Qual deverá ser o papel do Estado na exploração espacial?

No início da exploração espacial, em plena Guerra Fria, os programas espaciais foram desenvolvidos por agências governamentais apenas por financiamento público. Contudo, nos últimos 15 anos, temos vindo a assistir a um aumento de outro tipo de actores, sobretudo privados, a entrar na exploração espacial e a ser desenvolvido áreas de negócio relacionadas com a exploração espacial, como o turismo espacial, a utilização de imagens recolhidas por satélites, o GPS, etc.

Este sector ganha cada vez mais peso económico, e apesar de ser pouco regulamentado, e os poucos regulamentos que há são confusos e burocráticos, tem um potencial considerável em termos de inovação.

É importante por isso, reflectir no papel que os Estados deverão desempenhar na exploração espacial. E por isso, quero saber a vossa opinião: qual deverá ser o papel do Estado na exploração espacial?

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. O Estado ao seu o financiador não acham que iria limitar a acção? Em que medida deve ser o fomentador? Através de benefícios às empresas que apostem nesta área? Através de mais oportunidades em termos de ensino e investigação?

  2. Tanto o estado como os privados devem ter o seu papel na exploração espacial. Não creio que sendo os privados a terem o acesso ao espaço, este vá ficar mais aberto a toda a população. Veja-se o preço actual de um simples voo sub-orbital.

    «Tirar» ao estado uma capacidade independente de acesso ao espaço e confiar a 100% na iniciativa privada poderá levar por maus caminhos.

    É óbvio que a educação, a saúde, a segurança, etc. são elementos fundamentais do estado (se bem que existem opiniões de que não devam ser), mas são elementos que não entram nesta equação.

    • Marina Frajuca on 08/06/2011 at 11:45
    • Responder

    Olá

    Sou de opinião que o financiamento deve ser do estado, mas com gestão privada (pelo Carlos, por exemplo…lol).
    Sendo um coisa de todos e para todos, o estado deve ter o papel maior. Infelizmente, temos a saude, a educação e segurança social que são mais prementes.

  3. O Passos Coelho devia fazer um Centro Espacial no Alentejo… e a seguir punha-me a mim a gerir aquilo, de forma privada 😛

  4. Em minha opinião, o de fomentador e regulador apenas.

    Os estados têm de fazer, de prestar à população, aquilo de mais básico e necessário: educação, saúde, segurança, seguridade e saneamento básico. Com isto, tudo melhora no país (aliás, só com a educação as demais coisas já melhoram, por razões óbvias, acredito eu).

    Infelizmente (ou felizmente, não sei) estados não são bons em prestar outros tipos de serviços, em gerir empresas estatais. Aqui no Brasil tínhamos um imenso prejuízo mensal com a Vale do Rio Doce (mineradora), hoje, com ela privatizada, temos lucros através dos impostos que ela paga, através do maior número de empregos que ela gera, através de suas ações humanitárias e ecológicas, etc. E não é o único exemplo.

    Além disso, acho que temos um ponto muito importante: com a exploração espacial na mão dos estados, a viagem espacial era apenas para uns poucos, para a elite dos astronautas. Já com a exploração espacial mais democratizada, a coisa muda. 😉

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights