NASA esconde um segredo: sistema solar vai entrar numa nuvem de energia que irá acabar com a vida na Terra?

Vários leitores tinham já escrito a perguntar por esta história, por isso cá fica a análise a mais esta história que se tem espalhado pela net.

Vários websites dizem que o astrofísico Alexey Demetriev previu que a Terra iria atravessar uma nuvem interestelar carregada de energia. Em 2010, a NASA e a ESA descobriram essa nuvem, mas preferiram manter o segredo para não provocar o pânico. Mas o Sol ao atravessar essa nuvem provocará muitas mais explosões solares que farão a vida na Terra sofrer fortemente com isso, levando à morte de carradas de humanos; e a Terra ao atravessar a nuvem também sofrerá catástrofes globais como os terramotos mais fortes alguma vez vistos. Na prática, a Humanidade irá deixar este mundo em 2012, tal como previram os Maias.

Alguns sites põem mais pormenores e outros menos, mas basicamente a história é esta.

Agora, a verdade:

1 – Alexey Demetriev não existe. Quem existe sim é o Alexey Dmitriev, um professor de geologia, que nada percebe de astronomia, e que em 1997 publicou num grupo que acha que o mundo vai acabar e que os cientistas são todos uns mentirosos, um artigo a dizer que a Terra iria passar por uma nuvem energética. Podem ler o artigo, aqui. Podem perfeitamente ler que não há quaisquer dados, não há quaisquer evidências, não existem quaisquer informações… mas parece que o homem se levantou um dia de manhã, bebeu bastante vodka, e a seguir decidiu escrever uma história de ficção científica.

2 – Notem a data: 1997. O artigo foi escrito para coincidir com as tretas das profecias de Nostradamus, em 1997, e com o fim do milénio em 1999 e novamente no ano 2000. Ou seja, foi uma ideia que vendeu bastante na altura, porque as pessoas são crentes e pensavam que o mundo ia acabar.

3 – Como as pessoas não aprendem, então caem exatamente nas mesmas mentiras vezes sem conta. Como nada aconteceu em 1997, em 1999, e no ano 2000, então os pseudos agora usam a mesma estória fantasiada, para a mentira da chamada profecia Maia em 2012.

4 – A NASA não descobriu coisíssima nenhuma em 2010. Desde 1978 que se anda a falar dessa possível nuvem interestelar.

5 – A NASA não fez qualquer segredo da descoberta. Ou seja, esta é mais uma mentira! A NASA, tal como o astroPT, publicitou que as Voyager estão a atravessar uma zona que é uma novidade, “uma nuvem de material interestelar” que é estranho estarmos a atravessar. Esta descoberta foi feita em 2009 (e não em 2010), pelas Voyager. Podem ler na NASA, aqui. Leiam também no astroPT, este post com a descoberta, este excelente post a explicar tudo, e este recente post sobre a espuma magnética recentemente encontrada. Ou seja, deixem-me repetir de novo: não há segredo nenhum! As coisas são totalmente divulgadas!

6 – Como se percebe lendo as notícias, o nosso sistema solar está protegido. A nuvem é fraca, e não afeta os planetas do nosso sistema solar, já que este está dentro de uma “bolha” que o protege. Logo, os pseudos dizerem que atravessar essa nuvem vai causar X ou Y é puro disparate!

7 – Como o sistema solar está protegido, então o Sol também está. Logo, não haverá problemas com o Sol. Mas mesmo que houvesse uma enorme tempestade solar, ela não acabaria connosco. Simplesmente teríamos imensos problemas elétricos. Já expliquei isso, neste post.

8 – Como o sistema solar está protegido, então a Terra também está. Logo, não haveriam terramotos globais, e outras tretas que queiram imaginar.

9 – Se o problema é a palavra “fotões”, tenho-vos a dizer que estamos rodeados de “fotões”. São milhões deles a rodear-nos. Fotões são partículas que transportam a energia electromagnética, onde se inclui a luz (e o calor e as transmissões rádio e de TV, etc), como por exemplo a luz do Sol, e sem essa luz não haveria vida como aquela a que estamos habituados.
Por isso, venham lá esses fotões!

10 – Esta história da “nuvem” teve a sua origem em crenças pseudocientíficas de seitas religiosas New Age. Essas crenças dizem de forma disparatada que as estrelas conhecidas como Pleiades estão rodeadas por uma nuvem energética. Supostamente, a Terra vai passar por essa nuvem e sofrer uma evolução espiritual. Supostamente, os Humanos iriam passar para uma dimensão espiritual, deixando a fase terrena – iriam fazer a transição espiritual para um nível mais acima de existência, a que os pseudos chamam “nível galáctico”.
O facto das Pleiades estarem a 400 anos-luz de distância (muito longe!), não terem qualquer nuvem pseudo a rodeá-las, e os pseudos chamarem a essa suposta nuvem a “casa de Cristo que emite um maná de radiação”… não demove os crentes de caírem nestes disparates religiosos.

Conclusão: isto é uma carrada de mentiras já ditas para outras “profecias” no passado, de modo a divulgar crenças New Age completamente disparatadas.

1. Muito bom esse blog, parabéns.

2. Ao ver tantas respostas a comentários (antes de ler por completo o post), achei que acreditava no oposto do conteúdo hehe
    Enfim.
    Quando disse; “não há segredo nenhum! As coisas são totalmente divulgadas!”
    eu concordo plenamente! Na tv e em qualquer meio publico (que possua o mínimo de credibilidade), você pode encontrar tudo isso! Desde a real nuvem cósmica, até a passagem do sol por ela, prevista para próximo do fim do ano.

Não precisa ser nenhum gênio para tal, nem ter vasto conhecimento de astronomia para se obter esse tipo de informação! Mas achei de muito útil de sua parte explicar tudo e com links diretos!
    Está de parabéns.

1. “Desde a real nuvem cósmica, até a passagem do sol por ela, prevista para próximo do fim do ano.”

Qual nuvem cósmica?

Onde no post diz que vai passar no próximo ano?

De certeza que leu o post com as informações reais?

3. Já que eles estão tão certos, porque não se matam já? Poupem o terrível sofrimento! Devem achar que porque sabem algum ser superior (espiritual ou alienígena) virão salvá-los!
    Essa massa interestelar é só o final da influencia do vento solar, sendo vencido pelas emissões de outras estrelas e galáxias.
    Foi perfeitamente previsto que poderia existir essa camada, a heliopausa, (desde quando se estudou o vento solar) é só que não se prevê ao certo o que acontece, o que mostra o quanto essa ciência pode fascinar!
    É meia dúzia de espertos que usam esses dados só pra ver as “almas errantes” de milhares se deixarem levar por bobagens!
    Tem outro dado que talvez usem que seria o fato de nossa galáxia viajar em uma velocidade nauseante de encontro a outra galáxia, claro que não se atentando ao fato que isso só ocorrerá daqui a bilhões de anos e nem perceberemos.

4. olá Carlos gostei muito do seu post e embora eu só tenha 13 anos me interesso muito por astronomia , ciência , e física só acho que vc deveria aceitar a teoria de outras pessoas e não tentar impor a sua pois deve-se respeitar as ideologias das outras pessoas obg

1. Não, Daniel. Não se deve aceitar MENTIRAS.

Eu não tenho qualquer teoria.
      Teorias são factos COMPROVADOS, agrupados numa explicação consistente.
      Exemplo: teoria da gravidade. Não é minha. É de todos. É a verdade.

Em ciência, não se aceitam ideologias.
      Em ciência, compreende-se a verdade dos factos.

5. Lendo todas estas ideias sobre os vários fins-do-mundo e calendários Maia e coisas que tal, acabei por ficar preocupado.

Fui verificar todos os calendários que tenho aqui em casa e fiquei realmente assustado. São apenas dois. Mas eu, que nem acredito em coincidências, reparei que ambos acabam em 31 de Dezembro de 2012.
    E ainda por cima, nesse dia a Terra estará quase quase no periélio, o ponto da sua órbita mais próximo do Sol. E mesmo o Sol está a entrar no pico da sua actividade, com o número de manchas solares a aumentar.
    Para juntar a tudo isto, reparei que se somar a data de 31/12/12, obtenho 31+12+12 = 55… 55!!!

Alguém me sabe dizer se está previsto alguma coisa realmente grave para as 24h do dia 31 de Dezembro de 2012? ou será tudo isto uma mera coincidência?

Sr. Carlos…? 😮

1. LOLLLLLLLLLLLLLLLLLL

pronto… descobriu o segredo!!!!

Essa é a data em que vou descer à Terra 😛

• Rui Costa on 30/05/2012 at 11:22

Então é isso… Eu sabia que algo importaqnte iria acontecer. Não podiam ser só coincidências 😮

Agora mais a sério… Claro que eu estava a ser irónico, só para demonstrar que escolhendo uma coisa aqui outra ali, podemos construir qualquer “teoria da conspiração” que se possa imaginar.
        Até aqui tudo bem. O estranho é que haja sempre quem leve estas tretas a sério e organize não apenas a sua forma de pensar mas por vezes o seu modo de vida em função destes jogos de palavras e de associações de ideias.

Para ilustrar como isto é mesmo fácil, deixo aqui um vídeo da TED Talks http://www.youtube.com/watch?v=ORYKKNoRcDc

6. é impressionante como ainda forjam o fim do mundo!pelo que sei no século passado todos diziam que o mundo não chegaria nos 2000;isso é só mais uma prova que qualquer profeta como Nostradamus foram charlatões,outra coisa é a ignorância das pessoas de pegar um artigo Maia(escritura)e sair por ai interpretando do jeito que quer,primeiro que estas pessoas sem nada oque fazer ficam ai tentando desvendar os segredos de uma lingua que já está morta a pelo menos 1500 anos!Agora chegam ignorântes dizendo que o mundo acabará,nem me preocupo mais com essas falsas acusações!E o pior sempre vão existir esses charlatões ganhando dinheiro encima do povo!.Por causa desse post o blog ganhou mais um ovinte!

7. Gosto muito de ciência,desde o muito pequeno (nano,micron) até coisas com mtos anos luz de dimensão.Astronomia,astrofisica,gosto mas nāo sou formado em nada.Sempre senti um certo fascinio ,até comprei uma vez um cpc 800 para ver um pouco mais além .

Sobre observação astronómica, tem essa categoria por aqui, se lhe interessa mais essa vertente observacional.

8. Apesar de minha “preguiça intelectual” e da minha possível ignorância… dei uma pesquisada no blog e descobri novidades. Parabéns pelo blog, é muito bem feito! Bacana mesmo. Recomendo aos estudantes “curiosos”.

Abraço.

1. Obrigado pelas palavras.

9. Você me parece muito estudioso “Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico. Licenciatura em Gestão de Empresas. Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica. Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA. Trabalhou no Maryland Science Center nos EUA e no Astronomy Outreach Project no Reino Unido, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media. Criou e lecciona um inovador Curso de Astrobiologia na Univ. do Texas”, ABRA SUA MENTE e leia um pouco de crítica à ciência antes de afirmar suas verdades, se você já leu… leia de novo, você não entendeu!… EU já sei que não vai aceitar;; “Os únicos com abertura de mente são os cientistas”. ME faça rir.

1. As críticas à ciência fazem-se com conhecimento dos assuntos e não baseados na ignorância destes.

Não são as minhas verdades. Tudo o que eu lhe disse é a verdade. Não existem minhas ou de outros. A verdade é objectiva, como a Gravidade.
      Se você é demasiado preguiçoso mentalmente (eufemismo) para não perceber isso, então nada posso fazer por si.

Se não quer aprender, não aprenda. O problema é seu.

Mas páre de cuspir no prato que lhe dá de comer.
      Se está aqui, é porque existe uma internet que lhe foi dada por cientistas, que obviamente têm a mente aberta o suficiente para você usar todos os dias os frutos do trabalho deles.

É óbvio para qualquer pessoa com pelo menos 2 neurónios que não se pode ter mente aberta para tudo, senão só entra lixo, e começa-se a ver unicórnios voadores como os causadores de tudo.

Se quer ser ignorante, o problema é seu.
      Se quer ser hipócrita e cuspir no prato que lhe dá de comer, terei que o considerar como troll.

10. Evidências científicas são realmente muito fortes. Creio também que questões “relevantes” não são omitidas pela NASA. Porém é preciso considerar que a espiritualidade Maia é também científica, astronômica. Mas a profecia não diz sobre fim do mundo!!! Mas apenas sobre uma nova era. Isso para eles era relevante, o calendário termina por aí, pois estava na hora de reformula-lo a partir da nova era. Tanto a ciência quanto a profecia Maia são belíssimas.

1. “Porém é preciso considerar que a espiritualidade Maia é também científica, astronômica. Mas a profecia não diz sobre fim do mundo!!! Mas apenas sobre uma nova era. Isso para eles era relevante, o calendário termina por aí, pois estava na hora de reformula-lo a partir da nova era. Tanto a ciência quanto a profecia Maia são belíssimas.”

Isto é mentira.

Não só porque NÃO há qualquer profecia, como se fartam de dizer os descendentes dos Maias.

Mas também porque os Maias tinham a noção de CONTINUIDADE, de sempre tudo igual, e não de nova era.

E por fim, o calendário deles NÃO termina aí.

Sobre a Profecia Maia tem vários posts aqui no blog, como por exemplo:

• Rogério on 27/05/2012 at 14:40

Interessante, mais informado. Obrigado. Meu caro, cuidado com o ceticismo científico., a ciência está sujeita a erros (não me parece este caso).

1. “cuidado com o ceticismo científico., a ciência está sujeita a erros (não me parece este caso).”

Mais uma vez está errado.
        Neste caso, sugiro leituras sobre a natureza da ciência.

O cepticismo científico é o que lhe permite sobreviver todos os dias:

E a ciência não erra:

11. Olá Carlos,

Adorei seu post. Sinceramente acredito que todo e qualquer organismo governamental (NSA, NASA, CIA), guarde seus segredos. Sim, segredos existem, até porque se não existirem já a muito tempo estariamos vivendo uma grande anarquia. No Brasil, muitas agências guardam informações sob sigilo, especialmente os departamentos de defesa, saúde eoutros orgãos de pesquisas. Eu, que trabalho com tecnologia da informação, já prestei serviços para órgãos federais, e nos contratos assinados sempre há uma cláusula exigindo sigilo (segredo) das informações que “possam causar disturbios sociais, violação da segurança nacional …”, e isso é padrão em qualquer órgão que lide com informações ou pesquisas cientificas.

Entretanto, é adequado usar o bom senso, pois acredito que informações do porte de uma catastrofe mundial deve ser comunicada a todos com antecedência, afinal, qual o líder mundial irá comprometer a sobrevivência da nacionalidade do seu povo? Já pensou: Vai acontecer um deep impact exatamente em portugal e o presidente não manda avisar ninguém… todos os portugueses morrem, exceto o presidente que estar a voar em seu jato sob o caribe! Que raios de nacionalismo esse cara tem? (desculpe se ofendi com o exemplo)

Justamente pelo dever de preservar a vida na terra (ou o ser humano… pelo menos um) e que acredito que você tem razão. Todas estas notícias estapafurdias devem ser descartadas.

Pessoalmente tenho fé, religião e uso a ciência no dia-a-dia, sendo esta a que concebe o pão que vai a mesa… mas não me deixo levar por estas tolices absurdas.

“A necessário a prova inequivoca para o devido bom e adequado julgamento”, afirmou um determinado juiz.

Me envie alguma informação veridica sobre os vídeos que retratam as seguintes questões, afinal também gosto de dar algumas risadas:

– O lado oculto da lua (ruinas de civilização alien);
    – A mumia encontrada na lua;
    – Discos voadores (é tecnologia allien ou tecnologia humana desenvolvida por Hittler?)

1. Eu complementava com 3 comentários:

– toda a gente tem segredos… não é só os governos.

– é preciso ver caso a caso. E neste caso da “nuvem de energia” é puro disparate pseudo New Age.

– em relação às suas perguntas finais, tem artigos aqui no astroPT sobre esses assuntos 😉

12. gostaria que vc falasse o que sabe sobre o Alex Colier,David Yke e Steven Greer eles dizem que somos controlados por Alienígenas ha milhões de anos,dizem que os aliens fizeram um acordo com o governo mundial dando toda essa tecnologia que temos hj ,em troca de vidas humanas,o que pode dizer sobre eles?

1. Daniel,

Chegou a ler o blog?

Como deveria saber, eu trabalho. Não tenho tempo para andar a dizer as mesmas coisas dezenas de vezes.

Por exemplo, sobre o David Icke (é assim que se escreve), já escrevi isto:

“Incrível igualmente como o Eduardo acha que opiniões de especialistas para si não contam… mas a sua fonte é o David Icke, que foi político e comentador de desporto na TV… que nada percebe dos assuntos de que fala… e que virou paranóico dizendo que todas estas mensagens (incluindo as vacinas!) são lhe transmitidas por lagartos extraterrestres.
      Para si, o Icke é que é uma fonte segura! Enfim… é cada uma que se lê…

Os outros que referiu, e muitos outros, já foram referidos aqui no blog.
      Se quer saber sobre eles, sugiro que procure referências aos mesmos aqui no blog.

Não só em comentários, mas também em posts, como este:

E não só em coisas escritas por mim, mas outros autores já se referiram a esses pseudos.

Por isso a minha sugestão é que procure a informação, porque ela está aqui no blog em diferentes sítios.

• Cicero Cavalheiro on 25/04/2012 at 14:55

gostaria de obter uma resposta às questões por mim formuladas anteriormente.

1. Bem, sinceramente, achei este seu comentário ridículo.

Todos aqui estamos ligados à ciência. E todos temos o nosso trabalho próprio.
      O astroPT é um projecto de voluntariado, como é dito em vários sítios neste espaço.

Ter enviado um comentário, e passados 55 minutos enviar outro, porque quer à-viva força que as coisas lhe sejam respondidas o mais rápido possível é, no mínimo, uma falta de educação para com quem nitidamente tem mais conhecimento desses assuntos.

• Cicero Cavalheiro on 25/04/2012 at 14:01

Caro Carlos
    Sou uma pessoa com formação acadêmica “cartesiana” como a maioria de nós que tem curso superior. Procuro avaliar as coisas e fatos pertinentes com muita cautela e acima de tudo bom senso, evitando ao máximo “mitos”, de que tanto a humanidade precisa. Pois bem, não creio que sejamos os únicos habitantes biológicos do universo, como explicar Martin Stubbs? é um impostor? A própria Nasa fugiu a um confronto. E as fotos e gravações feitas na superfície lunar em 1969, são montagens? O “espaço” da terra é de domínio militar, havendo apenas cedência para transporte civil.

1. Bem, se tem formação académica “cartesiana”, meteu-a ao bolso para este comentário.

O post não é sobre “seres biológicos do Universo”, mas sim sobre MENTIRAS pseudo ditas por seitas religiosas New Age, totalmente contrárias aos factos.
      Se quer saber sobre vida no Universo, sugiro que leia os posts sob a categoria astrobiologia.

Quanto às fotos sobre a Lua, estão na categoria respectiva. Já expliquei essas fotos dezenas de vezes. Sugiro que leia essas explicações no sítio respectivo.

Quanto ao Martyn, a NASA não fugiu a qualquer confronto. A NASA não está é para aturar todos os mentirosos que aparecem com conta no YouTube só com o intuito de difundir mentiras, porque esses vendedores de cobra sabem, tal como o ministro da propaganda de Hitler disse, que quanto mais parva fôr a mentira, mais crentes acéfalos caem nela.
      Para quem se diz “cartesiano”, deixar-se levar pelas parvoíces do Martyn… enfim… que dizer? No mínimo, é um paradoxo.

13. Carlos

O mundo vai ou nã acabar em 2012?DEVEMOS APAVORARR!!!!

1. Não.

Está tudo explicado aqui:

abraços 😉

• alexandre rocha melo on 16/02/2012 at 16:44

ola meu amigo, eu acredido em vc , na vida ainda a muito misterio oculto.,mais ceio que tudo tem um porque estamos nos afastando de nossa orige, o ser humano esta egoista, esta individualistae algo tem que aconter para mudar essa historia, fique com DEUS

Eu não quero que acredite em mim 😉
      Eu gostaria que tivesse conhecimento 😉
      Tudo o que eu digo no post é tão verdade como 2 + 2 = 4 😉
      Ou seja, não depende de acreditar em mim 🙂

Quanto ao ser humano estar egoísta… a pergunta que deixo é: mas não foi sempre assim? 😉
      Já dizia Jared Diamond que o pior que aconteceu aos humanos foi a “descoberta” da agricultura… desde aí que passou a haver diferentes classes e tudo o resto foi por aí abaixo 😛

P.S.: “fique com DEUS” <--- se Deus, para si, é um ser extraterrestre (Deus tem diferentes definições para diferentes pessoas), então agradeço, porque de extraterrestres eu gosto 😉

2. Bem, isto já não tem nada a ver com o assunto, mas acho bastante interessante em termos sociais a expressão “fique com Deus”.

Acho interessante porque é uma expressão de simpatia, porque as pessoas assumem que todas as outras pessoas são como elas, que têm as mesmas crenças.

Para alguém crente no Deus católico, seria provavelmente ofensivo alguém passar-lhe o tempo a dizer “Fique com Alá” ou “Fique com Buda” ou “Fique com Spock” ou expressões similares. Para um crente católico, seria ofensivo que outros lhe dissessem constantemente esse tipo de expressões. No entanto, esse mesmo crente católico assume que os outros são como ele, e nem lhe passa pela cabeça que essa expressão “fique com Deus” pode ser ofensiva para quem não tiver essa mesma crença.

Não estou a dizer mal da expressão, porque percebo o contexto.
      Nem sequer estou a dizer mal das pessoas, porque novamente percebo que é num contexto positivo para com os outros.
      Só penso que é socialmente interessante, é só 🙂

14. Pois é, mas só o deles é usado por tantos anos…E a resposta sobre previsões dos Maias até pode estar alí, mas a verdade ninguém pode prever. “Se” acontecerá e quando. Quanto aos sacrifícios, concordo com sua opinião.

1. O calendário deles já não é usado há centenas de anos.
      E a razão é simples: o nosso é muito melhor.

Claro que se pode prever a verdade.
      A Soriane prevê milhares de verdades todos os dias, e todas com base no conhecimento científico, como pode ler aqui:

Sabe que este ano há um eclipse no dia 13 de Novembro e que será visto na Austrália?
      Esta é uma verdade que prevejo, e que já se prevê há muitos anos.

Sabe que em Junho haverá um trânsito de Vénus?
      E sabe que o outro a seguir será só em 2117?
      Esta é mais uma verdade que prevejo, e que já se prevê há muitos anos.

Posso estar aqui até amanhã a dar-lhe mais alguns milhares de exemplos de coisas que se prevêem para este ano e que de certeza acontecerão exactamente como profetizado pelos cientistas. Esta é que é a verdade.
      Tal como é verdade que os Maias nada sabiam disto.

E nada do que eu lhe disse aqui é uma opinião minha. É conhecimento sobre a civilização Maia e sobre a nossa civilização.

15. Olha, de idiota os Maias não tinham nada, bem pelo contrário. Não é p/ qualquer um elaborar um calendário como eles o fizeram…Agora, quanto ao fim do mundo, só no dia q acontecer é q saberemos a verdade. Se será logo ou não, só nos resta esperar.

1. Sim, os Maias tinham muito de idiotas. Começando pelos sacrifícios humanos que eles achavam que conseguiam apaziguar os deuses (Sol, trovoada, etc). Nem a roda tinham para transporte de carga.

Quanto ao calendário, qualquer um pode fazer, bastando para isso registar o movimento do Sol, da Lua, e de Vénus no céu 😉
      Várias civilizações anteriores aos Maias faziam o mesmo.

De resto, não é preciso esperar.
      A resposta sobre o suposto fim do mundo profetizado pelos Maias já está aqui:

• Luiz Gustavo A. Pereira on 09/02/2012 at 15:57

Eu sabia que isso não era verdade,e eu tinha certeza que o mundo não ia acabar em 2012
    só porque o calendario do idiotas dos maias acabam neste ano não quer dizer que o fim esta previsto pra esse ano

16. Bom, em minha simples e humilde opnião, eu creio que cada um acredita no que quer. Se querem ser “tolos” ou não, isso não é um problema que se diz respeito a minha pessoa. Enfim, segredos, mentiras e derivados, para mim são conspirações sim, porém, não é por isso que descarto qualquer hipótese levantada, pois o homem não aprende errando, mas sim estudando, eu não procuro afirmar nada, e sim, estudar os fatos. Eu tenho estudos, provas, teoremas e graficos pertencentes a mim, e com minhas opniões sobre tal assunto. Quanto ao valioso estudo acima, eu concordo com as suas palavras, mas revogo os direitos de você falar que a Nasa divulga “Tudo”. Todos temos segredos, e todos criamos nossas conspirações, sem graus ou níveis. Isto é FATO. Seu estudo está de parabéns e tens o meu respeito caro Carlos Oliveira.

• Sérgio Cardina on 24/01/2012 at 03:40

Fiquei deveras agradecido ao AstroPT pela elucidação sobre o referido assunto que de tempos a tempos nos vêm bombardeando com informações falsas sobre o fim do mundo. Claro que as pessoas acreditam nas informações com que nos vão sendo apresentadas pela imprensa pois não existe uma contra informação forte, a nível geral.
    Eu gosto de ler tudo que é cientifico. Por essa razão sou céptico a essas pseudo teorias que vão surgindo aqui e acolá sobre o fim do mundo.
    Bem hajam ao AstroPT pela elucidação atempada sobre estas informações que nos vão chegando sem base cientifica sobre o artigo em epigrafe.
    Cumprimentos aos cientistas e a quem esclarece o publico em geral sobre estes casos sem fundamento.

17. Olá a todos!
    Confesso desde já ser leiga no assunto, mas interessada em certas matérias. Li com atenção o post e confesso que me sinto mais aliviada. Apesar de não acreditar em profecias, o medo que se gerou à volta deste assunto, do fim do mundo em 2012, chegou-me a assustar. Só tenho 25 anos e apetece-me andar aqui mais um pouco (hehe).
    Quanto ao resto dos comentários que li, resta-me dizer uma coisa: Se não for uma nuvem que nos mata, seremos nós a aniquilar-mo-nos uns aos outros! A opinião de cada um já não é respeitada, tanto quanto a sabedoria ou a crença. Estes blogs existem para quem quiser se informar, mais entendidos e menos entendidos. Cada um é livre de ler,refutar e de levantar novas questões, mas penso que ao ultrapassarmos a barreira do respeito, deixa de fazer sentido existirem sítios como este onde toda a gente pode ter acesso à informação sem ser bombardeada com questões sem propósito, e até mesmo quem as publica que por sinal percebe destas coisas. 😛
    Um abraço a todos e parabéns pelo blog! 🙂

18. Ola Carlos como está meu caro?
    Ainda sobre a pergunta feita pela Beatris. O que você pensa a cerca da teoria de Glatzmaier?

Amplexo,

1. O que tem o Glatzmaier a ver?

Sobre o campo magnético terrestre, o post é este:

19. E porque se fala tanto na inversão de pólos da Terra. Qual a probabilidade que isto aconteça?
    Abraço.

Tomara eu que acontecesse já amanhã 😉

Já escrevi sobre isso, aqui:

20. Bom dia
    Gostaria de saber sobre o alinhamento planetário previsto para 2012. O que tem de verdade, e se realmente este alinhamento irá causar transtornos em aparelhos, etc…

1. Olá Beatris,

Não há qualquer alinhamento planetário nessa altura.

Podes ver as posições dos planetas, nesta imagem:
      Podes ler tudo sobre isto, aqui:

Não há qualquer alinhamento planetário… mas mesmo que houvesse não te afectaria em nada. Já houve vários durante o teu tempo de vida na Terra e o efeito sobre ti foi 0.