Endeavour e o AMS

AMS logo

The insignia for AMS-02, a particle physics experiment to be mounted on the International Space Station. Credit: NASA/JSC

O vaivém espacial Endeavour, no seu último lançamento, leva uma carga especial: O Espectrómetro Magnético Alfa (ou AMS-02).

O AMS-02 é um instrumento para medir as partículas e sua velocidade, especialmente os protões presentes na Radiação Cósmica de Fundo. Este instrumento irá ser instalado na Estação Espacial Internacional (ISS) e espera-se que recolha dados, pelo menos, durante uma década. Para além dos raios cósmicos, espera-se descobertas relativamente à matéria escura e sobre a antimatéria.

O AMS foi proposto pelo físico de partículas, Samuel Ting. O projecto foi proposto em 1995 e o protótipo AMS-01 foi lançado no vaivém Discovery (missão STS-91), em Junho de 1998. O AMS-02 era para ser enviado no vaivém Columbia em 2005, mas dificuldades técnicas adiaram o lançamento. Hoje, este viajou no vaivém rumo à ISS.

Para Portugal, parceiro a ESA, esta última viagem tem um significado especial pois fez parte da equipa que construíu o AMS-02.

A equipa portuguesa foi coordenada por Fernando Barão, investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e docente do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (info: ionline).

The Alpha Magnetic Spectrometer (AMS-02) is a state-of-the-art particle physics detector constructed, tested and operated by an international team composed of 60 institutes from 16 countries and organized under United States Department of Energy (DOE) sponsorship. The AMS-02 will use the unique environment of space to advance knowledge of the universe and lead to the understanding of the universe's origin by searching for antimatter, dark matter and measuring cosmic rays. (Hungarian). Crédit: NASA

Especificações

• Massa: 6 731 kg
  • Potência: 2 000 – 2 500 W
  • Velocidade de processamento de dados interno: 10 Gbit/s
  • Velocidade de descarga de dados para a Terra: 2 Mbit/s
  • Duração da missão: 10 a 18 anos
  • Intensidade do campo magnético: 0,125 T (produzido por uma magneto permanente de Nd2Fe14B de 1 200 kg
  • Magneto supercondutor original: 2 bobinas de niobium-titanium a 1,8 K produzindo um campo central de 0,87 T
  • Dimensões: 3 m de altura e 1 m de diâmetro.

Para saber mais visite AMS/NASA