Cometa Elenin irá dizimar a Humanidade ?

O cometa Elenin vai passar pelos nossos céus em Outubro. Por isso, estava a pensar escrever um post lá para Outubro, a avisar desse fenómeno.
No entanto, recebemos várias mensagens a pedir-nos para falarmos deste cometa, porque anda a ser dito pela net que ele nos vai matar a todos!!!
Por isso, temos que aceder a esses pedidos, porque além de ser de interesse público, quem realmente faz o blog são os leitores – no sentido que são vocês que nos têm que dar um feedback daquilo que acham que tem maior ou menor interesse.

Deixem-me começar por referir uma coisa importante: Literacia Funcional.
Para este caso, há 2 características da Literacia Funcional que me parece que são importantes de realçar:

– consultar os especialistas: em caso de dúvida, devem perguntar aos especialistas. Isso foi o que alguns de vocês fizeram. Não que eu seja especialista em cometas especificamente (não sou!), mas este sítio é especialista em transmitir-vos notícias de astronomia. Logo, fizeram o que deviam fazer: perguntar-nos sobre algo de astronomia! Daí que, desde já, Parabéns! Demonstraram Literacia Funcional ao não acreditar em qualquer coisa que lessem pela net, mas sim perguntando a quem poderá saber mais sobre o tema.

– pensamento crítico: o pensamento crítico permite-nos, por exemplo, termos uma noção histórica dos fenómenos e podermos construir padrões de conhecimento. Por exemplo, se eu puser a minha mão sobre a placa/discos por cima do fogão, e me queimar, e se fizer isso mais 2 ou 3 vezes em criança, então vou aprendendo que não devo fazer isso. Por isso, mesmo sem saber nada sobre o cometa, posso olhar para todas as profecias de fim do mundo e perceber que todas servem para roubar dinheiro às pessoas: para assustá-las com mentiras e leva-las a doar dinheiro, a comprar livros, etc. Sendo assim, a conclusão inicial, sem olhar para mais nada, é que isto não passa de mais um truque para assustar as pessoas de modo a “vender algum produto” (mesmo que seja simples marketing de sítios na net) – pessoas assustadas são mais fáceis convencidas de tudo e mais alguma coisa. No caso específico dos cometas, este truque tem sido usado constantemente. Assim de repente, lembro-me do cometa Hale-Bopp em 1997, do cometa Halley em 1986, e do exemplo mais notório disto que foi o cometa Halley em 1910 – em que se instalou o pânico, um pouco por todo o lado, já que se dizia que o cometa era enorme, ia bater cá e nos ia matar a todos, e posteriormente se dizia que era a cauda que ia passar pela atmosfera da Terra, e como tinha constituintes venenosos, ia matar toda a gente. Só se iam salvar, aqueles que comprassem os livros sobre isso, e aqueles que comprassem poções milagrosas para prevenir o veneno de entrar no nosso corpo. Ou seja, os pseudos fizeram montes de dinheiro à custa de vigarizar as pessoas com mentiras.

O mesmo caso se passa agora.

Vejam o que dizem as notícias sobre este cometa:
a) irá bater na Terra.
b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
c) o cometa poderá até ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
d) este cometa poderá até ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!

Estas são as notícias catastróficas que fui lendo em algumas páginas, vídeos, e fóruns na net.
Poderão haver mais, mas não reparei.

Bem… o que dizer desta histeria?
É mais uma profecia de fim-de-mundo! Sempre os mesmos truques, sempre a mesma histeria, sempre as mesmas conspirações, sempre os mesmos resultados: pessoas que divulgam estas coisas são mentirosos e vigaristas!

Milhões de cometas têm passado pela Terra. E isto, só durante o tempo em que tem existido humanos.
Nunca nada disto se passou!
Houve na mesma essas tretas mentirosas para vigarizar as pessoas, mas o certo é que nenhum desses fenómenos depois se concretizou.

Por isso a 1ª coisa a fazer será pensar: isto tem sido dito várias vezes, e no entanto têm havido milhões de cometas e nunca nada disto se passou. Por isso, deverei acreditar agora?
Einstein responde-nos a esta pergunta na sua famosa frase: “Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.” – “a definição de Insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes.” – ou seja, é insanidade continuarmos a acreditar sempre nas mesmas coisas, sabendo nós que isso sempre foi mentira.

Concluindo, para já, é obviamente MENTIRA tudo isto que foi dito para trás. Já foi dito dezenas de vezes, sempre com resultados negativos. É sempre o mesmo truque para enganarem as pessoas.

Vamos agora falar sobre os factos verdadeiros referentes ao cometa Elenin.

O cometa Elenin, de nome científico C/2010 X1, é um cometa de longa duração que foi descoberto a 10 de Dezembro de 2010.
Veio da teorizada Nuvem de Oort, que é um reservatório esférico de cometas que rodeia o sistema solar.
Não se sabe ainda quanto tempo dura a sua órbita, mas supõe-se que a última vez que passou por cá foi há 12 mil anos atrás… ou então quiçá há 600 mil anos atrás! (sim, é uma larga diferença… mas não se sabe ainda calcular com exatidão as pequenas mudanças de órbita de quando ele anda muito para lá de Neptuno). O que conta mesmo é que a última vez que ele passou por cá, o Homem ainda pensava que a chuva eram os deuses a chorar… ou então nem sequer ainda havia humanos!
O cometa foi descoberto pelo astrónomo Russo Leonid Elenin – o nome deste astrónomo é fantástico: o 1º nome pode ser ligado à chuva de estrelas Leónidas, e agora deu o último nome ao cometa. O astrónomo não sabia que os vigaristas iriam usar o seu nome, Elenin, para “provarem” que ele vai matar toda a gente.

O cometa terá ao todo menos de 10 kms, sendo que o que conta sempre é o núcleo, e esse tem cerca de 3 kms.
O núcleo do cometa Halley (1910 e 1986) é cerca de 15 kms, sendo que o cometa Hale-Bopp (1997) tinha um gigantesco núcleo de 60 kms.
Comparando 3 kms, com 15 kms e 60 kms, percebe-se facilmente que este cometa Elenin é demasiado pequeno.

Sabe-se que o cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.
Nessa altura estará a cerca de 0.233 AU, o que corresponde a cerca de 35 milhões de kms de distância da Terra. Para terem uma ideia, esta distância é praticamente a mesma da distância que o planeta Vénus está da Terra quando se encontra do “nosso lado do Sol”.
Ou seja, só isto já dá para ver que o cometa estará… muito longe!

Mas atentemos então naquilo que se diz do cometa, e da verdade sobre o assunto:

a) irá bater na Terra.
Não. No ponto mais perto, irá estar tão longe da Terra como Vénus está.

b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
Sabe-se o tamanho e é pequeníssimo. São somente 3 kms. Não destruiria a Terra mesmo que batesse cá (e não vai bater!), nem sequer acabaria com a humanidade.

c) o cometa poderá ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
Anãs castanhas são objetos entre planetas e estrelas. Ou seja, maiores (e mais massivos) que planetas, mas mais pequenos que estrelas.
O diâmetro da Terra é cerca de 13 mil kms. O diâmetro do planeta Júpiter é cerca de 143 mil kms.
Anãs castanhas são objetos um pouco maiores que Júpiter:

As anãs castanhas são maiores que 150 mil kms de diâmetro. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é uma anã castanha…

Para perceberem que não é anã castanha, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser uma anã castanha, neste post.

d) este cometa poderá ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
Isto é algo que já se dizia para o cometa Hale-Bopp (1997). Na altura dizia-se que o planeta Hale-Bopp era uma mentira dos cientistas, e que na verdade era o cometa Nibiru que trazia os extraterrestres do sistema de Zeta Reticuli. Até o New York Times decidiu partilhar essa visão dos loucos vigaristas. Como já disse atrás, estes são truques para enganar as pessoas que são constantemente usados.
Na verdade, o planeta mais pequeno que conhecemos é Mercúrio que tem um diâmetro de cerca de 5000 kms. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é um planeta…

Para perceberem que não é um planeta, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser o Nibiru, neste post.

e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
O cometa não vai bater.
O cometa é demasiado pequeno para provocar perturbações gravitacionais.
Vários cometas têm passado, maiores que este cometa e mais perto, e nada acontece.

f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
Não existe qualquer alinhamento.
Se virem este vídeo pseudo, a falar neste aspecto, percebem as diarreias mentais que para aqui vão:

Ora, se pararem a imagem, percebem que a Terra, o Sol, e o cometa (vejam a posição dele) NÃO estão alinhados onde ela diz. Além disso ela faz “zoom out”, precisamente para as pessoas ainda serem mais enganadas. Toda a gente sabe que com “zoom out” as coisas parecem mais perto umas das outras.
Por outro lado, MESMO que houvesse alinhamento, isso não queria dizer nada. Todos os dias estamos alinhados com outros planetas de alguma forma, e nada disso se traduz em perturbações que provoquem terramotos. E os planetas são enormes, enquanto o cometa é minúsculo – ou seja, muito menos perturba.
Concluindo, este vídeo é totalmente disparatado.

