Espaço 1999

Uma série que deu há uns anos atrás vai passar na RTP Memória, a partir 2ª feira dia 30 de Maio – de segunda a sexta-feira, pelas 21:30h, com repetição às 14:15h do dia seguinte.

Mais informações aqui.

Uma loja online que vende miniaturas e outros artigos desta série.

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • António Castanheira on 30/05/2011 at 11:07
    • Responder

    Eu assisti à série na 1ª vez que foi exibida em Portugal.

    Acerca de alguns comments feitos acima por pessoal mais novo, refiro somente (para se ter uma noção do que estamos a falar) que, naquela época, era completamente ficção cientifica por ex. poder ver e falar com alguém através de um intercomunicador portátil de bolso (um telemóvel) ou usar esse aparelho como comando remoto, etc.
    Mesmo a abertura automática de portas por detecção da aproximação de alguém era algo ainda muito raro (mesmo os nossos vulgares elevadores ainda não usavam células fotoeléctricas, usavam portas de grades…).

    Lembro agora que, na altura, ninguém explicou como é que na série existia gravidade normal (terrestre) na base lunar mas, para ser sincero, ninguém se preocupou com isso ou com outras questões (como disse a Ana GP), além do mais, o conhecimento científico médio geral na altura era muito baixo (embora hoje possa ser mais deturpado) para que as pessoas se questionassem.

    Em suma, uma boa hipótese de entretenimento ou para rever algumas memórias mas com a certeza que a série não tem o ritmo narrativo nem a acção a que estamos habituados hoje em dia, nisso nada a fazer, era mesmo assim…

  1. Depois de ver este vídeo decidi que não vou ver esta serie, talvez seja novo demais para apreciar a serie mas a velocidade de rotação da lua aos 3:25 matou qualquer esperança de aturar o modo como televisão era feita naquela altura…

    1. bigkax,

      O vídeo a que te referes é uma montagem de vários episódios. Logo no primeiro episódio de Espaço 1999, um acidente no local de armazenamento de resíduos nucleares provoca uma explosão que arranca a Lua da sua órbita. Livre da influência gravitacional da Terra, a Lua passa a vaguear pela Galáxia. A explosão também acelera a sua rotação. 🙂

      Tens que enquadrar a série na sua época. Na altura era perfeitamente concebível usarmos a Lua como depósito de resíduos nucleares (tinham passado poucos anos desde a última visita do Homem à Lua). A força da explosão é claramente exagerada, mas permitiu aos criadores da série conceberem uma plataforma de trabalho para os episódios seguintes. Longe da Terra, presos à Lua numa trajectória para o desconhecido, os ocupantes da base Alpha enfrentam depois do acidente encontros com um sem número de mundos bizarros e seres vivos de aspecto e hábitos (não tão) estranhos.
      Na altura isto era puro entretenimento. 😛

      1. Na altura… adorava a série 🙂

        Agora sei que uma explosão na Lua não provocaria isso.
        E, claro, tal como em Star Trek, como raio é que eles percorrem tanto espaço numa semana e têm encontros com ETs todas as semanas? 😛
        A Lua, mesmo explodida, anda muito devagar pelo espaço. Só para chegar à estrela mais próxima demoraria, no mínimo, dezenas de anos…
        Mas claro, fazer uma série em que em dezenas de anos não se passaria nada a não ser a escuridão do espaço, seria muito monótono 🙂 LOL 😀

        • Ana Guerreiro Pereira on 29/05/2011 at 20:13

        Bem, eu respondo o mesmo que respondi ao geek/nerd q protestou num episódio de Torchwood por a equipa estar a fazer triangulação de um sinal de telemóvel com base nos resquícios de radiação deixados…

        “Pá, é ficção científica!!! Se se pode viajar no tempo, explodir a lua e arrancá-la da órbita, encontrar ets todas as semanas, viver sob uma fenda espaço temporal de onde brotam lulas, humanos do séc 51, se se pode viajar com vogons, se se pode viajar numa cabine telefonica q na verdade é uma maquina do tempo, etc, etc, etc, etc… porque diabo não podem fazer o raio de uma triangulação de sinal que até é mais simples do que viajar no tempo??? :DDD”

        é ficção científica. Onde tudo é possível 😛 não sejamos reféns de preciosismos 😛 😀 porque se vamos a embirrar com determinadas coisas por não serem cientificamente possiveis…pois! 😀

  2. é o filme ou a série??
    e pra quando a Galactica??

    1. Sim, é uma série 🙂
      Já corrigi 🙂

      Existem os DVDs à venda também… 🙂

      A Galactica é recente… e acabou tão mal 🙁

        • paulo almeida on 29/05/2011 at 07:23

        🙂 obrigado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights