A bela adormecida ou o olho negro?

A APOD de hoje traz-nos a galáxia chamada de Bela Adormecida ou de Olho Negro, conforme o gosto. Esta galáxia pode parecer pacífica à primeira vista mas na verdade está a contorcer-se. Observações recentes mostraram que o gás nas regiões exteriores desta fotogénica galáxia gira na direcção oposta de todas as estrelas! Colisões entre o gás nas regiões interiores e exteriores, estão a criar muitas estrelas quentes e azuis e nebulosas de emissão cor-de-rosa.

A imagem acima foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble em 2001 e divulgada em 2004. Os movimentos internos de M64, que também é conhecida como NGC 4826, podem ser o resultado da colisão entre duas galáxias, uma pequena e uma grande e onde a mistura resultante ainda não se acomodou.

A bela adormecida passou a olho negro? Se assim for, espero que tenha igualmente feito estragos no príncipe encantado. 😀

2 comentários

    • Ricardo André on 13/06/2011 at 00:47
    • Responder

    yah, porque se está a contorcer-se, não está adormecida, ou a pessoa que lhe atribuiu o nome estaria numa fase irónica da sua vida? 😛 lol

    Fiquei foi a imaginar como se sentirão os habitantes dos planetas das estrelas da parte mais exterior da galáxia com aquela turbulência toda. Se bem que devem estar fora da zona habitável da galáxia, certo?

    • Marina Frajuca on 12/06/2011 at 20:45
    • Responder

    Olho negro até compreendo. Agora Bela Adormecida, não percebo…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights