendo o Sol uma estrela solitária e de pouca […]

  2. […] Filme Home. Datas. Citações e Fotos (Blue Marble, Berlinde Azul). Mapa. Continentes. Infografia. Afastamento. 2 luas (e aqui). Aeroportos. Nuvens. Migração. Deriva Continental. Rotação abranda. Auroras […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.