g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
Cometas não têm campo magnético, logo não nos afetam dessa forma.

h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
Na sua maior aproximação o cometa estará muito longe. Além de estar longe, é demasiado pequeno. Logo, não tem qualquer efeito sobre nós.

i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
Dizem que o cometa tem uma cauda de 900 mil kms. O mais perto que o cometa estará será a 35 milhões de kms. Ou seja, a cauda é muito mais pequena que a distância até à Terra.
Além disso, a cauda não deverá vir na direção da Terra.
Por fim, a cauda deverá ter pó, água, e alguns gases nocivos como monóxido de carbono. Mas tal como o cometa Halley, nem isso afetaria a atmosfera terrestre de modo a matar-nos… nem sequer vai estar perto da atmosfera terrestre!

j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
A cauda do cometa não será o trenó do Pai Natal?
Como se sabe isto? Porque alguém que nunca olhou para o céu nem percebe a transparência das caudas dos cometas, decidiu dizer que isso era um segredo que só ele sabia…
Enfim…

k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!
Pronto… descobriram a conspiração! O tetra-tetra-tetra-…-avô do Dr. Elenin começou com esse nome de família, porque sabia que um dia um dos seus descendentes, centenas de anos depois, iria descobrir um evento que iria acabar com a Humanidade. E também sabia que centenas de anos depois, a esses eventos se chamaria ELE.
Enfim…

Concluindo: não há qualquer problema com o cometa Elenin!
Não acreditem nos pseudos! Não acreditem nos mentirosos!! Não acreditem nos vigaristas!!!

O que devem então saber do cometa Elenin?

Devem saber que em Outubro deveremos ter um espetáculo não muito bom pelos nossos céus.

O cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.

O cometa é uma coisa minúscula, que estará muito longe da Terra, e em que a sua órbita não estará alinhada com coisíssima nenhuma.

Vendo da perspetiva contrária e com vídeo:

Em Outubro, deverá ter uma magnitude aparente de 6.
Vejam um esquema de magnitudes aparentes:

Ou seja, deverá estar no limite daquilo que se pode ver a olho nú em sítios muito escuros!
Um cometa que se viu de forma semelhante e que passou à poucos anos, é o cometa Lulin de 2009. A não ser que se soubesse exatamente para onde se estava a olhar, nem se via cometa nenhum. Com telescópio, tiraram-se algumas fotografias engraçadas.
O cometa Elenin será exatamente a mesma coisa: nem se vai dar por ele, pode parecer uma coisa difusa no céu se se souber olhar exatamente para o minúsculo ponto do céu onde ele estará caso se esteja em locais sem nenhuma luz (longe das cidades), e mesmo em fotografias com telescópio, tem havido cometas muito mais espetaculares.

255 comentários

6 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Carlos ,

    Excelente , respostas objetivas, claras e coerentes.
    Parabens pelo Bloq , um oasis no meio de tanto besteirol…

    Abs
    Luciano

    1. Obrigado 🙂

  2. Olá carlos,
    “O IRAS o fotografou em 1983 com infravermelho… é aceito lá fora, menos aqui.
    Basta pesquisar nos sites em inglês. ”

    li isto em um forum falando sobre o elenin, o que axas?
    Abraços

    1. Essa era mais uma conspiração.
      Se procurar no Google, vê vários sites a dizer que o IRAS fotografou o Elenin em 2007. Quando os cientistas responderam que em 2007 não podia ser, porque o IRAS trabalhou em 1983… então os conspiradores mudaram a data.
      Enfim…

      Tem aqui os dados do IRAS:
      http://www.wikisky.org/?ra=9.799272778&de=13.27879444000001&zoom=5&img_source=IRAS

  3. Mais uma coincidencia nao é, hahhahahaha!
    http://alamongordo.com/general/elenin-timeline/

    23.08 terremoto de 5,9 no EUA.

    1. Marcelo,

      Vou-lhe pedir para não repetir coisas que já foram respondidas.

      http://www.astropt.org/2011/08/09/nasa-fotografa-cometa-elenin/comment-page-1/#comment-44592

      “Todos os dias existem dezenas de terramotos por todo o mundo. Sendo mais frequentes no Japão, Califórnia, entre outros sítios.
      Deixem-me repetir: todos os dias!
      Ou seja, “profetizar” que vai haver um terramoto é a mesma coisa que profetizar que o Sol vai nascer.
      Não tem nada a ver com o Elenin nem com qualquer cometa ou asteróide.
      Dezenas de Terramotos acontecem TODOS os dias.

      Podem nos próximos 300 anos estar atentos a esse site:
      http://quakes.globalincidentmap.com/
      E assim já percebem que existem terramotos TODOS os dias, independentemente de haver ou não cometas no espaço.”

      No final desse comentário, escrevi:
      “Vou profetizar que amanhã vai haver um terramoto na Califórnia, devido ao nariz do Rodolfo, a rena voadora do Pai Natal, estar alinhado com a estrela Vega.
      Podem ir ao site amanhã, e ver que acertei!
      http://quakes.globalincidentmap.com/
      Será que a partir de amanhã vão dizer que sou profeta?”

      2 dias depois dei os resultados:

      “Incrível. Ontem houve 52 terramotos na Califórnia!!!
      Está provado que o Pai Natal existe, e que Rodolfo, uma das renas do Pai Natal, passou pela Califórnia 52 vezes!! O alinhamento do nariz do Rodolfo levou a todos esses terramotos!”

      enfim…

  4. Oi Carlos,uma duvida.
    o elenin pode realmente se desintegrar quando atigir seu perielio ??
    http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Cauda_do_cometa_Elenin_chega_a_3_milhoes_de_quilometros&posic=dat_20110823-094929.inc

    Abraços

    1. Olá Natália,

      Sim, há quem preveja isso.
      Michael Mattiazzo fez umas estimativas, e como os cometas são frágeis, pode ser que o cometa se desintegre no periélio.
      http://members.westnet.com.au/mmatti/webpage/2010X1_Elenin.htm
      Já o Leonid Elenin acha que não:
      http://spaceobs.org/en/2011/08/21/the-long-ion-tail-observed-behind-the-comet-elenin/#comment-293000847

      O periélio (mais perto do Sol) é a 10 de Setembro, e vai estar mais perto da Terra a 16 de Outubro.
      Ou seja, se se desfizer em Setembro, em Outubro já nem existe.
      Para os pseudos é péssimo: vão ficar um mês inteirinho sem poder chatear as pessoas com as mentiras sobre o Elenin.

      abraços

  5. Olá Carlos,

    Escrevo apenas para pedir-lhe que acesse este link, e me diga o que você acha.

    http://www.forumespirita.net/fe/off-topic/um-corpo-celeste-se-aproxima-de-nosso-sistema-solar/135/#c2

    Um abraço.

    1. Olá Pacheco,

      Está a falar de quê na página que deu? Do “O mistério de Marte”?

      Se é sobre isso, é totalmente mentira.

      Sobre o Nibiru, já falei aqui:
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/

      Quanto a esta parte:
      “Os astrônomos apresentaram evidências intrigantes de que essa passagem foi “tumultuada”, que o sistema solar foi gravemente perturbado por ela e que as conseqüências dessa perturbação incluíram uma série de espetaculares eventos celestes nos últimos 20 mil anos – todos parecendo emergir da constelação de Touro.”

      É totalmente falso.
      Mas é curioso que não dizem quais astrónomos ou que estudos foram esses.
      É sempre “no ar”, porque é falso.

      O facto de usarem o Braço de Orion também é importante, porque mostra que nem percebem que esse não é um dos braços principais:
      http://www.astropt.org/2008/06/30/via-lactea-tem-dois-bracos-espirais-principais/
      http://www.astropt.org/2011/05/29/via-lactea-tem-um-novo-braco/

      Eu também posso escrever um livro a dizer que vem aí o Pai Natal, que tem casa no Braço de Perseus, e que os astrónomos já encontraram evidências de que há 20 mil anos ele passou por aqui e deixou várias prendas, incluindo telemóveis.

      São puras mentiras para vender livros a crentes que não sabem sobre o que se vai descobrindo na astronomia.

      abraços

  6. Obrigado por responder a minha pergunta, gosto muito de astronomia, mas não entendo muito sobre eclíptica, sou do Brasil e há algum tempo que acompanho seu blog, que por sinal está de parabéns e virou um ponto de pesquisas pra mim, mas nunca havia postado nenhuma pergunta nem comentário, hehe, ontem tava vendo um video que citava que elenin cheirava como amêndoas amargas, um cara tentando ligar o cometa com profecias bíblicas, mas pelo pouco que eu entendo, o núcleo do cometa é composto por ácido cianídrico e isso não passa de mais uma mentira da internet, sobre alinhamentos quando não acontece nada, ninguém lembra deles, agora quando acontece alguma coisa aqui na terra eles é que são os culpados hehehe, moro numa cidade do interior aqui, e não possui recursos para quem se interessa pela astronomia e eu sempre vejo na internet mesmo, queria saber se o site spaceobs.org é relacionado à astronomia, por ser em inglês e o tradutor do google não traduzir corretamente, quero dizer também que é um prazer falar com uma pessoa que tem muito conhecimento sobre astronomia e mais uma vez parabéns por esclarecer muitas dúvidas provocadas pelas babaquices esquisotéricas.

    1. Olá Lazaro,

      Mas esse das “amêndoas amargas” é verdade:
      http://spaceobs.org/en/2011/08/07/comet-elenina-smells-like-bitter-almonds/

      Foi detectado o gás HCN no cometa:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Cianeto_de_hidrog%C3%AAnio

      No entanto, ao contrário do que dizem os sites das conspirações, essa notícia nada tem de “especial”. Dizem eles que vamos morrer ao passar pela cauda do cometa.
      Mas o cometa Halley também tinha isso e não morremos.
      Na altura do Halley, em 1910, os pseudos diziam o mesmo: íamos morrer todos devido a esses gases nocivos na cauda do Halley – ia ser o fim do mundo:
      http://www.astropt.org/2010/10/16/a-noite-do-fim-do-mundo-16-outubro/

      Na verdade, não foi o fim do mundo, porque não há motivos para preocupações… fosse em 1910 ou agora 🙂

      abraço!

  7. Elenin é o cometa que tem menor inclinação ao plano de elíptica?

    1. Isso não existe.

      Existe sim o plano da Eclíptica:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecl%C3%ADptica

      Diz respeito à órbita da Terra ao redor do Sol, e é definida a partir da Terra como uma linha imaginária que o Sol faz ao passar diariamente ao longo do ano pelos céus da Terra.
      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c5/Axialtilt.svg

      Logo, tem a ver com a Terra e não com cometas.

      O Elenin está neste momento com uma inclinação orbital de 1.839° em relação à ecliptica.
      http://ssd.jpl.nasa.gov/sbdb.cgi?sstr=Elenin;orb=1;cov=0;log=0;cad=0#orb
      Mas essa inclinação vai mudando.

      Esses parâmetros servem para os astrónomos saberem por onde anda o cometa, comparando com a Terra, mas NADA têm a ver com o cometa estar ou não perto da Terra.

      *Todos* os cometas são definidos por 6 parâmetros orbitais.
      http://www.britannica.com/EBchecked/topic/284747/inclination
      Esse é somente um deles e nada tem de “assustador” ou “conspirador”.

    • Iolanda Nunes on 18/08/2011 at 12:22
    • Responder

    Viva!

    Ontem às 21 horas (dia 17 de Agosto 2011), quando o céu ainda estava bastante claro vi um cometa bastante próximo. Foi uma imagem impressionante. Já tinha visto um durante a madrugada no início deste ano, mas não em tamanha dimensão. Ouvi o barulho de um avião e quando olhei para o céu ainda pensei que era o avião a arder e que iria cair a qualquer momento LOL, mas imediatamente reparei que era um cometa. Foi uma imagem sem dúvida impressionante. Bastante visível a olho nú e bastante próximo. Parecia uma bola de fogo a descer do céu e a desfazer-se em bocados. Seria o Elenin?

    1. Não 🙂

      Foi um bólide, um meteoro, uma estrela cadente…. muito provavelmente uma Perseida, já que estamos na altura delas 😉

      Veja este no Canadá:
      http://www.astropt.org/2008/11/21/espectacular-meteoro-no-canada/

      😉

        • Miguel Moreira on 21/08/2011 at 16:07

        Eu também vi, e até acho que comecei a observar mais cedo.
        Vi no duas linhas de fogo paralelas parecia como um caça só que não era fumo mas fogo. Essas linhas a ter uma escala deveria ser tipo 1cm de largura para 4 a 5 de cumprimento. Depois deu-se mesmo uma explosão e foi ai que um só rasto mais longo percorreu uma longa distancia.
        Devo salientar que moro quase num topo de um monte e isto decorreu quase de a todo o horizonte que via que era basto, a mais o menos de 60º de sudoeste para sudeste do ponto onde me encontrava.
        Aquilo que eu pensei é que seria um desses satélites que estão desactivados que tivesse entrado para a atmosfera.

        um abraço a todos

      1. Foi na altura das Perseidas:
        http://www.astropt.org/2011/08/12/perseidas-2011/

        Por isso, inclino-me para terem visto uma Perseida fantástica 🙂

        • bruno on 26/08/2011 at 17:51

        é so para dizer que eu tambem vi 😀 foi a coisa mais bonita que ja vi ate hoje, foi ás 20:59 e apanhei o por acaso, estava ca fora de binoculos a ver a ISS que estava bem visivel a essa hora e apanhei o meteoro de binoculos, atravessou todo o horizonte e no final começou a desfragmentar-se em 3 ate desaparecer. Amazing 😀

  8. Nestes dois sites diz que depois do elenin é que virá o suposto Nibiru,e que saturno inclinou 90º após a passagem de elenin.E que marte esta tentando fugir de Nibiru.

    http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-depois-de-elenin-teriamos-o-nibiru-de-fato
    http://pt.scribd.com/doc/60725711/60666838-Nib

    1. Natália,

      Até podem dizer que vem aí o Pai Natal, e que a prova está em que ele roubou os anéis de Saturno…

      Existe um número ilimitado de mentiras que podem escrever… mas é sempre mentira 😉

      abraços

  9. Oi Carlos,ja viu este site?
    http://ireport.cnn.com/docs/DOC-640370?ref=email
    o que axa?
    Abraços.

    1. Esse é o iReport da CNN, que é o sítio para onde qualquer pessoa pode mandar “notícias” para a CNN ver.
      A Natália pode enviar para lá um texto a dizer que viu o trenó do Pai Natal.
      Isso não faz com que tenha visto ou não – simplesmente, escreve para lá a dizer que sim.

      É o que se passa nessa página.
      Alguém enviou para lá um e-mail com as mentiras do costume. É todo um conjunto de tretas que já foram expostas como completas mentiras.

    • Ana Guerreiro Pereira on 05/08/2011 at 23:59
    • Responder

    Adoro quando te pedem que tenhas humildade e quando te acusam de demagogia (chavão) e de não teres fundamento (outro chavão), sem sequer darem um exemplo concreto de onde é que o fizeste. Talvez ao dizer que 1+1=4… e depois, atirarem-te com o Michio Kaku, um homem muito inteligente que tb vive de promover a sua imagem e os seus livros… gosto do Michio Kaku, sem dúvida, mas é exagerado. E acho que as pessoas confundem tempestades solares com tudo o resto.

    O que é que uma tempestade solar tem a ver com um cometa é algo que me escapa absurdamente. O porquê de as pessoas serem BURRAS, ainda mais. E o porquê de alegados cientistas se fartarem de despejar asneiras, essa então, acho que nunca hei-de perceber mesmo.

  10. Oi Carlos,
    eu tenho uma duvida sobre o coma do elenin, ele pode causar algum problema?

    1. Não. Pelo contrário. Quanto maior e mais forte, melhor, porque assim o espectáculo no céu será melhor.

      Infelizmente, parece que o espectáculo será pobre 🙁

    • Carvalho Rodrigues on 05/08/2011 at 10:50
    • Responder

    Desculpe discordar mas a sua resposta na data de 04/08/2011 em 14:23 sobre as tempestades solares é de pura demagogia e sem fundamentação aconselho a informar-se melhor com o professor Michio Kaku, com humildade também se aprende.

    http://www.youtube.com/watch?v=WPdqr2v1rTQ

    Email
    [email protected]

    1. Caro moneymaker,

      Para quem prefere se esconder atrás de um endereço de e-mail com “money maker”, é natural que prefira as fantasias de “vender o medo”. Porque dá para fazer mais dinheiro (money maker) a vigarizar as pessoas.

      A verdade é que já falei sobre os perigos das tempestades solares aqui:
      http://www.astropt.org/2010/06/12/tempestades-solares/
      NADA há mais do que isto, e quem diz que há, está a mentir. É muito simples.

      Por outro lado, este post é sobre o Cometa Elenin.
      Sugiro que se quer falar de Tempestades Solares leia outros posts em que se falam delas. Felizmente, não faltam posts desses. Ainda ontem houve mais um!!!!
      Mas para quê estar atento ao tema?

      Por fim, eu conheço o Michio Kaku. Encontro-o em conferências científicas. Assim como tenho todos os livros dele, em que ele especula bastante. Assim como qualquer pessoa que o veja na TV consegue perceber que quando ele faz entrevistas na FOX é muito mais especulativo para com “graves consequências” do que quando vai a outros canais. Porque sabe que a audiência da FOX prefere essas coisas.
      Tal como o “money maker”, a audiência da FOX só vê num sentido… e esse sentido é sempre de “grandes acontecimentos”. Não importam os factos.
      Aconselho ao “money maker” a tentar perceber de marketing e psicologia humana.

      abraços

  11. Oi Carlos,mais uma duvida,
    por onde eu moro,esta havendo muita especulação sobre a cauda do elenin.
    e estão atribuindo este cometa as profecias hopi,mais e etc…
    então li isso hoje.

    “quando a terra passar pela cauda do”cometa”, a atmosfera ficará extremamente ionizada. por consequência, muitos, se não todos os satélites pararão de funcionar. as cidades serão ilhas em termos de comunicação. transformadores elétricos, por trabalharem com forte magnetismo, tmbm correrão riscos de torrar. nada de eletricidade e os metais em forma de liga, poderiam dar choques. bom é isso, boa sorte! ”

    o que axa?
    abraços

    1. Não.

      Cometas não têm campo magnético nem são eléctricos.
      Não existe electromagnetismo, logo não afectam nada desse género.

      Isso é semelhante ao que se dizia há 100 anos atrás, que a cauda do cometa Halley nos ia matar a todos.
      Era uma vigarice nessa altura… e continua a ser uma vigarice agora 😉

  12. Esqueceu-se de dizer que a data exacta da profecia de 2012 é 21 de dezembro de 2012 ou seja praticamente em 2013, as tempestades solares não tem uma data exacta mas sim uma data aproximada ou seja existe a possibilidade de em 21 de dezembro de 2012 (praticamente 2013) já se ter iniciado a tempestade.

    1. então agora 2012 é igual a 2013, porque é “quase”?
      Tempestade solar pode haver amanhã… é 2011 por isso também é “quase”…

      Tempestades solares não têm data exacta mas sim aproximada?? ké?
      Acha que demora meses ou semanas a chegar à Terra? LOL

      Além de que tempestades solares mais fortes tem havido todos os 11 anos… será que a tempestade do ano 1980 que deitou abaixo vários satélites e quase despoletou uma 3ª guerra mundial também era a profecia maia para 2012??
      Enfim…

      E o que raio tem o cometa Elenin a ver com tempestades do Sol? O cometa também é “quase” uma estrela?

      E, para finalizar, NÃO existe qualquer Profecia Maia para 2012.
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

  13. ola carlos sei que a historia do fim do mundo em 2012 era mentira mas e verdade que eles estao falando que em 2012 o sol ia soltar grandes tem pestades solares que acabaria a energia na terra veja http://www.rexona.com.br/site/men_post.php?post=322 copie cole e veja
    a possibilidades disso acontecer

    1. Olá Vinicius,

      Não. Isso é mentira.

      Por 3 razões:

      1 – O período máximo do Sol será em 2013, e não 2012. Os conspiradores é que gostam de inventar que é tudo no mesmo ano.

      2 – Desde que eu nasci, o Sol já teve períodos máximos por várias vezes. E eu não morri, o mundo não acabou, nem acabou a energia da Terra.

      3 – As tempestades solares podem ter estas possíveis consequências:
      http://www.astropt.org/2010/06/12/tempestades-solares/

      abraços

        • vinicius on 27/07/2011 at 13:19

        muito obrigado

  14. O grande problema, para mim, é serem sempre as mesmas histórias repetidas.
    Se se lembram de 1997 para cá, já houve não sei quantos “fins-do-mundo”, vários deles devidos a supostos cometas e asteróides perigosos. Os conspiradores nem sequer têm imaginação para pensarem em coisas diferentes. É sempre a mesma coisa, com uma data diferente. E as pessoas continuam a cair sempre na mesma mentira.
    Esse é que ainda é o meu maior problema: as pessoas não aprenderem.

    Não estou a falar da Natália obviamente… mas sim dos crentes conspiradores.
    Em Outubro não acontecendo nada, os crentes conspiradores vão-se virar para outro cometa qualquer… é sempre assim… e as pessoas continuarão a ser levadas.
    É triste…
    E, para mim, que lido com educação científica, é super-frustrante… porque não se evolui… tem que se estar sempre a dizer as mesmas coisas todos os anos. 🙁

  15. Com certeza prefiro confiar no Carlos 🙂
    só coloquei este link nao por ainda ter alguma duvida,apenas para mostrar que por mais que pareça sem lógica,ainda há pessoas que tenta a todo custo chamar a atenção.Ate eu que costumo ser bem medrosa,nao acredito mais nesses “profetas do apocalipse”.
    Abraços.

    1. Olá, Natália 🙂 Logicamente que eu não estava a referir-me a si em especial 🙂 O meu comentário era generalista e era para todos nós. A Natália é q fez bem em mostrar o link, para se saber o que andam os parolitos a dizer e se poder avisar as pessoas que não é verdade 😉

      E, tal como a Natália, eu qd não sei algo pergunto 😀 ou ao Carlos ou a outro especialista de uma área que eu não conheça bem ou desconheça 😀

  16. Pessoal, somente para vos garantir que podem confiar mesmo no Carlos. Vejam o Curriculo dele e tirem as vossas próprias conclusões. Vão acreditar em quem, numa data de parvinhos e parolos que só dizem asneiras, ou num astrónomo especialista em astrobiologia?… 😉

    Notem uma coisa, a Ciência actual tem um leque muito, mas muito, mas muito vasto de conhecimentos. Tão vasto que é necessário que cada pessoa se especialize numa área do conhecimento e a estude, pois uma pessoa só não consegue abarcar todo o conhecimento que já acumulámos em 2000 anos. É deveras estonteante a quantidade de conhecimento que já atingimos. No tempo dos clássicos, uma só pessoa podia saber tudo o que havia para saber. Hoje em dia precisamos que o conhecimento seja dividido por milhões de pessoas e mesmo assim…. mais estonteante é aquilo que ainda não sabemos. Por cada resposta surgem sempre milhares de perguntas. Mas isso não invalida que a quantidade de conhecimento acumulado hoje em dia seja ENORME. E se um astrónomo especializado em astrobiologia nos dá a noticia de que se ter encontrado vapor de água algures no espaço, como aliás se tem encontrado constantemente, tal como outras moléculas… quem sou eu para duvidar.

    Mas quando duvido desato àbatatada com o Carlos mas isto, só qd sei que sei do que estou a falar, né? (cada macaco no seu galho, a equipa do astro é multidisciplinar e vem de todas as áreas da ciencia )

    A desculpa de que “não sabemos tudo” é mais velha que o Universo… 😛 😛 😛 e é a desculpa preferida de quem não sabe do que está a falar.

    1. Portanto, se o Carlos -e milhares de outros astrónomos (eles são muitoooos eheheheh, e ainda bem para a ciencia e o conhecimento…e para nós) também- nos diz que o elenin não é a ameaça que os que padecem de conspiracionite aguda dizem que é… vão acreditar em quem? Na comunidade científica de cada área, que ao longo destes 2000 anos nos permitiu ter tudo o que temos hoje (a internet não é magia, por ex, é ciencia…), ou num punhado de patetas que se aproveitam das pessoas?….

  17. Mais uma nova “teoria”
    http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/07/elenin-e-um-cluster-anomalias-nos.html

    1. Olá Natália,

      Bem, os cometas partirem-se não é nada de anormal.
      Mas aí, coitados dos pseudos… afinal, ainda são pedritas mais pequenas…

      Ou seja, é paradoxal eles dizerem coisas dessas… mas contradições são o costume nos conspiradores.

      Mas esse site quando liga ao memo da NASA e ao Stereo… aí é que me parti a rir.

      Enfim… santa ignorância desses conspiradores… quando o cérebro não dá mais (nem sequer sabem ler), pouco há a fazer.

  18. Essa história ainda vai dar muito pano para manga.

    Um assunto relacionado, porém aqui na terra, digo no chão mesmo, como se explica essas fendas e buracos que aparecem no solo? Uma das últimas foi no México onde apareceu uma fenda no meio de uma cidade ou algo assim.

  19. Oi Carlos,
    encontrei um artigo que fala que o “elenin entrou no sistema solar em 1994.e cruzou a órbita de plutão e tres anos e meio depois foi lançado um filme ”
    esta é mais uma enganação?
    http://vlax.blogspot.com/2011/07/cometa-elenin.html
    abraços

    1. Nesse site que deu é dificil é encontrar algo que seja realmente verdade… 😉

      Nota-se perfeitamente que é mais um site que inventam conspirações, alinhamentos, adivinhações, e não sei que mais, só para vender o medo do fim do mundo…

      Esse site não tem nada que se aproveite… não tem nada que seja verdade…

    2. Já agora, os filmes são mera coincidência. Além do Deep Impact, também existiu o Armageddon 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights