Mulher apanhada a vender um pedaço da Lua

Crédito: collect SPACE / Robert Pearlman

A NASA já tem apanhado vários vigaristas a vender pedras da Lua falsas, e tem apanhado outros a vender verdadeiras pedras da Lua.
Mesmo sendo verdadeiras, é ilegal vendê-las.
Desta vez, apanhou mais uma mulher a vender uma pedra da Lua.
O preço de venda era de quase 2 milhões de dólares.
Ainda não se sabe se a pedra é realmente da Lua ou não, mas de qualquer modo é ilegal.

Leiam sobre isto, aqui, e aqui.

1. Olá Boa Tarde eu vir passar por perto de mim uma bola de fogo e caiu a 50 m quando eu fui olhar no outro dia tinha varia pedras queimadas ágüem sabe me informa o que e?
    Tenho elas no face
    Agradeço

1. Angelica, como o seu registo de e-mail informa e como está dito por si por várias vezes no perfil de Facebook que criou há 1 mês atrás, “I want to sell my meteorites”, a Angelica não quer saber o que são as pedras.. porque assumiu que são meteoritos e quer fazer dinheiro com vender pedras.

Se quisesse saber o que são as pedras, então não pensava em criar páginas de Facebook para vender meteoritos, mas sim comunicava com o departamento de geologia de uma universidade perto de si e mandava analisar quimicamente os objetos de modo a saber o que são. Só depois disso é que pode garantir, com comprovativos credíveis, o que são as pedras.

2. Não vejo nenhum motivo para ser ilegal vender um meteorito lunar. A não ser que ela tenha roubado das amostras da Apollo. O artigo deixa entender que qualquer pedra lunar tem venda ilegal.

1. No comentário anterior é explicado que ninguém está a falar de meteoritos lunares. E o artigo também não fala disso.

Fala-se sim de pedras da Lua trazidas pela NASA nas missões Apollo, e essas são consideradas Tesouros da Humanidade, que não são propriedade de particulares.
      Logo, a venda dessas pedras é ilegal.

1. Opa Carlos, Com certeza vender pedras da NASA seria um crime nos EUA, afinal para vender uma delas antes seria necessário roubá-la e isto está bem explicado no posto anterior. Porém infelizmente o texto não deixa isso claro então um leitor desavisado pode pensar que a venda de qualquer pedra lunar é crime 🙂

2. Não necessariamente “roubar” 🙂
        A NASA perdeu algumas amostras… não sabendo o que lhes aconteceu.
        Por outro lado, como demonstração de boa fé, a NASA deu algumas amostras a alguns países… e essas amostras a NASA não controla… 😉

• Marcelo Domingues on 01/06/2011 at 21:49

Opa Carlos, não sabia desse extravio! 🙂
        Eu lembro de ouvir falar que o Brasil recebeu uma dessas amostras, mas ninguém sabia onde ela estava. Coisa de fração de uma grama.

3. Não foi só o Brasil…
        Infelizmente, vários países perderam o rasto à “coisa” 🙁

3. Estamos a falar de pedras apanhadas lá, ou coisas que cá caíram? imagino que se um pedaço da lua cai como meteorito (tinha que ter havido uma colisão de algo com a lua que soltasse um caco de Lua, e que por sua vez esse caco fosse suficientemente grande para sobreviver a uma entrada na atmosfera terrestre, chegar ao chão, e ser encontrado por alguém como meteorito) alguém pode tentar vender isso. Um meteorito lunar já pode ser vendido, certo? Uma rocha recolhida da Lua é que não pode, certo?
    Se alguém construir um robot que vá à lua – tipo X-prize – recolher amostras para fazer chegar à Terra, não pode depois vender o espóleo selenológico (não pode ser geológico, tem que ser selenológico 😉

1. Sim, é isso exatamente 🙂

Meteoritos é de quem os apanhar 😉

Mas rochas trazidas da Lua pelas missões da NASA, isso já é ilegal vender – os próprios astronautas não o puderam fazer 😉

De qualquer modo, a maior parte das vezes em que isto acontece… são vigarices… as rochas são terrestres, apanhadas no quintal ou na berma da estrada 😛

4. Eu, se estiverem interessados, vendo barato pedras da Terra, que como sabem é um dos mais famosos planetas do Sistema Solar.

1. LOLLLL acho que vi uns Saturnianos que estavam interessados… 🙂