Encontro com Jápeto

O hemisfério sul de Jápeto fotografado pela sonda Cassini a 04 de Junho de 2011, a cerca de 1,0 milhões de quilómetros de distância.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute.

A sonda Cassini vai passar amanhã pelas 10:30 (UTC) a cerca de 863 mil quilómetros de distância de Jápeto, a mais exterior das grandes luas de Saturno. Este vai ser um dos encontros mais próximos de toda a missão, pelo que a semana de trabalho da Cassini será preenchida com pelo menos três extensas sessões de observação desta lua de aspecto bizarro.
A imagem de cima foi captada no passado Sábado e é uma espécie de aperitivo para o que se segue. Centrada perto do pólo sul de Jápeto, a imagem mostra a superfície brilhante de Saragossa Terra parcialmente submersa na escuridão. São visíveis ainda, em perfil, os picos esbranquiçados de Carcassone Montes e as gigantescas bacias de impacto Engelier e Gerin.

2 comentários

  1. Cassini do “caneco”! Tem-nos enviados umas imagens bem intrigantes. Força Cassini, dá-lhes duro e activa o “transmissor de neutrinos” para os dados chegarem cá abaixo mais depressa!

  2. E a Cassini lá anda…

    até nos esquecemos dela… mas ela lá continua o trabalho de formiga, sempre a trabalhar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights