Reciclar água no espaço

Six forward osmosis kits will fly aboard space shuttle Atlantis on the STS-135 mission. Credit: NASA/Todd Mortenson

Água – é essencial para a vida. Quando a aventura dos futuros exploradores do espaço for feita para além da órbita baixa da Terra, o seu abastecimento de água só será obtido a bordo dos seus veículos espaciais. Durante o vôo final do vaivém Atlantis (missão STS – 135), os cientistas da NASA planeiam testar um novo método para reciclagem de água “usada”.
A ideia é fazer uma bebida fortificada que proporciona hidratação e nutrientes de todas as fontes disponíveis a bordo de uma nave espacial, como o sistema de águas residuais (esgoto) e até mesmo a urina. O método descrito para o teste usa um processo conhecido como osmose. A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

“A membrana funciona como uma barreira que permite que pequenas moléculas, como a água, passem pela mesma, bloqueando moléculas grandes como os sais, açúcares, amidos, proteínas, vírus, bactérias e parasitas,” explicou Michael Flynn, investigador da Ames Research Center da NASA.

Ler notícia completa, em inglês, em PhysOrg.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights