Chocolate graças à Engenharia Genética

Actualmente dois patógenos ameaçam as plantações de cacaueiros e a consequente distribuição mundial de chocolate.

Os cacaueiros começaram a ser domesticados há cerca de mil e quinhentos anos pelos Maias. No entanto, os fungos vassoura-de-bruxa e podridão-pedra quase acabaram com as plantações nativas. O grande receio agora é que estes patógenos passem o oceano e invadam a África Ocidental, onde se produz actualmente cerca de 70% do cacau. O cacaueiros africanos não apresentam defesas contra esses patógenos já que foram domesticados em condições sem esses intervenientes, logo não apresentam resistência.

A solução passa por cultivar cacaueiros resistentes a essas infecções. Desta forma foram identificadas as plantas naturalmente resistentes para que polinizem com as descendentes por forma de as descendentes também apresentarem resistência. Contudo este processo é lento. É uma selecção artificial sujeita à demora das gerações.

Outro método bem mais rápido é recolher o genoma e identificar regiões de DNA que conferem resistência aos patógenos. Teríamos assim, em pouco tempo, plantações geneticamente modificadas, iguais às nativas e resistentes aos patógenos. Salvar-se-ía 1/3 da produção mundial de cacau.

Mais uma vez a ciência, mais precisamente a Biotecnologia, a ajudar a população.

Fonte: Scientific American