Hígia na Libra


Esta noite, se olharem para o céu a Oeste poderão ver algo curioso, as estrelas Castor e Pollux da constelação do Gémeos, alinhadas quase na horizontal. Elas estarão separadas por cerca de três dedos de largura ao comprimento do seu braço. À esquerda podemos ver Procyon. Mais para o seu canto inferior, à direita a brilhante Capella.

O asteróide 10 Hígia está em oposição esta semana, com uma magnitude de cerca 9,2 a sul na Libra. Hígia é o quarto maior asteróide, ele parece tremendamente opaco porque a sua superfície é completamente negra. Tem um diâmetro de 407 quilómetros e é composto de material carbonáceo primitivo semelhante a meteoritos do tipo condrite. Foi descoberto por A. de Gasparis a 12 de Abril de 1849 em Nápoles, Itália. Hígia foi o primeiro de muitos asteróides descobertos por Gasparis.

Na mitologia grega Higéia era a filha de Esculápio, a deusa da saúde, limpeza e sanidade, exercia uma importante parte no culto do pai. Enquanto seu pai era mais associado diretamente com a cura, ela era associada com a prevenção da doença e a continuação da boa saúde.

Continuando… olhem mais logo também para noroeste, e vejam lá em cima a Ursa Maior. Lembram-se como estava ela a semana passada? Quase na horizontal? Agora parece que temos a caçarola pendurada!

1 comentário

  1. Off-topic:
    Será que me poderia responder a este seu post http://www.astropt.org/2011/05/06/desafio-madrugador-cacar-planetas/#comments ?
    Obrigado 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights