Terceiro passeio espacial do Endeavour

Os preparativos para o terceiro passeio espacial (actividade extraveícular), trabalhos de manutenção da ISS e reparações, ocuparam todo o dia 24 de Maio. O astronauta Gregory Chamitoff auxiliou os astronautas Andrew Feustel e Michael Fincke na configuração das ferramentas que os dois últimos usariam. No final do dia todos os membros da tripulação reuniram-se para uma revisão dos procedimentos a serem realizados no passeio espacial.

Na preparação para esta saída para o exterior da ISS, os dois astronautas utilizaram um novo protocolo para auxiliar na purga do nitrogénio das suas correntes sanguíneas. O processo (denominado In-Suit Light Exercise – ISLE) consistiu na elevação dos braços e pernas enquanto envergavam os fatos durante 50 minutos, seguindo-se outros 50 minutos de descanso no interior do fatos. Este processo evita assim que os dois homens passem a noite anterior à actividade extraveícular no interior do módulo Quest a pressão reduzida.

Pouco após o despertar, Michael Fincke auxiliou o Engenheiro de Voo da Expedição 28, Ronald Garan, a substituir um módulo de controlo de energia. Este, é essencialmente um interruptor que permite a transferência de ficheiros para o solo. Alguns dados experimentais foram afectados, mas muitas destas experiências podem armazenar dados para reprodução posterior.

Entretanto, o Comandante do Endeavour, Mark Kelly, trabalhou na substituição de uma peça no conjunto de remoção de dióxido de carbono. Mais tarde, Finke e Chamitoff trabalharam na substituição de um elemento do sistema de regeneração de oxigénio.

Ainda antes de terminar o dia o Piloto Gregory Johnson e Chamitoff conversaram com os jornalistas de duas estações de São Francisco (KPIX-TV e KGO-TV) e com uma rádio de Sacramento (KFBK Radio). Mais tarde, Kelly, Fincke e Chamitoff responderam a questões do The Daily, NewsRadio 1020 KDHA (Pittsburgh), KTRK-TV (Houston) e do Pittsburgh Tribune-Review.

Com a terceira AEV o braço Canadarm2 ficou mais próximo de possuir uma nova base de operações que lhe permitirá aceder à maior parte do segmento russo da ISS.

Os astronautas Andrew Feustel e Michael Fincke sairam para o exterior da estação durante 6 horas e 54 minutos no dia 25 de Maio. Os dois homens procederam à instalação de uma estrutura de fixação para fornecimento de dados e energia ao Canadarm2 no módulo Zarya. Um cabo para fornecer energia à  nova base operacional será instalado durante o quarto passeio espacial da missão.

Os dois astronautas também instalaram um conversor de sinal de vídeo no módulo Zarya e cabos de energia desde o segmento norte-americano para o módulo Zarya. Estes cabos proporcionam assim redundância na transmissão de energia dos painéis solares para o segmento russo.

Feustel e Fincke também terminaram um trabalho qua havia sido iniciado no primeiro passeio espacial, terminando a fixação de de uma antena exterior do sistema de comunicações wireless. Este trabalho havia sido adiado devido a um problema registado com um fato extraveícular.

Foram também obtidas fotografias dos motores do Zarya e registadas imagens em vídeo em infravermelho de um experiência com filmes com qualidades térmicas variáveis.

Com este passeio espacial o tempo total de construção, reparação ou manutenção da ISS em AEV ficou em 995 horas e 13 minutos (em 158 passeios espaciais).

Vídeos: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights