Cometa Elenin irá dizimar a Humanidade ?

O cometa Elenin vai passar pelos nossos céus em Outubro. Por isso, estava a pensar escrever um post lá para Outubro, a avisar desse fenómeno.
No entanto, recebemos várias mensagens a pedir-nos para falarmos deste cometa, porque anda a ser dito pela net que ele nos vai matar a todos!!!
Por isso, temos que aceder a esses pedidos, porque além de ser de interesse público, quem realmente faz o blog são os leitores – no sentido que são vocês que nos têm que dar um feedback daquilo que acham que tem maior ou menor interesse.

Deixem-me começar por referir uma coisa importante: Literacia Funcional.
Para este caso, há 2 características da Literacia Funcional que me parece que são importantes de realçar:

– consultar os especialistas: em caso de dúvida, devem perguntar aos especialistas. Isso foi o que alguns de vocês fizeram. Não que eu seja especialista em cometas especificamente (não sou!), mas este sítio é especialista em transmitir-vos notícias de astronomia. Logo, fizeram o que deviam fazer: perguntar-nos sobre algo de astronomia! Daí que, desde já, Parabéns! Demonstraram Literacia Funcional ao não acreditar em qualquer coisa que lessem pela net, mas sim perguntando a quem poderá saber mais sobre o tema.

– pensamento crítico: o pensamento crítico permite-nos, por exemplo, termos uma noção histórica dos fenómenos e podermos construir padrões de conhecimento. Por exemplo, se eu puser a minha mão sobre a placa/discos por cima do fogão, e me queimar, e se fizer isso mais 2 ou 3 vezes em criança, então vou aprendendo que não devo fazer isso. Por isso, mesmo sem saber nada sobre o cometa, posso olhar para todas as profecias de fim do mundo e perceber que todas servem para roubar dinheiro às pessoas: para assustá-las com mentiras e leva-las a doar dinheiro, a comprar livros, etc. Sendo assim, a conclusão inicial, sem olhar para mais nada, é que isto não passa de mais um truque para assustar as pessoas de modo a “vender algum produto” (mesmo que seja simples marketing de sítios na net) – pessoas assustadas são mais fáceis convencidas de tudo e mais alguma coisa. No caso específico dos cometas, este truque tem sido usado constantemente. Assim de repente, lembro-me do cometa Hale-Bopp em 1997, do cometa Halley em 1986, e do exemplo mais notório disto que foi o cometa Halley em 1910 – em que se instalou o pânico, um pouco por todo o lado, já que se dizia que o cometa era enorme, ia bater cá e nos ia matar a todos, e posteriormente se dizia que era a cauda que ia passar pela atmosfera da Terra, e como tinha constituintes venenosos, ia matar toda a gente. Só se iam salvar, aqueles que comprassem os livros sobre isso, e aqueles que comprassem poções milagrosas para prevenir o veneno de entrar no nosso corpo. Ou seja, os pseudos fizeram montes de dinheiro à custa de vigarizar as pessoas com mentiras.

O mesmo caso se passa agora.

Vejam o que dizem as notícias sobre este cometa:
a) irá bater na Terra.
b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
c) o cometa poderá até ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
d) este cometa poderá até ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!

Estas são as notícias catastróficas que fui lendo em algumas páginas, vídeos, e fóruns na net.
Poderão haver mais, mas não reparei.

Bem… o que dizer desta histeria?
É mais uma profecia de fim-de-mundo! Sempre os mesmos truques, sempre a mesma histeria, sempre as mesmas conspirações, sempre os mesmos resultados: pessoas que divulgam estas coisas são mentirosos e vigaristas!

Milhões de cometas têm passado pela Terra. E isto, só durante o tempo em que tem existido humanos.
Nunca nada disto se passou!
Houve na mesma essas tretas mentirosas para vigarizar as pessoas, mas o certo é que nenhum desses fenómenos depois se concretizou.

Por isso a 1ª coisa a fazer será pensar: isto tem sido dito várias vezes, e no entanto têm havido milhões de cometas e nunca nada disto se passou. Por isso, deverei acreditar agora?
Einstein responde-nos a esta pergunta na sua famosa frase: “Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.” – “a definição de Insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes.” – ou seja, é insanidade continuarmos a acreditar sempre nas mesmas coisas, sabendo nós que isso sempre foi mentira.

Concluindo, para já, é obviamente MENTIRA tudo isto que foi dito para trás. Já foi dito dezenas de vezes, sempre com resultados negativos. É sempre o mesmo truque para enganarem as pessoas.

Vamos agora falar sobre os factos verdadeiros referentes ao cometa Elenin.

O cometa Elenin, de nome científico C/2010 X1, é um cometa de longa duração que foi descoberto a 10 de Dezembro de 2010.
Veio da teorizada Nuvem de Oort, que é um reservatório esférico de cometas que rodeia o sistema solar.
Não se sabe ainda quanto tempo dura a sua órbita, mas supõe-se que a última vez que passou por cá foi há 12 mil anos atrás… ou então quiçá há 600 mil anos atrás! (sim, é uma larga diferença… mas não se sabe ainda calcular com exatidão as pequenas mudanças de órbita de quando ele anda muito para lá de Neptuno). O que conta mesmo é que a última vez que ele passou por cá, o Homem ainda pensava que a chuva eram os deuses a chorar… ou então nem sequer ainda havia humanos!
O cometa foi descoberto pelo astrónomo Russo Leonid Elenin – o nome deste astrónomo é fantástico: o 1º nome pode ser ligado à chuva de estrelas Leónidas, e agora deu o último nome ao cometa. O astrónomo não sabia que os vigaristas iriam usar o seu nome, Elenin, para “provarem” que ele vai matar toda a gente.

O cometa terá ao todo menos de 10 kms, sendo que o que conta sempre é o núcleo, e esse tem cerca de 3 kms.
O núcleo do cometa Halley (1910 e 1986) é cerca de 15 kms, sendo que o cometa Hale-Bopp (1997) tinha um gigantesco núcleo de 60 kms.
Comparando 3 kms, com 15 kms e 60 kms, percebe-se facilmente que este cometa Elenin é demasiado pequeno.

Sabe-se que o cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.
Nessa altura estará a cerca de 0.233 AU, o que corresponde a cerca de 35 milhões de kms de distância da Terra. Para terem uma ideia, esta distância é praticamente a mesma da distância que o planeta Vénus está da Terra quando se encontra do “nosso lado do Sol”.
Ou seja, só isto já dá para ver que o cometa estará… muito longe!

Mas atentemos então naquilo que se diz do cometa, e da verdade sobre o assunto:

a) irá bater na Terra.
Não. No ponto mais perto, irá estar tão longe da Terra como Vénus está.

b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
Sabe-se o tamanho e é pequeníssimo. São somente 3 kms. Não destruiria a Terra mesmo que batesse cá (e não vai bater!), nem sequer acabaria com a humanidade.

c) o cometa poderá ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
Anãs castanhas são objetos entre planetas e estrelas. Ou seja, maiores (e mais massivos) que planetas, mas mais pequenos que estrelas.
O diâmetro da Terra é cerca de 13 mil kms. O diâmetro do planeta Júpiter é cerca de 143 mil kms.
Anãs castanhas são objetos um pouco maiores que Júpiter:

As anãs castanhas são maiores que 150 mil kms de diâmetro. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é uma anã castanha…

Para perceberem que não é anã castanha, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser uma anã castanha, neste post.

d) este cometa poderá ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
Isto é algo que já se dizia para o cometa Hale-Bopp (1997). Na altura dizia-se que o planeta Hale-Bopp era uma mentira dos cientistas, e que na verdade era o cometa Nibiru que trazia os extraterrestres do sistema de Zeta Reticuli. Até o New York Times decidiu partilhar essa visão dos loucos vigaristas. Como já disse atrás, estes são truques para enganar as pessoas que são constantemente usados.
Na verdade, o planeta mais pequeno que conhecemos é Mercúrio que tem um diâmetro de cerca de 5000 kms. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é um planeta…

Para perceberem que não é um planeta, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser o Nibiru, neste post.

e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
O cometa não vai bater.
O cometa é demasiado pequeno para provocar perturbações gravitacionais.
Vários cometas têm passado, maiores que este cometa e mais perto, e nada acontece.

f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
Não existe qualquer alinhamento.
Se virem este vídeo pseudo, a falar neste aspecto, percebem as diarreias mentais que para aqui vão:

Ora, se pararem a imagem, percebem que a Terra, o Sol, e o cometa (vejam a posição dele) NÃO estão alinhados onde ela diz. Além disso ela faz “zoom out”, precisamente para as pessoas ainda serem mais enganadas. Toda a gente sabe que com “zoom out” as coisas parecem mais perto umas das outras.
Por outro lado, MESMO que houvesse alinhamento, isso não queria dizer nada. Todos os dias estamos alinhados com outros planetas de alguma forma, e nada disso se traduz em perturbações que provoquem terramotos. E os planetas são enormes, enquanto o cometa é minúsculo – ou seja, muito menos perturba.
Concluindo, este vídeo é totalmente disparatado.

g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
Cometas não têm campo magnético, logo não nos afetam dessa forma.

h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
Na sua maior aproximação o cometa estará muito longe. Além de estar longe, é demasiado pequeno. Logo, não tem qualquer efeito sobre nós.

i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
Dizem que o cometa tem uma cauda de 900 mil kms. O mais perto que o cometa estará será a 35 milhões de kms. Ou seja, a cauda é muito mais pequena que a distância até à Terra.
Além disso, a cauda não deverá vir na direção da Terra.
Por fim, a cauda deverá ter pó, água, e alguns gases nocivos como monóxido de carbono. Mas tal como o cometa Halley, nem isso afetaria a atmosfera terrestre de modo a matar-nos… nem sequer vai estar perto da atmosfera terrestre!

j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
A cauda do cometa não será o trenó do Pai Natal?
Como se sabe isto? Porque alguém que nunca olhou para o céu nem percebe a transparência das caudas dos cometas, decidiu dizer que isso era um segredo que só ele sabia…
Enfim…

k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!
Pronto… descobriram a conspiração! O tetra-tetra-tetra-…-avô do Dr. Elenin começou com esse nome de família, porque sabia que um dia um dos seus descendentes, centenas de anos depois, iria descobrir um evento que iria acabar com a Humanidade. E também sabia que centenas de anos depois, a esses eventos se chamaria ELE.
Enfim…

Concluindo: não há qualquer problema com o cometa Elenin!
Não acreditem nos pseudos! Não acreditem nos mentirosos!! Não acreditem nos vigaristas!!!

O que devem então saber do cometa Elenin?

Devem saber que em Outubro deveremos ter um espetáculo não muito bom pelos nossos céus.

O cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.

O cometa é uma coisa minúscula, que estará muito longe da Terra, e em que a sua órbita não estará alinhada com coisíssima nenhuma.

Vendo da perspetiva contrária e com vídeo:

Em Outubro, deverá ter uma magnitude aparente de 6.
Vejam um esquema de magnitudes aparentes:

Ou seja, deverá estar no limite daquilo que se pode ver a olho nú em sítios muito escuros!
Um cometa que se viu de forma semelhante e que passou à poucos anos, é o cometa Lulin de 2009. A não ser que se soubesse exatamente para onde se estava a olhar, nem se via cometa nenhum. Com telescópio, tiraram-se algumas fotografias engraçadas.
O cometa Elenin será exatamente a mesma coisa: nem se vai dar por ele, pode parecer uma coisa difusa no céu se se souber olhar exatamente para o minúsculo ponto do céu onde ele estará caso se esteja em locais sem nenhuma luz (longe das cidades), e mesmo em fotografias com telescópio, tem havido cometas muito mais espetaculares.

255 comentários

6 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. carlos e verdade de que em 2019 vem ai um cometa que ira destruir a terra junto com o eclipse mais duradouro do mundo

  2. Carlos, isso pode trazer problemas?
    http://spaceobs.org/en/2011/03/12/dlinna-xvosta-komety-elenina-uzhe-prevysila-900-000-km/

    1. Não, pelo contrário. Quanto maior a cauda, melhor 🙂
      Pode ser que assim se torne visível a olho nú e possamos ter um espectáculo magnífico como em 1997 com o Hale-Bopp 😉

  3. “Sua proximidade ao passar pelo planeta Terra, é extremamente
    perigosa, mesmo a milhares de km. Cortará nossos ventos solares,
    concentrando na Terra uma massa de energia jamais sentida. ”

    li isso hj,pode ser verdade?
    abraços

    1. Não.

      O cometa vai passar longe… e mesmo que passasse perto, como passam muitos, nunca existem esses efeitos.

  4. Obrigado pelos esclarecimentos!
    Saudações!!

  5. Olá Carlos,
    o que seria esse projeto camelot ? as informações do video estão certas?
    http://www.youtube.com/watch?v=r0rYhAFO-Fw
    Abraços

    1. Olá,

      O cometa não é anómalo – é igual a muitos outros… de facto é até mais pequeno e vai passar mais longe que muitos outros cometas que passam pela nossa vizinhança.

      O cometa não vai passar mais perto que a Lua. Isso é mentira.

      Basta ver os speakers para perceber de que se trata: pseudos a falar de homenzinhos verdes em Marte. Basta ir à página do Hoagland e perceber isso mesmo.

      Quanto ao projeto em si, pelos vistos foi um sistema de desinformação de vigaristas para se aproveitarem da credulidade das pessoas. Começou por ser grátis, e agora querem obviamente que as pessoas lhes paguem, já que esse sempre foi o objetivo deles: fazer com que os crentes em tolices lhes paguem.

      Estão em ruptura, porque pelos vistos uns são mais conspiradores que outros. Uns acham que a culpa é dos Illuminatti, e outros do Pai Natal:
      http://stevebeckow.com/2010/04/kerry-cassidy-and-bill-ryan-split/

      abraço

  6. Oi Carlos,
    estava pela internet e encontrei estes videos. o que seria isto?
    http://www.youtube.com/watch?v=pYiY2Av7-ZU&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=hUiKzdLb7Yc
    http://www.youtube.com/watch?v=k5S0ckRUDEA

    1. Bem, isto são os pseudos a contradizerem-se uns aos outros…

      uns vêem o Elenin no Sol…
      (nenhuma pessoa que estude o Sol, ou até leia aqui no blog os nossos posts sobre o Sol, vê alguma coisa de mal desses vídeos… não percebo qual é o problema de haver proeminencias solares e flares aparentemente filamentosas)

      outros vêem o Elenin pertíssimo da Antártica, que, para quem não sabe, fica na Terra, e se realmente ele fosse um objecto daquele tamanho/tão perto veríamos os efeitos por toda a Terra.
      Acho que se percebe bem o que aquilo é… aliás, são várias coisas, que puseram num vídeo único para enganarem as pessoas de pensarem que é só um objecto…
      Mesmo que não saibam o que é (e, como eu disse, é fácil de perceber o que é), penso que qualquer pessoa percebe com certezas de 100% que aquilo não é um cometa.

      Ou seja, nenhum desses vídeos tem a ver com o Elenin.

      Eu também posso filmar um gato e dizer que é o cometa Elenin… mas seria um disparate/parvoíce dizer essas coisas, certo? Bastaria saber o que são gatos, para perceber que eu estaria a mentir descaradamente. É o que se passa nesses vídeos.

  7. Oi Carlos,
    desculpe estar fazendo tantas perguntas,
    mas a toda hora me surgem duvidas então prefiro perguntar a quem entende desse assunto.
    a NASA recaulculou a órbita do Elenin como diz este site ?

    http://starviewer.wordpress.com/2011/03/30/nasa-vuelve-a-revisar-la-orbita-del-cometa-elenin-teniamos-razon-pese-a-las-criticas/

    1. Natália,

      E faz bem ao perguntar.

      Esse site vai buscar os valores ao site da NASA.
      A Natália também pode ver o site da NASA.

      É este:
      http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=Elenin;orb=1;cov=0;log=0;cad=0#orb

      O que é que esse site vigarista fez?
      Trocou tudo o que diz no site da NASA.
      A NASA não reviu nada. Simplesmente esse é o valor da INCERTEZA e não da distância.
      Esta lá dito… na tabela da NASA.

      Exemplo: eu digo que estou a 5000 kms de distância da Natália.
      A verdade é que não medi com fita métrica, por isso digo que a incerteza são 100 kms … ou seja, posso estar a 4900 ou a 5100.
      O que esse site vigarista fez é dizer que eu estou agora a dizer que estou a 100 kms da Natália. Ora, isso é pura mentira… é uma aldrabice… é vigarizar as pessoas.

      abraços

  8. Parabéns…bela teoria a sua…como vc tem certeza??è a mesma certeza do projeto NEO da NASA? Monitora meteoros próximos à terra e dia 27/06/2011 passou um meteoro raspando a terra (só viram 05 dias antes da aproximação)?!?!? Só saberemos os efeitos do elenin após sua passsagem…enquanto isso fiquemos com várias teorias e expeculações ” A ACHOLOGIA é o ramo da ciência mais inexato que existe”.

    1. Eu não tenho teorias… tenho explicações.
      Se não percebe as diferenças, deve perguntar.

      O projeto NEO existe precisamente para saber de possíveis perigos para a Terra… o Elenin não é perigoso.
      Confundir os dois é uma idiotice.

      Todos os dias passam meteoróides (e não meteoros), e muitas vezes são só detectados APÓS passarem pela órbita terrestre. Tem vários exemplos aqui no blog disso.
      Mas isso não tem NADA A VER com o minúsculo Elenin que vai passar muito longe.
      Confundir as coisas é uma idiotice.

      Não sei o que é a Achologia… mas sei o que é Ciência. 2 + 2 = 4. Se saltar, vai cair no chão, devido à gravidade. Isto tudo sabe-se pela ciência. Ciência = Conhecimento.
      E também é a ciência que lhe permite estar num computador, para HIPOCRITAMENTE a colocar em causa.
      Enfim… uma idiotice.

  9. Obrigado pelo feedback ao meu comentário.

    Percebo o seu ponto de vista na maioria das razões apresentadas e sim, sem dúvida que a NASA tem benefícios com a legião de pessoas que acreditam em ovnis e nas suas passagens pelo nosso planeta, a maior prova disso é a existência de um dos aviões stealth desenvolvidos pelos americanos que as pessoas julgavam ser um ovni, pelo seu formato aerodinâmico.

    Mas, no que toca à orbita de Sedna desafio os seguidores deste belissimo blog a procurar informação em fontes minimamente crediveis tais como a wikipedia, ou no site da NASA. Vão comprovar que realmente este planeta anão afasta-se do sol, e tem uma órbita elíptica de 12.000 anos, nada comprova esta órbita. Não pretendo com isto ser maçador, mas quando diz que a órbita é igual à de Plutão…a maior prova que não o é, foi a descoberta deste planeta muito recentemente, ele apenas foi descoberto porque está mais perto do Sol do que costuma estar…

    Referi este facto porque, por vezes a ficção parece imitar a realidade, a grande fonte da maioria das teorias da conspiração acenta num livro escrito na década de 70 por um cientista que pelo que percebi é quase um “clown” no mundo científico (Stichin). Ele básicamente fez uma interpretação dos hieróglifos dos sumérios e fez um paralelismo entre o velho e o novo testamento bíblico. É de realçar que os hieróglifos egípcios são interpretados segundo a pedra de roseta, e estes como são interpretados?E também por aquilo que me apercebi, ganhou algum dinheiro com livros que escreveu sobre o assunto…

    No entanto, ele refere a existência de um planeta viajante, ou um astro viajante…o que podemos chamar a um planeta que se afasta do Sol, vai passear pelos confins do sistema solar e regressa passados 12.000 anos?…se existe um (Sedna), porque não outros? A possibilidade de ser uma estrela castanha, preta ou o raio que o valha, basicamente são distorções dessas mesmas interpretações, tentando encaixar o livro das tragédias que é apocalipse, o último evangelho da bíblia, que fala numa estrela que viria dizimar a terra e a humanidade.

    Esta lógica, simples e muito vaga, parece ser difusora de várias teorías de conspiração, uns a fazem porque acreditam nelas, outros para ganharem dinheiros com os medos dos outros, no entanto, nota-se que a humanidade espera por uma grande mudança e agarra-se a qualquer sinal de uma modificação daquilo que conhecem.

    Abraço

    1. Olá,

      Todos os planetas têm órbitas elípticas.
      Umas vezes estão mais perto do Sol, outras vezes estão mais longe.
      Todos eles fazem isso. Se Sedna fosse diferente, é que seria de estranhar.

      Plutão era o planeta mais longe do Sol… por isso também era o planeta com a órbita mais elíptica.
      Plutão tem uma órbita que dura 250 anos… e vem tão perto do Sol, que em 20 anos (da última vez foi entre 1979 e 1999), até fica mais perto do Sol que Neptuno! Plutão atravessa a órbita de Neptuno!

      Sedna não faz nada disso!
      Sedna, tal como todos os planetas, incluindo Plutão, por vezes chega-se mais perto do Sol e outras vezes mais longe.
      Sedna vai estar mais perto do Sol em 2076. Mesmo assim será mais de 2 vezes mais longe do Sol que Plutão.
      Ou seja, mesmo quando Sedna está mais perto do Sol, mesmo assim está muito mais longe que Plutão, que Neptuno, muito mais longe que Úrano, etc…
      É um completo disparate dizer que os antigos (sejam Sumérios ou não) conheciam um objeto pequeníssimo como Sedna (mais pequeno que o minúsculo Plutão) muito longe, mas ignoravam completamente objetos gigantes muito mais perto da Terra.
      Não faz qualquer sentido.

      Teria muito mais lógica falaram em Éris, que é maior que Sedna, e vem mais perto do Sol.
      Mas claro, os conspiradores pseudos não querem saber da lógica para nada…

      Quanto ao Sitchin, tenho os livros dele.
      É uma cópia muito má do Daniken. O Daniken ao menos foi original. O Sitchin leu o Daniken e a seguir basicamente copiou-lhe as ideias em fantasias muito menos imaginativas que as do Daniken. Ou seja, o Sitchin não diz nada de novo – limitou-se a copiar ideias de outros, incluindo-lhe várias mentiras para ser diferente a espaços.

      Sedna nunca poderia ser uma anã castanha. É como os que andam a dizer que Elenin também é uma anã castanha. Os que defendem isso, mostram que não têm qualquer noção de tamanhos.

      Querem ter medos irracionais sobre “fim-do-mundo” com objetos espaciais, no mínimo utilizem informações verdadeiras… como Gliese 710 dentro de 1,5 milhões de anos:
      http://www.astropt.org/2010/03/27/gliese-710-nemesis/

      abraços

  10. Antes de mais, parabéns pelo blog!

    Achei de imensa utilidade as informações expressas neste blog acerca do assunto “elenin” e consequentemente a ligação a outras teorías da conspiração.
    No entanto, coloco aqui alguns assuntos que para mim suscitam alguma curiosidade:

    As órbitas estranhas dos planetoides, Sedna e Eris, a explicação dada pela comunidade científica é muito vaga e não me parece muito credível…o que leva Sedna a afastar-se do Sol e regressar passados 12.000 anos? No meu entendimento seria a interferência de um outro astro. É de recordar que Plutão foi relegado a planetoide, será mais fácil, relegar Plutão a planeta menor do que explicar as órbitas destes “planetas”?

    Foi mencionado que os abrigos subterrâneos são contos do vigário,…juntamente com outros contos tendem apenas a vender livros e videos. No entanto a “caixa forte de sementes”, erigida na Noruega existe,… a ideia é óptima, proteger todas as sementes de plantas comestíveis de um possível holocausto ou cataclisma, mas porquê a construção de tal edificação em tempos de crise mundial?

    Uma das últimas teorías da conspiração fala de um plano de emergência da Nasa, onde básicamente os funcionários deveriam estar preparados para fugirem de Estado e comportar nas suas viaturas, algo parecido a ração de combate (barras energéticas etc..).
    Isto parece-me ridículo, apenas um exército ou uma entidade que visa a defesa de um território deveria ter um plano de emergência tão austéro!

    A juntar as estas premissas supracitadas, a existência de um rectângulo preto no google sky que supostamente tapa uma série de astros presentes na direcção/sentido de Orion. Nas teorías da conspiração isto aparece como prova (que não prova nada), no entanto, porque razão a google não repõe/coloca a informação pertencente àquela àrea? Isto acaba de uma vez por todas com esta teoría…

    Parece fácil criar teorías da conspiração com tantos assuntos sui géneris, excepcionais, capazes de gerar ganho fácil aos seus criadores, contos do vigário. Por outro lado, as entidades que regulam as informações tais como a Nasa, apresentam conteúdos duvidosos, passíveis de serem manipulados ou mal interpretados, tais como o plano de emergência…
    As entidades reguladoras destes assuntos parecem estar-se borrifando para estas teorías apocalípticas, de uma forma ou de outra acabam por serem coniventes com estas práticas!

    1. Olá,

      Nem Sedna nem Eris têm órbitas estranhas. Isso é uma mentira. As órbitas são semelhantes a Plutão, tal como deveriam ser.

      Plutão foi relegado para planeta-anão. No entanto, isto não tem a ver com nada. Isto são só convenções humanas.

      A caixa-forte de sementes tem razão de ser. Visa a preservação da vida atual da Terra.
      Os abrigos-pseudo servem para vigarizar humanos.
      Uns não têm a ver com os outros.

      Quanto à NASA, já expliquei isto num comentário anterior.
      Não vou tornar a repetir-me sobre esta idiotice que as pessoas inventam.
      Basta ler atrás.
      http://www.astropt.org/2011/05/22/cometa-elenin-ira-dizimar-a-humanidade/#comment-37631

      O Google tem vários retângulos negros em vários sítios. Ainda no outro dia, um dos nossos leitores descobriu mais um no Google Earth, assim como existem no Google Mars, Google Moon, etc.
      É um perfeito disparate ver um retângulo, e assumir logo que é único e dizer que é fruto de conspiração.
      O que as pessoas deviam era tentar perceber porque não dá dados para esse local. E ficavam logo a perceber. Não é preciso imaginar conspirações. Basta procurar as respostas.

      Não conheço qualquer conteúdo duvidoso da NASA. Logo, essa é uma frase que só levanta suspeições, mas sem nada de verdade por trás.
      Quanto ao plano de emergência, já o expliquei atrás. Basta ler.

      Por vezes é conveniente ser conivente. Por exemplo, o Governo Americano tem todo o interesse não só em não dizer a verdade sobre muitos casos de OVNIs, mas até tem interesse que as pessoas continuem a pensar em homens cinzentos que vêm de outros planetas só para fazer experiências anais nos humanos. Dessa forma, é fácil esconder os programas de desenvolvimento de aviões secretos… terrestres. Existem documentos da CIA a provar isto.
      Por outro lado, os cientistas têm mais o que fazer (desenvolver o mundo, por exemplo com computadores e internet) do que andarem a perder tempo com malucos que decidem inventar o que lhes dá na cabeça. O dia só tem 24 horas – não há tempo suficiente para dar 15 minutos de fama a ignorantes e vigaristas. Além de que esse tempo deve ser gasto a desenvolver a Humanidade… e não gasto a perder tempo com os piores dos humanos (os pseudos e vigaristas que atrasam o progresso da Humanidade).

      abraços

    • MANOEL ALVES DOS SANTOS JUNIOR on 30/06/2011 at 19:50
    • Responder

    Quem disse que o núcleo do Elenin é de 3 km? Pelo que consta junto aos meios de comunicação é que não se sabe o tamanho desse cometa, não há certeza de nada, é um mistério, só a NASA e algumas agências espacias no mundo estão a par do tamanho desse cometa, e nenhuma delas fala do assunto… vejo que há muito segredo envolvendo esse cometa, que DEUS nos proteja.

    1. Deus não está metido no assunto.

      Foi mesmo o descobridor que fez as estimativas. Está dito atrás. Basta saber ler.
      Tem razão que não se sabe muito bem. O cometa poderá ser mais pequeno. Afinal, está agora mais perto, e não se vê… logo, deverá ser ainda mais pequeno.

      De qualquer modo, sabe-se que irá passar muito longe da Terra.

      A NASA e as agências espaciais têm falado do assunto. Basta saber ler, em vez de fazer afirmações mentirosas.

  11. Oi Carlos,
    hj me mandaram esses dois videos http://www.youtube.com/watch?v=zfN0vblkmnE&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?feature=iv&v=e8uB80xx9Gg&annotation_id=annotation_399682 então antes de eu ficar amedrontada prefiro perguntar a quem entende do assunto.Esse Dr Omerbashich o que ele é realmente ? o que voce axou desses videos?
    abraços e continue com o otimo trabalho.

    1. O 1º vídeo está cheio de asteróides que vão passar longe da Terra. Vários deles estão aqui em artigos no astroPT. Como vão passar longe, então é um disparate fazer um vídeo a dizer que são perigosos.

      Quanto ao Mensur Merbashich, escreveu um artigo cheio de erros, alguns demasiados básicos, onde até fez previsões de grandes terramotos para o mês passado… ou seja, fartou-se de errar.
      http://arxiv.org/abs/1104.2036
      http://astroblogger.blogspot.com/2011/05/comet-2010-x1-elenin-earthquakes.html

  12. Oi Carlos,
    caso esta pergunta já tenha sido feita nao precisa responder.
    O Elenin podera ser visto de qualquer parte do planeta?
    abraços

    1. Olá Natália,

      Sinceramente, não sei.

      Parece-me que li que ele estará pela constelação do Dragão quando estará mais próximo, e isso é no Hemisfério Norte.

      abraços

  13. Oi Carlos… Hoje achei este vídeo no youtube e fiquei um pouco intrigada.
    http://www.youtube.com/watch?v=UGZh1LeKR4E

    O que acha?
    beijos e continue com o bom trabalho.

    1. Cristiane,

      No vídeo percebe-se que os outros exemplos que ele dá são de cometas que já passaram. Logo, sabemos exatamente por onde passaram.

      Ele está a comparar coisas diferentes para enganar as pessoas.

      O Universo é muito grande… são milhões e milhões e milhões de kms… não sabemos a todos os milímetros por onde as coisas vão passar.
      Sabemos a espaços… onde vão estar passados 10 kms, por exemplo… e depois onde vão estar nos próximos 10 kms…
      Por isso é que por vezes existem essas correções para objetos que ainda não passaram.

      É algo totalmente normal quando estamos a ver uma órbita num vídeo com alguns centímetros que na verdade representa milhões de kms.

      O autor do vídeo é que não percebe nada, e inventa logo conspirações… enfim…

      abraços

  14. Um artigo interessante sobre isto:
    http://www.universetoday.com/86421/comet-elenin-just-passing-by/

    E uma newsletter interessantíssima:
    http://www.astrosociety.org/elenin/ab2011-72.pdf

  15. Muito Obrigada por ter respondido minha pergunta rapidamente,eu sou do Rio De Janeiro e eu lendo muitas coisas sobre o elenin,de que ele esta em rota de colisão com a Terra e que ninguem fala nada a respeito.Mas agora que voce me esclareceu estou mais tranquila..

  16. Oi Carlos
    venho acompanhando seu trabalho a um tempo e queria que voce me respondesse uma pergunta,eu encontrei esse video na internet por esses dias e gostaria de saber se isso é verdade,
    grata
    http://www.youtube.com/watch?v=BZUPGw7p9I0&feature=youtu.be

    1. A lista de alinhamentos no vídeo são mentira.
      As conspirações inventadas também são mentira.

      O vídeo da NASA é verdade. Está aqui:
      http://www.nasa.gov/centers/hq/emergency/personalPreparedness/index.html
      Tal como é explicado no video, tem a ver com o FEMA (que trata de recuperar pessoas e bens após furacões, incêndios, cheias, etc… ou seja, para desastres naturais que acontecem todos os anos).

      Isto é absolutamente normal.

      Se não me engano foi há 2 anos que a NASA aqui em Houston teve que fechar devido a um furacão. E as comunicações foram abaixo.
      E claro, sem comunicações, não há contactos com a família nem com o espaço.

      O mesmo aconteceu nos ataques a NY. Eu fiquei 2 dias sem falar com a minha família.

      Há muita gente da NASA espalhada por todo o lado, incluindo no espaço. Por isso eles têm que estar preparados para isso.
      Não pode acontecer o mesmo em que são apanhados de surpresa.
      Tem que haver um plano para quando esse tipo de desastres acontecerem de novo…. têm que estar preparados para situações semelhantes.

      Infelizmente parece-me muita conversa e pouca ação.
      Eles têm dito que se tem que fazer, mas na prática não se vê grandes mudanças.
      Teoricamente é tudo muito bonito, mas na prática parece-me que continua tudo na mesma.

  17. Uma página interessante:
    http://www.cicap.org/veneto/aggregator/sources/5?page=1

    • Aldrualdo Silva on 12/06/2011 at 17:31
    • Responder

    Também acho Carlos.

    Esse Cesar Reis, se não me engano, já andou fazendo comentários noutros sites de ciência. Acho que deveria entender melhor o pensamento científico que você trata, ao invés de falar de fotos, como você mesmo afirmou.

    E sobre artigos, posso colaborar quando tiver algo interessante?

    Abs.
    Aldrualdo

    • Aldrualdo Silva on 12/06/2011 at 17:02
    • Responder

    Boa Carlos.

    Sua resposta foi excelente a esse comentarista, Cesar Reis.

    Estou adorando seu blog. Como poderia colaborar com artigos?

    1. Oi Aldrualdo,

      Também acho que foi.
      Mas o miúdo mimado do César até continuou a enviar outros comentários, em que continua a demonstrar ignorância, em que só diz disparates, em que continua a mostrar a sua hipocrisia, e em que continua a não falar do Elenin – preferiu falar do ET na minha foto. Enfim, já tenho falado várias vezes na atrofia mental e na falta de um mínimo de educação destas pessoas.

      Veja lá que o Cesar é tão burro que até continuou a enviar outros comentários, mascarando-se com o nome de outras pessoas, mas com o mesmo IP e com o mesmo e-mail. É preciso ser parvinho de todo.

      Ao contrário desse coitado do Cesar, eu trabalho para fazer evoluir a humanidade, por isso não perco mais tempo com esse troll.

  18. É supinamente engraçado astrônomos, ou pseudo, virem tranquilizar a população sobre acontecimentos catastróficos, quando vivem errando em predições. Se resolvem falar da história abusam da imaginação infantil.

    Dinossauros foram aniquilados e extintos por um cometa!

    O eixo da Terra hoje tem a inclinação de 23 graus e 27´porque o planeta foi abalrroado por um gigantesco cometa ou um planeta errante.

    A Lua têm crateras por que foi bombardeada por cometas. E esta não deixo passar. Como podem existir crateras de formas geométricas diferentes, se os cometas são esféricos?

    Um dia a Terra vai ser atingida por um grande cometa, por que não?

    Essas são somente algumas das máximas de astrônomos sábios, a tranquilizar as populações.

    Antes do Hubble, a astronomia falava e dizia coisas com absoluta sapiência e arrogância, debochando de videntes, astrólogos e esotéricos. O Hubble deu um cala a boca nos astrônomos mostrando-lhes uma outra astronomia, provando coisas afirmadas pelos antigos. E eles enfiaram a viola no saco por algum tempo. Agora estão vindo de novo.

    Há os apavorados que acham que o mundo vai se acabar logo. Mas há aqueles que sabem que muita coisa catastrófica têm causas sim extraordinárias, motivadas por energias e forças cósmicas e momentos astronômicos impares na história do sistema solar. E não precisam de cálculos laboratoriais para concluir isso. A própria NASA vive alertando sobre estes fatos Há fotos, vídeos, depoimentos e uma montanha de conclusões sobre ovnis, planeta Nibiru, inclinação do eixo da Terra, condições biológicas em Marte, restos de civilizações tanto em Marte quanto na Lua, achados de destroços de naves, etc. E há astrônomos tão bobinhos fingindo que não sabemos nada disto.

    Se não há nada de errado, por quer o governo dos Estados Unidos e de outros países andam construindo e mandando construir tantos “bunkers” para proteger suas elites e quem pode ainda pagar por proteção? Somente pela possibilidade de guerra nuclear? Nada disto, por temores de um 2012 ou algo mais. É só pesquisar que se descobre fácil, fácil.

    Jamais houve em tempo algum, que a história registrasse, tantas catastrófes geológicas e climáticas em sequências e em tempos tão curtos entre uns e outros, como no momento. É aterrador o número de terremotos acusados por equipamentos instalados pelo mundo, nas últimas décadas. E nenhum astrônomo se presta a explicar senão a cair sempre nos mesmos chavões, nas mesmas coisas e nada explicam na realidade. Na verdade buscam infantilmente esconder os fatos.

    A voz do povo é a voz de Deus! As profecias, o apocalipse e tantos anunciadores do passado não erraram. Está acontecendo o previsto, é só ir buscar, é só reler Nostradamus, é deixar de ser doutos donos da verdade e pseudo cabeças duras, e reconhecer.

    Se não reconhecem, pior! Só demonstram um ceticismo cego, surdo e obeso. Não desejam se afastar de suas crenças na ciência infalível! Azar seus!

    1. Cesar Reis,

      Parabéns!!! É oficialmente um candidato a comentário mais parvo do ano!!!
      Se a burrice desse $$$, o Cesar era multi-bilionário!

      “quando vivem errando em predições.”
      Os cientistas não erram previsões. Aliás, o pensamento científico faz milhões de previsões todos os dias, e todas elas são certas!
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/
      O próprio Cesar usa o pensamento científico, e as ferramentas da ciência (como por exemplo, a internet), todos os dias.
      Ou seja, quando diz que os astrónomos erram, está a MENTIR.
      Para quê ter conhecimento, quando o seu objetivo é ser HIPÓCRITA e cuspir no prato que lhe dá de comer????

      “Dinossauros foram aniquilados e extintos por um cometa!”
      Duas coisas:
      – essa informação/conhecimento foi-lhe dado pelos cientistas!!! Não foi pelos seus amigos pseudo/vigaristas! Mas quando lhe convém, o Cesar usa os cientistas. Depois, hipocritamente, diz mal deles!
      – os dinossauros não morreram devido ao Elenin!!! Percebe???? Este post é sobre o Elenin!!!! Não sabe ler?

      “O eixo da Terra hoje tem a inclinação de 23 graus e 27´porque o planeta foi abalrroado por um gigantesco cometa ou um planeta errante.”
      Ou não. Podem ter sido perturbações.

      “A Lua têm crateras por que foi bombardeada por cometas.”
      Ou não. Podem ser asteróides.
      Além disso, a Lua está cheia de impactos de micrometeoritos.
      Por fim, note-se que a Lua está assim há mais de 4 mil milhões de anos. Logo, se contar os impactos, por milhares de anos, já percebe a frequência… que não é como inventa.

      “Como podem existir crateras de formas geométricas diferentes, se os cometas são esféricos?”

      Onde viu cometas esféricos? Em livros de crianças de 10 anos? É essa a sua leitura?

      “Um dia a Terra vai ser atingida por um grande cometa, por que não?”
      Não interessa para este caso.
      Este caso é sobre o cometa Elenin, e este cometa vai passar bastante LONGE da Terra,

      Será que o seu problema é não saber ler?

      “Essas são somente algumas das máximas de astrônomos sábios”
      Não são máximas. Chama-se a isto CONHECIMENTO; que é o que o Cesar nega, de forma pseudo, vigarista, e hipócrita.

      “Antes do Hubble, a astronomia falava e dizia coisas com absoluta sapiência e arrogância, debochando de videntes, astrólogos e esotéricos.”
      E ainda hoje faz o mesmo. O Hubble só PROVOU que a astronomia estava certa.

      “O Hubble deu um cala a boca nos astrônomos mostrando-lhes uma outra astronomia”
      Que GRANDE DISPARATE!
      O Hubble não foi feito pelos antigos, nem pelos videntes, astrólogos e esotéricos. Foi feito pelos cientistas e pela ciência. PERCEBE?
      E o Hubble mostrou aquilo que o Universo é… pela mão dos CIENTISTAS.

      Os seus amigos Pseudo, NUNCA fizeram nada pela Humanidade.
      Pelo contrário… só sabem fazer a Humanidade retroceder!!!
      Lembra-se da Idade das Trevas??? Foi chamada assim devido ao Cesar e aos seus amigos vigaristas.

      “causas sim extraordinárias, motivadas por energias e forças cósmicas”
      Isso é palavreado pseudo.
      Mas quais energias e forças cósmicas??? Que parvoíce.
      A ciência estuda o que existe, e não quem tem diarreias verbais.

      “A própria NASA vive alertando sobre estes fatos”
      A NASA estuda as ameaças asteróides, sim.
      Não tanto quanto deveria, mas sim, estuda isso.
      E por estudar, é que se percebe que o ELENIN vai passar muito LONGE da Terra.

      Por mais que o Cesar queira mentir, a NASA diz-lhe a verdade.

      “Há fotos, vídeos, depoimentos e uma montanha de conclusões sobre ovnis, planeta Nibiru, inclinação do eixo da Terra, condições biológicas em Marte, restos de civilizações tanto em Marte quanto na Lua, achados de destroços de naves, etc.”
      Sim, e também há do Pai Natal.
      Deixe de dizer disparates.
      Aqui damos-lhe a verdade, e não crenças mentirosas e hipócritas que o Cesar cegamente quer seguir.

      “E há astrônomos tão bobinhos fingindo que não sabemos nada disto.”
      E há crentes tão bobinhos que se deixam levar por qualquer vigarice que lhe digam…

      “Se não há nada de errado, por quer o governo dos Estados Unidos e de outros países andam construindo e mandando construir tantos “bunkers” para proteger suas elites”
      Fácil. Não andam.
      Isso são conspirações que SEMPRE existiram desde que há 10 mil anos começou a haver classes.
      Mas, como SEMPRE, é pura treta para apanhar acéfalos como o Cesar.

      “Nada disto, por temores de um 2012 ou algo mais.”
      Claro, já faltava a mentira de 2012!
      Afinal, as diarreias verbais nunca estão completas sem essa mentira.
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      “Jamais houve em tempo algum, que a história registrasse, tantas catastrófes geológicas e climáticas em sequências e em tempos tão curtos entre uns e outros, como no momento.”
      Mais uma MENTIRA.
      Hoje temos mais acesso à informação. É só.
      Hoje o Cesar pode saber no minuto a seguir um terramoto que aconteceu no Japão. Há 20 anos atrás não sabia nada disso. E há 200 anos atrás, nem sabia o que era o Japão.

      Esse é o grande problema do Cesar. Tem cada vez mais informação, e como um tolinho, acredita em tudo o que seja mentira.

      “E nenhum astrônomo se presta a explicar”
      Os astrónomos não estudam terramotos.
      Mas eu percebo, para o Cesar, quem faz operações ao cérebro são os trolhas (porque nem sabe o que cada um faz, nem sequer quer saber do conhecimento de cientistas-médicos).
      Enfim… o Cesar só sabe dizer disparates.

      “Na verdade buscam infantilmente esconder os fatos.”
      Eu percebo que para o Cesar, o Pai Natal, a fada dos dentes, o Topo Giggio, o Big Bird, etc, são tudo personagens reais.
      Quando o Cesar crescer mentalmente, voltamos a falar. Até lá, percebe-se perfeitamente o atrofiamento do seu cérebro.

      “A voz do povo é a voz de Deus!”
      LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
      Já faltava a religião!
      Então é Deus que anda a enviar o Elenin…. enfim…

      “As profecias, o apocalipse e tantos anunciadores do passado não erraram. Está acontecendo o previsto, é só ir buscar, é só reler Nostradamus”
      LOLLLLLLLLLLLLLLLLL
      Agora Nostradamus é Deus…
      Onde estava o Cesar em 1997, quando os seus amigos pseudos vigarizaram meio mundo com o fim do mundo para essa altura???

      O Cesar tem exatamente a mesma atitude do vigarista do Harold Camping:
      http://www.astropt.org/2011/05/24/deus-chegou-no-dia-21-de-maio-e-mundo-acabara-dia-21-de-outubro/
      Como nada aconteceu nos milhares de vezes em que preveram o fim do mundo por motivos “esotéricos”, então dizem que ele aconteceu mesmo… não erraram… acertaram pois claro…
      O objetivo é só um: continuar a VIGARIZAR as pessoas.

      “Só demonstram um ceticismo cego, surdo e obeso. Não desejam se afastar de suas crenças na ciência infalível!”
      A ciência não se faz de crenças.
      Eu não acredito na gravidade. Basta saltar para perceber que ela existe. Percebe?
      Se acha que a ciência é só uma crença, faça a experiência do Dawkins: atire-se do topo de um prédio de 20 andares. E acredite nos seus amigos vigaristas!!!

      Por outro lado, o cepticismo nunca foi cego e surdo. Pelo contrário. Por definição, o cepticismo não pode ser isso.
      Já a crença cega do Cesar em absurdos religiosos e pseudos prova que a sua mente anda cega, surda, e nada obesa (pelo contrário, o que não falta é ar lá dentro).

      A ciência orgulha-se de ser obesa, o que neste caso quer dizer que ACUMULA CONHECIMENTO.
      Já o Cesar orgulha-se de negar o conhecimento e de seguir crenças disparatadas. E seguidamente ainda se orgulha de fazer figuras tristes em sítios de ciência. Não só demonstra uma tremenda falta de inteligência e completa ignorância sobre os assuntos, mas mostra uma total intolerância e desrespeito para quem lhe dá conhecimento (porque será que eu não entro por Igrejas dentro aos berros que os crentes lá estão todos errados? Porque quem tem conhecimento, respeita e é tolerante para com os outros). Por fim, o Cesar usa o conhecimento científico que lhe é dado a todos os minutos do dia (por exemplo, computadores) para dizer que ele não presta, sendo que para si só as vigarices dos pseudos é que são verdade – enfim, é a HIPOCRISIA TOTAL.

      Nota final: nada do que disse mostrou qualquer evidência sobre a trajectória do Elenin.
      Limitou-se a diarreias verbais com disparates atrás de disparates, sem nada sobre o tema. Mas que se pode esperar de fundamentalistas religiosos que seguem cegamente as crenças em disparates pseudos?

    • Lucio Wagner Gomes on 10/06/2011 at 15:15
    • Responder

    O que acontecerá de agora até setembro deste ano 2.011?

    1. Os dias passarão como até agora.
      A Terra continuará a rodar sobre si própria e a orbitar o Sol.
      E o cometa continuará como até agora… insignificante para nós.

  19. Oi Carlos! Eu tenho algumas dúvidas quanto a este cometa… Ficaria grata se me esclarecesse.
    Primeiro: O cometa Elenin na primeira foto do seu post (http://www.astropt.org/wp-content/uploads/2011/05/Cometa-Elenin.jpg) é esse mais a frente, correto? E essas duas “linhazinhas” (não encontrei definição melhor pois sou leiga no assunto) estranhas atras, são o que?
    Segundo: Ainda existem controversas sobre o tamanho do Elenin ou já é caso certo? A rota do Elenin anda mudando e ele vem ficando cada vez mais próximo da terra?
    Muito obrigada, aprecio muito seu trabalho!

    1. Olá,

      Respondendo às 3 perguntas:

      1 – Essa é a imagem inicial da descoberta… em que foram sobrepostas 4 imagens diferentes, com 240 segundos (4 minutos) de exposição… daí que se vê o “movimento” do cometa…

      2 – O tamanho não é certo, mas é certamente muito pequeno… porque ele agora já está mais perto, e mesmo assim não se vê nada 😉

      3 – Não. Não há mudança de rota. Continuará a passar muito longe da Terra.

      Penso que as últimas notícias estão aqui:
      http://www.jpl.nasa.gov/asteroidwatch/newsfeatures.cfm?release=2011-135

      Mais perto vem o cometa Honda:
      http://www.astropt.org/2011/06/05/cometa-honda-perigoso-em-agosto/

  20. Não se esqueçam de ver o primo deste cometa… o cometa Honda 🙂
    http://www.astropt.org/2011/06/05/cometa-honda-perigoso-em-agosto/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights