Mais Três HATs e Um CoRoT

Foram anunciadas novas descobertas de planetas pelas equipas do HATNet (Hungarian-made Automated Telescope) e do CoRoT (COnvection ROtation et Transits planétaires). São todos Júpiteres Quentes e todos têm características interessantes.

O HAT-P-31b orbita a estrela GSC 2099-00908 em cada 5 dias. Tem uma massa de 2.2Mj e um raio de 1.1Rj (Mj = massa de Júpiter, Rj = raio de Júpiter). A órbita tem uma excentricidade elevada, 0.24, o que poderá ser devido à influência de um outro planeta. De facto, observações da velocidade radial do sistema apontam para a presença de um segundo planeta, o HAT-P-31c. Este planeta tem um período orbital superior a 2.8 anos e uma massa mínima de 3.4Mj. É necessário mais tempo para determinar a orbita deste planeta com precisão. Este sistema é interessante por poder vir a constituir uma espécie de laboratório de mecânica celeste, permitindo o estudo da influência gravitacional mútua dos planetas e a forma como isso afecta as suas órbitas. A estrela hospedeira tem 1.2Ms (Ms = massa do Sol) e uma metalicidade elevada.

O HAT-P-32b orbita a estrela GSC 3281-00800 em cada 2.5 dias, tem uma massa de 0.9Mj e um raio de 1.8Rj. O HAT-P-33b orbita a estrela GSC 2461-00988 em cada 3.5 dias, tem uma massa de 0.8Mj e um raio de 1.7Rj. Ambas as estrelas hospedeiras têm um “jitter” elevado. Trata-se de variações na velocidade radial intrínsecas à estrela, provocadas, por exemplo, por convecção superficial, manchas estelares e oscilações sísmicas. Estas variações podem mascarar os sinais devidos a planetas pelo que a maioria dos projectos de detecção de exoplanetas que usam a velocidade radial preferem observar estrelas “sossegadas”, i.e. com baixo “jitter”. Neste caso, a detecção fotométrica dos trânsitos permitiu à equipa deduzir de imediato a presença do planeta. O seguimento da velocidade radial para determinar a sua massa é que foi mais complicado. Estes dois planetas são excepcionais pelos seus raios enormes, entre os maiores descobertos até agora.

Finalmente, o CoRoT-17b orbita uma estrela de tipo espectral G2V, semelhante ao Sol, mas ao que parece bem mais evoluída, com uma idade estimada de 10 mil milhões de anos. O planeta orbita a estrela em cada 3.8 dias e tem uma massa de 2.5Mj. É o primeiro planeta detectado pela técnica dos trânsitos na constelação do Escudo (de Sobieski) !

Podem ver informação sobre estes (e muitos outros) planetas aqui.

Na próxima semana irá decorrer o 2º Simpósio CoRoT, em Marselha, onde serão anunciados pelo menos mais três planetas descobertos por esta missão. Fiquem atentos às novidades !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights