Google+

«

»

Mai 22

Cometa Elenin irá dizimar a Humanidade ?

O cometa Elenin vai passar pelos nossos céus em Outubro. Por isso, estava a pensar escrever um post lá para Outubro, a avisar desse fenómeno.
No entanto, recebemos várias mensagens a pedir-nos para falarmos deste cometa, porque anda a ser dito pela net que ele nos vai matar a todos!!!
Por isso, temos que aceder a esses pedidos, porque além de ser de interesse público, quem realmente faz o blog são os leitores – no sentido que são vocês que nos têm que dar um feedback daquilo que acham que tem maior ou menor interesse.

Deixem-me começar por referir uma coisa importante: Literacia Funcional.
Para este caso, há 2 características da Literacia Funcional que me parece que são importantes de realçar:

– consultar os especialistas: em caso de dúvida, devem perguntar aos especialistas. Isso foi o que alguns de vocês fizeram. Não que eu seja especialista em cometas especificamente (não sou!), mas este sítio é especialista em transmitir-vos notícias de astronomia. Logo, fizeram o que deviam fazer: perguntar-nos sobre algo de astronomia! Daí que, desde já, Parabéns! Demonstraram Literacia Funcional ao não acreditar em qualquer coisa que lessem pela net, mas sim perguntando a quem poderá saber mais sobre o tema.

– pensamento crítico: o pensamento crítico permite-nos, por exemplo, termos uma noção histórica dos fenómenos e podermos construir padrões de conhecimento. Por exemplo, se eu puser a minha mão sobre a placa/discos por cima do fogão, e me queimar, e se fizer isso mais 2 ou 3 vezes em criança, então vou aprendendo que não devo fazer isso. Por isso, mesmo sem saber nada sobre o cometa, posso olhar para todas as profecias de fim do mundo e perceber que todas servem para roubar dinheiro às pessoas: para assustá-las com mentiras e leva-las a doar dinheiro, a comprar livros, etc. Sendo assim, a conclusão inicial, sem olhar para mais nada, é que isto não passa de mais um truque para assustar as pessoas de modo a “vender algum produto” (mesmo que seja simples marketing de sítios na net) – pessoas assustadas são mais fáceis convencidas de tudo e mais alguma coisa. No caso específico dos cometas, este truque tem sido usado constantemente. Assim de repente, lembro-me do cometa Hale-Bopp em 1997, do cometa Halley em 1986, e do exemplo mais notório disto que foi o cometa Halley em 1910 – em que se instalou o pânico, um pouco por todo o lado, já que se dizia que o cometa era enorme, ia bater cá e nos ia matar a todos, e posteriormente se dizia que era a cauda que ia passar pela atmosfera da Terra, e como tinha constituintes venenosos, ia matar toda a gente. Só se iam salvar, aqueles que comprassem os livros sobre isso, e aqueles que comprassem poções milagrosas para prevenir o veneno de entrar no nosso corpo. Ou seja, os pseudos fizeram montes de dinheiro à custa de vigarizar as pessoas com mentiras.

O mesmo caso se passa agora.

Vejam o que dizem as notícias sobre este cometa:
a) irá bater na Terra.
b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
c) o cometa poderá até ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
d) este cometa poderá até ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!

Estas são as notícias catastróficas que fui lendo em algumas páginas, vídeos, e fóruns na net.
Poderão haver mais, mas não reparei.

Bem… o que dizer desta histeria?
É mais uma profecia de fim-de-mundo! Sempre os mesmos truques, sempre a mesma histeria, sempre as mesmas conspirações, sempre os mesmos resultados: pessoas que divulgam estas coisas são mentirosos e vigaristas!

Milhões de cometas têm passado pela Terra. E isto, só durante o tempo em que tem existido humanos.
Nunca nada disto se passou!
Houve na mesma essas tretas mentirosas para vigarizar as pessoas, mas o certo é que nenhum desses fenómenos depois se concretizou.

Por isso a 1ª coisa a fazer será pensar: isto tem sido dito várias vezes, e no entanto têm havido milhões de cometas e nunca nada disto se passou. Por isso, deverei acreditar agora?
Einstein responde-nos a esta pergunta na sua famosa frase: “Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.” – “a definição de Insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes.” – ou seja, é insanidade continuarmos a acreditar sempre nas mesmas coisas, sabendo nós que isso sempre foi mentira.

Concluindo, para já, é obviamente MENTIRA tudo isto que foi dito para trás. Já foi dito dezenas de vezes, sempre com resultados negativos. É sempre o mesmo truque para enganarem as pessoas.

Vamos agora falar sobre os factos verdadeiros referentes ao cometa Elenin.

O cometa Elenin, de nome científico C/2010 X1, é um cometa de longa duração que foi descoberto a 10 de Dezembro de 2010.
Veio da teorizada Nuvem de Oort, que é um reservatório esférico de cometas que rodeia o sistema solar.
Não se sabe ainda quanto tempo dura a sua órbita, mas supõe-se que a última vez que passou por cá foi há 12 mil anos atrás… ou então quiçá há 600 mil anos atrás! (sim, é uma larga diferença… mas não se sabe ainda calcular com exatidão as pequenas mudanças de órbita de quando ele anda muito para lá de Neptuno). O que conta mesmo é que a última vez que ele passou por cá, o Homem ainda pensava que a chuva eram os deuses a chorar… ou então nem sequer ainda havia humanos!
O cometa foi descoberto pelo astrónomo Russo Leonid Elenin – o nome deste astrónomo é fantástico: o 1º nome pode ser ligado à chuva de estrelas Leónidas, e agora deu o último nome ao cometa. O astrónomo não sabia que os vigaristas iriam usar o seu nome, Elenin, para “provarem” que ele vai matar toda a gente.

O cometa terá ao todo menos de 10 kms, sendo que o que conta sempre é o núcleo, e esse tem cerca de 3 kms.
O núcleo do cometa Halley (1910 e 1986) é cerca de 15 kms, sendo que o cometa Hale-Bopp (1997) tinha um gigantesco núcleo de 60 kms.
Comparando 3 kms, com 15 kms e 60 kms, percebe-se facilmente que este cometa Elenin é demasiado pequeno.

Sabe-se que o cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.
Nessa altura estará a cerca de 0.233 AU, o que corresponde a cerca de 35 milhões de kms de distância da Terra. Para terem uma ideia, esta distância é praticamente a mesma da distância que o planeta Vénus está da Terra quando se encontra do “nosso lado do Sol”.
Ou seja, só isto já dá para ver que o cometa estará… muito longe!

Mas atentemos então naquilo que se diz do cometa, e da verdade sobre o assunto:

a) irá bater na Terra.
Não. No ponto mais perto, irá estar tão longe da Terra como Vénus está.

b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
Sabe-se o tamanho e é pequeníssimo. São somente 3 kms. Não destruiria a Terra mesmo que batesse cá (e não vai bater!), nem sequer acabaria com a humanidade.

c) o cometa poderá ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
Anãs castanhas são objetos entre planetas e estrelas. Ou seja, maiores (e mais massivos) que planetas, mas mais pequenos que estrelas.
O diâmetro da Terra é cerca de 13 mil kms. O diâmetro do planeta Júpiter é cerca de 143 mil kms.
Anãs castanhas são objetos um pouco maiores que Júpiter:

As anãs castanhas são maiores que 150 mil kms de diâmetro. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é uma anã castanha…

Para perceberem que não é anã castanha, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser uma anã castanha, neste post.

d) este cometa poderá ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
Isto é algo que já se dizia para o cometa Hale-Bopp (1997). Na altura dizia-se que o planeta Hale-Bopp era uma mentira dos cientistas, e que na verdade era o cometa Nibiru que trazia os extraterrestres do sistema de Zeta Reticuli. Até o New York Times decidiu partilhar essa visão dos loucos vigaristas. Como já disse atrás, estes são truques para enganar as pessoas que são constantemente usados.
Na verdade, o planeta mais pequeno que conhecemos é Mercúrio que tem um diâmetro de cerca de 5000 kms. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é um planeta…

Para perceberem que não é um planeta, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser o Nibiru, neste post.

e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
O cometa não vai bater.
O cometa é demasiado pequeno para provocar perturbações gravitacionais.
Vários cometas têm passado, maiores que este cometa e mais perto, e nada acontece.

f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
Não existe qualquer alinhamento.
Se virem este vídeo pseudo, a falar neste aspecto, percebem as diarreias mentais que para aqui vão:

Ora, se pararem a imagem, percebem que a Terra, o Sol, e o cometa (vejam a posição dele) NÃO estão alinhados onde ela diz. Além disso ela faz “zoom out”, precisamente para as pessoas ainda serem mais enganadas. Toda a gente sabe que com “zoom out” as coisas parecem mais perto umas das outras.
Por outro lado, MESMO que houvesse alinhamento, isso não queria dizer nada. Todos os dias estamos alinhados com outros planetas de alguma forma, e nada disso se traduz em perturbações que provoquem terramotos. E os planetas são enormes, enquanto o cometa é minúsculo – ou seja, muito menos perturba.
Concluindo, este vídeo é totalmente disparatado.

g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
Cometas não têm campo magnético, logo não nos afetam dessa forma.

h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
Na sua maior aproximação o cometa estará muito longe. Além de estar longe, é demasiado pequeno. Logo, não tem qualquer efeito sobre nós.

i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
Dizem que o cometa tem uma cauda de 900 mil kms. O mais perto que o cometa estará será a 35 milhões de kms. Ou seja, a cauda é muito mais pequena que a distância até à Terra.
Além disso, a cauda não deverá vir na direção da Terra.
Por fim, a cauda deverá ter pó, água, e alguns gases nocivos como monóxido de carbono. Mas tal como o cometa Halley, nem isso afetaria a atmosfera terrestre de modo a matar-nos… nem sequer vai estar perto da atmosfera terrestre!

j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
A cauda do cometa não será o trenó do Pai Natal?
Como se sabe isto? Porque alguém que nunca olhou para o céu nem percebe a transparência das caudas dos cometas, decidiu dizer que isso era um segredo que só ele sabia…
Enfim…

k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!
Pronto… descobriram a conspiração! O tetra-tetra-tetra-…-avô do Dr. Elenin começou com esse nome de família, porque sabia que um dia um dos seus descendentes, centenas de anos depois, iria descobrir um evento que iria acabar com a Humanidade. E também sabia que centenas de anos depois, a esses eventos se chamaria ELE.
Enfim…

Concluindo: não há qualquer problema com o cometa Elenin!
Não acreditem nos pseudos! Não acreditem nos mentirosos!! Não acreditem nos vigaristas!!!

O que devem então saber do cometa Elenin?

Devem saber que em Outubro deveremos ter um espetáculo não muito bom pelos nossos céus.

O cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.

O cometa é uma coisa minúscula, que estará muito longe da Terra, e em que a sua órbita não estará alinhada com coisíssima nenhuma.

Vendo da perspetiva contrária e com vídeo:

Em Outubro, deverá ter uma magnitude aparente de 6.
Vejam um esquema de magnitudes aparentes:

Ou seja, deverá estar no limite daquilo que se pode ver a olho nú em sítios muito escuros!
Um cometa que se viu de forma semelhante e que passou à poucos anos, é o cometa Lulin de 2009. A não ser que se soubesse exatamente para onde se estava a olhar, nem se via cometa nenhum. Com telescópio, tiraram-se algumas fotografias engraçadas.
O cometa Elenin será exatamente a mesma coisa: nem se vai dar por ele, pode parecer uma coisa difusa no céu se se souber olhar exatamente para o minúsculo ponto do céu onde ele estará caso se esteja em locais sem nenhuma luz (longe das cidades), e mesmo em fotografias com telescópio, tem havido cometas muito mais espetaculares.

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

255 comentários

6 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Daniel

    Já que temos tantas pessoas que acreditam na destruição da terra pelo cometa Elenin vamos fazer uma aposta: Se o cometa NÃO destruir a terra eu ganho a aposta… Se o cometa acabar com a humaninadade eu pago a aposta no dia seguinte… hehehe

  2. Luce Marques

    obrigada pela mensagem esclarecedora que demonstra conhecimento e segurança no
    assunto que aborda. Parabéns. Muita gente estava apavorada.

    1. Carlos Oliveira

      Obrigado :D

  3. Carlos Oliveira

    Eu relembro que há mais uma dúzia de artigos sobre o Elenin.
    Vejam aqui:
    http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

  4. Sérgio Silvestre

    Ora cá está uma noticia da NASA sobre o Elenin para calar de uma vez com os pseudo-catastróficos, http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/cometa-nasa-terra-astronomia-tvi24/1281356-4069.html
    Afinal de contas o Carlos Oliveira tinha razão uma vez mais, este sim, é um verdadeiro “profeta” :) :)
    Agradeço, Carlos, todo o conhecimento que partilha connosco.
    Abraço

    1. Carlos Oliveira

      Já tamos mais à frente :) eheheeheh

      O Elenin é capaz de já ter desaparecido ;-)
      http://www.astropt.org/2011/09/16/cometa-elenin-desaparece/

  5. Marcelo

    Eu acho q Ana Guerreiro tá apaixonada, hein Carlos?

    1. Carlos Oliveira

      Sim, pelo marido dela.

    2. Ana Guerreiro Pereira

      WTF? o_O

      Oh, carlos, diz a verdade, toda a gente que é conspiranóico que se preze sabe que vivemos uma tórrida história de amor… pela ciência e conhecimento.

      Que tristeza. A sério. Que tristeza mesmo, estes exemplos do pior da humanidade.

  6. Rosineia

    bom dia Carlos. Gostaria de alguns esclarecimentos sobre o que a net está falando sobre o nibiru para os dias 26 e 27 de setembro de 2011.

    1. Carlos Oliveira

      Sobre o Nibiru:
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      Quanto ao dia 26 é mais uma fantasia.

      abraço

  7. Marc

    Segundo últmas observações da Sonda Stereo-B, o cometa Elenin vem apresentando desfragmentação e poderá passar por nós bem mais enfraquecido, podendo ser observado apenas com instrumentos mais potentes. Apenas ofereço minha solidariedade ao astrônomo Leonid Elenin por ter seu nome ligado a tanta histeria e desinformação. O conhecimento deveria lançar luz de não trevas…

    1. Carlos Oliveira

      Olá,

      Sim.

      Essa notícia já foi dada aqui no blog.
      Há vários artigos sobre o Elenin:
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      abraço

  8. Natalia

    Olá Carlos
    o que axa desse site? mais uma conspiração ?
    http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/09/elenin-seu-acompanhante-e-o.html
    grata.

    1. Carlos Oliveira

      Sim.

      Hoje mesmo se percebeu que o cometa Elenin deixou de existir.

      Basta ver as imagens.

      Infelizmente, os pseudos em vez de olharem para os resultados, continuam a imaginar que a culpa é do Pai Natal.

  9. Mateus

    É a contradição de utilizar imagens da NASA como prova e dizer que eles escondem algo… Se escondessem não teriamos essas imagens…

    Mas temos de ser compreensíveis, afinal se espera por Deus à milhares de anos, aí você vê um cometa com a mesma orbita tão falada do tal Planeta Nibiru… Passa entre Terra e Sol durante 3 dias (ou quase) (O que sinalizaria 3 dias de escuridão das escrituras)… O que o povo vai pensar?

    Deixa esse povo achar que o mundo tá acabando mesmo, quem sabe não seria melhor assim mesmo… Do jeito que as coisas estão… Não vejo solução melhor…

    1. Carlos Oliveira

      Mas o planeta Nibiru não existe…
      E a órbita tão falada, nunca foi referida por Sumérios ou quem quer que seja, e não seria uma órbita de um cometa, porque senão os planetas seriam desalinhados… e não o foram ;-)

  10. Sérgio Silvestre

    Olá Carlos

    Podes explicar por miúdos, aqui a um leigo, do que é que a NASA está a falar aqui
    http://www.youtube.com/watch?v=7HFOe6_QmK8

    Abraço e uma vez mais obrigado pela paciência em nos aturares :)

    1. Carlos Oliveira

      Está a dizer simplesmente que não vem qualquer Nibiru ou outro objecto na direcção da Terra, mas podem existir muitos objectos lá longe que ainda não vimos.

      O mesmo pode ser dito do Pai Natal, do Flash Gordon, e da Fada dos Dentes :P
      Os conspiradores que acreditam que estas personagens existem, deveriam ter evidências e não têm nenhuma, porque é tudo mentira.
      Já os cientistas não podem afirmar peremptoriamente que, por exemplo, o Pai Natal não existe, mas podem dizer que as prendas no Natal são dadas pelos pais e não por esse velhinho de barbas brancas.

      http://www.astropt.org/2011/02/20/tyche-planeta-gigante-nos-confins-do-sistema-solar/
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/

      abraços

  11. Kimi

    para que zona do céu devemos olhar para tentar ver este cometa ?’

    1. Carlos Oliveira

      O cometa Elenin já tem sido explicado em vários posts.
      Recomendo que leia os artigos sobre o Elenin:
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      Como acabei de explicar noutro comentário, fontes de Youtube são completa iliteracia.
      http://www.astropt.org/2011/10/01/voltei-da-escuridao/comment-page-1/#comment-46608

      Quem diz que um pequenissimo cometa, que já nem existe, é um objecto bastante massivo como um Buraco Negro, é porque nada percebe de astronomia.
      Sinceramente, dizer que o Elenin é o Pai Natal seria uma parvoíce menor do que afirmar que é um buraco negro.
      O vídeo é um completo desfolhar de idiotices, barbaridades, mentiras, e vigarices.

      abraços

    2. Carlos Oliveira

      Se o minúsculo cometa Elenin fosse um massivo buraco negro, isto era o que se via no céu:
      http://blackholes.stardate.org/images/2002-30-a-web_print.jpg
      (ou seja, o buraco negro a “roubar” massa ao Sol)

      Qualquer pessoa pode ir lá fora durante o dia ou de noite, olhar para o céu, e ver que o Sol está normal, e não se vê nada a roubar massa ao Sol.

      Ou seja, a pessoa no vídeo é mais um vigarista, com uma mentira tão básica que qualquer pessoa pode provar que é mentira.

      O objectivo do vigarista é que as pessoas divulguem bastante o vídeo dele, obviamente.
      Sugiro que não divulgue mais esse vídeo, com uma mentira tão básica.

  12. washington magalhães

    Caro Sr. Carlos, bom dia!

    Gostaria de saber sua opnião a respeito do cometa C/2010, ser um bucaro negro???
    que no período entre 25 até 28 de Setembro o nosso Sol onde ouve uma mudança em seu comportamento, muitos EMC neste período, o que provocou isso???
    Aguardo seu ponto de vista, obrigado!

    washmaga@hotmail.com

    1. Carlos Oliveira

      Outra vez???
      Não sabe ler o comentário anterior?

      E não houve qualquer mudança no Sol, a não ser para os ignorantes dos conspiradores:
      http://www.astropt.org/2011/10/01/voltei-da-escuridao/

    2. Ana Guerreiro Pereira

      Olá, ;) Isso acabou de ser respondido no comentário acima :) Compreenda que é desgastante estar sempre a dizer a mesma coisa mil e uma vezes, quando a informação está disponível imediatamente no comentário acima. :)

    3. Carlos Oliveira

      Ana,

      Nota que o Washington já é conhecido do astroPT pelos comentários estapafúrdicos que faz.
      Nesta resposta, cheguei mesmo a dizer-lhe para ele parar de chatear:
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/comment-page-1/#comment-44240

      Nota que ele já chegou a dizer que tem mais conhecimento que os cientistas porque utiliza sentidos a que nós, comuns mortais, não temos acesso.

      Com tantos sentidos que ele tem, e mesmo assim não consegue ver que a pergunta que fez já tinha sido respondida.
      Enfim…

      1. Ana Guerreiro Pereira

        AAAAAAAAAAAAAH ahahahah, ainda não tinha reparado nisso :D

        Gostava de ter perdido mais tempo a desenvolver telepatias e menos na universidade e com os livros… :P :D (bazinga)

  13. Lazaro Neto

    Carlos, ontem eu não vi o mundo acabar, choveu muito aqui em minha cidade e o céu tava muito tampado hahahhah!!!
    Ouvi falar que o fim do mundo aqui no Brasil em 2012 tbm foi cancelado, eles estão com medo de depois não dar tempo de reconstruir os estádios para a copa do mundo de 2014 haha!!!

  14. Paulo Roberto

    Ola Carlos,queria saber se aquele assunto sobre as naves em direção a Terra é verdadeira…
    Agradeço a atenção….

    1. Carlos Oliveira

      Olá Paulo,

      Não, não é :)

      Foi uma história fantasiosa inventada por um jornal satírico, que alguns vigaristas e demais pseudos andaram a divulgar como se fosse verdade ;)

      Veja este meu post:
      http://www.astropt.org/2011/11/24/frota-de-naves-espaciais-a-caminho-da-terra/

      abraços

  15. moreijo

    Carlos graças a pessoas como vc encontramos noticias de qualidade e esclarecedoras…valeu…fuiiiii

  16. DANIEL

    Prezado Carlos,

    Sei que você já deve estar já cansado de falar sobre esse assunto, mas veja esse video:

    http://www.youtube.com/watch?v=Cx1kEl1YZTk&feature=related

    O cidadão chega a apresentar uma imagem do planeta Nibiru se aproximando da terra e faz relação desta imagem com o cometa Elenin, ou seja, que Elenin seria um “missel” teleguiado pelo Nibiru…. e é um cidadão de respaldo no meio espírita…

    Abraços

    Daniel

    1. Carlos Oliveira

      Daniel,

      O cometa Elenin desintegrou-se, tal como pôde ser comprovado por inúmeros astrónomos amadores por todo o mundo.
      Tem aqui no blog, vários posts sobre isso.

      Dessa forma pode perceber as mentiras que se diziam o ano passado sobre o cometa.
      Os únicos que disseram a verdade foram os cientistas. O resto são fantasias de quem gosta de vigarizar aqueles que não procuram as informações reais.

      abraços

  17. Carlos Oliveira

    Quanto à fantasia do Nibiru, também tem vários posts aqui.
    Exemplo: http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

    Quanto ao senhor ser considerado no mundo espírita, assim se percebe que ele não é especialista no mundo real, muito menos na ciência.
    Eu não me ponho a falar de agricultura. Porquê? Porque não sei.
    Esse senhor fala de astronomia sem saber o mínimo dessa ciência. Duvido até que saiba o que quer que seja de matemática. Quando esse senhor enviar rovers para Marte, aí falamos. Até lá, ele que aprenda sobre astronomia, em vez de ficar enganando as pessoas.

    abraços

  18. igor martins

    perai eu nao entendi direito mas voce disse que ele nao vai bater?isso é bom :D

  1. Cometa Honda perigoso em Agosto » Blog de Astronomia do astroPT

    […] há pessoas assustadas irracionalmente e falsamente com o cometa Elenin para Outubro deste ano, outro cometa poderá se tornar mais perigoso.O cometa […]

  2. Elenin não é uma anã castanha nem o Nibiru

    […] assim muito longe) será no dia 16 de Outubro. – como estará muito longe e é bastante pequeno, nem se vai ver a olho nú. Terá uma magnitude aparente de […]

  3. Nexus 2012

    […] os sites deles falam por eles. Conspiradores vigaristas está escrito em todo o lado. Pelos vistos são sistemas de desinformação de vigaristas para se aproveitarem da credulidade das pessoas. Começou por ser grátis, e agora querem obviamente que as pessoas lhes paguem, já que esse […]

  4. Cometa desconhecido irá bater na Terra em 2016?

    […] a dizerem que um cometa desconhecido vai acabar connosco em 2016!!! Alguns websites até falam do cometa Elenin, dizendo que estão ligados. Outros websites dizem que estamos a entrar numa era em que há muitos […]

  5. TOP 100

    […] Astrónomo. Alinhamentos. Alinhamentos Planetários e Terramotos. Google Sky. Cometa Elenin: várias mentiras, NASA, anã castanha, reflexo, buraco negro, Sol, diminuição, desintegrar, dias de escuridão que […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>