Cometa Elenin irá dizimar a Humanidade ?

O cometa Elenin vai passar pelos nossos céus em Outubro. Por isso, estava a pensar escrever um post lá para Outubro, a avisar desse fenómeno.
No entanto, recebemos várias mensagens a pedir-nos para falarmos deste cometa, porque anda a ser dito pela net que ele nos vai matar a todos!!!
Por isso, temos que aceder a esses pedidos, porque além de ser de interesse público, quem realmente faz o blog são os leitores – no sentido que são vocês que nos têm que dar um feedback daquilo que acham que tem maior ou menor interesse.

Deixem-me começar por referir uma coisa importante: Literacia Funcional.
Para este caso, há 2 características da Literacia Funcional que me parece que são importantes de realçar:

– consultar os especialistas: em caso de dúvida, devem perguntar aos especialistas. Isso foi o que alguns de vocês fizeram. Não que eu seja especialista em cometas especificamente (não sou!), mas este sítio é especialista em transmitir-vos notícias de astronomia. Logo, fizeram o que deviam fazer: perguntar-nos sobre algo de astronomia! Daí que, desde já, Parabéns! Demonstraram Literacia Funcional ao não acreditar em qualquer coisa que lessem pela net, mas sim perguntando a quem poderá saber mais sobre o tema.

– pensamento crítico: o pensamento crítico permite-nos, por exemplo, termos uma noção histórica dos fenómenos e podermos construir padrões de conhecimento. Por exemplo, se eu puser a minha mão sobre a placa/discos por cima do fogão, e me queimar, e se fizer isso mais 2 ou 3 vezes em criança, então vou aprendendo que não devo fazer isso. Por isso, mesmo sem saber nada sobre o cometa, posso olhar para todas as profecias de fim do mundo e perceber que todas servem para roubar dinheiro às pessoas: para assustá-las com mentiras e leva-las a doar dinheiro, a comprar livros, etc. Sendo assim, a conclusão inicial, sem olhar para mais nada, é que isto não passa de mais um truque para assustar as pessoas de modo a “vender algum produto” (mesmo que seja simples marketing de sítios na net) – pessoas assustadas são mais fáceis convencidas de tudo e mais alguma coisa. No caso específico dos cometas, este truque tem sido usado constantemente. Assim de repente, lembro-me do cometa Hale-Bopp em 1997, do cometa Halley em 1986, e do exemplo mais notório disto que foi o cometa Halley em 1910 – em que se instalou o pânico, um pouco por todo o lado, já que se dizia que o cometa era enorme, ia bater cá e nos ia matar a todos, e posteriormente se dizia que era a cauda que ia passar pela atmosfera da Terra, e como tinha constituintes venenosos, ia matar toda a gente. Só se iam salvar, aqueles que comprassem os livros sobre isso, e aqueles que comprassem poções milagrosas para prevenir o veneno de entrar no nosso corpo. Ou seja, os pseudos fizeram montes de dinheiro à custa de vigarizar as pessoas com mentiras.

O mesmo caso se passa agora.

Vejam o que dizem as notícias sobre este cometa:
a) irá bater na Terra.
b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
c) o cometa poderá até ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
d) este cometa poderá até ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!

Estas são as notícias catastróficas que fui lendo em algumas páginas, vídeos, e fóruns na net.
Poderão haver mais, mas não reparei.

Bem… o que dizer desta histeria?
É mais uma profecia de fim-de-mundo! Sempre os mesmos truques, sempre a mesma histeria, sempre as mesmas conspirações, sempre os mesmos resultados: pessoas que divulgam estas coisas são mentirosos e vigaristas!

Milhões de cometas têm passado pela Terra. E isto, só durante o tempo em que tem existido humanos.
Nunca nada disto se passou!
Houve na mesma essas tretas mentirosas para vigarizar as pessoas, mas o certo é que nenhum desses fenómenos depois se concretizou.

Por isso a 1ª coisa a fazer será pensar: isto tem sido dito várias vezes, e no entanto têm havido milhões de cometas e nunca nada disto se passou. Por isso, deverei acreditar agora?
Einstein responde-nos a esta pergunta na sua famosa frase: “Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results.” – “a definição de Insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes e esperar resultados diferentes.” – ou seja, é insanidade continuarmos a acreditar sempre nas mesmas coisas, sabendo nós que isso sempre foi mentira.

Concluindo, para já, é obviamente MENTIRA tudo isto que foi dito para trás. Já foi dito dezenas de vezes, sempre com resultados negativos. É sempre o mesmo truque para enganarem as pessoas.

Vamos agora falar sobre os factos verdadeiros referentes ao cometa Elenin.

O cometa Elenin, de nome científico C/2010 X1, é um cometa de longa duração que foi descoberto a 10 de Dezembro de 2010.
Veio da teorizada Nuvem de Oort, que é um reservatório esférico de cometas que rodeia o sistema solar.
Não se sabe ainda quanto tempo dura a sua órbita, mas supõe-se que a última vez que passou por cá foi há 12 mil anos atrás… ou então quiçá há 600 mil anos atrás! (sim, é uma larga diferença… mas não se sabe ainda calcular com exatidão as pequenas mudanças de órbita de quando ele anda muito para lá de Neptuno). O que conta mesmo é que a última vez que ele passou por cá, o Homem ainda pensava que a chuva eram os deuses a chorar… ou então nem sequer ainda havia humanos!
O cometa foi descoberto pelo astrónomo Russo Leonid Elenin – o nome deste astrónomo é fantástico: o 1º nome pode ser ligado à chuva de estrelas Leónidas, e agora deu o último nome ao cometa. O astrónomo não sabia que os vigaristas iriam usar o seu nome, Elenin, para “provarem” que ele vai matar toda a gente.

O cometa terá ao todo menos de 10 kms, sendo que o que conta sempre é o núcleo, e esse tem cerca de 3 kms.
O núcleo do cometa Halley (1910 e 1986) é cerca de 15 kms, sendo que o cometa Hale-Bopp (1997) tinha um gigantesco núcleo de 60 kms.
Comparando 3 kms, com 15 kms e 60 kms, percebe-se facilmente que este cometa Elenin é demasiado pequeno.

Sabe-se que o cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.
Nessa altura estará a cerca de 0.233 AU, o que corresponde a cerca de 35 milhões de kms de distância da Terra. Para terem uma ideia, esta distância é praticamente a mesma da distância que o planeta Vénus está da Terra quando se encontra do “nosso lado do Sol”.
Ou seja, só isto já dá para ver que o cometa estará… muito longe!

Mas atentemos então naquilo que se diz do cometa, e da verdade sobre o assunto:

a) irá bater na Terra.
Não. No ponto mais perto, irá estar tão longe da Terra como Vénus está.

b) ninguém sabe o seu tamanho, e por isso poderá ser enorme, destruindo a Terra.
Sabe-se o tamanho e é pequeníssimo. São somente 3 kms. Não destruiria a Terra mesmo que batesse cá (e não vai bater!), nem sequer acabaria com a humanidade.

c) o cometa poderá ser uma anã castanha, que obviamente provocará uma enorme catástrofe a 16 de Outubro!
Anãs castanhas são objetos entre planetas e estrelas. Ou seja, maiores (e mais massivos) que planetas, mas mais pequenos que estrelas.
O diâmetro da Terra é cerca de 13 mil kms. O diâmetro do planeta Júpiter é cerca de 143 mil kms.
Anãs castanhas são objetos um pouco maiores que Júpiter:

As anãs castanhas são maiores que 150 mil kms de diâmetro. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é uma anã castanha…

Para perceberem que não é anã castanha, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser uma anã castanha, neste post.

d) este cometa poderá ser o famoso planeta Nibiru que nos irá destruir a todos!
Isto é algo que já se dizia para o cometa Hale-Bopp (1997). Na altura dizia-se que o planeta Hale-Bopp era uma mentira dos cientistas, e que na verdade era o cometa Nibiru que trazia os extraterrestres do sistema de Zeta Reticuli. Até o New York Times decidiu partilhar essa visão dos loucos vigaristas. Como já disse atrás, estes são truques para enganar as pessoas que são constantemente usados.
Na verdade, o planeta mais pequeno que conhecemos é Mercúrio que tem um diâmetro de cerca de 5000 kms. O cometa Elenin tem 3 kms.
É preciso vigarizar de sobremaneira para dizer que o cometa é um planeta…

Para perceberem que não é um planeta, basta irem lá fora e perceber que não o conseguem ver no céu a olho nú.
Mais sobre este disparate de ser o Nibiru, neste post.

e) mesmo que não bata, as perturbações gravitacionais criarão enormes tsunamis, e até poderão fazer a Terra mudar de órbita.
O cometa não vai bater.
O cometa é demasiado pequeno para provocar perturbações gravitacionais.
Vários cometas têm passado, maiores que este cometa e mais perto, e nada acontece.

f) já está tão perto de nós que ao alinhar-se connosco provocou os terramotos no Japão e no Chile.
Não existe qualquer alinhamento.
Se virem este vídeo pseudo, a falar neste aspecto, percebem as diarreias mentais que para aqui vão:

Ora, se pararem a imagem, percebem que a Terra, o Sol, e o cometa (vejam a posição dele) NÃO estão alinhados onde ela diz. Além disso ela faz “zoom out”, precisamente para as pessoas ainda serem mais enganadas. Toda a gente sabe que com “zoom out” as coisas parecem mais perto umas das outras.
Por outro lado, MESMO que houvesse alinhamento, isso não queria dizer nada. Todos os dias estamos alinhados com outros planetas de alguma forma, e nada disso se traduz em perturbações que provoquem terramotos. E os planetas são enormes, enquanto o cometa é minúsculo – ou seja, muito menos perturba.
Concluindo, este vídeo é totalmente disparatado.

g) a aproximação do cometa fará com que o campo magnético da Terra se inverta.
Cometas não têm campo magnético, logo não nos afetam dessa forma.

h) a aproximação do cometa fará com que a inclinação do eixo de rotação da Terra (que nos dá as estações do ano) se mexa, levando a um descontrolo, quer da inclinação quer evidentemente das estações.
Na sua maior aproximação o cometa estará muito longe. Além de estar longe, é demasiado pequeno. Logo, não tem qualquer efeito sobre nós.

i) a cauda do cometa tem constituintes nocivos que ao passar pela nossa atmosfera nos matarão por envenenamento.
Dizem que o cometa tem uma cauda de 900 mil kms. O mais perto que o cometa estará será a 35 milhões de kms. Ou seja, a cauda é muito mais pequena que a distância até à Terra.
Além disso, a cauda não deverá vir na direção da Terra.
Por fim, a cauda deverá ter pó, água, e alguns gases nocivos como monóxido de carbono. Mas tal como o cometa Halley, nem isso afetaria a atmosfera terrestre de modo a matar-nos… nem sequer vai estar perto da atmosfera terrestre!

j) a enorme cauda do cometa traz escondida uma frota de OVNIs com extraterrestres que vêm invadir a Terra.
A cauda do cometa não será o trenó do Pai Natal?
Como se sabe isto? Porque alguém que nunca olhou para o céu nem percebe a transparência das caudas dos cometas, decidiu dizer que isso era um segredo que só ele sabia…
Enfim…

k) os conspiradores dizem que o cometa chama-se Elenin, começando por ELE (Extinction Level Event), ou seja, o nome prova que é um código para um evento que nos irá extinguir!
Pronto… descobriram a conspiração! O tetra-tetra-tetra-…-avô do Dr. Elenin começou com esse nome de família, porque sabia que um dia um dos seus descendentes, centenas de anos depois, iria descobrir um evento que iria acabar com a Humanidade. E também sabia que centenas de anos depois, a esses eventos se chamaria ELE.
Enfim…

Concluindo: não há qualquer problema com o cometa Elenin!
Não acreditem nos pseudos! Não acreditem nos mentirosos!! Não acreditem nos vigaristas!!!

O que devem então saber do cometa Elenin?

Devem saber que em Outubro deveremos ter um espetáculo não muito bom pelos nossos céus.

O cometa fará a sua maior aproximação ao planeta Terra no dia 16 de Outubro.

O cometa é uma coisa minúscula, que estará muito longe da Terra, e em que a sua órbita não estará alinhada com coisíssima nenhuma.

Vendo da perspetiva contrária e com vídeo:

Em Outubro, deverá ter uma magnitude aparente de 6.
Vejam um esquema de magnitudes aparentes:

Ou seja, deverá estar no limite daquilo que se pode ver a olho nú em sítios muito escuros!
Um cometa que se viu de forma semelhante e que passou à poucos anos, é o cometa Lulin de 2009. A não ser que se soubesse exatamente para onde se estava a olhar, nem se via cometa nenhum. Com telescópio, tiraram-se algumas fotografias engraçadas.
O cometa Elenin será exatamente a mesma coisa: nem se vai dar por ele, pode parecer uma coisa difusa no céu se se souber olhar exatamente para o minúsculo ponto do céu onde ele estará caso se esteja em locais sem nenhuma luz (longe das cidades), e mesmo em fotografias com telescópio, tem havido cometas muito mais espetaculares.

255 comentários

6 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Carlos,

    1º Já disse que concordo que um cometa não nos fará mal, a menos que seja imenso e que se choque com a Terra.

    2º O Site não confirma a desintegração, apenas fala da POSSIBILIDADE. Alias o sr Leonid não me parece muito confiável, afinal em post anterior prometeu até a publicação de fotos do cometa intacto…

    3º Quer dizer que observações independentes servem para confirmar, nunca para questionar???

    1. 1 – O cometa Elenin é pequeno e não chocará com a Terra.

      2 – O Leonid trabalha. Eu percebo que o Mateus pense que tem que ter tudo disponível imediatamente, mas as pessoas têm as suas vidas.
      De qualquer modo, ele disse que iria analisar as fotos do astrónomo amador Francis Walsh. Não tem NADA a ver com as imagens que vi em sites de conspiradores de que o Mateus falou anteriormente. São coisas diferentes. Não vale a pena tentar confundir as coisas.
      “prometeu até a publicação de fotos do cometa intacto” — isto é mentira. Ele disse que ia analisar as fotos do Francis Walsh e depois escrever um post sobre isso. Foi só.
      As fotos do Francis Walsh mostram que os mentiras dos conspiradores eram, como eu sempre disse, uma idiotice. As imagens provam sem margem para dúvidas (se é que as havia) que um pequeno cometa nunca poderia ser um planeta ou anã castanha.
      Por isso, as imagens provam que os vigaristas, como sempre, só dizem mentiras.

      3 – As observações independentes servem para o que indicarem. No caso das observações rádio confirmam a tese da desintegração. Não sei qual é o seu problema com essa observação independente confirmar o que se tinha dito.

        • Mateus on 10/09/2011 at 06:49

        Carlos, acho que o portugues de Portugal e português brasileiro definitivamente não são linguas irmãs. Afinal não entendeu nada do que eu disse em meu comentario.

        1º Pela milésima vez digo que NÃO ACHO que o Elenin vá fazer algo à Terra, muito menos mencionei o fato de que este cometa se chocaria com a Terra.

        2º Nunca citei fotos de sites conspiradores como prova de alguma coisa. Sempre me referi as proprias palavras de Leonid que uma hora confirma a desintegração, outra hora já não tem certeza. Também jamais disse que poderia se tratar de outra coisa senão um mero cometa. E em seu ultimo post ele diz CLARAMENTE que as observações do radio PODEM confirmar a desintegração. Não diz simplesmente que ESTÁ confirmado.

        3º Não tenho nada contra uma observação independente confirmar algo. É você que não aceita uma observação independente desmentir o que você pensa…

        Não estou aqui questionando nada se o Elenin é um Planeta disfarçado, se é uma nave ET (absurdo). Se é o trenó do Papai Noel (ou Pai Natal) como voce adora dizer. O que estou questionando é se realmente o Leonid sabe alguma coisa, afinal só o que ele faz é utilizar fontes externas para confirmar noticias de um cometa que foi descoberto por ele mesmo…

      1. 1 – Eu não disse que o Mateus disse isso.

        2 – Como eu digo no post sobre a desintegração, só talvez a 23 de Setembro se poderá confirmar isso
        http://www.astropt.org/2011/09/07/cometa-elenin-esta-se-a-desintegrar/

        3 – Se confirmações independentes puserem em causa, obviamente que se tem que analisar isso. Não é só por o Mateus dizer que pode voar, que se atirará a teoria da gravidade para o lixo. De qualquer modo, nenhuma observação independente colocou em causa a desintegração. Quando isso acontecer, analisa-se.

        4 – O Leonid também tem observado o cometa. Daí o ter descoberto. Só não o faz agora. Tem outros trabalhos. O Mattiazo também o observa, e foi ele até o primeiro a notar a desintegração.

    2. Esta é a mensagem mais recente sobre observações da desintegração do Elenin:
      http://sydneystargazers.com/2011/09/05/the-breakup-of-comet-elenin/

        • Mateus on 10/09/2011 at 06:56

        Amigo, esta não é mais recente que o ultimo post do Leonid, é até mais antiga que a resposta que ele deu dizendo não saber o que estava acontecendo.

        Já havia lido esta mensagem…

      1. Este grupo, que também observa o Elenin, escreveu esse post no dia 5 de Setembro.

        O Leonid escreveu um post a 9 de Setembro a dizer que observações independentes por rádio-telescópios no dia 7 de Setembro podem confirmar a desintegração do cometa..

        Por isso, sim, tem razão 😉

  2. Carlos, a tecnologia só existe pra substituir o que é natural…

    1. O que eu lhe digo é que só por termos aviões não quer dizer que a gravidade deixou de funcionar. A gravidade funciona na mesma.

      Do mesmo modo, o que sabemos da gravidade sobre o Elenin funciona do mesmo modo que sabemos hoje ou amanhã.

        • Mateus on 09/09/2011 at 04:51

        Assim como desde o principio sabemos direitinho a formação do átomo não é mesmo?

        A ciência já mudou de rumo algumas vezes e irá mudar novamente…. Mas a gravidade não é o foco do meu questionamento, afinal já disse que não acredito no Elenin como elemento do fim do mundo… Apenas digo que um corpo celeste pode aparecer do nada, com uma rota totalmente imprevisivel e inimaginavel e causar alguns estragos… Só isso… Tb acho que não existe conspiração, mas como diz um ditado aqui no Brasil (não sei se vcs tb utilizam em Portugal): “Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Um dia esses pseudos acertarão… Pode ser daqui a mil anos, mas acertarão…

      1. Mateus,

        Não sabermos sobre o átomo há 500 anos atrás era indiferente (apesar de já andar a ser falado há 2500 anos).
        A ciência nunca mudou de rumo. A ciência serve para aumentar gradualmente o conhecimento da Humanidade.
        Se aumenta gradualmente, quer dizer que não nasce a saber tudo. Percebe?
        Ciência não é religião.

        Por outro lado, não é por hoje termos a Gravidade de Einstein a ser usada em GPS, por exemplo, que a Gravidade de Newton estava errada. Não estava.
        Logo, não é por amanhã sabermos mais, que o que sabemos hoje está errado.
        Já escrevi bastante sobre isso. Basta ler.
        http://www.astropt.org/2011/08/23/ciencia-nao-erra/

        Os pseudos nunca acertam. Porque são pseudos. Não se baseiam na realidade. Só na estupidez das suas mentiras.
        http://www.astropt.org/2011/05/31/asas-de-elefantes/

        Qualquer cometa que venha, segue as leis gravitacionais. Logo, não é inimaginável pelos cientistas.

  3. Carlos, tive que voltar aqui pq acabei de ler uma confirmação do site do Leonid que o Elenin está realmente intacto. Veja o site:
    http://spaceobs.org/en/2011/09/06/countdown-to-perihelion/#disqus_thread

    Mais especificamente quando ele responde a pergunta do Edgar Luiz Gomes, quando ele fala que em alguns filtros o nucleo aparece intacto e eles estão tentando entender o porque.

    O que me diz disso?

    Abraço!!!

    1. Digo que é o processo da ciência a funcionar.
      Cientistas observam o cometa e tentam compreender o que se passa.
      Como sempre, os cientistas, especialistas, estudam os fenómenos e chegarão aos resultados certos.

      Digo também que nenhum pseudo alguma vez observou o que quer que fosse, por isso tudo o que dizem é independente dos fenómenos e da realidade.

      abraços

      P.S.: eu desconheço essas fotos mais recentes com outros filtros, mas vou tentar saber sobre elas. Obrigado. 😉

        • Mateus on 09/09/2011 at 04:27

        Sei que estou sendo chato… hehe, mas é o que eu digo… Se estão tentando entender é porque não sabem tudo sobre cometas… afinal davam como certa sua desintegração e agora já estão em dúvida… é isso que afirmo…

        Mas independente disto, tb acho que este cometa não fará nada, apenas defendo a idéia de que a qualquer momento pode surgir algo que virá contra ao que diz a ciencia e poderá surpreender a todos…

      1. Sim, e o que eu lhe digo é que o único comentário credível é do Leonid. Mas não consigo encontrar qualquer fonte credível disso. Não sei se o Leonid foi “levado” pelos sites pseudos.

        Se o Leonid tivesse observado o cometa e chegado a essa conclusão, seria diferente. Mas não foi isso que aconteceu.

        Assim, sem fontes credíveis para ele estar inteiro, só posso referir o que as fontes credíveis dizem: está-se a desintegrar.

        A ciência surpreende-se todos os dias milhares de vezes. Isso é que as pessoas não compreendem. A ciência é isso… mas são sempre surpresas racionais 😉

      2. O Leonid acabou de postar um novo artigo onde observações independentes confirmam a desintegração:
        http://spaceobs.org/en/2011/09/09/the-first-radio-observations-of-comet-elenin/

    2. Só vi essa história em sites pseudos (não consegui ver nenhum credível a dizer isso), baseados na ideia completamente aparvalhada do Hoagland de que o cometa é uma nave espacial extraterrestre:
      http://www.astropt.org/2011/09/07/cometa-elenin-esta-se-a-desintegrar/

      Como eu digo nesse post:
      “A próxima observação importante será a 23 de Setembro quando o telescópio espacial SoHO irá ver o cometa e perceber se já estará aos bocadinhos.”

      abraços

  4. Agradeço sua resposta. Mas é como vc mesmo disse, estamos aqui justamente para tirarmos todas as dúvidas sobre este assunto, afinal somos leigos.

    Concordo que existe um paradoxo na mente dos teóricos conspiracionistas, afinal sempre falam que a NASA esconde as coisas mas as únicas fontes de imagens e vídeos que eles conseguem vem justamente da NASA. hehe Chega ser irônico.

    Mas eu só acho uma coisa, por mais que estejamos adiantados e evoluídos no estudo do Universo, ainda não conhecemos nem nosso “quintal”. Até pouco tempo se falava que não existem planetas vagando pelo espaço, hj já se fala que isso pode ser mais comum e em maior número que as proprias estrelas. Não sabemos nada sobre o Universo, mal e mal sabemos como funciona nosso sistema solar…

    Quanto alguns utilizarem a Bíblia como fonte de questionamento eu acho válido sim. Não sei se vc conhece a Bíblia, mas nela já se fazia referencia a constelaçoes, sobre a Terra ser redonda, etc… Isso a mais de 6 mil anos atrás. Sendo que a pouco tempo ainda achavamos que a Terra era chata. Como pode isso? (Independente de foi Deus ou um ET que ditou a Bíblia). Fato é que se existem tais referencias verdadeiras em um livro tão antigo, porque não se pode acreditar que algo pode realmente acontecer no futuro?

    Eu acho que, por mais que vc entenda do assunto, e vejo que realmente entende, vc deveria responter sempre assim: De acordo com o conhecimento e estudo científico que temos até hoje, Elenin nada pode fazer a Terra…. Não simplesmente vc chegar e dizer que algo é impossível de acontecer… Não existe verdade absoluta e nós Humanos, ainda estamos muito longe de conhecer tudo…

    Mas gostaria de parabenizá-lo pelo blog e por sua paciência… E desculpe por me alongar no comentário…

    1. Olá,

      É mentira que a Biblia tenha 6000 anos.
      E é mentira que no tempo da Biblia não se sabia que a Terra era redonda.
      Quando a Biblia foi escrita, já se sabia há muito tempo que a Terra era redonda.
      E constelações sempre houve, logo também são anteriores à Biblia.

      Claro que não sabemos tudo sobre tudo. Por isso é que temos a ciência, para nos dar conhecimento gradual das coisas.

      O Elenin não pode fazer nada à Terra.
      Assim como se o Mateus se atirar do topo de um edificio de 20 andares, vai cair cá em baixo. Pode acreditar que vai voar… mas o facto é que vai cair. A razão é simples: gravidade.
      Essa é a mesma razão para quando o Mateus vai buscar o seu carro, não imagina que ele ande a voar por cima do Rio de Janeiro. Porquê? Porque carros não voam sozinhos. O Mateus tem a certeza sobre como funciona a gravidade.
      O mesmo se passa para o Elenin.
      Posso-lhe dar 20 mil certezas que o Mateus tem na sua vida diária, e que são perfeitamente explicados pela ciência.
      http://www.astropt.org/2011/05/21/profecias-da-ciencia/

      Não sabermos tudo, não quer dizemos que o que sabemos deixe de ser verdade.
      O que sabemos sobre cometas e sobre a gravidade é o que basta para sabermos que o cometa Elenin não tem qualquer perigo para a Terra. Independentemente do que descobrirmos no futuro, não muda o que sabemos hoje sobre a gravidade.

      abraços

        • Mateus on 09/09/2011 at 04:20

        Óbvio que já se sabia que a Terra era redonda, afinal não estaria escrita na Bíblia…

        E, na minha opinião, tudo que se possa imaginar neste Universo é possível. O Universo é inteligente e é proposital que não tenhamos o conhecimento de todas as coisas ainda. Afinal o que seria do Universo se o Homem já pudesse explorá-lo? Ah, vamos ali em Marte buscar ouro e petróleo e já voltamos… Aluga-se kitnet em Jupter com vista para uma de suas Luas…

        Quando inventaram o telegrafo, se dizia impossível transmitir voz por um fio… Olha onde chegamos agora… Nada é impossível no Universo, apenas não descobrimos… Hj é impossível anular a gravidade, por isso eu cairia do prédio de 20 andares, mas o que dizer de amanhã?

      1. Está a confundir o que é natural do que é tecnológico.
        Nem tudo é possível. Há várias coisas que não são possíveis. Amanhã não será possível o Mateus voar sozinho pelo ar, sem uma ajuda tecnológica. Amanhã a gravidade não vai deixar de funcionar só para si.

        abraços

  5. Cara você ainda tem a paciência para responder essas babaquices que esses profetas do apocalipse inventam, os caras além de entrar em um sítio que fala sobre ciência para falar asneiras.
    É de se espantar em ver o tanto de gente que fica o dia inteiro na net procurando essas idiotices esquisotéricas e não aprendem nada, não praticam um esporte para ocupar seu tempo(Taekwondo por exemplo que eu pratico e é um esporte muito bom), ou saem de casa pelo menos pra olhar o céu pra ver se vai chover ou fazer sol.
    Depois vem falar que o Obama vai estar en Denver no final do mês e tem alguma coisa a ver com o Elenin, eu também vou estar no Rio de Janeiro dia 25 de setembro pra ver o Metallica no Rock in Rio e só faltam eles dizerem que eu estou indo lá pra subir nos braços do cristo redentor pra melhor ver a passagem do Elenin.
    Parabéns pelo blog e continue a nos dar informações e conhecimento, tem muita gente que vem aqui no blog que gosta e se interessa por astronomia e aproveita muito do que lê aqui, ao contrário dos pseudos que só entram aqui para atrapalhar e não tem a mínima consciência que você ocupa o seu tempo respondendo as nossas perguntas e as asneiras que eles escrevem.

    1. Lazaro,

      Obrigado pelo comentário.

      E tenha um excelente concerto dos Metallica!!!! 🙂

      abraços

  6. Já viram as últimas filmagens do cometa a ser atingido por 2 explosões solares que o afastaram do sol,?segundo percebi outros planestas tiveram reações parecidas, salvo erro aconteceu na passagem deste cometa por Jupiter. Quanto às questões religiosas, não será cientificamente arrogante tratar um livro como a Biblia e os seus escritos como algo de mau e negativo? Quem terá escrito a Biblia? VocÊs sabiam que perto do fim do mês Obama irá estar no Colorado, mais concrectamente na zona de Denver onde fizeram um aeroporto com acesso ao DUMBS, isto numa altura em que o cometa elinin poderá estar em rota de colisão com a Terra. Vocês acham que os politicos ou os grandes cientistas estudiosos dos fenomenos do universo vão dizer alguma coisa para nos avisar?

    1. Sim, se ler o blog vê que já falamos mais vezes do Elenin.
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      Nomeadamente:
      http://www.astropt.org/2011/08/28/elenin-e-o-sol/

      O que fez com que o cometa se esteja a partir. Ou seja, o pequeníssimo cometa pode já nem existir.

      Ninguém tratou a Bíblia como mau e negativo.
      A Bíblia é um livro religioso e não científico. Como qualquer pessoa que andou no Seminário lhe diz. Este é um blog de ciência. Não é um blog para se falar da Bíblia.
      Não cometa as mesmas barbaridades que religiosos cometeram há centenas de anos atrás para suprimir a verdade (que está na ciência).

      Onde o Obama irá estar é-me indiferente.
      Eu no final do mês vou estar em Washington. Quer interpretar algo disto também?
      Se calhar vou trocar de lugar com o Obama. Enfim…

      Os grandes estudiosos dos fenómenos do Universo já o avisaram: este é um pequeno cometa como centenas de outros que passaram por aqui (interior do sistema solar) na última década.

      Cair nas mentiras daqueles que nada sabem sobre o assunto, é deixarem-se vigarizar MAIS UMA VEZ (como em 1910 e 1997, em que os pseudos disseram exactamente as mesmas coisas que agora para o cometa Halley e para o cometa Hale-Bopp) por pessoas ignorantes e sem escrúpulos.

      abraços

    • Thamiris Alves on 08/09/2011 at 16:10
    • Responder

    Abstendo-me de qualquer cepticismo, pergunto apenas, porquê o Governo Americano está a pensar num plano de acção para evitar uma possível colisão?

    http://3.bp.blogspot.com/-Yyy-N92bx94/TmjTgTR0LLI/AAAAAAAAA-g/hQZuqfr-4h8/s640/white-house-letter-elenin.jpg

    1. Simples, não está.

      Essa carta é sobre NEOs. O Elenin nem sequer passa perto daqui. Não tem NADA a ver com o Elenin.

      Em nenhum lado nessa carta se fala de planos de evacuação.

      De resto, é uma carta normal a perguntar sobre os possíveis perigos dos NEOs.

      Eu posso enviar uma carta semelhante para lá a perguntar sobre os avistamentos do Pai Natal e o que se poderá fazer quanto a esses avistamentos.
      Os conspiradores vão interpretar essa minha carta como uma conspiração mundial para esconder o Pai Natal?

      Enfim…

      abraços

  7. Quanto ao Sr Leonid afirmar que o Elenin se desintegrou e agora aparecem videos mostrando que o tal cometa está “firme e forte”?

    1. Sim, o cometa Elenin está-se a desintegrar:
      http://www.astropt.org/2011/09/07/cometa-elenin-esta-se-a-desintegrar/

      Ele observa o cometa frequentemente. Assim como o Mattiazo observa diariamente.

      Como sabe, qualquer pessoa em casa pode fazer vídeos até do Pai Natal e colocar no Youtube.

      Os únicos vídeos recentes a afirmar que o cometa estava “firme e forte” é de alguém que se assume como conspirador, que imagina que o mundo vai acabar, que não observa coisíssima nenhuma, que vai prá net retirar informações de outros lados para depois fazer interpretações completamente estapafúrdicas, e que diz que o conhecimento que tem é dado por Jesus Cristo (ou seja, é a hipocrisia de usar dados de cientistas para crenças religiosas).

      Esses são os únicos vídeos recentes que conheço, e que de credibilidade têm: 0

      Se conhece vídeos credíveis que digam o contrário, peço-lhe que os indique.
      (sublinho: vídeos que sejam credíveis, originais, de cientistas que observem e estudem o cometa)

      abraços

  8. Boa noite;

    Em primeiro lugar queria dar-lhe os parábens pela forma como desmistifica tudo o que se relaciona com o dito cometa Elenin!

    Confesso que não sou uma pessoa muito ligada aos temas aqui abordados no bolg, mas este assunto chamou-me a atenção. Toda a abordagem que vem sendo feita, mesmo para alguem ceptico como eu, chama a atenção, e procuro sempre encontrar respostas para as minhas duvidas.

    Felizmente, e já em desespero de causa, encontrei o seu blog, foi o primeiro sitio onde consegui encontrar uma explicação contraria a dos profetas da desgraça. A primeira vista, começava quase a ficar convencido, confesso, tendo em conta os diversos fenomenos da natureza que ocorreram devido ao alinhamento do cometa com a terra, isto baseando no que fui encontrando por ai e se for essa a verdadeira causa.

    Foi alias por causa de terremotos e com a suposta ligação a este cometa, que eu resolvi investigar o que se diz. Já se começa a dizer, que em Outubro, vamos ter o famoso, e já professado, terremoto muito pior que o de 1755 em Lisboa, e tudo por culpa do Elenin. (pelo que percebi da sua explicação, como é possivel algo com 3 km de diametro provocar tamanha catastrofe no mundo).

    Já agora não sei se já leu por ai mais uma boa sobre o Elenin, Ele + Nin = Eleven + Nine = 11/9 ahahahahahah Até nisto há mão do Bin Laden.

    Abraço

    1. Olá Hugo,

      Obrigado pelas suas palavras.

      Tem vários outros posts sobre o Elenin, aqui:
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      abraço

  9. Esse é o comentário, faltou essa parte. Vou enviar completo, caso queira postar faça corretamente.

    1º parte:
    Por acaso verificando na net. sobre o cometa elenin, que tem sido divulgado de forma alarmante, me deparei com o seu blog. O que me chamou atenção, além dos seus comentários (que por sinal são coerentes) foi fato de generalizar sua opinião sobres os crentes. Ex: “… e depois os crentes vão atrás.” “…para vender livros a crentes que…” e outras forma depresiativas que usou.

    (comentário editado)

    1. É a ULTIMA VEZ que lhe vou buscar um comentário ao SPAM.

      Editei/Apaguei as suas verborreias bíblicas que já lhe disse que não são chamadas para aqui.

      Quanto ao “crentes”: são os CRENTES NESTA PALHAÇADA DO COMETA ELENIN SER PERIGOSO. São esses CRENTES.
      Não tem a ver com a sua religião ou qualquer outra.

      Ao contrário da arrogância do Toni de pensar que é o centro do mundo e que a sua é a única crença que existe no mundo, deixe-me informá-lo que existem muitos tipos de crenças e muitos crentes que não crêem na mesma coisa que o toni.

      Este post é sobre o Elenin. Fala-se desses crentes no ELENIN e não no seu Deus ou nos deuses egípcios ou nos deuses indianos… ou o que seja!

      Enfim… eu trabalho. O toni não tem o que fazer? Aproveite para ler que a maior do mundo não tem as mesmas crenças que as suas.

      Os seus comentários completamente desajustados continuarão a ir para SPAM.

    2. Já vi que continua a enviar comentários para SPAM, com as suas diarreias verbais, a continuar a pensar que tem o monopólio das crenças (que gostaria de ter… mas não tem!), que continua a pensar que quando se fala de crentes no ELENIN inventa que se está a falar de crentes no seu deus (prefere continuar com paranóias em vez de ir ler o que está escrito), que continua a pensar que sabe mais da Bíblia que os outros (arrogância), que continua a utilizar a net e computadores enquanto chama presunção ao conhecimento que lhe permite ter isso (hipocrisia), etc.

      Enfim… continua com comportamentos que, se lesse a Bíblia, percebia que são contrários à vontade de Deus.
      Mas pronto… é mais um crente extremista a ir para o inferno… leve roupa leve, porque ouvi dizer que lá é quente.

      Como prefere a ignorância ao conhecimento, este blog não é para si.

      Como já lhe disse num comentário anterior, não faltam sítios na net onde as suas paranóias serão aceites.
      Nós não somos psicólogos nem psiquiatras, por isso não o podemos ajudar.

  10. Entendo que seu blog lida com resultados científicos comprovados ou em discussão dentro da sociedade cientifica. Entretanto o que me motivou a posta um comentário foi vontade que o senhor lesse (PODE SER ATÉ QUE TENHA LIDO) alguns textos bíblicos advertindo sobre a presunção do conhecimento humano que muitas vezes o empurra para longe do seu Criador.

    Sei que o assunto destoa da abordagem que faz no seu blog, mas, foi por ele que pude me expressar.

    Peço que retire do seu blog o comentário que está postado, porque ele não reflete o que de fato quis dizer. Foi modificado.

    1. O seu comentário não foi modificado. Isso é MENTIRA.
      E irá continuar aqui, porque ao contrário do que diz agora, SIM, o seu comentário diz o que quiz dizer. Por isso é que o escreveu.

      E você é que tem a PRESUNÇÃO de pensar que sabe sobre textos bíblicos, quando se percebe que é simplesmente um fanático crente que faz interpretações pessoais contrárias àqueles que estudam esses textos.

      Como lhe disse, este blog é de ciência e não das suas paranóias de fim-do-mundo… leia onde ler.

      Os seus comentários estão e vão continuar a ir para SPAM. Já vi que enviou vários, mas eu nem os li. Estão cheios de citações bíblicas completamente desajustadas. Daí que vão para SPAM directamente sem ninguém sequer os ler. E continuarão a ir.

    • Sérgio Silvestre on 05/09/2011 at 23:03
    • Responder

    Carlos, parabéns pelo blog!! e obrigado pelas informações credíveis que forneces, assim conseguimos estar melhor informados e de uma forma mais séria.

    Aproveito para te perguntar qual a veracidade desta informação da CNN http://news.blogs.cnn.com/2011/02/15/scientists-telescope-hunt-massive-hidden-object-in-space/?hpt=C2

    Abraço

    1. Olá,

      Essa notícia é sobre o Tyche.

      Foi uma notícia de Fevereiro que apareceu após uma má divulgação do cientista responsável, e após artigos com erros dos jornalistas.
      Tudo junto levou a demasiado entusiasmo nos leitores, que se compreende, mas que não estava de acordo com os dados originais.

      Eu expliquei essa notícia, aqui:
      http://www.astropt.org/2011/02/20/tyche-planeta-gigante-nos-confins-do-sistema-solar/

      abraço!

    2. ahhhhhh e obrigado pelas palavras de apoio, claro! 😉

        • Sérgio Silvestre on 07/09/2011 at 11:26

        Carlos, agradeço a explicação.

        Com tudo o que se ouve por aí sobre cometas fatídicos, acrescido desta noticia na CNN, não é de estranhar a proliferação de tantos crentes do fim do mundo… 🙂

        Felizmente existem pessoas como o Carlos que perdem o seu tempo a explicar estes assuntos aos analfabetos do cosmos como eu :), e a deixar-nos dormir mais descansados 🙂

        Continuação do óptimo trabalho.

        Abraço!

  11. I CORÍNTIOS 1
    18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
    19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
    20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
    21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os>>>>> crentes <<<<>>crente<<<como sendo alguem despresivel.
    O que posso lhe assegurar, por vista é que o mundo está ingressando em um periodo de grande tribulação, não sei se será algo relacionado com o elenin ou seja la o que for, o que sei é que o juizo de Deus virá sobre a Terra brevemente.
    No planeta de fato sempre hove teremotos tsunames e outros desatres naturais, porem a grande diferença se encontra nos sinais na concomitância, simutaneidade(acontecem paralelamentes e cada vez mais próximos) falados pelo Senhor Jesus Cristo:
    6 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
    7 E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim……..
    8 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores…….
    12 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer.
    13 E sereis odiados (o seu ódio contra os crente é comprimento dessa profecia) por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo….
    19 Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá.
    20 E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias….
    Aconselho que se arrependa e caia da sua presunção. O senhor é apenas um homem que buscou e armazenou conhecimento na sua profissão, porem lhe falta sabedoria.

    O Senhor Jesus que tem todo conhecimento e sabedoria tem um amor muito especial pela sua vida, quer te salvar do juízo que virá sobre essa Terra. Renda-se a Ele!

    A proposito, há muito conhecimento na area em que estudou em Sua Palavra, veja:

    JÓ 38. 31 Ou poderás tu ajuntar as delícias do Sete-estrelo ou soltar os cordéis do Órion?
    32 Ou produzir as constelações a seu tempo, e guiar a Ursa com seus filhos?

    SALMO 8. 3 Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;

    SALMOS 147.
    4 Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes.
    5 Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito

    Finalizando:

    ISAIAS 13.
    9 Eis que vem o dia do SENHOR, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.
    10 Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.
    11 E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.

    1. Toni,

      Deixe-se de parvoíces.
      Isto é um blog de ciência. Se não quer saber dos factos científicos, não é obrigado a vir aqui.
      Tem sites religiosos suficientes pela net onde pode comentar com os disparates que quiser.

      “O que posso lhe assegurar, por vista é que o mundo está ingressando em um periodo de grande tribulação, não sei se será algo relacionado com o elenin ou seja la o que for, o que sei é que o juizo de Deus virá sobre a Terra brevemente.”

      Qualquer pessoa que frequenta Seminários para ser sacerdote, estuda que isto sempre se disse, ANTES e DEPOIS de Cristo.
      Os profetas da desgraça, mais conhecidos como VIGARISTAS, sempre disseram o mesmo em TODAS AS ERAS.
      Como sempre, era mentira.

      Todas as pessoas educadas na Igreja sabem disso. Infelizmente, os crentes fundamentalistas ignoram o conhecimento mais básico.

      Aprenda história e aprenda a ler, e fale com as pessoas que estudam a Bíblia, em vez de dizer disparates.

  12. Olá Carlos,ja viu este video?
    http://www.youtube.com/watch?v=UpklVRkSwps&feature=player_embedded
    o que axa?
    abraços

    1. Olá Natália,

      Isso já foi referido noutro comentário.
      Os próprios responsáveis eclesiásticos são contra estes vídeos de pessoas sem qualquer conhecimento dos assuntos andarem a pegar em excertos dos escritos e a fazerem interpretações próprias e ignorantes.
      Este é como o Harold Camping. A única diferença é que o Harold Camping fez $$$ com isso.
      http://www.astropt.org/tag/harold-camping/

      Quanto ao Mensur, também já falamos dele. Os artigos dele não são aceites em lado nenhum, porque aquilo é uma porrada de disparates sem ponta por onde se lhe pegue.

      abraços,
      Carlos

    • Rodrigo Pereira on 02/09/2011 at 03:12
    • Responder

    Olá Carlos!

    Você acredita em vida extraterrestre? Obrigado.

    1. Olá Rodrigo,

      Este post é sobre o Elenin e não sobre vida extraterrestre. Sobre vida extraterrestre existem outros posts, e eu já respondi a essa pergunta noutros posts.

      De qualquer modo, o que eu acredito é indiferente. Crenças não são ciência. E o Universo não quer saber das minhas crenças ou das crenças de quem quer que seja.

      abraço

  13. Carlos,obrigada por responder tantas peguntas minhas !
    logo,tenho mais uma,se o elenin se dividir ,os destroços podem mudar de rota ?

    1. Natalia,

      Leia este post:
      http://www.astropt.org/2011/08/30/elenin_podera_nao_sobreviver_ao_perielio/
      😉

      E a resposta é: perigo para a Terra = 0

      abraços

  14. Caro Carlos

    Eu jamais afirmei em hipotese alguma que era o Elenin a causa dos tremores de Terra, ou falei que o Elenin era causador da mudança de eixo mais rápida que está acontecendo. Digo e repito que a mudança do eixo está ocorrendo mais rapida olha aqui o site da sua querida Nasa:

    http://www.nasa.gov/topics/earth/features/earth-20100301.html

    Foi mentira o que falei?

    Olha Carlos tenho material coletado por mim mesmo que captura um ovni fazendo movimentos rápidos acentuados da esquerda para a direita em seguida de baixo para cima e some, o que me dá 100% de certeza da veracidade por ter sido eu mesmo que captei com minha câmera, com certeza não era um pirilampo. Talvez você devesse estudar um pouco mais sobre a Suméria, sobre arqueologia e sobre muitos outros fatos, com certeza você é daqueles que acredita que somos descendência evolutiva de Primatas porque se aprende nas escolas , é exatamente por causa de pessoas como você que só vê o que o sistema ensina, que nossa ciencia está meio que devagar …olha!! que tem muito mais, entende!!

    Se você não consegue ver ovnis na Lua é porque a maioria deles estão no lado oculto assim como construções , e tem mais , existe ainda a questão do espectro visual, as cameras da Nasa não são iguais ás nossas , usam espectros diferentes, por isso que eles conseguem filmar e nós não , só que essas imagens são usadas apenas internamente… Carlos , não sou qualquer pessoa conspiracionista (eu mesmo já desmascarei um monte), apenas fico meio quieto porque eu e meu grupo foi ameaçado de morte 3 vezes por causa de certas investigações (Principalmente em Varginha) e só para você ter uma ideia pois quem não deve não teme, não é verdade ? O que é que o governo Brasileiro tanto quer esconder em Varginha e não deixa os ufologistas fazerem o trabalho investigativo e CIENTIFICO…sim Carlos desculpa , mas Ufologia é uma ciência porem ridicularizada pelo sistema para vocês não saberem da verdade. Além disso só para te dizer que com certeza você nunca foi Ufologista de verdade simplesmente porque não estaria falando algumas coisa meio que absurdas no campo de Ovnologia. Todos os cientistas em base tem que provar aquilo que falam.

    Porque você em vez de ficar estacionado no Site da Nasa voce não investiga mais o lado da Russia , investiga sobre videos oficiais da estações espaciais, entra no site lá, aparece muito mais coisas que com certeza voce não entenderia e diria que seria diferente… eu não discuto com pessoas que estão completamente com mente cientificamente fechada, se eu te falásse o que já vi , e coisas que só em Filmes de Ficção acontecem , pena que algumas delas não tenho provas como filmagem ou algo mais , mas te garanto que tem muito mais coisa que nossos sentidos não podem detetar, vou-te fazer uma pergunta para pensares um pouquinho. Porque é que a Lua está sempre com o mesmo lado virado para a Terra?

    Pensa nisso com carinho, tudo bem? Alem disso achas que eles (a Nasa) iriam publicar alguma coisa que fosse contra as ordens do Governo Americano, e já agora vê alguns videos da Nasa da conversa dos astronautas, conversando sobre o avistamento de ovnis saindo da Lua , cara por favor , antes de se falar que alguma coisa exata temos que provar não é verdade então? A própria nasa admitiu a veracidade dos videos , então porque tantas duvidas? Nunca ouviste falar que uma mentira falada muitas vezes vira uma verdade! E nunca ouviste falar também que o verdadeiro Cientista é aquele que é inconformado que não vê a finalização em um projeto finalizado. Eu sou um inconformado e portanto sou um adepto fervoroso da inconformação cientifica e filosófica assim como sou adepto das seguinte expressões :

    – O que é verdade hoje é mentira amanhã e vice-versa
    – Não existem verdades absolutas
    – Nós vivemos numa verdade ilusória onde a ilusão na realidade é a verdade
    – Só sei que nada sei
    – Não posso acreditar num sistema que apenas trabalha para si mesmo (a prova disso é a concentração de dinheiro que existe no planeta , pouquissimos com quase tudo e quase todos sem nada) Estás em Portugal não é? olha a crise aí, agora vai ver como estão os bolsos dos mega empresários e Politicos, aí tiras ilações) Dá para acreditar em tudo que nos é ensinado nas escolas?

    Mais umas perguntinhas além daquela que fiz da Lua ser paradinha em rotação… me responde uma coisa onde está o elo perdido entre os primatas e a gente? Sem respostas não é? Então mas me diz uma coisa não é isso que se ensina nas escolas , foi isso que aprendi em Portugal quando estudei aí á muitos anos atrás… Mas espera aí a Teoria da Evolução como o próprio nome indica não é uma TEORIA , então porque todo o mundo a coloca como uma verdade absoluta se ela além de não ser comprovada cientificamente, tem falhas mais que suficientes para a descartarem , bem….

    Fico me por aqui

    Assim que der uma palestra aqui São Paulo estás convidado, vais ver com teus próprios olhos muitas verdades e material palpável.

    E já agora vê aqui o site Russo larga um pouquinho a Nasa

    http://www.federalspace.ru/

    Foi um grande prazer teclar contigo e por favor sem ressentimentos 😉

    Já agora faz um estoque de comida e água em casa, porque o colapso economico está vindo aí pode ser agora em Outubro aí não sei. E isso não é brincadeira não (homem prevenido vale por dois). Agora estou falando como Economista analista Técnico e Fundamentalista. E já te respondendo a possível pergunta que poderá vir: como eu sei? Simplesmente não existe Lastro para pagar, e para as pessoas que acessam o teu Blog entenderem é o seguinte, não existe deposito em Metal precioso (Prata e Ouro) para sustentar o arrombo da dívida que está circulando ou seja estão empurrando a dívida com a Barriga sabe-se lá até quando e o pior é que o dinheiro (papel moeda) que circula por aí é milhares de vezes maior que o lastro e os numeros que circulam nos bancos (não papel moeda) é milhares de vezes maior que o próprio papel moeda. Assim quando os países não conseguirem nem pagar os juros meu filho , sai de baixo que a cobra vai fumar como falam aqui no Brasil. 🙁

    GRANDE ABRAÇO e desculpa alguma coisa sem ressentimentos

    1. Paulo,

      Num post sobre o Elenin, fala-se sobre o Elenin.
      Eu sei que os conspiradores têm a mania de misturar as coisas de modo a provocar confusões sobre os assuntos.

      A NASA não me é querida nem deixa de ser. A NASA faz o seu trabalho como toda a gente no mundo faz.
      Essa notícia está já aqui no astroPT, e, repito, nada tem a ver com o Elenin:
      http://www.astropt.org/2011/03/15/terramoto-move-o-japao-e-leva-a-dias-mais-curtos/

      E lá é explicitamente dito isto:
      “a rotação da Terra acelerou 1,6 milionésimos de segundo (microsegundos), o que faz com que o dia (24 horas) diminua nesse valor.
      (lembremo-nos que no passado a Terra rodava mais depressa, e que os dias eram assim mais curtos; agora têm cerca de 24 horas; no futuro a Terra rodará cada vez mais devagar, e os dias serão mais longos)”

      Facilmente se percebe que o que o Paulo disse (“da mudança do Eixo da Terra, está acentuando a velocidade nos ultimos 10 anos”) é totalmente mentira e contrária ao conhecimento que se tem do assunto.

      “captura um ovni fazendo movimentos rápidos acentuados da esquerda para a direita em seguida de baixo para cima e some, o que me dá 100% de certeza da veracidade por ter sido eu mesmo que captei com minha câmera, com certeza não era um pirilampo”

      Eu também já fiz vídeos desses.
      E também já publiquei aqui no blog dezenas de vídeos com essas caracteristicas. Nenhum deles é OVNI.

      “você é daqueles que acredita que somos descendência evolutiva de Primatas porque se aprende nas escolas”

      Eu sou daqueles que gosta de ter conhecimento. Você é daqueles que prefere não o ter.

      E no entanto, a hipocrisia é tanta que está a usar internet, que foi feita com a mesma ciência e pelos mesmos cientistas que você hipocritamente nega.

      “olha!! que tem muito mais, entende!!”

      Esse é o objecto da ciência. Só quem não percebe nada de ciência pode dar argumentos desses, que demonstra só uma coisa: desprezo pela realidade.

      “Se você não consegue ver ovnis na Lua é porque a maioria deles estão no lado oculto assim como construções”

      E no entanto, a Lua tem um movimento que permite ver parte desse “lado oculto”. Mas para quê ter esse conhecimento?
      Além de por outro lado, várias agencias espaciais já enviaram sondas para esse lado oculto da Lua… e nunca viram nada dessas parvoíces que os pseudos imaginam sobre a NASA (sim, porque eles imaginam isso porque extraterrestres lhes disseram telepaticamente… enfim, patético).

      “usam espectros diferentes, por isso que eles conseguem filmar e nós não , só que essas imagens são usadas apenas internamente…”

      Quanto a como as imagens são feitas, já lhe foi explicado em cima. Se quiser, vai ver; se não quiser, continue a acreditar em parvoíces.
      Quanto a haver imagens só usadas internamente, você sabe isso como? É um dos que esconde imagens? Afinal quem anda a enganar toda a gente é você!
      Se não sabe, então não afirme parvoíces ditas por miúdos que vivem na cave dos pais.

      Muita gente trabalha na NASA sem trabalhar nos vários centros da NASA… percebe?
      A NASA tem diversos centros e tem milhares cientistas a trabalhar para a NASA espalhados por centenas de sítios.
      Essas imagens “só vistas internamente” são mais diarreias mentais de quem nem sabe o que é a NASA.

      “não sou qualquer pessoa conspiracionista”

      O dizer que não é, vale 0.
      O que tem dito para cima prova que o é a 100%.

      “O que é que o governo Brasileiro tanto quer esconder em Varginha e não deixa os ufologistas fazerem o trabalho investigativo e CIENTIFICO…”

      Se calhar o Governo brasileiro não tem nada… mas vocês é que gostam de imaginar coisas e fazer-se passar por vítimas.
      O Paulo tem provado que é alérgico à ciência, ao conhecimento, logo não consegue fazer “trabalho investigativo e científico”.

      “Além disso só para te dizer que com certeza você nunca foi Ufologista de verdade simplesmente porque não estaria falando algumas coisa meio que absurdas no campo de Ovnologia.”

      Eu posso dizer o mesmo de você. Você não é ufologista, é um simples crente em disparates.

      “achas que eles (a Nasa) iriam publicar alguma coisa que fosse contra as ordens do Governo Americano, e já agora vê alguns videos da Nasa da conversa dos astronautas, conversando sobre o avistamento de ovnis saindo da Lua”

      Afinal publicam ou não publicam? Se publicam esses videos, então os conspiradores imaginam mentiras. Se não publicam, os conspiradores imaginam mentiras. Faça o que faça, a NASA é sempre acusada de algo pelas parvoíces dos conspiradores.
      Por outro lado, esses vídeos dessa forma não existem. Não seja crente fundamentalista em tudo o que vê no YouTube. Os vídeos originais estão disponíveis para quem os quiser ver. Mas já percebi que conhecimento não é para si.

      “A própria nasa admitiu a veracidade dos videos”

      Sim, porque não mostram nada de mais. Basta ver.

      “E nunca ouviste falar também que o verdadeiro Cientista é aquele que é inconformado que não vê a finalização em um projeto finalizado. Eu sou um inconformado e portanto sou um adepto fervoroso da inconformação cientifica e filosófica assim como sou adepto das seguinte expressões”

      Afinal agora já está a defender os cientistas da NASA? Enfim… nem sequer se apercebe das contradições em que cai.
      Já agora, existem muitos inconformados. Hitler era um inconformado, mas não era cientista.
      Assim como o Paulo pode ser um inconformado, mas só diz parvoíces anti-conhecimento.

      “O que é verdade hoje é mentira amanhã e vice-versa”

      Na ciência, isso é mentira.
      http://www.astropt.org/2011/08/23/ciencia-nao-erra/

      “Não existem verdades absolutas”

      Nem crenças absolutas, apesar da sua crença fundamentalista em conspirações.

      “Nós vivemos numa verdade ilusória onde a ilusão na realidade é a verdade”

      Matrix era um filme.

      “Só sei que nada sei”

      Então aprenda em vez de fazer afirmações disparatadas.
      Se não sabe, pergunte.

      “Não posso acreditar num sistema que apenas trabalha para si mesmo (a prova disso é a concentração de dinheiro que existe no planeta”

      Sim, eu quando vejo a lista da Forbes, percebe-se que os 100 mais ricos são todos cientistas… esses cientistas riquissimos… enfim… mais um disparate.

      “me responde uma coisa onde está o elo perdido entre os primatas e a gente”

      Mais uma vez, como tudo o resto, nada disto tem a ver com o Elenin.
      Não existem “elos perdidos”… existe sim um gradual acumular de conhecimento. E sim, isso tem acontecido.
      Como você nada percebe de ciência, fala de “elos perdidos”… enfim… mas já se viu ao espelho? Se calhar encontra-o lá.

      “Todos os cientistas em base tem que provar aquilo que falam.”

      Mentira. O ónus da prova está em quem faz afirmações extraordinárias.
      Além disso, os cientistas preferem gastar o seu tempo a trabalhar para o progresso da Humanidade, em vez de perderem tempo com parvoíces de pseudos que só atrasam o progresso da humanidade.

      “Porque você em vez de ficar estacionado no Site da Nasa voce não investiga mais o lado da Russia”

      Por acaso também temos várias coisas vindas da Rússia.
      Além de que um dos nossos coordenadores é uma das pessoas que mais sabe sobre o programa espacial Russo.
      Mas já se percebeu que o Paulo rejeita o conhecimento, e passa o tempo a fazer afirmações parvas.

      “eu não discuto com pessoas que estão completamente com mente cientificamente fechada”

      Precisamente. O Paulo é um desses crentes com a mente tão aberta que o cérebro já saiu.
      Já os cientistas têm a mente aberta o suficiente para fazerem coisas fantásticas como a Internet, computadores, etc.

      “mas te garanto que tem muito mais coisa que nossos sentidos não podem detetar”

      Claro. E o Paulo detecta porque é extraterrestre… ou então porque sabe que EM CIENCIA o espectro electromagnético não se limita à parte visual, e por isso utiliza instrumentos que lhe foram dados pela CIENCIA e por CIENTISTAS… porque os cientistas, esses sim, conseguem ver para lá da luz visível.

      “Porque é que a Lua está sempre com o mesmo lado virado para a Terra?”

      Não é só a Lua.
      Várias luas do sistema solar têm exactamente o mesmo, e vários planetas extrasolares acontece-lhes exactamente a mesma coisa.
      Tem a ver com a atracção gravitacional do corpo mais próximo, e demora milhões de anos.
      Isto é conhecimento básico.

      Mas o Paulo, mais uma vez, prova que ignora até o conhecimento básico. Para si, tudo é uma grande conspiração!
      Enfim… informe-se ANTES de imaginar parvoíces.

      Paulo, faça a experiência do Dawkins: se tudo é uma grande mentira da ciência, então atire-se do topo de um edifício de 20 andares. Se conseguir voar, então a gravidade (a mesma que faz com que a Lua tenha sempre a mesma face virada para a Terra) é uma mentira dos cientistas. Se se espatifar cá em baixo, o mundo ficará livre das suas parvoíces.
      Como vê, só vantagens.

      “Mas espera aí a Teoria da Evolução como o próprio nome indica não é uma TEORIA , então porque todo o mundo a coloca como uma verdade absoluta se ela além de não ser comprovada cientificamente, tem falhas mais que suficientes para a descartarem , bem….”

      A Teoria da Evolução é sim uma Teoria. Tal como o é a Teoria da Gravidade. Uma Teoria não quer dizer que se saiba tudo sobre esse assunto.
      Mas se acha que as teorias científicas são mentiras, faça a experiência do Dawkins: atire-se do topo de um edifício de 20 andares, e já vê se uma TEORIA científica funciona ou não.

      Sugiro ao Paulo para não fazer mais comentários que nada têm a ver com o assunto do post, e parar de fazer comentários cheios de mentiras e parvoíces.
      Se quer ter conhecimento, pergunte.
      Se não quer ter conhecimento, o astroPT não é para si.

      Eu trabalho e não tenho tempo para aturar as suas diarreias mentais, as suas posições anti-conhecimento, as suas hipocrisias, e os seus disparates conspiratórios (o facto da Lua ter sempre a mesma face para a Terra é de partir a rir de tão básico que é!) .
      Os seus comentários cheios de mentiras irão a partir de agora para SPAM. Este é um sítio de ciência onde se dá valor ao conhecimento.
      Além disso não sou psiquiatra para o poder ajudar em matéria de problemas mentais.

      abraços

  15. Li seu artigo, e a maioria das respostas, sou economista e ufologista nas horas vagas, tenho acesso a muitas imagens e videos (que não são fakes) de fenomenos que a ciencia não pode explicar, agora faço três perguntas:

    1- Primeiro que tudo eu admito que sou muito mais conspiracionista do que muita gente simplesmente porque várias coisas aconteceram muito estranhas nos ultimos anos que ainda não têm explicações logicas , é de ver o tsunami de 2004 , tivemos agora em 2011 no Japão, e já foram dois em apenas 7 anos ( o que não é normal) , a nasa no dia 10 de Junho manda uma mensagem para todos se prepararem para eventos catastroficos, só este ano já tivemos perto de 1800 terramotos onde a média é de 1300 anuais (500 a mais que a média anual e ainda faltam 4 meses para terminar o ano), agora a minha pergunta é como você explica tudo isto?

    2-Como é possível acreditar numa instituição (NASA) que não nos diz que a Lua tem vida extraterrestre, que não nos diz que a Lua é colorida ao invés de cinza, que mente sobre Ovnis e tenta ridicuralizar o assunto onde já está mais que provado por alguns governos Oficiais (Belgica é um deles) e ainda trabalha para um governo que supostamente é enganador e corrupto, egoísta e escravizador (Governo Americano) isso sem falar nas fotos que eles manipulam e retiram do site assim que alguma coisa aparece estranha. E tem mais …eles supostamente tiram centenas de milhares de fotos e apenas colocam meia duzia …estranho não é?…agora a pergunta é : Dá para acreditar na NASA? Voce não acredita que a Nasa está escondendo alguma coisa?

    3-Nada contra ao seu estudo e opinião sobre o Elenin , mas dada a sua distância pequena da Orbita da Terra e sabendo que ele em 10 de Setembro vai ficar a uma distancia muito pequena do Sol (Na Faixa dos 0,48 Unidades Astronômicas), não é UNANIMIDADE entre os Astrônomos (Isso eu sei porque tenho um amigo Astrônomo com mais de 45 anos de Profissão aqui no Brasil) que segundo ele , poderá haver alterações na Orbita, inclusivé explosões dependendo do material do interior do nucleo do cometa, e com isso uma das partes pode (com a minima probabilidade claro , mas pode) vir em direção da Terra. A minha pergunta é, dado tudo o que falei me diga se você acredita ou não nessa probabilidade?

    4- Se o Elenin passou no cinturão de Kuiper não poderá ter arrastado alguns asteroides com ele e com isso colocar alguns na direção da Terra e que dada a possivel força de atração do cometa (ainda não divulgada pelo menos que eu saiba) fazer com que alguns desses asteroides ou um se chocar contra a Terra , temos que ter a noção que um asteroide de 100 metros faria um estrago considerável ainda mais se chocar no oceano. E temos que considerar que os asteroides não necessariamente vem na mesma direção do cometa. O que vc acha? Acredita nessa possibilidade?

    5- Porque é que a Nasa demorou um tempão (mais de 15 dias , onde o normal é no maximo 3 dias) para dar a Orbita exata deste cometa?

    Caro Carlos , não quero que me leve a mal , até porque todos os dias vejo a loucura dos homens , e admito que existem exageros e muitas fraudes , eu que o diga como Ufologista ter que lidar com mais de 90% de material falsificado (Fakes), estamos digamos assim no mesmo barco , apenas estou tentando lhe dizer que existem conspiracionistas que divulgam muitos trabalhos em cima de fatos concretos e não em ilusões.

    Gostaria que desse uma olhada na questão da mudança do Eixo da Terra, está acentuando a velocidade nos ultimos 10 anos, veja sobre isso e comente tambem.

    Obrigado

    Abraços e parabens pelo trabalho.

    1. Olá Paulo,

      Eu fui gestor. E também fui ufologista durante muitos anos, e continuo a ter vários amigos que o são.
      As imagens e vídeos a que tem acesso, nós também temos. E posso-lhe assegurar que ao longo dos anos fui tendo acesso a mais fotos e vídeos do que o Paulo alguma vez teve.

      Os fenómenos ainda não explicados pela ciência, podem ser imaginados pelas pessoas e não reais em si próprios… além disso, a ainda não explicação chama-se ciência. Nada tem a ver com OVNIs, Elenin, ou o que seja 😉

      1 – Não aconteceu nada nos ultimos anos que não tenha explicações lógicas, nem que não tenha acontecido no passado.
      Os tsunamis e terramotos são frequentes. Só quem não tem noção histórica é que não sabe disso. E só quem não olha para terramotos é que não percebe que eles existem todos os dias.
      Eu já dei este site por dezenas de vezes:
      http://quakes.globalincidentmap.com/
      É mentira que a NASA tenha enviado uma mensagem dessas, como se tivesse alguma coisa a ver com cometas. Também já falei sobre isso várias vezes aqui pelo blog.
      http://www.astropt.org/2011/07/03/plano-de-emergencia-da-nasa/

      Como explico tudo? Conspirações sem sentido, de pessoas que vivem mentalmente fora do planeta… só pode.

      2 – A NASA dá-lhe quase tudo o que o Paulo utiliza na sua vida diária.
      Dizer que não “acredita” nela é negar tudo o que utiliza diariamente. Ou seja, é uma hipocrisia (isto para utilizar um eufemismo).
      http://www.astropt.org/category/vantagens-da-exploracao-espacial/

      A Lua não tem vida extraterrestre. Basta apontar um telescópio para lá. Eu sei que é difícil para conspiradores fazerem as experiências mais simples, quando o seu objectivo é só dizer absurdos.
      Além disso, nada disto tem a ver com a NASA. Existem várias agencias espaciais por todo o mundo, e milhões de astronomos amadores.

      A NASA não mente sobre OVNIs, e são os próprios ufologistas que se ridicularizam. A NASA não tem culpa de muitos de vocês terem vácuo no lugar do cérebro.

      A NASA trabalha para o povo.
      Quanto ao Governo, todos são. Se não quer governos, sugiro que mude para a Lua e que viva entre a vida que diz que existe lá.

      As fotos não são manipuladas. Também já foi explicado neste blog por várias vezes como as imagens espaciais são feitas. Basta ler para ter conhecimento, em vez de fazer afirmações absurdas.
      http://www.astropt.org/2009/05/13/telescopio-espacial-hubble/
      Quando não se sabe, pergunta-se, mas não se afirma disparates.

      A ciência não se faz de acreditar nesta ou naquela pessoa, ou nesta ou naquela instituição.
      Existem dezenas de agencias espaciais por todo o mundo. Se a NASA escondesse alguma coisa, uma outra agencia (ex: Chinesa) vinha logo avisar, obviamente, porque tem interesse nisso.
      Além disso, existem milhões de astronomos amadores e radio-astronomos por todo o mundo que não estão ligados a qualquer instituição, e podem confirmar vários dos dados da NASA.
      A ciência não se faz de acreditar, mas sim de olhar para as evidencias.

      Para os conspiradores, existe uma tão grande conspiração, que toda a gente no mundo tem que estar contra eles. Eles, que não sabem do que falam, acham que têm mais conhecimento que os especialistas. É o cúmulo do narcisismo, da arrogancia, e da paranoia. Obviamente que isso só se cura com psiquiatras… e nada tem a ver com a NASA.

      3 – O que não há unanimidade é se o Elenin se vai desfazer.
      http://www.astropt.org/2011/08/30/elenin_podera_nao_sobreviver_ao_perielio/

      Mas há unanimidade quanto aos efeitos na Terra: 0.

      Novamente a sua pergunta é se eu acredito. É indiferente aquilo em que eu acredito. Eu posso acreditar no Pai Natal, na Fada dos Dentes, em unicórnios invisiveis voadores, e que 2 + 2 = 7.
      O conhecimento é diferente do que eu acredito. Conhecimento é diferente de crenças.
      E mais uma vez neste caso, basta olhar para as evidencias.

      4 – Nós temos várias fotos do Elenin. Ele não arrastou nada.
      Novamente basta olhar para as evidências. NADA tem a ver com crenças ou conspirações.

      As conspirações de “cluster” do Elenin já foram explicadas aqui:
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/#comment-44261

      5- Porque é que a Nasa demorou um tempão (mais de 15 dias , onde o normal é no maximo 3 dias) para dar a Orbita exata deste cometa?

      Os cometas são pequeníssimos. Têm pouco efeito sobre outros corpos. Logo, tem que se esperar para ver a “rota” e ver efeitos nos outros corpos para saber onde vai passar a seguir.
      Mesmo assim, as órbitas de TODOS os corpos são constantemente revistas, porque a NASA, ao contrário dos conspiradores, gosta de saber as coisas ao milímetro.

      Por fim, as pessoas imaginam que as órbitas são “retilineas e todas direitinhas”, quando isso é totalmente mentira. Mesmo a Terra anda constantemente “para cima, para baixo, para a direita, para a esquerda”, etc. O que se tem são médias bastante aproximadas da realidade.

      “apenas estou tentando lhe dizer que existem conspiracionistas que divulgam muitos trabalhos em cima de fatos concretos e não em ilusões.”

      E eu tenho lhe estado a dizer que não existem esses “fatos concretos”, mas sim somente alguém que se lembrou de levantar de manhã e dizer uma idiotice qualquer… e depois os crentes vão atrás.
      Aliás, sobre o Elenin existe um fenómeno psicológico muito interessante. Como disse o Hitler, quanto mais descarada e mais disparatada fôr a mentira, mais os crentes acreditam nela como se fosse verdade. O Hitler ficaria orgulhoso com a quantidade de disparates (mentiras descaradas) que têm sido ditas sobre o Elenin, e com a quantidade de fundamentalistas que cegamente seguem essas crenças.

      O eixo da Terra está bom e recomenda-se. Para ler sobre mudanças nele, leia sobre o fenómeno da Precessão – um movimento normal e gradual na Terra que os miúdos aprendem na escola, mas que os conspiradores não aprendem.
      É um movimento que já existe há mais de 4 mil milhões de anos e nada tem a ver com o Elenin.

      Mais sobre o Elenin:
      http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/

      abraços!

  16. Pior… não compreendo inglês, e não estou a entender o que esta sendo dito…. poderia me dar informações sobre o assunto???
    Obrigada….

    1. Olá Leticia,

      Pode carregar em CC, em baixo do vídeo, transcrever o vídeo (ou seja, colocar legendas), e a seguir traduzir essas legendas para português. Tudo isso está disponível no CC do video.

      Basicamente as razões são simples:

      Pode ver as mesmíssimas zonas do céu nas fotografias originais e até noutros programas, como WWT, e não vê qualquer “censura” nessas zonas…. e também não vê qualquer objecto conspirador.

      Pode por si própria olhar pelo seu telescópio e ver que não existe qualquer conspiração nessas zonas… a não ser para os vigaristas que não querem olhar para nada.

      O problema do GoogleSky, de ter VARIAS zonas “negras”, é que não é perfeito, como nada é perfeito. E por isso, ao misturar milhares de fotos em cada quadradinho, por vezes dá erros, outras vezes dá problemas de saturação, etc.
      O GoogleSky é um programa educacional, e NAO um programa para se ver as fotografias ORIGINAIS dessas zonas do céu.

      NUNCA poderia ser qualquer objecto grande e perto (que chegasse nos próximos anos). Já expliquei aqui:
      http://www.astropt.org/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/

      abraços

  17. Porque será que o google esta sensurando nosso céu????
    http://www.youtube.com/watch?v=w2S0CTO2mss
    http://www.youtube.com/watch?v=zhN3ithAgO8&feature=related
    Aguardo sua resposta

    1. O Google não está a censurar qualquer céu.

      Sugiro que aprenda como as imagens vão lá parar, antes de acreditar em conspirações absurdas.
      http://youtu.be/_VZY115vfYk

      abraços

  18. Esse é o caminho dos grandes profetas…… agora falta a visão alquimica.

    • Ana Guerreiro Pereira on 26/08/2011 at 21:26
    • Responder

    Gustavo, os alinhamentos de planetas não provocam terramotos na Terra. Os cometas não provocam terramotos na Terra. Quem afirma que isso é verdade não pode ser um cientista sério e sábio, porque isso é treta. 😉 Artigos desse estilo não são cientificos.

    Vi a página desse senhor e é mais do que claro: não sabe do que fala e só diz disparates. É um conspiracionista q só diz disparates. 😉 Não acredite no que ele diz sobre estes temas.

  19. Olá Carlos,

    Existe mesmo esse cientista “Omer Bashich” que publicou artigos científicos sobre a influência dos alinhamentos dos planetas e sol (também incluindo o ELENIN) com os terremotos na Terra?

    Dê uma olhada:

    Artigos científicos:
    http://arxiv.org/abs/1104.2036
    http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1104/1104.2036.pdf

    Omer Bashich

    http://sites.google.com/site/omerbashich/

    Qual a sua opinião sobre esse artigo?

      • Ana Guerreiro Pereira on 26/08/2011 at 21:28
      • Responder

      Gustavo, dê uma olhada aqui a esta página:

      http://rationalwiki.org/wiki/Mensur_Omerbashich

      è um pouco pejorativa no que respeita á personagem em causa, mas é basicamente o que pretendo transmitir. Esse senhor não é bom da cabeça 😉

    1. Gustavo,

      O site que dá do Mensur acho que é perfeitamente evidente do tipo de pessoa que ele é.
      Só sabe insultar a NASA, enquanto usa na sua matemática os números que a NASA lhe dá.
      Enfim… só esta hipocrisia já dá para perceber a personagem.

      O artigo que ele colocou no arxiv está cheio de erros e de presunções completamente falsas.
      Por isso, ninguém lhe aceitou o artigo. É uma carrada de parvoíces.

      De resto, já respondi a isso, neste comentário:

      http://www.astropt.org/2011/08/09/nasa-fotografa-cometa-elenin/comment-page-1/#comment-44592

      Todos os dias existem dezenas de terramotos por todo o mundo. Sendo mais frequentes no Japão, Califórnia, entre outros sítios.
      Deixem-me repetir: todos os dias!
      Ou seja, “profetizar” que vai haver um terramoto é a mesma coisa que profetizar que o Sol vai nascer.
      Não tem nada a ver com o Elenin nem com qualquer cometa ou asteróide.
      Dezenas de Terramotos acontecem TODOS os dias.

      Podem nos próximos 300 anos estar atentos a esse site:
      http://quakes.globalincidentmap.com/
      E assim já percebem que existem terramotos TODOS os dias, independentemente de haver ou não cometas no espaço.

      Quanto ao Mensur, é um conspirador:
      http://rationalwiki.org/wiki/Mensur_Omerbashich
      Afinal, só pode mesmo ser conspirador quem “profetiza” terramotos devidos a cometas… nem sequer sabendo que há dezenas de terramotos TODOS os dias, mesmo quando não há qualquer “alinhamento” ou cometa no céu.

      Ainda estou para ver quem vai dizer que no dia X não vai haver terramotos. Essa sim seria uma profecia em condições… que teria resultado negativo, claro, mas em condições… porque seria algo anormal.

      ——————————————————–

      Seguidamente, nesse comentário, coloquei as minhas previsões:

      Vou fazer como o Mensur: amanhã vai haver um terramoto na Califórnia, devido ao nariz do Rodolfo, a rena voadora do Pai Natal, estar alinhado com a estrela Vega.

      Podem ir ao site amanhã, e ver que acertei!
      http://quakes.globalincidentmap.com/

      Será que a partir de amanhã vão dizer que sou profeta?

      —————————————————————————————

      Dois dias depois coloquei este comentário:

      http://www.astropt.org/2011/08/09/nasa-fotografa-cometa-elenin/comment-page-1/#comment-44668

      Incrível. Ontem houve 52 terramotos na Califórnia!!!

      Está provado que o Pai Natal existe, e que Rodolfo, uma das renas do Pai Natal, passou pela Califórnia 52 vezes!!
      O alinhamento do nariz do Rodolfo levou a todos esses terramotos!

      E eu sou um profeta com 110% de sucesso nas profecias que faço!

      😛 😛 😛

      —————————————————————–

      Como se percebe, sou muito melhor profeta do que alguma vez o Mensur será.

        • Ana Guerreiro Pereira on 27/08/2011 at 12:03

        Carlos, e eu, e eu! Nesse poste fiz uma profecia de terramoto e depois…pimbas, Virginia! Sou melhor profeta e tudo, fui dar a uma região onde não são tão esperados (se é q percebi bem). 😀

  20. Carlos talvez voce não tenha entendido o sentido da pergunta.
    Se voce tiver tempo veja apenas a parte que fala sobre a virgem.
    http://www.youtube.com/watch?v=uQfdUoiyJkc

    1. Não falei, Carlos? O foco é metafísico.

    2. ok. A resposta continua a ser não.

      Os planetas não são deuses.
      Não existem dragões no céu.
      Aquele segmento era sobre o nascimento de Jesus.
      As constelações nada têm de físico.

      No vídeo, as ligações entre as coisas são completamente estapafúrdicas. Aposto que ele conseguia fazer ligações a histórias com o Tio Patinhas também.

      A verdade é que usar a Bíblia para calcular o fim do mundo, além de ser negado pela própria Bíblia e pela Igreja, é algo que é utilizado sempre que há as histerias de fim do mundo.
      Em 1997, por exemplo, foi muito utilizado.
      Mas em 2000 ainda foi mais.

      A verdade é que nada existe, mas os conspiradores gostam sempre de imaginar ligações inexistentes.

      abraços

  21. Carlos,
    Em apocalipse 12 fala da virgem com 12 estrelas na cabeça.
    Estão dizendo que Elenin em determinado momento sera a decima segunda estrela.
    Isto quando a virgem estiver sobre a Lua.
    Posso acreditar nisto?

    1. Quais são as outras 11?

      De qualquer modo, a resposta simples é: não.
      Elenin nunca será uma estrela.

      abraços

        • shirley on 25/08/2011 at 15:12

        Não é uma metáfora? O foco dele é diferente do seu.

      1. Então não percebi…

Responder a Mateus Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights