Google+

«

»

Jun 28

NASA esconde um segredo: sistema solar vai entrar numa nuvem de energia que irá acabar com a vida na Terra?

Vários leitores tinham já escrito a perguntar por esta história, por isso cá fica a análise a mais esta história que se tem espalhado pela net.

Vários websites dizem que o astrofísico Alexey Demetriev previu que a Terra iria atravessar uma nuvem interestelar carregada de energia. Em 2010, a NASA e a ESA descobriram essa nuvem, mas preferiram manter o segredo para não provocar o pânico. Mas o Sol ao atravessar essa nuvem provocará muitas mais explosões solares que farão a vida na Terra sofrer fortemente com isso, levando à morte de carradas de humanos; e a Terra ao atravessar a nuvem também sofrerá catástrofes globais como os terramotos mais fortes alguma vez vistos. Na prática, a Humanidade irá deixar este mundo em 2012, tal como previram os Maias.

Alguns sites põem mais pormenores e outros menos, mas basicamente a história é esta.

Agora, a verdade:

1 – Alexey Demetriev não existe. Quem existe sim é o Alexey Dmitriev, um professor de geologia, que nada percebe de astronomia, e que em 1997 publicou num grupo que acha que o mundo vai acabar e que os cientistas são todos uns mentirosos, um artigo a dizer que a Terra iria passar por uma nuvem energética. Podem ler o artigo, aqui. Podem perfeitamente ler que não há quaisquer dados, não há quaisquer evidências, não existem quaisquer informações… mas parece que o homem se levantou um dia de manhã, bebeu bastante vodka, e a seguir decidiu escrever uma história de ficção científica.

2 – Notem a data: 1997. O artigo foi escrito para coincidir com as tretas das profecias de Nostradamus, em 1997, e com o fim do milénio em 1999 e novamente no ano 2000. Ou seja, foi uma ideia que vendeu bastante na altura, porque as pessoas são crentes e pensavam que o mundo ia acabar.

3 – Como as pessoas não aprendem, então caem exatamente nas mesmas mentiras vezes sem conta. Como nada aconteceu em 1997, em 1999, e no ano 2000, então os pseudos agora usam a mesma estória fantasiada, para a mentira da chamada profecia Maia em 2012.

4 – A NASA não descobriu coisíssima nenhuma em 2010. Desde 1978 que se anda a falar dessa possível nuvem interestelar.

5 – A NASA não fez qualquer segredo da descoberta. Ou seja, esta é mais uma mentira! A NASA, tal como o astroPT, publicitou que as Voyager estão a atravessar uma zona que é uma novidade, “uma nuvem de material interestelar” que é estranho estarmos a atravessar. Esta descoberta foi feita em 2009 (e não em 2010), pelas Voyager. Podem ler na NASA, aqui. Leiam também no astroPT, este post com a descoberta, este excelente post a explicar tudo, e este recente post sobre a espuma magnética recentemente encontrada. Ou seja, deixem-me repetir de novo: não há segredo nenhum! As coisas são totalmente divulgadas!

6 – Como se percebe lendo as notícias, o nosso sistema solar está protegido. A nuvem é fraca, e não afeta os planetas do nosso sistema solar, já que este está dentro de uma “bolha” que o protege. Logo, os pseudos dizerem que atravessar essa nuvem vai causar X ou Y é puro disparate!

7 – Como o sistema solar está protegido, então o Sol também está. Logo, não haverá problemas com o Sol. Mas mesmo que houvesse uma enorme tempestade solar, ela não acabaria connosco. Simplesmente teríamos imensos problemas elétricos. Já expliquei isso, neste post.

8 – Como o sistema solar está protegido, então a Terra também está. Logo, não haveriam terramotos globais, e outras tretas que queiram imaginar.

9 – Se o problema é a palavra “fotões”, tenho-vos a dizer que estamos rodeados de “fotões”. São milhões deles a rodear-nos. Fotões são partículas que transportam a energia electromagnética, onde se inclui a luz (e o calor e as transmissões rádio e de TV, etc), como por exemplo a luz do Sol, e sem essa luz não haveria vida como aquela a que estamos habituados.
Por isso, venham lá esses fotões!

10 – Esta história da “nuvem” teve a sua origem em crenças pseudocientíficas de seitas religiosas New Age. Essas crenças dizem de forma disparatada que as estrelas conhecidas como Pleiades estão rodeadas por uma nuvem energética. Supostamente, a Terra vai passar por essa nuvem e sofrer uma evolução espiritual. Supostamente, os Humanos iriam passar para uma dimensão espiritual, deixando a fase terrena – iriam fazer a transição espiritual para um nível mais acima de existência, a que os pseudos chamam “nível galáctico”.
O facto das Pleiades estarem a 400 anos-luz de distância (muito longe!), não terem qualquer nuvem pseudo a rodeá-las, e os pseudos chamarem a essa suposta nuvem a “casa de Cristo que emite um maná de radiação”… não demove os crentes de caírem nestes disparates religiosos.

Conclusão: isto é uma carrada de mentiras já ditas para outras “profecias” no passado, de modo a divulgar crenças New Age completamente disparatadas.

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

194 comentários

8 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Sara c

    Caro Carlos,
    Tenho 18 anos e permita-me que lhe diga o quão bom é o artigo que aqui li. É, de facto, muitíssimo simples enganar a mente humana, aliás, utilizaria antes a seguinte expressão: persuadir.
    Com imensa sorte a nossa, há pessoas como o Senhor que, sem qualquer pudor, revelam o «outro lado» da situação em questão sabendo que poderão cair numa imensa discussão, dado que, como o Carlos referiu e extremamente bem, «em ciência compreende-se a verdade dos factos», o que é, digamos, complicado, para as tais pessoas cuja mente é facilmente «lavada» por mentiras e, consequentemente, irão querer arranjar «teorias» que comprovem aquilo em que querem, por tudo, acreditar (ignorando o tamanho imenso que isso possa ter de mentira).
    Resta-me terminar o meu comentário agradecendo imenso o facto de ter partilhado com o mundo a verdade. Peço desculpa.. Agradeço imenso o facto de ter partilhado a verdade com.. os verdadeiramente interessados e com cabeça para pensar por si próprios! :)
    Sara c

    1. Carlos Oliveira

      Obrigado, Sara ;)

      1. RAYLA

        É VERDADE QUE A NASA ACHOU UMA MOLECULA DE ALIENIGENA

      2. Carlos Oliveira

        Sim. Não só a NASA, como outras agencias espaciais.
        Assim como astronautas e até a Rayla as pode descobrir.

        Todas as moléculas fora da Terra são alienigenas.

        Essa pergunta nem sequer sentido faz…

        A Rayla sabe o que é uma molécula? E sabe como se formam os elementos?

        Convinha primeiro aprender essas coisas… e depois perceberá que a sua pergunta não faz qualquer sentido…

        abraços

    2. PézauM

      Desculpe Sara, mais ninguém que comentou aqui tem conhecimento suficiente pra pensar em si próprios. Muito menos você. Conhecimento religioso é uma coisa sem provas e sem conceito, nada faz sentido, por isso tanta religiões, tantas crenças, e principalmente tantas interpretações diferentes relacionado ao “livro de Deus”, que pode ser a Bíblia o Alcorão, ou um gibi qualquer. Agora conhecimento cientifico, aí sim, a NASA é puro conhecimento cientifico, centenas de anos, procurando saber sobre a vida e o universo, sucesso em muitas delas, seja na medicina, tecnologia, ou até mesmo na psicologia. Então a sua indicação para acreditar em si mesmos, agente tem que acreditar sim, mais não faz sentido, simplesmente acreditar em conhecimento próprio, nessas circunstâncias, o conhecimento próprio é em vão, o melhor conhecimento próprio que se pode usar, é a sabedoria no que acreditar do próximo.

  2. Vinicius

    Bom.. é impossível alguém querer afirmar que a NASA nao possui segredos e muito menos ainda se eles possuem uma divisão separada que não inclui a maioria daqueles que estao ligados diariamente com a própria NASA. Nós não trabalhamos lá.. o que é certo é que a NASA não fez questão de divulgar e explanar assuntos importantes a respeito de muitas descobertas mas sim, minimizar as divulgações sobre qualquer façanha evitando o despertar de interesse público para cada ato. Diretamente na conclusão, A NASA não revelaria tão cedo se houvesse um asteróide próximo a colidir com a terra ao ponto de provocar danos de proporções míticas, sabe-se que existem pessoas das quais nao tem conhecimento certo sobre estes assuntos e ao soar do som “impacto de asteróide” que será alternado ao linguajar público “Cometa irá cair na terra” ninguém fará questao de trabalhar, estudar e por em prática quaisquer das suas atividades de rotina pois não saberiam lidar com essa informação ainda mais com os colaboradores que pregam o fim do mundo. então por este simples detalhe de questão de segurança Mundial a NASA não revelaria qualquer descoberta, talves mais tarde provavelmente depois de ter estudado-a, pronta para combater esta ameaça seja de qual forma preferir.

    1. Carlos Oliveira

      Vinicius,

      “é impossível alguém querer afirmar que a NASA nao possui segredos”

      Esse é um argumento sem qualquer nexo, como já foi explicado dezenas de vezes neste blog.
      Toda a gente tem segredos. O Vinicius tem segredos. Será que por isso se pode tirar a conclusão que o Vinicius sabe que um cometa virá aí? Não, não pode! Nem sobre cometas nem sobre o Pai Natal.

      Sobre segredos de potenciais cometas perigosos, já escrevi sobre isso noutros posts. Sugiro que os leia.

      Sobre este assunto específico, que NADA tem a ver com cometas: esta nuvem de energia perigosa é PURA MENTIRA.
      Essa é a verdade. O resto são invenções de quem não quer saber de conhecimento.

      abraços

  3. Sonia

    Desculpe a minha ignorância, mas eu tenho 35 anos e desde pequenina que me metiam medo que o mundo ia acabar no ano 2000 eu sempre vivi com esse pavor dentro de mim, passou e agora o 2012 a 21 de Dezembro e eu faço anos a 22. Nao sei no que eide acreditar, ouço tanta coisa e filmes e profecias e o medo preciste, será que a profecia é verdade? Eu nem sei que profecia é. Pode me responder para o meu mail?
    O que o faz nao acreditar?
    Muito Obrigada
    Sonia

    1. Carlos Oliveira

      Olá Sónia,

      Fez bem em perguntar.

      Nada disto tem a ver com acreditar. Acreditar ou não, é irrelevante.
      2 + 2 = 4, quer a Sónia acredite ou não.
      A gravidade vai continuar a funcionar quer a Sónia acredite ou não.
      A sua internet não funciona porque a Sónia acredita nela, mas sim porque alguém criou esta forma de comunicação com muito conhecimento científico e matemático.

      O mesmo para as profecias sobre 2012. Não tem nada a ver com acreditar. Tem a ver com conhecimento.
      E esse conhecimento, pode lê-lo neste post:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      abraços!

  4. Bernardo

    Os maias,assim como várias civilizações, nunca disseram que nosso mundo iria acabar,e sim que passaria e já está passando por mudanças,transformações (…)

    (comentário editado)

    1. Carlos Oliveira

      Caro Bernardo,

      O seu comentário foi editado porque nada teve a ver com os factos que constam no post.

      Quanto aos Maias, você só escreveu barbaridades:

      Factos:

      1 – Como já avisamos as pessoas, os vigaristas iriam este ano mudar o discurso de “fim-do-mundo” para “transformações”. É sempre assim. É essa sempre a estratégia dos vigaristas. E, como se percebe, os crentes ignorantes caem todas as vezes.

      2 – Os Maias não fizeram qualquer profecia ou previsão. Basta ler sobre eles:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      3 – Os Maias procuravam a CONTINUIDADE nos calendários, e NUNCA mudanças. Só fala em “previsões de transformações” quem NUNCA estudou a civilização Maia.
      http://www.astropt.org/2012/05/12/encontrado-calendario-maia-mais-antigo-de-sempre-com-implicacoes-para-o-fim-do-mundo/

  5. Lino

    É verdade Carlos, cambada de vigaristas, esta do 2012 parece “a dois mil chegarás, de dois mil não passarás” LOL PASSEI! ahah outra coisa que acho piada há pessoas que se dão ao trabalho de editar fotos que as Sondas tiram em Marte para dizer que a nasa mente e esconde… ahah mas pra quê?!? Obrigado Carlos!

  6. Joel Souza

    Pocha são tantas versões que a gente encontra na net sobre 21.12.2012 que confunde qualquer mente… O que exatamente irá acontecer nesse dia ?? Se é que vai acontecer alguma coisa…!!!

    1. Carlos Oliveira

      Sobre esse dia:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      Conclusão: nesse dia muita gente vai morrer e muita gente vai nascer. Como hoje. Será exactamente igual a hoje.

  7. Samara

    Olá Carlos,desde já agradeço a Deus por existir pessoas de bom senso sobre a face da terra…Quanto absurdo se lê em sites de curiosos, místicos e simpatizantes de algum vestígio de alienção de culturas passadas.Não estou criticando culturas de outros povos e sim as pessoas me má índole, aqueles que desejam tirar algum benefício para si disseminando mentiras envolvidas em alguma informação pseudocientífica e levando ao pânico milhares de desinformados.
    Continue seu trabalho, comprometido com a ciência e a verdade e que se calem a voz dos ignorantes!!Um abraço e até 2013!

    1. Carlos Oliveira

      Obrigado pelo feedback! :)

  8. wander

    Bom logico que a NASA escondi sim muitas coisas que não podem ser divulgadas só pessoas ingenuas acreditam que ela não esconde nada, o nosso planeta vai sim ter um fim, não sei se ele vai ser destruído ou nós que vamos ser destruídos. Só sei que tudo tem um fim, ainda existem um bando de coitados querendo fama dizendo que o planeta iria acabar em 2000 agora essa historia de 2012, não sou evangélico mas só Deus saberá como sera o nosso fim, agora vamos acreditar em nos mesmos não vamos seguir idiotas que estão falando loucuras para confundir nossas cabeças, vamos aproveitar a vida como se cada dia fosse o ultimo, vamos tratar bem a todos, vamos ser sábios em nossas escolhas, realmente nos teremos um fim que pode ser hoje, amanha, daqui a um més, um ano.

    1. Carlos Oliveira

      O “fim da Terra” não será durante o seu tempo de vida. Não se preocupe.

      abraços

  9. Wanderson Vieira

    Vejamos uma explicação sensata: o calendário humano foi vitima de um tremendo erro da igreja romana! Um erro de 12 anos. 1999, já passou, mas devido a este erro, da igreja romana, fez com que a verdade nao fosse entendida, como sempre faz as religiões humanas. Na verdade 1999, será completado agora em 2012, simplesmente isso! Nao acreditar nas profecias da Biblia, é o mesmo que negar que Deus nao existe (…)

    (comentário editado)

    1. Carlos Oliveira

      1 – Não existe qualquer “erro de 12 anos”. É óbvio que a mudança de calendário foi incorporada nas contas. Mas por aqui se vê não só quanto você é insensato mas também tão arrogante que pensa que só você sabe fazer contas. Enfim…

      2 – Não existe qualquer Profecia na Bíblia.

      3 – A sua maneira de pensar é extremamente geocentrica. O mundo mudou muito em 2000 anos, mas você agora utiliza computadores e internet ao mesmo tempo que hipocritamente nega todo esse conhecimento para assumir que a Terra continua a ser o centro do Universo. No meio de talvez milhões de planetas, o seu invisível ponto no céu, para si, é mais importante que tudo o resto – daí todas as profecias em que você cegamente acredita.

      4 – O seu comentário foi editado por razões óbvias. Este é um local de conhecimento. Não é um local para você destilar ódio aos ateus.

      5 – Este local defende a diversidade. Por isso temos como autores pessoas bastante crentes em Deus e até quem vá ser sacerdote. Mas sem nunca colocar em causa os factos, a verdade.

      6 – Este post é sobre crenças infundadas New Age. Você só prova que cospe no Catolicismo e em Deus, ao se deixar levar por estas profecias mentirosas pagãs (New Age).

      abraços

      1. Aninha

        Eu li uma edição de coleção agora da revista superinteressante, que achei genial, sobre os possíveis “fim do mundo”, e começou a matéria explicando sobre a origem da nossa galáxia e sobre a possível previsão dos maias, lá dizia que o calendário maia ia bem mais além do que só ao ano de 2012, e a explicação é bastante convincente, pois bem, já sobre as outros possíveis fim do mundo, há o fim natural do planeta, que seria o apocalipse astronômico, mais ou menos daqui 5 bilhões de anos, e outros que eu nao lembro direito mas seriam o fim do planeta pela atividade humana, já que alguns seres da nossa espécie tem o poder de produzir armas químicas capazes de devastar boa parte da vida, há o resfriamento na terra, há as explosões de supernovas, e tem varias outras coisas mas nada de fim do mundo com alguma catástrofe, profecia, ou alguma outra besteira, resta a nós torcer pra que a atividade humana não nos custe a vida, por que essa pra mim é a única chance de acabar com o planeta em menos de 100 anos, se não, é bem capaz que quando chegue o fim natural da terra, não aja mais vida por aqui, esse pessoal ignorante que prega profecias não passam mesmo de picaretas, e sobre Deus, eu tenho muita fé, acredito, mas não sou muito a favor do que as igrejas pregam, por isso administro minha própria crença, mas me da nos nervos a idiotice das pessoas, é impressionante, e finalizo meu comentário elogiando o seu post, muito bom mesmo, adorei… E vamos que vamos continuar essa vida injusta, por que nossa hora pode chegar a qualquer momento.. Hauahauaahaujaua..

      2. Aninha

        E eu só fiz meu comentário encima de outro comentário por que estou no celular, e não parece outra opção aqui, então desculpa ai.. :p

      3. Carlos Oliveira

        Aninha, sobre todos esses temas que falou, tem vários artigos aqui no blog ;)

        abraços

    2. PDC

      “Nao acreditar nas profecias da Biblia, é o mesmo que negar que Deus nao existe”

      Dupla negativa, podemos então concluir que o que o autor quis dizer foi “Não acreditar nas profecias da biblia é a mesma coisa que Deus existe”

      Interessante. Incoerente, mas interessante.

  10. marcelo jose

    espero voces galerá na cpopa 2014,com muita alegria.
    o resto é resto ,fuiiiiiiiii.

  11. Jackeline Ribeiro

    Olá Carlos Oliveira!

    Uma pergunta bem pessoal, você pode deixar de responder se quiser.
    Você é ateu?

    1. Carlos Oliveira

      O que é ser ateu?

      De qualquer modo, é irrelevante.
      2 + 2 = 4, seja eu ateu, católico, protestante, budista, hinduista, muçulmano, ou pastafariano.

      abraços

      1. wellington

        Andam dizendo por aí que o mundo vai acabar em dezembro., no dia 21.
        Eu não acredito muito nisso não … Já caí nesse conto no ano 2000 e nada aconteceu … quer dizer, alguma coisa aconteceu … levei 6 meses para conseguir zerar meu cartão de crédito.
        Mas desta vez as indicações são mais fortes. E não é só por causa do calendário Maia não.
        Veja só … 21/12 .. . Você tem uma contagem regressiva, uma barra, e inicia uma nova contagem … Percebe ?
        E mais … se você somar os números da data 21/12/12 o resultado é 9.
        O número da “besta” é 666 … somando 6+6+6 dá 18 e somando 1+8 dá 9 .. percebe ???
        Nove não é um número qualquer … pode ver que em qualquer livrinho esotérico o número 9 está associado ao final de um ciclo.
        E não é só isso … já reparou na tabuada do 9 ? Todos os números somam 9 … 9, 18, 27, 36 … 1+8=9, 2+7=9, 3+6=9 … e vai assim até o 90 … é inevitável … percebe ???
        E se for verdade desta vez ?
        A gente tem que levar essa possibilidade em consideração…
        Pensou … você começa a assistir uma novela nova e bem na hora que a coisa está ficando interessante .. puff !
        Eu só vou começar a assistir seriados que terminam antes do dia 21 de dezembro … Não vou perde meu tempo com um negócio que não acaba … Eu, hein ..
        Vai que é verdade …
        Aliás, se eu fosse a Globo já prometeria que a nova novela acaba no dia 20 de dezembro. Eu sei que é uma quinta-feira … mas é melhor garantir … na sexta a emissora cobre a expectativa do final do mundo e, se não acontecer, repete o capítulo no sábado ! Percebe ???
        O negócio é ser cauteloso …
        Dá aquela tentação de largar o emprego, comprar tudo com o cartão de crédito, se entupir de sorvete com brownie e muuuuita cobertura, participar de uma orgia colorida … é, bem colorida … tons de cinza é pouco para o final do mundo … Percebe ?
        Mas é melhor segurar a onda … o pessoal já errou antes !
        Melhor tentar uma versão light … que comprometa menos.
        Tire férias … 30 dias desta vez … marque a volta para a primeira segunda-feira depois do dia 21 de dezembro …
        Ao invés de sair comprando um monte de coisas com o cartão, alugue … Marque a devolução para o dia 22.
        O sorvete com brownie acho que tudo bem …
        E a orgia … não sei … hummm … ok, mas use uma máscara, uma peruca ruiva ou uma roupa de monge budista … sei lá … só para o caso do youtube sobreviver … Percebe ?
        Melhor fazer o seguinte … vamos formar um grupo … os hedonistas do apocalipse …
        A gente tira férias um mês antes, junta os 30% do salario de todo mundo, aluga um sítio com todas as mordomias e libera geral … menos foto e vídeo, que o youtube é fogo… ai, se o mundo não acabar, dia 22 vai cada um para o seu lado e a gente finge que nem se conhece …

      2. Carlos Oliveira

        LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL :D

  12. Pedro

    Boas, só estou mesmo interessado na “”bolha” que protege o sistema solar”. Referem-se a um campo magnético do sistema solar? Porque é a primeira vez que ouço isso..

    1. Carlos Oliveira

      Pedro, no artigo tem links para outros artigos de modo a saber mais ;)

      abraços

  13. Carlos

    Um més atrás eu li uma notícia que os astrônomos descobriram um cometa ou meteoro que passou praticamente raspando na terra de tão perto e só descobriram 4 dias antes, pelo tamanho o tal meteoro não iria destruir a terra se caísse na Terra mas causaria um bom estrago, a dez anos atrás estava numa praia e de madrugada eu e minha esposa estávamos sozinhos e de repente um risco como se fosse um giz branco numa lousa e muito forte no céu de norte a sul em um segundo e a cauda demorou 3 segundos para sumir, imagino que o fim do mundo para a humanidade está no risco de estar vivendo a cada segundo nesse planetinha.

    1. Carlos Oliveira

      Carlos,

      O que viu foi uma estrela cadente, ou seja, um meteoro a atravessar a atmosfera. É só poeira que cai continuamente na atmosfera terrestre. ;)
      Veja nesta categoria alguns exemplos:
      http://www.astropt.org/category/meteoros-asteroides-cometas/bolides/

      abraços!

  14. Marília Olinski

    Oi, Carlos! Acredito e estudo a Bíblia, já a muitos anos, amo d+ o Criador creio Nele e em Sua Palavra, ao mesmo tempo o universo sempre me foi muito atrativo, gosto de pesquisar e estudar tudo sobre o assunto. Ao ler tua afirmação senti firmeza, é em simples pra mim, os mistérios do universo, os vejo como o movimento contínuo normal e necessário, não bate pra mim esta estória que a Terra está prestes a acabar, temos muito chão pela frente ainda, o que Deus está nos falndo na minha humilde interpretação, é que estamos entrando numa fase de grandes mudanças espirituais, as quais afetarão nosso conhecimento, + ou_ como quando o homem evoluiu acerca da tecnologia, penso que estaremos entrando num nivel maior de novas descobertas, não vou detalhar aqui, pois não se deve misturar as coisas, o que ja estou fazendo kkk. Enfim, obrigado por sua objetividade no assunto, e por seu interesse em falar para nós leigos do cosmo, que tudo não passa de exagêros baseados em medos e idéias préconcebidas. Valeu ai tua informação.

  15. Nuno Botelho

    Para todos aqueles que pensam que o mundo irá acabar um dia, só tenho uma resposta: SIM.

    O mundo acaba todos os dias para centenas, milhares, de pessoas. Ou melhor, as pessoas acabam para o mundo (ESTE mundo, o mundo onde vivemos). Todos os dias há mortes.

    Em relação ao ditado “a 2000 chegarás, de 2000 não passarás” também dou toda a razão. É muito provável que eu não consiga sobreviver a este milénio! Não acredito, nem quero a vida eterna :-P

    Força para este excelente trabalho Carlos e toda a equipa do AstroPT.

    1. Carlos Oliveira

      Obrigado Nuno ;)

  16. Vasco Brandão

    Boas
    Aprecio este tipo de debate para ver só o tipo de mentalidades que existe neste mundo.as pessoas continuam com os olhos tão fechados, não sei o que realmente aprendem na escola, e porque linhas seguem a vida , vivem teorias de mega-conspirações, seguem religiões que foram criadas para controlar multidões, vivem com medo…
    Este mundo à escala cósmica é mais pequeno que um grão de areia numa praia, é atravessado por tanta forma de radiação, criamos tantas partículas energéticas artificiais. se realmente soubessem o que lhes rodeia já tinham deitado todos os micro ondas ao lixo, andavam a pé ou procuravam outro tipo de combustiveis mais limpos.
    Se estão tão preocupados com fotoes neutroes protoes electroes, e outros “OES” estavam, mais atentos na escola. ou viam programas do discovery, odiseya do que “A casa dos segredos” e as telenovelas.

  17. Ana Carla

    Caro Carlos, primeiro permita-me parabenizar-lhe pelo brilhantismo do seu blog. Tenho ouvido as mais escabrosas historias sobre o cinturao de fotons. Sua explicação comprova que o bom senso sempre deve imperar.
    Para sua apreciação, caso tenhas tempo – é de assustar…

    http://www.youtube.com/watch?v=eHc_DFClqrU

    Abraços

    1. Carlos Oliveira

      É um vídeo semelhante ao do ano passado sobre o cometa Elenin. Também falavam em OVNIs perto do Sol (mentira), em dias de escuridão (mentira), etc, etc, etc. Enfim… os vigaristas nem imaginação têm, porque dizem sempre as mesmas mentiras.

      ;)

      abraços!

      1. Ana Carla

        Caro Carlos, permita-me perguntar novamente… Fala-se muito em uma zona nula que precede essa nuvem. Isso é possível? Essa nuvem já nos englobou?
        Abraços ;)

      2. Carlos Oliveira

        Olá Ana Carla,

        Se é uma “nuvem de fotões”, estamos englobados nela desde que nascemos – daí vermos luz, sentirmos calor, etc. Fotões são partículas que “transportam” a luz do Sol, por exemplo. Não metem medo a ninguém.
        Quanto à “nuvem de fotões que rodeia as Pleiades e que nos vai englobar”, essa nuvem não existe e mesmo que existisse nós nunca iremos para perto das Pleiades.

        abraços

  18. Leonardo Alves

    Mano,agora eu estou mais tranquilo,então não acontecera nada no dia 21/12, estava muito preocupado.

  19. Rafael Vieira

    Muito bom o blog. Adorei e divulguei no meu trabalho.
    Estou me tornando um visitante periodico apartir dessa materia muito boa!

    O melhor de tudo é saber o curriculo de quem escreve a materia e saber que é um ótimo curriculo.

    Parabens

    1. Carla

      Bom em meio a tantos comentários só o que tenho a dizer é que seu artigo Carlos ficou muito bom, pena que existam pessoas que não tem uma boa interpretação e fazem comentários bobos.
      Parabéns pelo artigo.

  20. bruno andrade

    no dia 22 eu volto com um recado que o mundo nao vai acaba

  21. Miguel B. Medeiros

    Uma mente aberta é uma mente completa.

    Não querendo com isto dizer que acredite ou não em profecias ou religiões ou ciências, existem factos incontornáveis aos quais a percepção da humanidade como a conhecemos não pode fugir.

    Esta é uma discussão sem fim a eterna batalha entre o cientifico e o teológico, acreditar nos factos expostos por cientistas que interpretam os dados que desconhecem de forma teórica sem por em prática qualquer tipo de testes conclusivos é para mim, note-se para mim, tão credível como acreditar na interpretação dos livros religiosos por parte de terceiros.

    Não posso afirmar nada pois não tenho os conhecimentos para afirmar, então em que se baseia tudo aquilo que se afirma sobre o que desconhecemos?

    Quero deixar claro que não contesto as afirmações feitas por ninguém…

    Ninguém deve ser ovelha….

    1. Carlos Oliveira

      Uma mente aberta não deixa entrar todo o lixo que os vigaristas lhe querem impingir.
      Uma mente aberta não deve ser tão aberta que o cérebro caia.

      Já por MILHARES de vezes expliquei aqui no blog que a ciência não se faz de “acreditar nos factos expostos”.
      2 + 2 = 4. A gravidade funciona da mesma forma. É irrelevante se acredita ou não. A ciência, o conhecimento, NADA tem a ver com acreditar.

      Sugiro que leia os nossos artigos antes de comentar com concepções erradas sobre a ciência que já estão explicadas aqui.

      Por fim, no assunto deste post, não há nada que desconhecemos. TUDO o que é dito é baseado em factos que toda a gente pode comprovar. Tudo o que é dito é porque é conhecimento; já se sabe! Por isso, é que o assunto do post é uma VIGARICE.

      abraços

  22. gabriel

    Eu tenho 14 anos, eu to muito entereçado, eu sei que mundo não vai acabar, e so uma mudança de siclo mas, com tudo que esta acontecendo eu vou falar uma coisa pra vcs se vcs não quiserem acreditar tudo bem.

    (comentário editado)

    1. Carlos Oliveira

      Gabriel,

      Como já está explicado em milhares de artigos aqui no blog, que sugiro que leia, a ciência, o conhecimento, não se faz de acreditar.
      A electricidade em sua casa não funciona por você acreditar nela.

      Por isso, tudo o resto no seu comentário foi editado. Aqui não se fala de crenças (nem nas nossas), mas só de conhecimento.

      abraços

  23. Otávio Augusto

    Ótimo artigo. Por vezes visito o seu blog e deparo-me sempre com textos bons como esse.
    É sempre curioso ler os comentários e perceber como este país está entupido de déspidos de conhecimento ou vontade de conhecer. Não devem ter aproveitado o tempo em que estiveram na escola e agora acreditam piamente nas toscas teorias da conspiração.
    Quando começei ler a respeito desse maldito cinturão fotonico, achei uma tremenda imbecilidade, pois zilhões de fótons passam por mim todos os dias. São simples partículas de luz e Albert Einstein descobriu-as a mais de 100 anos. No entanto, devido à insistencia dos sites em mencionar o assunto, resolvi estudá-lo a fundo, de modo que cheguei a este blog e finalmente encontrei um texto completo o bastante.
    Meus parabéns, adoro as publicações que voce faz.
    É sempre bom mostrar para os ignorantes noveleiros dessa nacão um pouco do que é cosmologia, astrofísica e o modelo padrão de partículas. Se soubessem as várias radiações eletromagnéticas com as quais lidam diariamente, enlouqueceriam.

  24. Ique

    Não aconteceu NADA!
    No entanto, 2013 pode realmente pintar uma Nova Ordem Mundial, ou até mesmo no final deste ano já vão começar a implantar a tal ordem.

    1. Carlos Oliveira

      Sim, aposto que essa Nova Ordem irá aparecer no dia 30 de Fevereiro!!!

      E se tirarem esse dia do calendário, prova-se!!! É mesmo tudo uma conspiração mundial!

      Enfim…

  25. Gabriel

    Carlos Oliveira, Minha Pergunta é isso podera atingir a terra daqui a quantos anos!?
    E se essa nuvem de poeira nos atingir como nos iremos morrer?

    1. Carlos Oliveira

      Não existe qualquer nuvem de poeira destas.
      Por isso, coisas que não existem não nos podem atingir.

      abraços

  26. daron nunes

    risos rsrs. meu caro Carlos Oliveira, este seu post vai dar o que falar… rsrs
    pelo menos estou gostando em ver que pessoas sedenta pela verdade estão buscando respostas contra as fabulas semeada pelos irresponsáveis que se acham humanos! o chato disso tudo é que; ” como pode um cientista seja lá de qual empresa for, não conhece o potencial humano (corpo, mente, espirito) querer afirmar coisas distantes das vistas e do raciocínio que isto ou aquilo vai acontecer… só risos com coisas como estas…
    Carlos Oliveira, meus parabéns por suas palavras aqui no poste.
    um abraço

  27. Geraldo Barros

    Fim da vida no planeta

    “O mundo vai morrer mais rápido do que imaginávamos.” É essa a resposta dada por Dr. Michio Kaku, cientista americano conhecido como “o físico do impossível”,
    Dr. Kaku explica que o fim da vida na Terra é inevitável porque, ao contrário do que a comunidade científica pensava anteriormente, o universo está se expandindo muito rápido, fora do controle. “A energia escura é um objeto ainda misterioso para a ciência, está puxando o nosso universo”, diz.
    Pela lógica, o Big Bang, a explosão que originou o universo e possibilitou o nascimento da vida no planeta Terra não cessou. Ela apenas diminuiu sua velocidade. Por isso, o universo nunca deixou de se expandir. Chegará uma hora em que a Terra ficará tão longe do Sol que não haverá luz suficiente por aqui. “Ao contrário do que se pensa, vamos morrer em gelo, não em fogo”, conta Dr. Kaku.

    1. Carlos Oliveira

      Isso nada tem a ver com este artigo.

      Isso é um tema de cosmologia que tem a ver com o fim do Universo, a chamada morte fria, que será dentro de vários quadriliões de anos.

      MUITO ANTES disso, daqui por 2 mil milhões de anos, a vida na Terra já não será possível à superfície.

      O Geraldo misturou coisas que não têm a ver uma com a outra.
      E atribuiu uma frase a Michio Kaku que ele não disse (ele fala do Universo e não da Terra).
      E, pelo contrário, a chamada morte fria fará com que o fim do Universo seja muito mais tarde que a chamada morte quente.

      Ou seja, falou de coisas que nada têm a ver com o artigo, misturou coisas que nada têm a ver, e ainda trocou o que o referido cientista disse.

  28. Gustavo GPS

    Véi na boa…vc parece ser gente boa e que estudou e pesquisou muito pra saber de todas essas coisas,meus parabéns.
    Gustavo GPS

  29. Marcelo

    A NASA não possui o poder de esconder nada, pois não detém o monopólio da pesquisa espacial. Por todo o mundo, milhares de astrônomos amadores realizam descobertas extraordinárias todos os dias, que são rapidamente compartilhadas com todos. E a maioria deles não tem qualquer vínculo com a agência americana.

  30. Ailton

    Mas afinal, o mundo acabou ou não em 2012?

    1. lumena

      EU TENHO UMA IDEIA DISTO: O MUNDO PODE ACABAR, AINDA NÃO, MAS PODE, POREM ENQUANTO VOCE ESTA VIVO, O MUNDO NAO ACABOU PARA VOCE. PARA MUITAS PESSOAS, O MUNDO JA ACABOU, POIS ELAS MORRERAM, VOCE TEM QUE APRECIAR A VIDA, POIS O MUNDO Ñ ACABOU

      ESPERO PODER TE-LO AJUDADO

  31. Ivan moreira de araujo

    Gostaria de me formar em engenharia,mas me agradaria mais historia para depois fazer filosofia e posteriormente antropologia aja tempo,comtanta verdade que infelismenteé bem pessimista ,porem pode ser olhada com um pouco de animo e positivismo por que segundo a mecanica quantica tudo e possivel wlew,meus caros um abraço.

    1. Carlos Oliveira

      A mecanica quantica não diz isso.
      A mecanica quantica não fala de si.
      A mecanica quantica nada tem a ver com as suas escolhas de vida.

  32. Caroline

    Prezado Carlos,

    Muito obrigada por sua diligencia em “debunkar” estas barbáries proféticas ditas com tanta frequência. Quando crianca eu ouvi inúmeras vezes que o mundo ia acabar e o maior trauma da minha infância que eu me lembro, são os momentos horrendos que antecipavam a tal data de cumprimento da profecia. E assim que um alívio vinha quando nada acontecia, uma nova “profecia” vinha …. É claro que depois de tanto trauma, medo, controle, eu me tornei cética, e fui estudar ciência. Não me tornei astro-física, mas apesar de ser do campo da medicina, sou fascinada por astro-física.
    Hoje vejo meu filho sofrer com as mesmas “profecias” e fico extremamente indignada com a insistência das pessoas em afirmarem que por serem especiais, únicas, foram agraciadas com profecias divinas do fim do mundo (lê-se babaquice!).
    Não queria que meu filho passasse pelo que eu passei na minha infância …. Ainda bem que existem pessoas como você!
    Um abraco!

    1. Carlos Oliveira

      Obrigado pelas palavras :)

  33. Rodrigo 171

    Eu estava lendo um artigo sobre a profecia maia no meu computador e me veio uma certa curiosidade. Abri o calendário do meu computador e percebi que o mesmo só vai até 31/12/ 2099. Curti ai minha histórinha…kkk… Se nós humanos, fossemos extintos amanhã por qualquer que seja o motivo, e uma forma de vida extraterrestre com inteligência semelhante a nossa, estivesse apenas esperando nosso fim para dominar nosso planeta.kkkkl… Por algum motivo meu computador sobreviveu.kk..
    Eles começaram a estudar meu computador e de-repente óÓóÓ!!! A raça humana era uma raça inteligente mesmo, veja este calendário, ele se encerra em 31/12/ 2099 e isso só significa uma coisa. Eles descobriram o fim do mundo!!!

    Veja como seriamos ridículos se todos nós acreditassemos nestas besteiras.

    O fim do ciclo do calendário maia nada mais é do que nosso dia 31 ou 31/12/2099..kkkkk….

  34. miguel

    bom,concordo com v6 mais como acreditar nisso kkk
    quase conseguiu nos enganar

  35. CLEUTON GRANJA DE OLIVEIRA

    A MINHA VISÃO DE TUDO ISSO É SEGUINTE ;VEJO QUE TUDO ISSO QUE FALAM SOBRE O FIM DO MUNDO,SÃO PESSOA QUE TENTAM GANHAR DINHEIRO DE QUALQUER FORMA NESTA VIDA!NÓS SABEMOS QUE O MUNDO VAI ACABAR!MAIS VAI SER POR NÓS MESMO, COMO NA ÉPOCA DOS DINOSSAUROS OS CARNÍVOROS COMEU OS VEGETARIANOS E DEPOIS UM COMEU O OUTRO E AE SÓ RESTOU UM E MORREU DE FOME!!!ENTENDERAM?ANTES EU QUASE ACREDITAVA EM TUDO QUE FALAVAM SOBRE FIM DO MUNDO,MAIS DEPOIS DE PESQUISAR E LER TODOS OS SITES .VI ENTÃO QUE NÓS MESMOS VAMOS NOS DESTRUIR POR CAUSA DO NOSSO EGOISMO E POR SERMOS MERCENÁRIOS E QUE ESQUECEMOS DE AMAR O NOSSO PRÓXIMO!!!ACREDITO EM DEUS UM SER MAIOR E SEI QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS E QUE O CARA QUE FEZ TUDO NÃO ACABARIA E NEM DEIXARIA OUTROS ACABAR HÁ NÃO SER NÓS MESMOS!!!GOSTARIA QUE VCS COMENTASSEM !!! ABS A TDS.

  36. Constante Andreazza

    Caro Carlos Oliveira. Pessoas como voçê e que dão animo a continuar a procurar o conhecimento e ter esperança sem fanatismos. Carlos, não sei se vais ler ou receber esta mensagem,seguinte, tenho 72 anos pouco conhecimento,pouco estudo e pouca cultura infelizmente me criei no interior e na minha infáncia 11 anos tive que parar de estudar para trabalhar na roça mesmo com pouco estudo e sempre após 2010 comecei a ter conhecimento de mensagem por i-mail mesmo assim procuro me informar e gosto muito de conhecimento. Acredito em Deus ou criador, seja Deus, Alá ou qualquer outro nome respeito qualquer crença desde que não pregue fazer o mal a seu semelhante falo isto porque li acima o pavor de ter passado também minha juventude apavorado com o fim do mundo varias vezes e sempre nos dando acreditar num Deus vingativo e não um pai bondoso e amoroso. Pergunta, a quem interessa?. A resposta não cabe a mim mas queria PARABENIZA-LO pelo que voçê esta fazendo e dizer que voçê e uma pessoa especial que distribui seu conhecimento para a posteridade pois entendo que pessoas como voçe é que valem a pena a viver e procurar conhecimento a quem menos tem sem fanatismos. Desculpe os eros de caligrafia um abraço e continue a espalhar o conhecimento pois sem ele nada somos e iremos a lugar nenhum .

  37. valmor

    Parabéns pelos seus preciosos e corajosos comentários!

  38. Carlos R Pfitzner

    imho a NASA não esconde nada! tudo isto eh resultado de tentar explorar a ignorancia alheia

  39. josé carlos cruz

    que trabalhão, não Carlos de Oliveira

  40. eduardo

    Olá carlos, queria saber por que as vezes as nuvens se movem rapido dms e outrora devagar? É um evento comum? De um tempo pra cá tive percebendo q as nuvens estao se movendo rapido, isso quer dizer alguma coisa? Ou se trata só de um evento natural mesmo rs, é so uma curiosidade minha, fico muito grato se souber me rrsponder, obrigado.

    1. Carlos Oliveira

      Honestamente, não sei de que fala ;)

      As nuvens estão iguais a sempre…. ;)

      O movimento das nuvens depende do movimento atmosférico… ou seja, do vento.

      abraços

  41. tadeu

    bom dia , Carlos gostei das suas respostas.

    1. Carlos Oliveira

      Obrigado ;)

  42. Jobel

    boa noite Carlos.é um prazer esta aqui , gostaria de perguntar acerca desse assunto da nasa, não aconteceu em 2012 , existe a possibilidade da data estar errada e esse fato ainda acontecer??ou não estamos diante de invenções?porfavor expreesse sua opinião.

    1. Carlos Oliveira

      Estas coisas são mentira. Seja em 2012, 2014, 2020 ou 3467 ;)

      abraços

  43. stefanyteixeira

    SERÁ QUE O NOSSO PLANETA CHEGARA A REALMENTE ACABAR COM ESSE PROBLEMA QUE A NASA ESCONDE OU E SÓ UM UMA NOTÍCIA? OBG!!

    1. Carlos Oliveira

      Eu não percebi a sua pergunta…

      Leu o texto?

  44. Isabella

    Oi Carlos,

    Primeiro gostaria de dizer que admiro muito a sua formação acadêmica. É um assunto que me interesso bastante, e ainda desejo cursar.

    Há diversas pessoas, sites e tudo mais, falando que a NASA publicou uma noticia de que em dezembro ficariamos 6 dias no escuro. Qual a sua opinião sobre isso? É um assunto pra se levar a sério? Por todo seu conhecimento que acredito que tenha muito, gostaria de ouvir o que você tem a falar.

    Obrigada,
    Isabella.

    1. Carlos Oliveira

      Olá Isabella,

      Só uma correção: não é uma opinião ;) . Aqui é raro termos opiniões. Ou sabemos ou não sabemos ;)
      Neste caso dos 6 dias de escuridão, sabemos, como pode comprovar lendo o nosso artigo:
      http://www.astropt.org/2014/10/28/6-dias-de-escuridao/

      abraços!

  45. Atila M.

    É Verdade existe mesmo das naves gigante dirigindo para cá e porquê demora tanto , já que navega em velocidade esplendorosa ?

    1. Carlos Oliveira

      Não.

      Tal como os “dias de escuridão”, também esta história foi inventada por um jornal humorístico.
      Pode ler aqui:
      http://www.astropt.org/2014/10/28/6-dias-de-escuridao/

      abraços

  1. Fim do Mundo a 20 de Dezembro de 2012 ? » AstroPT - Informação e Educação Científica

    […] religiosa que anda a ser difundida por aderentes de seitas religiosas New Age. Já expliquei isso, neste post. O curioso neste caso é que ele diz-se seguidor de Cristo, e afinal segue é imbecilidades de […]

  2. Cinturão Fotónico vai acabar com o mundo! » AstroPT - Informação e Educação Científica

    […] Mas a invenção da “nuvem de energia fotónica” existe mesmo, e é uma vigarice New Age, como já foi explicado aqui. […]

  3. Fim(ns) do Mundo » AstroPT - Informação e Educação Científica

    […] 7. O assombroso cinturão fotónico […]

  4. Mais um Mistério do Fim quase Resolvido » AstroPT - Informação e Educação Científica

    […] é óbvio a ciência, através dos cientistas, explicou o mistério. Os pseudos não só não explicaram (porque não sabem) como criaram mais dúvidas e medo. A […]

  5. O Dia das Mentiras » AstroPT - Informação e Educação Científica

    […] anãs em rota de co­li­são com a Terra. Nada a ver com «cin­tu­rões fo­tó­ni­cos» ou «nu­vens de ener­gia» ca­ta­clís­mi­cas. Nada a ver com sú­bi­tas e gi­gan­tes­cas tem­pes­ta­des […]

  6. Quem Trincou a Lua? » AstroPT - Informação e Educação Científica

    […] SSW, Disappears: ENE”. Olho para cima e procuro vestígios de nuvens fotónicas (ainda aqui, e aqui) de supernovas ou de planetas e nada… O mundo não acabou e não deverá acabar tao […]

  7. Palestras de autores do AstroPT

    […] sobre Alinhamentos, Inversão dos Pólos Magnéticos, Tempestades Solares, Cinturão de Fotões e […]

  8. TOP 100

    […] Betelgeuse. Vénus explodir. 20 de Dezembro. Gliese 710. Reversão dos Pólos. Nexus 2012. Nuvem de Energia (Cinturão Fotónico). Nuvem do Caos em 2014. Invasão de Naves Espaciais. NASA erra contas. Plano […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>