Dornelas

Observação que  tivemos no dia 4 de Junho tivemos o privilegio de ver por um telescópio que é uma pequena maravilha. 🙂 um C11 🙂

Belas imagens que foram vistas neste telescópio, e como sempre um grupo com muita vontade de trocar ideias.

Neste encontro também fiz a minha primeira foto de arrastamento de estrelas.

Também levamos mais equipamentos 🙂

No final tirei esta fotografia que acho que é bonita 🙂

No dia 25 de Junho lá nos encontramos novamente 🙂

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Assim o espero Rui! As previsões a 15 dias são favoráveis 😉

  2. Dia 25 lá estaremos. Espero que seja mais uma noite memorável, mesmo sem o C11.

  3. Olá António! A montagem usada no C11 é de facto azimutal! Uma iOptron. Está no limite da montagem, mas sem vento, não é desconfortável este setup para visual.
    O que conseguimos ver? Segue o meu relato:
    Eis-me a dar contas das últimas do fim-de-semana pela beira. As previsões eram más ao inicio do dia de sexta. E não melhoraram muito com o passar do mesmo. Ainda assim, ao final da tarde, estava o céu quase sem nuvens. Havia algumas mas altas e dispersas e que não demoraram a desaparecer.
    À tarde tinha andado a subir a um poste de 8 metros para colocar uma espécie de manta que neutralizaria a luz. Digo neutralizaria porque, ninguém sabe porquê, a fase de luzes que começa no meu jardim não dava luz. Nenhuma luz ;D e isso foi óptimo. (e não tive nada a ver com isso ::))
    Por volta das 22h montámos os telescópios na relva e começamos com Saturno. Que espectáculo que estava. A lua já tinha desaparecido, o céu tornou-se mais escuro e a via láctea não demorou a fazer-se ver, brilhante, lá no alto.
    Vimos muitos objectos. Não quero estar a inventar aqui, mas não me lembro de todos os nomes. Um dos que mais gostei foi de Saturno, como sempre, fantástico no Antares. A M13 parecia um saco de pérolas, e bem assim, a M4 em escorpião. Não longe da M4, a M6 e a M80. A M81 e a M82 na ursa majoris pudemos vê-las juntas com uma ocular de 35 se não erro, e pouco depois separadas. Vimos também a M57, lindíssima, algumas estrelas na zona da lira e outras mais brilhantes tipo Antares, arcturus, deneb. Pudémos ver ainda a ENORME nebulosa do véu… Não fazia ideia que tivesse aquele tamanho. Fantástica. Fenomenal. Para terminar a noite, a M31, não muito alta no horizonte pouco depois da 3 da manhã, mas ainda assim, a merecer uma espreitadela.

    A manhã de Sábado acordou solarenga. O sol aqueceu bem. Depois do pequeno almoço, pudemos perder-nos com o sol. Vimos o sol com um prisma de Herschel e com o Lunt. Estava cheio de pequenas manchas, ao contrário do que é habitual.
    A possível SN na M51 estava na checklist de sábado. Houve algumas nuvens mas ainda assim pudemos fazer uma mini-maratona de Messier a começar em M3.

    Caro João Vieira, Dornelas é no concelho de Aguiar da Beira, distrito da Guarda!
    Um abraço

  4. Onde fica esta “Dornelas”? é cá no norte não é?

    • António Castanheira on 12/06/2011 at 23:01
    • Responder

    Belo equipamento mas…a montagem do C11 é azimutal ?!….

    Exemplos do que conseguiram ver?…

    É um privilégio poder dedicar assim uma noite à astronomia entre amigos, fez-me recordar algumas sessões de observação entre amigos e as primeiras astrofestas em Portugal, tudo isto já há bastantes anos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights