Como criar a vossa própria pseudociência

O astroPT tem o prazer de apresentar em Portugal a mundialmente famosa Bandolete Quântica™. A Bandolete Quântica™ contém embutidos três hologramas quânticos de unobtainium revestido com mithril, que foram programados com frequências harmónicas que interagem magneticamente com o campo bioenergético natural do corpo humano. Os hologramas quânticos são produzidos através de uma tecnologia inovadora e patenteada designada por Alinhamento Fotónico Oscilatório®, que faz uso da emissão natural de infravermelhos do unobtainium de forma a gerar um campo sustentável de iões negativos em torno do cérebro humano. O campo de iões supercarregados estimula o aumento do fluxo sanguíneo, optimiza a distribuição de energia e promove o equilíbrio homeostático.

Simulação computorizada do campo de iões supercarregados

A manipulação dos campos bioenergéticos é um conceito milenar inicialmente desenvolvido pela medicina oriental, mas que só agora, com o desenvolvimento da nanotecnologia e da física quântica, começa a ser compreendido e utilizado pela medicina ocidental. Centenas de estudos científicos indicam que a maioria dos problemas de saúde e até o envelhecimento celular se devem a bloqueios nos canais energéticos do corpo humano. Estes canais são controlados pelo hipotálamo, uma estrutura existente no cérebro, sensível a uma frequência restrita de sinais iónicos que se situa nos 1.21 Gigawatts – a chamada NBFIW (Nonsensical Bullshit Frequency In Watts). A Bandolete Quântica™ normaliza a circulação dos electrólitos nos principais canais energéticos reestabelecendo assim o equilíbrio electrodinâmico fisiológico.

Vários estudos científicos indicam o claro benefício da Bandolete Quântica™

A Bandolete Quântica™ apresenta resultados imediatos no organismo, mas que vão depender do perfil bioenergético de cada indivíduo. A Bandolete Quântica™ pode ajudar, entre outras coisas, a:

• Melhorar a flexibilidade, resistência e força muscular;
  • Manter o equilíbrio energético;
  • Melhorar o desempenho sexual;
  • Estimular o sistema imunológico;
  • Regular a oxigenação do cérebro e dos músculos;
  • Aumentar a capacidade de memorização (excelente para alunos universitários);
  • Eliminar por completo as dores reumáticas;
  • Reverter o envelhecimento;
  • Eliminar toxinas e celulite do organismo;
  • Prevenir a infecção por parasitas extraterrestres.

A Bandolete Quântica™ é utilizada por vários atletas de alta competição, cuja profissão exige a melhor condição física. Várias individualidades da alta sociedade revelaram também já não conseguir passar sem a sua Bandolete Quântica™, como é o caso de Lili Caneças que mostrou recentemente o seu apoio e satisfação por esta maravilha da tecnologia holística: “Usar a Bandolete Quântica™ é o contrário de não usar a Bandolete Quântica™. Por isso, eu uso a Bandolete Quântica™.

Testemunho real: "Funciona de verdade! Eu tenho 46 anos!"

Não confie noutros produtos concorrentes que utilizam apenas um ou dois hologramas feitos de materiais inferiores como o mylar. A Bandolete Quântica™ é o único produto no mercado que possui três hologramas quânticos, e o único que utiliza a tecnologia patenteada do Alinhamento Fotónico Oscilatório® para produzir uma liga de unobtainium/mithril de alta qualidade. A Bandolete Quântica™ não se encontra à venda nas lojas normais e apenas pode ser comprada no astroPT. Este fantástico produto custa normalmente 120 euros mas pode ser adquirido por si nesta campanha de lançamento por apenas 59,99 euros. Não perca esta oportunidade única! Compre já e receba inteiramente grátis uma segunda Bandolete Quântica™ com um tratamento especial de adamantium para libertar as toxinas e radicais livres durante a noite enquanto dorme.

E então, estão dispostos a comprar uma bandolete quântica? Viram como é fácil inventar uma pseudociência? Nada do que eu disse faz qualquer sentido em termos científicos, é pura verborreia, mas aposto que era capaz de impressionar muitas pessoas por aí. Deixo aqui uma lista com dicas para criarem a vossa própria pseudociência. Não se esqueçam aqui do amigo quando ganharem o primeiro milhão…

1. Certifiquem-se de que preenchem o único pré-requisito verdadeiramente necessário para ganhar milhões à custa do próximo: Psicopatia, isto é, a completa falta de compaixão e remorsos.
  2. Apelem a algo que a maioria das pessoas deseje ou receie, coisas como sexo e longevidade, ou sofrimento e morte.
  3. Façam grandes promessas em como possuem provas científicas de que podem aliviar qualquer doença física ou emocional, providenciar sexo fantástico ou ajudar as pessoas a viver centenas de anos sem envelhecer. Mostrem uns gráficos ou umas animações para dar um aspecto mais científico.
  4. Usem um monte de chavões e expressões de significado dúbio. Utilizem frequentemente palavras como: energia, quântico, magnetismo, equilíbrio, harmonia, alinhamento, vibrações, iões negativos, iões positivos, electrões, infravermelhos, iónico, fotónico, natural, milenar, bioenergético, etc… Sugiro que assistam ao technobabble do Star Trek para mais inspiração. Façam o produto soar enormemente complexo, mas protejam as vossas promessas com expressões vagas como “pode ajudar”.
  5. Para afastar os críticos que percebam verdadeiramente de ciência, ornamentem a vossa promoção com referências a conspirações do governo ou corporações maléficas que querem esconder a verdade do grande público. Certifiquem-se de que toda a gente se lembra de que “a ciência não sabe tudo” e que “a ciência já errou”. Usem a sempre popular ideia de que a teoria da relatividade refutou a física newtoniana, e que a primeira foi depois refutada pela física quântica, ainda que isso seja um completo disparate.
  6. Não tenham medo de inventar e mentir como um político. Mesmo que sejam processados por fraude, vão apenas ganhar montes de publicidade gratuita. As probabilidades de virem a ter de pagar uma grande multa ou mesmo ir parar à cadeira são praticamente nulas. Mas se tiverem mesmo de pagar uma multa, mudem o nome do vosso produto e recomecem de novo com alguns retoques aqui e acolá. Podem continuar a fazer isso indefinidamente, dado o tipo de coisas em que autoridades competentes se focam. E não se preocupem com a possibilidade de os média vos investigar e expor como fraude, eles não vos vão incomodar até terem sido presos. Mesmo assim, vão apenas relatar que foram acusados de um “alegado” crime, o qual vocês irão negar e virar a vosso favor jogando a carta de perseguição.
  7. Usem e abusem da estranheza da física quântica para dar credibilidade à vossa “ciência”. Digam que a física quântica prova que tudo é possível no Universo, ainda que esta apenas sirva para descrever os fenómenos que acontecem à escala de moléculas, átomos e partículas subatómicas. Declarem que de alguma forma a experiência do double-slit prova que é possível deixar de comer e viver apenas da luz do Sol, ou até mesmo realizar todos os desejos pedindo por favor ao Universo com pensamentos positivos.
  8. Não sejam barateiros. Cobrem uma quantidade exorbitante de dinheiro pelo vosso produto/serviço. Quanto mais cobrarem, mais provável é as pessoas pensarem que o vosso produto é genuíno, especialmente as entidades que vos deviam fiscalizar.
  9. Afirmem que descobriam um “segredo” que escapou a todos os outros cientistas na História e certifiquem-se de que mencionam o nome de Einstein. Se tiverem a audácia suficiente, digam que descobriram uma nova lei da natureza que assustou de tal maneira a comunidade científica que agora tenta silenciar-vos.
  10. Adornem os vossos anúncios publicitários com testemunhos de atletas e celebridades. Usufruam da publicidade gratuita nos média percorrendo todos os talk shows da manhã. Podem ainda fazer um spot publicitário dentro do próprio talk show com um dos apresentadores a enaltecer o vosso produto. As pessoas confiam mais em celebridades do que em cientistas, médicos e entidades governamentais. Usem esse facto para vosso proveito.
  11. Declarem que a razão pela qual o vosso trabalho não foi publicado em nenhuma revista científica com revisão de pares (peer-review), deve-se a uma gigantesca conspiração para vos silenciar, ou que o desenvolvimento do vosso produto tomou todo o vosso tempo e dinheiro. Em alternativa podem sempre criar a vossa própria revista com uma revisão de pares devidamente “imparcial”.
  12. É melhor fazer asserções que não podem ser refutadas, mas se por acaso afirmarem algo que pode ser testado também não é preocupante. Poucos dos potenciais clientes irão notar e mesmo assim não se vão importar. Quando os cientistas refutarem a vossa nova “ciência”, inventem hipóteses ad hoc para contestar os argumentos deles. Não sejam tímidos a invocar apelos especiais para o vosso produto, afirmem que este não pode ser testado pela ciência actual porque esta é redutora e limitada. Estudos controlados, randomizados e duplamente cegos não funcionam com a vossa “ciência” e é por isso que os resultados dão sempre negativos quando algum cientista metido a chico esperto decide testá-la.
  13. Digam que o vosso produto se baseia numa tecnologia esquecida de uma qualquer civilização antiga e que entretanto foi redescoberta por vocês. Ou afirmem que ainda existem pessoas a viver na Índia ou China em aldeias remotas que utilizam essa tecnologia milenar e que vivem durante centenas de anos sem qualquer necessidade da medicina ocidental. Podem mesmo dizer que os utilizadores mais experientes do vosso produto serão capazes de realizar feitos mágicos como voar ou pelo menos levitar.
  14. Não se preocupem com a falta de evidências científicas para o vosso produto/serviço, utilizem as dicas do ponto número 11. As pessoas estão mais interessadas em testemunhos do que em estudos científicos. Mais depressa confiam na história da prima da vizinha da tia, cuja dor de cabeça se curou milagrosamente esfregando um gato preto na cabeça enquanto saltava ao pé coxinho, do que nos conselhos de um cientista, que aos seus olhos é um arrogante que tem a mania que sabe tudo.
  15. Não tenham medo de utilizar truques de magia para enganar as pessoas, embora estes raramente sejam necessários porque a maioria não sabe que vocês estão a tirar proveito da sua ignorância do efeito placebo, efeito ideomotor, ou de como realizar um teste controlado e correcto da causalidade.
  16. A maioria das pessoas são egocêntricas, por isso afirmem que o vosso produto/serviço irá revelar tudo sobre quem elas são e o que lhes vai acontecer no futuro. Façam uso do efeito de Barnum, fazendo afirmações gerais o suficiente para que a maioria das pessoas se identifique nelas.
  17. Associem-se aos grandes cientistas do passado que foram perseguidos. Galileu é o favorito nesta categoria. Utilizem a falácia de Galileu para afirmar que os cientistas da actualidade são demasiado estúpidos para conseguir compreender a vossa fenomenal “ciência”. Em alternativa, podem esquecer o grande cientista e escolher outra referência igualmente irrelevante, como o supra-guru new age Deepak Chopra, ou até fuinhas carismáticos como o Andrew Wakefield e Kevin Trudeau.
  18. Se forem demasiado preguiçosos para criar a vossa própria pseudociência do nada, encontrem um modelo para copiar. Por exemplo, nunca ninguém faliu vendendo suplementos vitamínicos e antioxidantes. Assegurem que a vossa marca previne o cancro ao estimular o sistema imunitário e que vai aumentar o QI aumentando a circulação sanguínea no cérebro. Mas não se esqueçam de mencionar que o vosso produto é totalmente natural, produzido por agricultura biológica, seguro para as crianças (mesmo que não seja) e que demonstrou melhorar o desempenho escolar até 80%. Podem até dizer que o vosso produto ajuda a balançar o chi e a desenrolar o kundalini.
  19. A maioria das pessoas deixam-se impressionar por títulos e uniformes, por isso comprem um diploma na internet e arranjem uma bata de laboratório. Se forem mesmo sovinas podem sempre forjar o diploma no Photoshop e roubar uma bata do vosso hospital local.
  20. Nunca admitam a derrota quando as vossas afirmações forem refutadas numa demonstração pública. Digam que o estudo é parcial e feito por pessoas com outras motivações, ou que existe um problema menor que vão consertar assim que mais investidores colocarem dinheiro no vosso bolso.

(Lista de dicas adaptada de Creating Your Own Pseudoscience)

1. Excelente! Era mesmo isto que eu procurava!

Já agora, não vendem sem unobtainium? É que desde que vi o Avatar, fiquei a saber que sou alérgico.

E não têm em verde, para combinar com a minha eco-bola para lavar a roupa sem detergente? 😛

2. Massa chara transformo curiosidade pela ciencia em dinheiro. Perdi a fé no blog.

1. Não precisa ter fé no blog. O blog vive de conhecimento, não de fé.

E se nem conseguiu entender a ironia e a explicação para as pessoas não caírem nas vigarices da pseudo-ciência, então precisa de muito pensamento crítico…

Enfim…

3. Resumindo toda essas paradas de power balance e gêneros, não funciona correto?

4. hahahah belo texto! 😀 Confesso que fiquei inspirado em criar uma religião/psedo-ciência/seita esotérica depois que li. Os gurus charlatões que ficaram milionários devem ser eternamente gratos aos cientistas/matemáticos que passam anos quebrando a cabeça para resolver problemas em aberto da ciência, e, as vezes nem são reconhecidos por isso, quiçá ganham algum dinheiro… 🙁

5. Adorei as referências literárias e cinéfilas 🙂

“unobtainium revestido com mithril”, “1.21 Gigawatts” 🙂

6. Com o triplo dos hologramas quânticos?! Epá, ao menos deve fazer o triplo do efeito das pulseiras, e ao actuar mais perto dos neurónios se calhar o efeito será ainda mais notório!
    Mas Isso foi mesmo bem estudado? Não haverá nenhuma interferência excessivamente positiva entre os campos da bandolete e o campo electromagnético natural do cérebro que regula os pensamentos? Não será um perigo para o próprio sucesso comercial da bandolete se os utilizadores passarem a pensar melhor?
    Será esta bandolete mais segura ou mais pergiosa que um telemóvel em termos de possibilidade de causa de cancro? Já iniciaram conversações com a OMS sobre este assunto? Ou será que o campo proveniente do Alinhamento Fotónico Oscilatório interage com a emissão electromagnética dos telemóveis, tornando até mais seguro o uso destes telefones?

O equilíbrio, em especial em marcha, ciclismo e muitas outras actividades desportivas está cientificamente provado que melhora! É um efeito que decorre do próprio peso e massa da bandolete, que ao ser colocada numa das extremidades mais elevadas do corpo, produz um efeito elevatório do centro de massa, aumentando o tempo de reacção a desequilíbrios. Há uma fórmula física para isto, relacionada com o movimento oscilatório dos pêndulos!
    A prova experimental para isto, é o equilibrar uma vassoura na vertical em cima de uma mão: a vassoura com o cabo para cima é mais difícil de segurar do que com os pelos para cima mais a bandolete lá colocada! Se funciona para melhorar o equilíbrio em vassouras burras e sem inteligência alguma, então funcionará muito melhor em seres humanos, com certeza..

• Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 13:36

LOOOOOOOOOOOOOOOL 😀

1. LOLOL 😀
      Não existe qualquer necessidade de testes, nós não acreditamos neles, basta ver os milhares de testemunhos pessoais de clientes satisfeitos.
      E a Bandolete Quântica é totalmente segura porque faz uso de iões negativos, e os iões negativos nunca são de mais.
      No entanto aconselhamos os nossos clientes a não usar mais do que três bandoletes ao mesmo tempo, pois existe a possibilidade das frequências harmónicas abrirem um rasgão interdimensional no tecido do espaço-tempo por onde podem sair grifos e dragões.

• Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 13:57

E não só, dessa fenda também podem sair ETs e viajantes do tempo! imaginem que vem cá parar alguém com peste bubónica!! Como é? Teríamos de chamar a Torchwood! E ainda te responsabilizavam pela parvoíce alheia, que não sabe ler instruções simples como “não use mais q 3 bandoletes simunltaneamente”!

1. Exacto. E é precisamente por não seguirem as instruções correctamente e por não terem pensamentos positivos suficiente que uma minoria de pessoas anda por aí a dizer que a Bandolete Quântica não funciona. Mas é só ignorância da parte deles!

2. LOLLLLLLLLLLLLLLLL 😀

7. Aproveito o assunto para divulgar os meus dotes: Especialista no Olho de Deus.
    Já pensou no risco que corre se o Olho de Deus lhe der um Mau Olhado?
    Eu sou um astrónomo experiente, bem equipado que está permanentemente de olho nos Olhos de Deus, como pode constatar no meu site:
    ( O texto da página serve somente para distrair Deus dos meus verdadeiros propósitos).
    Por uns meros 20 Euros mensais, será imediatamente avisado caso um Olho de Deus se fixe em si! Poderá assim colocar imediatamente a Bandolete Quântica que o protegerá da ira divina! Mas atenção: cada Bandolete Quântica só lhe dará protecção por um período limitado, pelo que deve munir-se de uma quantidade suficiente (pelo menos 6 por ano).
    Assim, pela módica quantia de 419,97 Euros por ano (6 Bandoletes Quânticas e 12 meses de monitorização celeste), ficará protegido/a contra os verdadeiros males que assolam a humanidade.

• Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:19

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL estava quase a marcar uma consulta ahahahah 😀 engraçadamente no outro dia apanhei o programa da Fátima Lopes num café e o tema era… “fui vítima de bruxaria”.

Qd temos Fátimas Lopes a propagar parvoíces assim, estamos à espera do quê?… pois.

1. O meu pai tinha um colega de trabalho que trazia sempre a marmita do almoço fechada a cadeado porque tinha medo que lhe fizessem alguma bruxaria na comida lol

1. «Dizem que este evento somente acontece a cada 3.000 anos, isto é, depois de 3 Dias no tempo de Deus.» They blind me with science! 😀

Isso, isso! E para além do mau olhado a Bandolete Quântica dá também protecção contra meteoritos, a nuvem do caos, o planeta Nibiru e ataques de zombies! 😀

8. Tenho de protestar. É incompreensível a falta de referência aos profundos estudos científicos que resultaram no desenvolvimento da Bandolete Quantica bem como ao facto de ser ecológica.
    Acrescento à lista a inclusão de uma referência a um cientista de renome para dar credibilidade ao produto (basta que na página do dito na Wikipedia apareça a palavra “quântica”), e a criação de uma linha de produtos baseados nos hologramas porque estes são tão poderosos que dão para tudo (tipo cerâmicas “naturais” das Ecobolas que, para quem acha que não servem para nada, enganam-se que servem para entupir os EcoDuches e dar volume aos EcoBags).

1. LOLOLOL 😀

Também tenho de falar dessas um dia, assim como dos chuveiros ecológicos e da Real Water – porque a água normal não têm electrões suficientes 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:15

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL 😀

o David Marçal chama-lhes as Bolas Kung Fu 😀 aquilo até partículas alfa e lasers amanda!!! 😀 😀

1. LOLOLOL 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:30

Talvez o diga aqui, ele já fez piadas no canal Q com isto:

• Ana Guerreiro Pereira on 02/06/2011 at 00:32

Ah, ele diz antes ecobolas com cerâmica Kung Fu 😀

• Conceição Monteiro on 01/06/2011 at 21:55

A mim parece-me que a única coisa que estragou tudo foi ter falado em pseudociencia.

Caso contrário, acho que a AstroPT teria todos os problemas económicos resolvidos.

Excelente!

• Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 22:02

Já encontrei mais uma pessoa q diz estar disposta a ajudar com uma contribuição, tal como a dos coordenadores 🙂

E anúncios adsense ou algo do género? Há quem sustente o alojamento com publicidade. Quem sabe, publicidade cientifica? à biorad, sigma, etc… 😀

1. O AdSense pouco dá 😛

E tavam sempre a vir anuncios de astrologos, bruxos, e coisas do genero 😛

Já testamos no passado 😉

• Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 22:20

Oki, foi só uma ideia, lol, desculpa a ignorância da macaquinha 🙂

E cobrar por publicidade? 🙂 a material técnico-científico, didáctico, etc…? tendo em conta que o astro é visitado por muitos investigadores, professores, para além de curiosos, os interessados em publicitar os seus produtos poderão alinhar…?

Digo eu… q de marketing só sei q se não tivesse escrúpulos era rica… 😀

2. Sim, essa é uma boa ideia 🙂

3. Eu clico sempre nos anúncios dos astrólogos e da Alexandra Solnado, de cada vez que clicamos eles têm de dar dinheiro ao Google muahahah 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 23:01

Carlos, só em material de laboratório já era uma data de empresas a sondar 😀 bio-rad (prometiamos, por exemplo, colocar os videos humoristicos deles – por exemplo, não sei se já passou aqui no astro o anuncio deles ao PCR 😀 ), a sigma,eppendorf, Guilson, Beckam, fornecedores de reagentes portugueses (varreu-se-me o nome…vaz qq coisa…mas isso encontra-se), saudiforma (empresa q distribui manuais técnicos da área da saúde), wook, bertrand, editoras, sei lá… estou a dar nomes que me ocorrem agora…

4. bem, sendo isto astro… acho que só empresas de astronomia gostariam de ter aqui publicidade 😛

• Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 23:09

Lol, certo, mas o pressuposto é q vcs são lidos (agora ia escrevendo lindos… ahahahah) tb por pessoal de outras áreas da ciência, não só da astronomia :D, portanto, potenciais compradores. 😀 E em astrobiologia e astroquímica têm de usar reagentes químicos 😛 😀 e quem sabe fazer um pcrzinho 😀 Por exemplo, têm tido aqui artigos de engenharia biotec e genética, porque não uma mençãozita à biorad que tanto se esforça para que os cientistas tenham um better PCR e melhores meios de amplificação de DNA? 😀 aquela malta passa a vida a amplificar! 😀

olha os anúncios deles:

1. Pois é, se não fosse a referência à pseudociência acho que a parte da frequência NBFIW, parasitas extraterrestres e a miúda de 46 anos eram bem capazes de passar na mesma 😛

9. Só faltou dizer “Fabricadas na Alemanha por J.J.Gonçalves” 🙂

1. Na Alemanha não é holístico o suficiente, talvez no Nepal, e abençoadas uma a uma pelo próprio Dalai Lama 🙂

• Marina Frajuca on 01/06/2011 at 16:35

Engraçadissimo……………….lol
    Vou partilhar

1. Obrigado, partilhe com toda a gente para chamar a atenção a estas fraudes 😉

10. Eu cá tenho muito jeito para a pseudociência.
    Lanço uma ideia de produto: Soutien anti-gravitacional com partículas holográficas tridimensionais. A utilização diária do soutien «Graviton» impede que a acção da gravidade exerça a sua influência nos seios femininos. O contacto da pele com o tecido exanatural criado originalmente por um antigo cientista do Skylab faz agitar a concentração de iões negativos de que o tecido é feito, criando um campo electromagnético anti-gravitacional à volta das glândulas mamárias impedindo que os seios descaiam. Este soutien está disponível pelo simbólico preço de xxx,xx€ e pode ser adquirido exclusivamente através do número de telefone 760 xxx xxx (custo da chamada: 0,60€ + IVA por minuto)

P.S. – E também sou boa a transformar nomes de pratos da cozinha tradicional portuguesa em autênticas iguarias gourmet.

1. LOLOLOLOL 😀
      “Graviton, o soutien que faz ronrom” 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 21:14

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

quero um, quero um!!!! 😀

• Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 10:27

ESPECTACULAR LOOOOOOOOOOOOOOOOL!!!!!!!!!! SOBERBO!!!!! 😀 Já me fartei de rir!!! isto vai-se tornar um épico :DDD

Boa, Marco!!! Mesmo muito boa!! 😉

1. LOL, a ideia original foste tu que me deste 😉

• Ana Guerreiro Pereira on 01/06/2011 at 21:11

A ideia bandoletes veio orinalmente da Cláudia Xavier ;)))) a imaginação dela não conhece limites eheheheheh 😀 depois ainda houve umas conversas sobre o tema com o Paulo Polónio Cabrita, o António Piedade e a Maria João Pratt 😀 Por isso, o seu a seu dono, que já várias pessoas brincavam com isto :DDDD

Mas a ideia das bandoletes, originariamente, veio da Cláudia Xavier 😀

1. Pronto, a César o que é de César 😉

11. Lolada! Está muito fixe. Gostava de ter sido eu a escrever este post 😛 Damn it 🙂
    Vau já partilhar.

1. Estou disponível para abrir um franchising 😉
      Partilhem sim, a ver se o pessoal começa a abrir a pestana…

12. LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

ainda vais fazer com que apareçam mais pseudos!!!!! 😛

quando fôr pra Portugal, prevejo que vou ver toda a gente de bandolete na cabeça 😛

1. LOL Quando voltares até o Cristiano Ronaldo vai estar a usar uma! 😀

• Paulo Polónio Cabrita on 01/06/2011 at 01:59

Best.Invention.Ever. 🙂 ainda não parei de rir….

1. E cura o reumático e tudo, obrigado pela sugestão 😉

13. “Testemunho real: “Funciona de verdade! Eu tenho 46 anos!””
    LoL 😀

Bandolete? Não teria nenhum Colar Quântico não?

1. A concorrência adiantou-se, o mercado dos colares já está ocupado 😉 http://www.pulseirapowerbalance.com/Colares.html