Enceladus com oceano salgado

“Encelado, a sexta lua de Saturno, gelada à superfície, deve esconder um oceano salgado sob o gelo. É o que concluíram os cientistas que estudaram a análise das partículas sólidas dos géisers gigantes que saem do pólo sul deste pequeno satélite do planeta dos anéis feita por instrumentos a bordo da sonda Cassini da NASA: são sobretudo grãos de sal.
(…)
Os jactos de gelo e vapor de água foram descobertos em 2005, e tem-se falado na possibilidade de existir um oceano subglacial desde então — se existisse mesmo, seria um bónus para a busca de vida no nosso sistema solar e algures no Universo.
(…)
O trabalho da equipa de Postberg aponta para um oceano salgado a cerca de 80 quilómetros de profundidade. Mas existe um outro reservatório de água salgada mais perto da superfície, que alimenta directamente as fracturas dos géisers. (…)”
Leiam o artigo completo, no Público.

Leiam em inglês, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.

1 comentário

    • Manel Rosa Martins on 28/06/2011 at 04:30
    • Responder

    Se há vida, ou não em Enceladus, capta muito a atenção, mas para já assiste-se ao processo de formação dum anel planetário, coisa que deve ser uma estreia na História da Ciência. A a água sair gaseificada a 1500m/s para ir formar um anel de… gelo a mais de 700 mil km de distância é …um assombro.

    Um dos links providencia uma maná de dados fascinante (Supplementary Information).

    http://www.nature.com/nature/journal/vaop/ncurrent/extref/nature10175-s1.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights