Tamanho do Sistema Solar

Image credit: Wikimedia

Anteriormente o Carlos Oliveira publicou um post sobre o Tamanho do Universo, agora deixo-vos uma excelente infografia do space.com

A unidade utilizada é a Unidade Astronómica, UA (AU na língua inglesa). Para os menos entendidos no assunto, 1 UA = 150 × 106 km (150 milhões de quilómetros), que representa a distância média da Terra ao Sol.

Our solar system to scale from the sun to the most recently discovered dwarf planet Eris in astronomical units.
Source SPACE.com: All about our solar system, outer space and exploration

Na infografia podemos ver que a luz do Sol percorre 36 UA (para além Urano) em 5 horas, e ao fim de 11 horas alcança a sonda Pioneer 11, lançada em 1973, localizada a aproximadamente 80 UA (80 vezes a distância média da Terra ao Sol). Ao fim de pouco mais de 14 horas alcançará a sonda Pioneer 10 (lançada em 1972) que se encontra a uma distância superior a 101 UA.

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Desde a primeira viagem espacial, fomos capaz de vermos o quando podemos conquistar. Nesse momento que vivemos hoje, digo da euforia em conquista galaxial, já é possível viver numa viagem espacial com colonias no intuito de se povoar outros planetas, de se ter antenas fixadas com tripulação no de correr da exploração das galaxia, claro que tudo orquestrado devidamente por colonias inteiras de conhecimento pleno dessa exploração.
    Sabemos que se pode sai de orbita sem precisar totalmente de foguetes pois existe espaçonaves com essa tecnologia já. o melhor e aguardamos pois não sera nessa geração ainda, mesmo tendo conhecimento digo teorias melhores que ou igual os cientistas espacial, não temos recursos para isso.

    • Eduardo Pereira on 27/04/2020 at 20:04
    • Responder

    Bem, considerando a heliopausa como borda final, o diâmetro do sistema solar é de aproximadamente uns 30 bilhões km ou 0,003125 ano-luz.

      • Eduardo Pereira on 03/05/2020 at 23:40
      • Responder

      Contudo, se considerarmos esse limite como sendo a borda externa da Nuvem de Oort, que é o mais correto, esse tamanho é multiplicado por mil, e o diâmetro do sistema solar passa a ser de 30 trilhões km ou 3,125 anos-luz..

    • Antonio Araujo on 13/09/2019 at 00:22
    • Responder

    AFINAL, QUAL É O TAMANHO DO NOSSO SISTEMA SOLAR???????????

    1. É uma convenção humana, e não ciência.

      Mas está no gráfico 😉

  2. Somos nda perto do sistema solar !

    Para se proteger dos raios uv, tenha pelicula de controle solar !

  3. Vixi, nós estamos praticamente na metade do caminho entre a borda e o centro da galaxia…..ai ai ai…mal sinal….qdo andromeda se chocar e se nossa especie ainda estiver por aqui em algum outro planeta ou estrela da regiao a gente vai se estrepar! a probabilidade maior é de que sejamos imersos no meio do caos do que escapemos a ele…se pelo menos tivessemos mais fora do meio…mais para a borda 😡
    E vendo tudo isso acima e TEM COMO NÃO ACREDITAR QUE EXISTE VIDA FORA DA TERRA??? Não é nem mais uma questão de acreditar ou nao…é uma questão matematica! mesmo que a chance seja de 1×10 (-30) ainda assim teremos pelo menos um outro planeta fora daqui que tenha vida e seja parecido o nosso!

    1. Porque tem que ser planeta e vida semelhante à nossa? 😛

        • Denis on 09/06/2011 at 03:33

        Quando digo parecido, digo um planeta com plantas, animais e afins…pra mim se eles tem genetica, organismo e aparencia totalmente diferente da nossa pouco me importa, contanto que existam pra mim ta mais que bom 😀 !!!!Claro que, também, é obvio, fica o desejo interno de ter um planeta que seja capaz de sustentar nossa especie bem, afinal ta certo que nossa especie ta fazendo muita m£§☻♥♦B ultimamente, mas eu gosto da especie humana..nós temos muito potencial, só basta aprendermos a desenvolver da maneira correta. Vc ja pensou uns 6,7 planetas habitados somente pelos seres humanos…cara que dez! BeatleStar gallactica da vida real! 😀
        Afinal de contas, além de outras cositas, estamos aqui com o objetivo de perpetuar nossa especie né? 😡

      • Alexsandro gomes on 24/12/2019 at 19:35
      • Responder

      Até lá nois já vai tá em outra galáxia, 4 bilhões de anos é muito tempo, em 10000 anos nos já conseguimos ir a lua temos sonda em Marte temos a Voyager fora do sistema solar, imagina em 4 bilhões de anos

    • Marina Frajuca on 08/06/2011 at 11:25
    • Responder

    Muito bem demonstrado.

    Gostei de saber que a Pioneer 10 está a sair do sistema solar, a mensagem deve estar a ser entregue…lol

    1. E a mensagem é: “Venham. Nós somos saborosos.”

      ehehehehehehe 😀

  4. Obrigada!

    … ficamos com uma ideia de onde andamos… pequeníssimos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights