Rapidez de Marte afetou-lhe o crescimento

“O planeta Marte formou-se num tempo recorde, apenas dois a quatro milhões de anos após o nascimento do sistema solar, enquanto a Terra levou 50 a 100 milhões de anos para atingir o seu tamanho actual.
Segundo um estudo publicado na revista científica “Nature”, a rapidez com que se formou Marte explica que o planeta seja mais pequeno do que a Terra ou Vénus. (…)
De acordo com o estudo da revista “Nature”, a Terra acumulou, durante dezenas de milhões de anos, pequenos corpos rochosos, espécies de embriões de planetas, com os quais entrou em colisão, o que lhe permitiu aumentar de tamanho.”

Leiam o artigo completo, em português, no Ciência Hoje, e em inglês, no Universe Today, na Universidade de Chicago, e na Nature.

1. Que chato!

Quatro planetas rochosos em nosso sistema, TRÊS na zona habitavel da estrela e só um tem caracteresticas sustentáveis à vida! Na minha opinião é uma perda de material! :/
    Um porque nasceu com pressão atmosferica acima do normal (1 atm) como o nosso mas devido a uma proximidade maior com a estrela acabou-se transformando em uma visao infernal de nosso proprio planeta, o outro devido ao pequeno tamanho conseguiu se estabilizar por pouco tempo mas acabou “secando”. As vezes a natureza é muito injusta :S

2. “pequenos corpos rochosos, espécies de embriões de planetas”… referia-se aos planetesimais correcto?

1. Sim, planetesimais. 😉