SN2011 dh em M51

Esta é o meu registo da SN2011 dh, ontem, 3 de Junho de 2011, com um refrator de 4″ com distância focal nativa de f/8 e um CCD da SBIG ST2000XM. É o resultado do processamento de 6 fotos de 5 min cada, tiradas entre as 21h30m e as 22h00 UT.

Deixo ainda um registo pré (20110401) e pósSN2011 dh (20110603). A diferença de brilho das estrelas está apenas relacionado com tempos diferentes de exposição e pós processamento de imagem. No entanto, é bem visível a falta do ponto de luz indicado pelos dois traços…

2 comentários

1 ping

  1. Bem, se eu fosse como os conspiradores (alguns sem escrúpulos e outros sem cérebro) diria que isto é tudo mentira 😛

    Não há qualquer supernova… não houve qualquer brilho a mais… isso é tudo mentira dos cientistas e dos astrónomos amadores…
    Na verdade, pintaste pontos brilhantes na imagem, e agora dizes que aquilo é uma supernova 😛

    Bazinga!!! 😛

    (como se vê, pode-se imaginar conspirações irracionais em todo o lado, imaginando que toda a gente está a mentir, e só eu sei a verdade 😛 ou seja, toda a gente está contra mim, porque eu sou muito especial 😛 percebe-se o egocentrismo dos conspiradores 😉 )

    1. E notem que não estou a inventar muito…

      Da mesma forma que o colaborador do astroPT, João Cruz, colocou agora aqui as imagens que ele fez como astrónomo amador – e que qualquer pessoa pode fazer… também sobre os Halos Solares, um deles visto em Fátima, o também colaborador/coordenador do astroPT Sérgio Paulino, também tirou fotografias a Halos Solares e viu-os na mesma no dia anterior e a seguir ao dia de Fátima… e devido a isso foi insultado de estar a mentir…

      Enfim… a irracionalidade não tem limites.

      Só escrevo estes comentários para perceberem que as situações são em tudo semelhantes… mas quando o tema mete religião, várias pessoas negam a ciência e as evidências, e enveredam por insultos e conspirações 😛

  1. […] A APOD também fez referência a esta descoberta, aqui. Vejam as fotos tiradas pelo João Cruz, aqui.O Pedro Ré também fez umas imagens bem giras desta supernova, com este equipamento. Podem ver […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights