Curiosity em acção

Já foi publicado aqui no blog uma imagem do Curiosity, o novo e imponente rover da NASA, que será enviado para Marte, em princípio, neste Outono.

Deixo-vos agora um vídeo, de uma animação criada pelo JPL, com o Mars rover Curiosity em acção (cliquem em CC para transcrever o audio e selecionem o idioma pretendido para traduzir):

Esta é a animação completa sem narrador:

2 comentários

  1. Espetacular !
    Li no site da NASA que, devido ao peso e tamanho do Curiosity ser bem maior do que os “rovers” antecessores dele, tiveram que optar por uma (como se diz em Marte? Na Terra é aterrissagem, na Lua, alunissagem) amartissagem(?) diferente. O método dos “airbags” usados na Spirit e Opportunity não funcionaria. Mas vendo o vídeo, fico pensando como deve ter sido difícil planejar esta etapa, e quantos fatores devem ser super controlados, para que nada dê errado neste momento, afinal, o Curiosity pode ser considerado um laboratório sobre rodas, transportando equipamentos de análise caríssimos. Qualquer pequena falha nesta hora, seja dos pára-quedas, dos foguetes controladores da estabilidade e equilíbrio, dos cabos que suspendem o veículo até ele tocar o solo marciano, ou qualquer outro imprevisto, comprometeria toda a missão.
    Parabéns por divulgarem estes belíssimos vídeos. Em alguns momentos chega a arrepiar, tamanha a aparência de realismo de algumas cenas.

    1. Sim, tem toda a razão. Por vezes parece pura ficção científica 🙂

      Penso que é incrivel é o fosso de civilizações na Terra… mesmo que as pessoas vivam no mesmo país, estado, cidade, ou rua.
      Enquanto algumas pessoas continuam perdidas na mentalidade da Idade Média, sempre com medo do fim do mundo e a deixarem-se cair em vigarices, a ciência e os cientistas conseguem colocar literalmente laboratórios sobre rodas em minúsculos pontos do universo gigantesco, a que chamamos planetas.
      É incrível o nosso avanço… e é também incrível a quantidade de pessoas que ficaram para trás com essa evolução de conhecimento e de tecnologia nas últimas décadas.

      Mais do que um estudo tecnológico de como a civilização humana se desenvolveu nas últimas décadas (em comparação com centenas de anos em que pouco ou nada mudava), para mim (é só uma opinião minha) o incrível é o estudo sociológico que se pode fazer de como a tecnologia e o conhecimento tem-se desenvolvido exponencialmente, enquanto a mentalidade humana não tem conseguido acompanhar esse crescimento 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights