Endeavour despede-se da ISS

O vaivém espacial Endeavour separou-se pela última vez da estação espacial internacional dando assim início à fase final da sua última missão espacial.

O dia 29 de Maio ficou marcado pelas despedidas e pelo encerramento das escotilhas entre o vaivém espacial e a ISS, pondo-se assim ponto final a 11 dias de actividades conjuntas.

A maior parte do dia foi dedicada aos preparativos para a partida do Endeavour, onde esteve incluída uma fotografia em conjunto por todos os astronautas e cosmonautas a bordo, despedidas e o encerramento das escotilhas.

O Comandante do Endeavour, Mark Kelly, disse que esta foi uma missão cheia de sucesso, enquanto que o Engenheiro de Voo Ronald Garan referiu estar em total espanto com o bom funcionamento da máquina que representava a missão STS-134, agradecendo também à tripulação do Endeavour o facto de terem deixado a estação pronta para uma utilização contínua.

Durante a visita à ISS o Endeavour e a sua tripulação entregaram o espectrómetro AMS-02 e um contentor com peças sobressalentes. Os membros da tripulação do vaivém espacial realizaram quatro passeios espaciais nos quais realizaram diversas tarefas de manutenção e de instalação.

As transferências finais de equipamento e mantimentos entre o vaivém e a estação, o armazenamento das ferramentas utilizadas nos passeios espaciais e a finalização de uma importante tarefa de manutenção constituiram o foco principal deste dia.

O Especialista de Missão Michael Fincke finalizou uma difícil substituição de um dispositivo de absorção de dióxido de carbono que juntamente com Gregory Chamitoff havia iniciado no dia anterior. Estes trabalhos foram levados a cabo no módulo Tranquility.

Por seu lado, Chamitoff e Andrew Feustel finalizaram o armazenamento das ferramentas utilizadas nas actividades extraveículares. Feustel e outros membros da tripulação trabalharam na finalização da transferência de equipamento, experiências e mantimentos, com a maior parte a ser transferida da estação para o Endeavour.

Às primeiras horas do dia 29 de Maio o Endeavour utilizou os seus motores de manobra para elevar a altitude orbital da ISS.

As escotilhas entre os dois veículos foram encerradas às 1125UTC do dia 29 de Maio e a separação teve lugar às 0355UTC do dia 30 de Maio.

Vídeos: NASA

1 comentário

  1. No dia 14, foram acordados pela Galaxy Song 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights