Google+

«

»

Jun 28

NASA esconde um segredo: sistema solar vai entrar numa nuvem de energia que irá acabar com a vida na Terra?

Vários leitores tinham já escrito a perguntar por esta história, por isso cá fica a análise a mais esta história que se tem espalhado pela net.

Vários websites dizem que o astrofísico Alexey Demetriev previu que a Terra iria atravessar uma nuvem interestelar carregada de energia. Em 2010, a NASA e a ESA descobriram essa nuvem, mas preferiram manter o segredo para não provocar o pânico. Mas o Sol ao atravessar essa nuvem provocará muitas mais explosões solares que farão a vida na Terra sofrer fortemente com isso, levando à morte de carradas de humanos; e a Terra ao atravessar a nuvem também sofrerá catástrofes globais como os terramotos mais fortes alguma vez vistos. Na prática, a Humanidade irá deixar este mundo em 2012, tal como previram os Maias.

Alguns sites põem mais pormenores e outros menos, mas basicamente a história é esta.

Agora, a verdade:

1 – Alexey Demetriev não existe. Quem existe sim é o Alexey Dmitriev, um professor de geologia, que nada percebe de astronomia, e que em 1997 publicou num grupo que acha que o mundo vai acabar e que os cientistas são todos uns mentirosos, um artigo a dizer que a Terra iria passar por uma nuvem energética. Podem ler o artigo, aqui. Podem perfeitamente ler que não há quaisquer dados, não há quaisquer evidências, não existem quaisquer informações… mas parece que o homem se levantou um dia de manhã, bebeu bastante vodka, e a seguir decidiu escrever uma história de ficção científica.

2 – Notem a data: 1997. O artigo foi escrito para coincidir com as tretas das profecias de Nostradamus, em 1997, e com o fim do milénio em 1999 e novamente no ano 2000. Ou seja, foi uma ideia que vendeu bastante na altura, porque as pessoas são crentes e pensavam que o mundo ia acabar.

3 – Como as pessoas não aprendem, então caem exatamente nas mesmas mentiras vezes sem conta. Como nada aconteceu em 1997, em 1999, e no ano 2000, então os pseudos agora usam a mesma estória fantasiada, para a mentira da chamada profecia Maia em 2012.

4 – A NASA não descobriu coisíssima nenhuma em 2010. Desde 1978 que se anda a falar dessa possível nuvem interestelar.

5 – A NASA não fez qualquer segredo da descoberta. Ou seja, esta é mais uma mentira! A NASA, tal como o astroPT, publicitou que as Voyager estão a atravessar uma zona que é uma novidade, “uma nuvem de material interestelar” que é estranho estarmos a atravessar. Esta descoberta foi feita em 2009 (e não em 2010), pelas Voyager. Podem ler na NASA, aqui. Leiam também no astroPT, este post com a descoberta, este excelente post a explicar tudo, e este recente post sobre a espuma magnética recentemente encontrada. Ou seja, deixem-me repetir de novo: não há segredo nenhum! As coisas são totalmente divulgadas!

6 – Como se percebe lendo as notícias, o nosso sistema solar está protegido. A nuvem é fraca, e não afeta os planetas do nosso sistema solar, já que este está dentro de uma “bolha” que o protege. Logo, os pseudos dizerem que atravessar essa nuvem vai causar X ou Y é puro disparate!

7 – Como o sistema solar está protegido, então o Sol também está. Logo, não haverá problemas com o Sol. Mas mesmo que houvesse uma enorme tempestade solar, ela não acabaria connosco. Simplesmente teríamos imensos problemas elétricos. Já expliquei isso, neste post.

8 – Como o sistema solar está protegido, então a Terra também está. Logo, não haveriam terramotos globais, e outras tretas que queiram imaginar.

9 – Se o problema é a palavra “fotões”, tenho-vos a dizer que estamos rodeados de “fotões”. São milhões deles a rodear-nos. Fotões são partículas que transportam a energia electromagnética, onde se inclui a luz (e o calor e as transmissões rádio e de TV, etc), como por exemplo a luz do Sol, e sem essa luz não haveria vida como aquela a que estamos habituados.
Por isso, venham lá esses fotões!

10 – Esta história da “nuvem” teve a sua origem em crenças pseudocientíficas de seitas religiosas New Age. Essas crenças dizem de forma disparatada que as estrelas conhecidas como Pleiades estão rodeadas por uma nuvem energética. Supostamente, a Terra vai passar por essa nuvem e sofrer uma evolução espiritual. Supostamente, os Humanos iriam passar para uma dimensão espiritual, deixando a fase terrena – iriam fazer a transição espiritual para um nível mais acima de existência, a que os pseudos chamam “nível galáctico”.
O facto das Pleiades estarem a 400 anos-luz de distância (muito longe!), não terem qualquer nuvem pseudo a rodeá-las, e os pseudos chamarem a essa suposta nuvem a “casa de Cristo que emite um maná de radiação”… não demove os crentes de caírem nestes disparates religiosos.

Conclusão: isto é uma carrada de mentiras já ditas para outras “profecias” no passado, de modo a divulgar crenças New Age completamente disparatadas.

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas.
É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

209 comentários

8 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. stefanyteixeira

    SERÁ QUE O NOSSO PLANETA CHEGARA A REALMENTE ACABAR COM ESSE PROBLEMA QUE A NASA ESCONDE OU E SÓ UM UMA NOTÍCIA? OBG!!

    1. Carlos Oliveira

      Eu não percebi a sua pergunta…

      Leu o texto?

  2. Isabella

    Oi Carlos,

    Primeiro gostaria de dizer que admiro muito a sua formação acadêmica. É um assunto que me interesso bastante, e ainda desejo cursar.

    Há diversas pessoas, sites e tudo mais, falando que a NASA publicou uma noticia de que em dezembro ficariamos 6 dias no escuro. Qual a sua opinião sobre isso? É um assunto pra se levar a sério? Por todo seu conhecimento que acredito que tenha muito, gostaria de ouvir o que você tem a falar.

    Obrigada,
    Isabella.

    1. Carlos Oliveira

      Olá Isabella,

      Só uma correção: não é uma opinião 😉 . Aqui é raro termos opiniões. Ou sabemos ou não sabemos 😉
      Neste caso dos 6 dias de escuridão, sabemos, como pode comprovar lendo o nosso artigo:
      http://www.astropt.org/2014/10/28/6-dias-de-escuridao/

      abraços!

  3. Atila M.

    É Verdade existe mesmo das naves gigante dirigindo para cá e porquê demora tanto , já que navega em velocidade esplendorosa ?

    1. Carlos Oliveira

      Não.

      Tal como os “dias de escuridão”, também esta história foi inventada por um jornal humorístico.
      Pode ler aqui:
      http://www.astropt.org/2014/10/28/6-dias-de-escuridao/

      abraços

  4. Heverton

    Relaxem o mundo vai acabar, se não com a morte do nosso sol, super nova, ou quando a via lacta começar a dançar com andrômeda, ou por qualquer outra coisa, mas até quem é que sabe o destino que a a humanidade vai tomar, a inteligencia talvez se desenvolva por passar pelas dificuldades da falta de água, ou as anomalias que acontecem com mais frequência dos fenômenos naturais, se não mudarmos, nem vão ser outros fatores externos que poderia nos extinguir, mais como os brasileiros recalmão da falta de ônibus botando fogo deles, nós mesmos vamos acabar com o que nos da vida… ou não.

  5. caio emanuel

    Olá Carlos eu acho que cada um cuida de sua crença e esse ser humano chamado Wanderson Vieira tem que cuidar da vida dele eu acredito em Deus mas eu tento procurar alguns pequenos mistérios de Deus e eu acho que esses cientistas ficam contando mentiras para assustar o ser humano, mas como quase todos nós sabemos várias pessoas poluem nosso planeta mas será que estamos destruído ele ou fortalecendo-o porque assim como nós ele tem problemas, e também acho que depois da morte existe vida talvez não morremos e sim fortalecemos nossa alma assim como um planeta é fortalecido com asteróides e meteoros claro que menor que o próprio planeta e acredito que somos aliens nos os animais e os já extintos dinos agora uma coisa que não entendo porque que os cientistas ficam procurando exoplanetas porque o certo seria cuidarmos desse planeta que temos.

    1. Carlos Oliveira

      “eu acho que esses cientistas ficam contando mentiras para assustar o ser humano” – no caso em artigo, não há quaisquer cientistas a contar mentiras.

      “várias pessoas poluem nosso planeta mas será que estamos destruído ele ou fortalecendo-o” – nem uma coisa nem outra. O planeta viveu bilhões de anos sem seres humanos, e vai viver bilhões de anos sem seres humanos. O ser humano é irrelevante para o planeta.

      “também acho que depois da morte existe vida talvez não morremos e sim fortalecemos nossa alma assim como um planeta é fortalecido com asteróides e meteoros” – ideias pseudo, não-científicas. Cada pessoa pode acreditar no que quiser, é irrelevante para a natureza.

      “acredito que somos aliens nos os animais e os já extintos dinos” – mais uma vez, é uma crença, não conhecimento.

      “não entendo porque que os cientistas ficam procurando exoplanetas” – no mínimo, para se ter mais conhecimento do Universo.

      “porque o certo seria cuidarmos desse planeta que temos” – falsa dicotomia, tal como pode comprovar ao ler a categoria das Vantagens da Exploração Espacial.

      abraços

  6. Carla

    Boa noite Carlos.

    Eu ouvi uma história sobre um meteoro que passará muito próximo a terra e que por consequência disso afetará o sistema elétrico do planeta que irá parar de funcionar. Você tem alguma informação sobre isso? já procurei em blogs e sites e não encontrei nada que esteja relacionado diretamente a esse assunto.

    Obrigado.

    1. Carlos Oliveira

      Olá Carla,

      Existem asteroides a passar frequentemente por “aqui perto”. Quase todos os meses falamos neles por aqui.
      Por isso, a Carla terá que me dar o nome ou ano (ou mês) do asteroide que a Carla leu… senão é dificil saber dos milhares de asteroides, qual o que a Carla está-se a referir 😉

      Nenhum asteroide tem qualquer interferência com o sistema elétrico.
      O que pode afetar comunicações são grandes explosões solares que possam vir na nossa direção… mas também as temos periodicamente e nunca tivemos problemas 😉

      Note que falei sempre em asteroides. Meteoros são o que popularmente chamamos de estrelas cadentes. Esses não metem medo a ninguém. Pelo contrário, servem é para estarmos bem acompanhados e aproveitarmos um evento bem romântico :)

      abraços!

  7. João Paulo

    Olá, você tem algum post que fala sobre Hercólobus, Nibiro ou Planeta X? que na verdade são a mesma coisa, só quis deixa um pouco claro(risos).

    1. Carlos Oliveira

      Olá João Paulo,

      Lá em cima, na parte de “procurar”, pode procurar os assuntos todos que quiser.

      Sim, temos dezenas de artigos sobre Nibiru:
      http://www.astropt.org/tag/nibiru/
      Provavelmente o mais popular é este:
      http://www.astropt.org/2011/09/09/fantasia-planetaria-nibiru/

      Também temos vários sobre o Planeta X, que é diferente do Nibiru.
      http://www.astropt.org/tag/planeta-x/

      abraços!

  8. Rogério

    não precisa nem fazer profecias e nem ser místico fanático, não precisa nem ser cientista dogmático, do jeito que tem idiota virulento na raça humana poluindo o planeta, deixando morrer de fome outras nações, fazendo guerras entre si para mostrar quem é mais poderoso, gastando dinheiro no espaço quando irmãos de sua espécie morrem de fome em países miseráveis, tratando mal seus semelhantes, sendo intolerantes de todas as formas, se achando os donos da verdade, logo logo este pobre e miserável Planeta Terra vai acabar, com ou sem queda de asteroide ou meteorito. Os recursos um dia se acabam. Acho que é por isso que a Nasa busca água e outros planetas habitáveis porque este mundo podre já deu o que tinha que dar, logo logo isto aqui ficará inabitável, por culpa da própria raça humana idiota. Pena que num universo infinito com trilhões de galáxias e planetas, não exista vida inteligente além da terra…”vida inteligente na Terra??? Onde? E além disso, que extraterrestres se interessariam por essa raça pífia, a humana??? É pra rir isso tudo. Sou do Brasil e não sei se meu português vai ser entendido porque tem algumas diferenças.

  9. Beto

    Então acredito muito em vida fora do nosso planeta sim pois são muitas as evidências , muitas mentirosas sim , porem algumas sem sequer explicação. Ultimamente um boato de que um gigantesco asteróide irá se colidir com a terra no mês de setembro e que os e.u.a ja iniciou uma enorme operação com o nome de jade helm se não me engano que nada mais eh que um treinamento militar para o caso de uma agitação civil em massa , sendo mais claro pânico da população. Já a nasa informou que nenhum asteróide esta em rota de colisão com nosso planeta . Fica a pergunta?? Podemos confiar na Nasa ? Eles teriam a coragem de passar uma informação tão devastadora para a população mundial?? Abracos

    1. Atamar Chalub

      Beto vc acredita em papai noel tb? coelhinho da pascoa, dificl demais ainda ter gente acredita numa idiotice dessas

    Deixar uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>