Nuno Crato

Nuno Crato é o novo Ministro da Educação, do Ensino Superior, e da Ciência, no novo Governo de Portugal.

Parece-me uma excelente escolha, não só pelas suas ideias educativas, mas até pela quantidade de divulgação científica, incluindo astronómica, que tem feito.
Pessoalmente, só o conheço diretamente de eu ter co-organizado há uns anos atrás um curso sobre os Descobrimentos Portugueses para professores Universitários nos EUA, e convidei-o para dar uma palestra. Ele foi super-simpático, aceitou o convite, e deu uma palestra excelente. Fiquei com uma óptima impressão dele na altura.
Claro que como ministro, as tarefas serão diferentes, e por isso não sei se poderá ser “levado pelo sistema”, mas de qualquer modo parece-me uma excelente escolha.
E não sou só eu, mas os professores portugueses também aplaudem a escolha.

Esta é uma palestra dele de 2009 penso eu:

E uma entrevista dele:

E outra entrevista dele:


3 comentários

  1. Não consigo deixar de comentar depois do que tem acontecido no nosso país…

    Inicialmente, com o currículo que este senhor tem, pensei (não devendo ser o único a achar o mesmo) que o ensino ia melhorar, ou pelo menos se mantinha no mesmo estado… que já era mau.
    Pois bem, só não melhorou, como piorou e muito!

    Custa-me a querer que alguém (e ainda por cima com a base cultural que tem) acredite que as turmas com mais alunos são mais produtivas… e ainda dizer isto na televisão como se fosse uma grande descoberta.
    Em muitas escolas, inclusive na que eu estudei, via-se claramente que turmas com mais de 30 alunos eram um perfeito exagero. O professor(a) não conseguia acompanhar toda a gente e não havia mesas e cadeiras para todos! Mas que raio de ensino é este?

    E claro, numa turma de 30 e tal alunos, são poucos aqueles que conseguem acompanhar as aulas. Por isso, não adianta ESTE SENHOR, vir depois desculpar-se dizendo que sobreviveu numa turma com mais de 30 alunos (http://www.youtube.com/watch?v=slKg68o2ic0), pois de certeza que teve muitos colegas prejudicados.

    Além disso, basta comparar as aulas no secundário com as aulas no Ensino Superior. Na faculdade, podemos ter 80 ou mais alunos numa turma/aula. :O Por muito atentos que estejam os alunos, os que estão atrás nem sequer vêem para o quadro!
    Outro facto é a relação professor-aluno, sendo muito diferente numa turma grande, não havendo tempo para todos expormos as nossas dúvidas.
    Enfim… existem muitos outros exemplos.

    Eu sou licenciado em astronomia (músico nos tempos livres), encontro-me no 2º ano do mestrado na mesma área (preparando a tese) e uma coisa é certa, se um dia nos cruzarmos no mercado de trabalho, pode ter a certeza que não pouparei nas críticas!!!

    E para concluir:
    “Deus escreve direito por linhas tortas”… este Sr. escreve torto por linhas direitas.
    http://www.youtube.com/watch?v=5fobUsJXO5U
    e claro: http://www.youtube.com/watch?v=GpW5d_dWC1Y

    Obrigado,
    Nuno

    • Marina Frajuca on 25/06/2011 at 15:03
    • Responder

    Concordo inteiramente, pelo menos parece-me que este além de ciência tambem tem uma sabe de uma coisa que há muito faz falta: pedagogia.

    • Agostinho Magalhães on 25/06/2011 at 11:22
    • Responder

    Um homem que aparece no AstroPT, no governo, surpreendeu-me! Espero que o Nuno Crato consiga sobreviver no pântano lodoso em que mergulhou! Sobretudo que tenha a “Visão” que deve ter um “Ministro”, ética, esclarecida e dirigida para o povo que lhe dá suporte e lhe pede o melhor dele!
    NÃO ACREDITO…

    Agostinho Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights