Preparativos para o lançamento da Soyuz TMA-02M

No Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, decorrem sem problemas os preparativos para o lançamento da Soyuz TMA-02M que deverá ter lugar às 2012:45UTC do dia 7 de Junho de 2011. O lançamento será levado a cabo por um foguetão 11A511U-FG Soyuz-FG a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’.

A Soyuz TMA-02M será tripulada pelo cosmonauta russo Sergei Alexandrovich Volkov (Comandante), pelo astronauta japonês Satoshi Furokowa (Engenheiro de Voo) e pelo astronauta norte-americano Michael Edward Fossum (Engenheiro de Voo).

O dia 1 de Junho foi um dia dedicado à imprensa com a realização de diversas actividades tradicionais durante os preparativos para o lançamento. Os jornalistas assistiram às sessões de formação relacionadas com a prática de encontros e acoplagens em órbita, assistiram a uma sessão de treino e exercício físico, e à tradicional plantação de árvores no jardim dos cosmonautas.

As tripulações (principal e suplente) procederam também ao cerimonial içar das bandeiras da Rússia, Japão, Estados Unidos e Cazaquistão.

Entretanto, a 29 de Maio a cápsula Soyuz TMA-02M já abastecida com os propolentes e gases de pressurização necessários para as manobras orbitais, foi transportada desde a estação de abastecimento para as instalações do edifício de integração e montagem MIK 251 para as operações finais de processamento. No dia seguinte a cápsula foi acoplada com a secção de transferência do foguetão lançador. Esta secção permite a ligação física entre a cápsula espacial e o estágio Blok-I, o terceiro estágio do foguetão lançador.

No dia 1 de Junho os especialistas da Corporação RKK Energia ‘Sergei Korolev’ procederam à inspecção da Soyuz TMA-02m e no final desta inspecção o veículo foi colocado no interior da carenagem de protecção.


Imagens: Roscosmos e RKK Energia; Vídeos: NASA TV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights