Escorpião à vista…


A constelação do Escorpião, é uma constelação de Verão, e por isso ali está ela, já a despontar no horizonte a sudeste. Pode ser observada quase na sua totalidade perto da meia-noite. Esta é mais uma das constelações que com relativa facilidade se consegue realmente imaginar a forma do animal que representa.

No coração do escorpião, podemos encontrar a fogosa Antares (? Scorpii / Alpha Scorpii). Observem a estrela e vejam como a sua sua cor é avermelhada.
É uma estrela gigante vermelha de classe M, a 16ª estrela mais brilhante do céu nocturno e uma das quatro estrelas mais brilhantes próximas da eclíptica.

Um pouco à direita da estrela, podemos observar o bonito enxame globular M4. Tem o mesmo tamanho angular da Lua no céu e fácil de se encontrar mesmo com telescópios pequenos.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Acrescento que estamos neste momento a seguir o periastro do sistema del Sco, que acontece todos os 10,6 anos! O Instituto de Astrofísica das Canárias deu ao meu grupo 10 noites de observação no telescópio IAC80. Eu estou neste momento a preparar o meu espectroscópio que será adaptado ao telescópio.
    No último periastro, uma das estrelas ganhou um disco de decreção. Vamos agora estudar a dinâmica do sistema durante a máxima proximidade das estrelas, vamos tentar determinar a data precisa deste acontecimento, e tentar saber um pouco mais sobre a estrela secundária.
    Da equipa fazem parte um alemão, um francês, um Espanhol, o PI é americano e os tugas são o Alberto Fernando e eu.
    O Alberto irá postar aqui no AstroPT diáriamente o desenrolar dos acontecimentos.
    Outras infos em
    http://astrosurf.com/joseribeiro/pdelta_scorpii_periastron_2011.htm

    1. Excelente!!! 🙂

      Parabéns!! 🙂

      Ficamos então à espera dos relatos do Alberto 🙂

  2. Aproveitando a sucessão de besteiras que estou falando aqui, queria perguntar se astrônomos ligam de alguma maneira pra isso de signos da astrologia.

    Por exemplo, a minha namorada é de escorpião, e acabou que pra ela, essa constelação é de algum modo especial. Numa noite de céu limpo eu lhe mostrei essa bela constelação, e a linda Antares, e a minha companheira gostou muito de conhecê-las.

    Será que pra um astrônomo, ainda que ele repudie totalmente a astrologia, ele não se sentiria um pouco emocionado quando alguma descoberta astronômica acontece “na constelação” do seu signo?

    Ou será que não?

  3. Ooops!

    Comentário apressado, de quem lê apressado.

    Desculpe-me. É que não percebi o que queria dizer 16ª, na frase “a 16ª estrela mais brilhante”.

    Por algum motivo pensei que fazia parte da classificação dela, algo como se tivesse lido “É uma estrela gigante vermelha de classe M-a-16…”

    (não me ligo muito em detalhes técnicos, por isso o erro)

    Então, marinheiro de primeira viagem ainda sou eu… XD

  4. A estrela mais brilhante não seria Sirius, de Cão Maior?

    Estava a dizer que Antares seria a mais brilhante nessa época, não?

    (apenas pensando nos marinheiros de primeira viagem, que estão sempre a chegar por esses mares, para que não se enganem)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights