Google+

«

»

Jun 03

O Céu da Semana – 31/5 a 6/6/2011

“O Céu da Semana” é um videocast semanal produzido pelo Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Apresentado pelo astrofísico Gustavo Rojas, traz em linguagem simples conceitos de astronomia e astrofísica, dicas de observação do céu, curiosidades e lendas, além dos principais eventos astronômicos da semana.

O episódio desta semana fala sobre Vulcanismo Extraterrestre.

Assista os episódios anteriores no canal do LAbI no Youtube.

Acerca do autor(a)

Gustavo Rojas

Gustavo Rojas é físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bacharel em Física, Mestre e Doutor em Astronomia, é pesquisador na área de astrofísica estelar. É editor da Revista Latino Americana de Educação em Astronomia, representante brasileiro do Galileo Teacher Training Program e do ESO Science Outreach Network. Desenvolve atividades de divulgação científica junto ao Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar, dentre as quais o videocast "O Céu da Semana" e o programa radiofônico "Paideia".

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Nuno Almeida

    Estive a ver alguns dos programas e posso afirmar que têm qualidade e são interessantes :).
    Queria apenas fazer um reparo num dos programas que vi.
    Na semana de 26 de Outubro a 1 de Novembro de 2010, quando diz ao minuto 1:30 que Charles Messier catalogou 103 objetos, penso que o catálogo é constituído por 110 objetos, começando na Nebulosa do Caranguejo (M1) e terminando numa das galáxias satélites de Andrómeda (M110).

    Abraço e continue com o bom trabalho. :P

  2. Gustavo Rojas

    Caro Nuno, obrigado pelo comentário. O catálogo original de Messier de 1781 continha apenas 103 objetos; no século XX foram incluídos mais 7 entradas creditas a ele e seu assistente Mechain. De fato, hoje usamos até M110. Um abraço, Gustavo.

    1. Nuno Almeida

      Obrigado pela resposta. :P
      Apenas fiz o comentário, pois outras pessoas menos atentas poderão pensar que apenas existem 103 objetos, nada mais. :)

  3. Marco Antonio Gobatto

    Sempre acompanho seu trabalho e seus vídeos, gostaria de perguntar como posso usar um pendrive para passar esses vídeos para alunos de uma escola de 1º grau.
    Tenho um DVD Player Samsung Certificação DivX / Reprodução de MPEG 4.
    Uso o aTube Catcher para baixar os vídeos e uso AVI DivX MPEG 4 para a conversão.
    Mas quando vou usar o vídeo no DVD Player usando a entrada USB o vídeo não roda.
    Poderia me dar uma ajuda para saber como solucionar o problema?
    Grato,
    Gobatto.

  4. Marco Antonio Gobatto

    Estou preparando os vídeos para apresentar na escola, como vou usar um pendrive e o menu do DVD não comporta muitos caracteres percebi que não teria a referência aos dias da semana no vídeo.
    Gostaria de sugerir a colocação de um texto na tela com os dias da semana quando o apresentador ou a apresentadora fala sobre o céu da semana.
    Grato,
    Gobatto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>