NASA esconde um segredo: sistema solar vai entrar numa nuvem de energia que irá acabar com a vida na Terra?

Vários leitores tinham já escrito a perguntar por esta história, por isso cá fica a análise a mais esta história que se tem espalhado pela net.

Vários websites dizem que o astrofísico Alexey Demetriev previu que a Terra iria atravessar uma nuvem interestelar carregada de energia. Em 2010, a NASA e a ESA descobriram essa nuvem, mas preferiram manter o segredo para não provocar o pânico. Mas o Sol ao atravessar essa nuvem provocará muitas mais explosões solares que farão a vida na Terra sofrer fortemente com isso, levando à morte de carradas de humanos; e a Terra ao atravessar a nuvem também sofrerá catástrofes globais como os terramotos mais fortes alguma vez vistos. Na prática, a Humanidade irá deixar este mundo em 2012, tal como previram os Maias.

Alguns sites põem mais pormenores e outros menos, mas basicamente a história é esta.

Agora, a verdade:

1 – Alexey Demetriev não existe. Quem existe sim é o Alexey Dmitriev, um professor de geologia, que nada percebe de astronomia, e que em 1997 publicou num grupo que acha que o mundo vai acabar e que os cientistas são todos uns mentirosos, um artigo a dizer que a Terra iria passar por uma nuvem energética. Podem ler o artigo, aqui. Podem perfeitamente ler que não há quaisquer dados, não há quaisquer evidências, não existem quaisquer informações… mas parece que o homem se levantou um dia de manhã, bebeu bastante vodka, e a seguir decidiu escrever uma história de ficção científica.

2 – Notem a data: 1997. O artigo foi escrito para coincidir com as tretas das profecias de Nostradamus, em 1997, e com o fim do milénio em 1999 e novamente no ano 2000. Ou seja, foi uma ideia que vendeu bastante na altura, porque as pessoas são crentes e pensavam que o mundo ia acabar.

3 – Como as pessoas não aprendem, então caem exatamente nas mesmas mentiras vezes sem conta. Como nada aconteceu em 1997, em 1999, e no ano 2000, então os pseudos agora usam a mesma estória fantasiada, para a mentira da chamada profecia Maia em 2012.

4 – A NASA não descobriu coisíssima nenhuma em 2010. Desde 1978 que se anda a falar dessa possível nuvem interestelar.

5 – A NASA não fez qualquer segredo da descoberta. Ou seja, esta é mais uma mentira! A NASA, tal como o astroPT, publicitou que as Voyager estão a atravessar uma zona que é uma novidade, “uma nuvem de material interestelar” que é estranho estarmos a atravessar. Esta descoberta foi feita em 2009 (e não em 2010), pelas Voyager. Podem ler na NASA, aqui. Leiam também no astroPT, este post com a descoberta, este excelente post a explicar tudo, e este recente post sobre a espuma magnética recentemente encontrada. Ou seja, deixem-me repetir de novo: não há segredo nenhum! As coisas são totalmente divulgadas!

6 – Como se percebe lendo as notícias, o nosso sistema solar está protegido. A nuvem é fraca, e não afeta os planetas do nosso sistema solar, já que este está dentro de uma “bolha” que o protege. Logo, os pseudos dizerem que atravessar essa nuvem vai causar X ou Y é puro disparate!

7 – Como o sistema solar está protegido, então o Sol também está. Logo, não haverá problemas com o Sol. Mas mesmo que houvesse uma enorme tempestade solar, ela não acabaria connosco. Simplesmente teríamos imensos problemas elétricos. Já expliquei isso, neste post.

8 – Como o sistema solar está protegido, então a Terra também está. Logo, não haveriam terramotos globais, e outras tretas que queiram imaginar.

9 – Se o problema é a palavra “fotões”, tenho-vos a dizer que estamos rodeados de “fotões”. São milhões deles a rodear-nos. Fotões são partículas que transportam a energia electromagnética, onde se inclui a luz (e o calor e as transmissões rádio e de TV, etc), como por exemplo a luz do Sol, e sem essa luz não haveria vida como aquela a que estamos habituados.
Por isso, venham lá esses fotões!

10 – Esta história da “nuvem” teve a sua origem em crenças pseudocientíficas de seitas religiosas New Age. Essas crenças dizem de forma disparatada que as estrelas conhecidas como Pleiades estão rodeadas por uma nuvem energética. Supostamente, a Terra vai passar por essa nuvem e sofrer uma evolução espiritual. Supostamente, os Humanos iriam passar para uma dimensão espiritual, deixando a fase terrena – iriam fazer a transição espiritual para um nível mais acima de existência, a que os pseudos chamam “nível galáctico”.
O facto das Pleiades estarem a 400 anos-luz de distância (muito longe!), não terem qualquer nuvem pseudo a rodeá-las, e os pseudos chamarem a essa suposta nuvem a “casa de Cristo que emite um maná de radiação”… não demove os crentes de caírem nestes disparates religiosos.

Conclusão: isto é uma carrada de mentiras já ditas para outras “profecias” no passado, de modo a divulgar crenças New Age completamente disparatadas.

213 comentários

8 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Otávio Augusto on 15/12/2012 at 16:14
    • Responder

    Ótimo artigo. Por vezes visito o seu blog e deparo-me sempre com textos bons como esse.
    É sempre curioso ler os comentários e perceber como este país está entupido de déspidos de conhecimento ou vontade de conhecer. Não devem ter aproveitado o tempo em que estiveram na escola e agora acreditam piamente nas toscas teorias da conspiração.
    Quando começei ler a respeito desse maldito cinturão fotonico, achei uma tremenda imbecilidade, pois zilhões de fótons passam por mim todos os dias. São simples partículas de luz e Albert Einstein descobriu-as a mais de 100 anos. No entanto, devido à insistencia dos sites em mencionar o assunto, resolvi estudá-lo a fundo, de modo que cheguei a este blog e finalmente encontrei um texto completo o bastante.
    Meus parabéns, adoro as publicações que voce faz.
    É sempre bom mostrar para os ignorantes noveleiros dessa nacão um pouco do que é cosmologia, astrofísica e o modelo padrão de partículas. Se soubessem as várias radiações eletromagnéticas com as quais lidam diariamente, enlouqueceriam.

  1. Eu tenho 14 anos, eu to muito entereçado, eu sei que mundo não vai acabar, e so uma mudança de siclo mas, com tudo que esta acontecendo eu vou falar uma coisa pra vcs se vcs não quiserem acreditar tudo bem.

    (comentário editado)

    1. Gabriel,

      Como já está explicado em milhares de artigos aqui no blog, que sugiro que leia, a ciência, o conhecimento, não se faz de acreditar.
      A electricidade em sua casa não funciona por você acreditar nela.

      Por isso, tudo o resto no seu comentário foi editado. Aqui não se fala de crenças (nem nas nossas), mas só de conhecimento.

      abraços

    • Miguel B. Medeiros on 14/12/2012 at 12:04
    • Responder

    Uma mente aberta é uma mente completa.

    Não querendo com isto dizer que acredite ou não em profecias ou religiões ou ciências, existem factos incontornáveis aos quais a percepção da humanidade como a conhecemos não pode fugir.

    Esta é uma discussão sem fim a eterna batalha entre o cientifico e o teológico, acreditar nos factos expostos por cientistas que interpretam os dados que desconhecem de forma teórica sem por em prática qualquer tipo de testes conclusivos é para mim, note-se para mim, tão credível como acreditar na interpretação dos livros religiosos por parte de terceiros.

    Não posso afirmar nada pois não tenho os conhecimentos para afirmar, então em que se baseia tudo aquilo que se afirma sobre o que desconhecemos?

    Quero deixar claro que não contesto as afirmações feitas por ninguém…

    Ninguém deve ser ovelha….

    1. Uma mente aberta não deixa entrar todo o lixo que os vigaristas lhe querem impingir.
      Uma mente aberta não deve ser tão aberta que o cérebro caia.

      Já por MILHARES de vezes expliquei aqui no blog que a ciência não se faz de “acreditar nos factos expostos”.
      2 + 2 = 4. A gravidade funciona da mesma forma. É irrelevante se acredita ou não. A ciência, o conhecimento, NADA tem a ver com acreditar.

      Sugiro que leia os nossos artigos antes de comentar com concepções erradas sobre a ciência que já estão explicadas aqui.

      Por fim, no assunto deste post, não há nada que desconhecemos. TUDO o que é dito é baseado em factos que toda a gente pode comprovar. Tudo o que é dito é porque é conhecimento; já se sabe! Por isso, é que o assunto do post é uma VIGARICE.

      abraços

    • bruno andrade on 13/12/2012 at 15:07
    • Responder

    no dia 22 eu volto com um recado que o mundo nao vai acaba

    • Rafael Vieira on 11/12/2012 at 17:02
    • Responder

    Muito bom o blog. Adorei e divulguei no meu trabalho.
    Estou me tornando um visitante periodico apartir dessa materia muito boa!

    O melhor de tudo é saber o curriculo de quem escreve a materia e saber que é um ótimo curriculo.

    Parabens

    1. Bom em meio a tantos comentários só o que tenho a dizer é que seu artigo Carlos ficou muito bom, pena que existam pessoas que não tem uma boa interpretação e fazem comentários bobos.
      Parabéns pelo artigo.

    • Leonardo Alves on 11/12/2012 at 03:02
    • Responder

    Mano,agora eu estou mais tranquilo,então não acontecera nada no dia 21/12, estava muito preocupado.

  2. Caro Carlos, primeiro permita-me parabenizar-lhe pelo brilhantismo do seu blog. Tenho ouvido as mais escabrosas historias sobre o cinturao de fotons. Sua explicação comprova que o bom senso sempre deve imperar.
    Para sua apreciação, caso tenhas tempo – é de assustar…

    http://www.youtube.com/watch?v=eHc_DFClqrU

    Abraços

    1. É um vídeo semelhante ao do ano passado sobre o cometa Elenin. Também falavam em OVNIs perto do Sol (mentira), em dias de escuridão (mentira), etc, etc, etc. Enfim… os vigaristas nem imaginação têm, porque dizem sempre as mesmas mentiras.

      😉

      abraços!

        • Ana Carla on 12/12/2012 at 15:46

        Caro Carlos, permita-me perguntar novamente… Fala-se muito em uma zona nula que precede essa nuvem. Isso é possível? Essa nuvem já nos englobou?
        Abraços 😉

      1. Olá Ana Carla,

        Se é uma “nuvem de fotões”, estamos englobados nela desde que nascemos – daí vermos luz, sentirmos calor, etc. Fotões são partículas que “transportam” a luz do Sol, por exemplo. Não metem medo a ninguém.
        Quanto à “nuvem de fotões que rodeia as Pleiades e que nos vai englobar”, essa nuvem não existe e mesmo que existisse nós nunca iremos para perto das Pleiades.

        abraços

    • Vasco Brandão on 10/12/2012 at 21:45
    • Responder

    Boas
    Aprecio este tipo de debate para ver só o tipo de mentalidades que existe neste mundo.as pessoas continuam com os olhos tão fechados, não sei o que realmente aprendem na escola, e porque linhas seguem a vida , vivem teorias de mega-conspirações, seguem religiões que foram criadas para controlar multidões, vivem com medo…
    Este mundo à escala cósmica é mais pequeno que um grão de areia numa praia, é atravessado por tanta forma de radiação, criamos tantas partículas energéticas artificiais. se realmente soubessem o que lhes rodeia já tinham deitado todos os micro ondas ao lixo, andavam a pé ou procuravam outro tipo de combustiveis mais limpos.
    Se estão tão preocupados com fotoes neutroes protoes electroes, e outros “OES” estavam, mais atentos na escola. ou viam programas do discovery, odiseya do que “A casa dos segredos” e as telenovelas.

  3. Para todos aqueles que pensam que o mundo irá acabar um dia, só tenho uma resposta: SIM.

    O mundo acaba todos os dias para centenas, milhares, de pessoas. Ou melhor, as pessoas acabam para o mundo (ESTE mundo, o mundo onde vivemos). Todos os dias há mortes.

    Em relação ao ditado “a 2000 chegarás, de 2000 não passarás” também dou toda a razão. É muito provável que eu não consiga sobreviver a este milénio! Não acredito, nem quero a vida eterna 😛

    Força para este excelente trabalho Carlos e toda a equipa do AstroPT.

    1. Obrigado Nuno 😉

    • Marília Olinski on 10/12/2012 at 20:06
    • Responder

    Oi, Carlos! Acredito e estudo a Bíblia, já a muitos anos, amo d+ o Criador creio Nele e em Sua Palavra, ao mesmo tempo o universo sempre me foi muito atrativo, gosto de pesquisar e estudar tudo sobre o assunto. Ao ler tua afirmação senti firmeza, é em simples pra mim, os mistérios do universo, os vejo como o movimento contínuo normal e necessário, não bate pra mim esta estória que a Terra está prestes a acabar, temos muito chão pela frente ainda, o que Deus está nos falndo na minha humilde interpretação, é que estamos entrando numa fase de grandes mudanças espirituais, as quais afetarão nosso conhecimento, + ou_ como quando o homem evoluiu acerca da tecnologia, penso que estaremos entrando num nivel maior de novas descobertas, não vou detalhar aqui, pois não se deve misturar as coisas, o que ja estou fazendo kkk. Enfim, obrigado por sua objetividade no assunto, e por seu interesse em falar para nós leigos do cosmo, que tudo não passa de exagêros baseados em medos e idéias préconcebidas. Valeu ai tua informação.

  4. Um més atrás eu li uma notícia que os astrônomos descobriram um cometa ou meteoro que passou praticamente raspando na terra de tão perto e só descobriram 4 dias antes, pelo tamanho o tal meteoro não iria destruir a terra se caísse na Terra mas causaria um bom estrago, a dez anos atrás estava numa praia e de madrugada eu e minha esposa estávamos sozinhos e de repente um risco como se fosse um giz branco numa lousa e muito forte no céu de norte a sul em um segundo e a cauda demorou 3 segundos para sumir, imagino que o fim do mundo para a humanidade está no risco de estar vivendo a cada segundo nesse planetinha.

    1. Carlos,

      O que viu foi uma estrela cadente, ou seja, um meteoro a atravessar a atmosfera. É só poeira que cai continuamente na atmosfera terrestre. 😉
      Veja nesta categoria alguns exemplos:
      http://www.astropt.org/category/meteoros-asteroides-cometas/bolides/

      abraços!

  5. Boas, só estou mesmo interessado na “”bolha” que protege o sistema solar”. Referem-se a um campo magnético do sistema solar? Porque é a primeira vez que ouço isso..

    1. Pedro, no artigo tem links para outros artigos de modo a saber mais 😉

      abraços

    • Jackeline Ribeiro on 10/12/2012 at 19:24
    • Responder

    Olá Carlos Oliveira!

    Uma pergunta bem pessoal, você pode deixar de responder se quiser.
    Você é ateu?

    1. O que é ser ateu?

      De qualquer modo, é irrelevante.
      2 + 2 = 4, seja eu ateu, católico, protestante, budista, hinduista, muçulmano, ou pastafariano.

      abraços

      1. Andam dizendo por aí que o mundo vai acabar em dezembro., no dia 21.
        Eu não acredito muito nisso não … Já caí nesse conto no ano 2000 e nada aconteceu … quer dizer, alguma coisa aconteceu … levei 6 meses para conseguir zerar meu cartão de crédito.
        Mas desta vez as indicações são mais fortes. E não é só por causa do calendário Maia não.
        Veja só … 21/12 .. . Você tem uma contagem regressiva, uma barra, e inicia uma nova contagem … Percebe ?
        E mais … se você somar os números da data 21/12/12 o resultado é 9.
        O número da “besta” é 666 … somando 6+6+6 dá 18 e somando 1+8 dá 9 .. percebe ???
        Nove não é um número qualquer … pode ver que em qualquer livrinho esotérico o número 9 está associado ao final de um ciclo.
        E não é só isso … já reparou na tabuada do 9 ? Todos os números somam 9 … 9, 18, 27, 36 … 1+8=9, 2+7=9, 3+6=9 … e vai assim até o 90 … é inevitável … percebe ???
        E se for verdade desta vez ?
        A gente tem que levar essa possibilidade em consideração…
        Pensou … você começa a assistir uma novela nova e bem na hora que a coisa está ficando interessante .. puff !
        Eu só vou começar a assistir seriados que terminam antes do dia 21 de dezembro … Não vou perde meu tempo com um negócio que não acaba … Eu, hein ..
        Vai que é verdade …
        Aliás, se eu fosse a Globo já prometeria que a nova novela acaba no dia 20 de dezembro. Eu sei que é uma quinta-feira … mas é melhor garantir … na sexta a emissora cobre a expectativa do final do mundo e, se não acontecer, repete o capítulo no sábado ! Percebe ???
        O negócio é ser cauteloso …
        Dá aquela tentação de largar o emprego, comprar tudo com o cartão de crédito, se entupir de sorvete com brownie e muuuuita cobertura, participar de uma orgia colorida … é, bem colorida … tons de cinza é pouco para o final do mundo … Percebe ?
        Mas é melhor segurar a onda … o pessoal já errou antes !
        Melhor tentar uma versão light … que comprometa menos.
        Tire férias … 30 dias desta vez … marque a volta para a primeira segunda-feira depois do dia 21 de dezembro …
        Ao invés de sair comprando um monte de coisas com o cartão, alugue … Marque a devolução para o dia 22.
        O sorvete com brownie acho que tudo bem …
        E a orgia … não sei … hummm … ok, mas use uma máscara, uma peruca ruiva ou uma roupa de monge budista … sei lá … só para o caso do youtube sobreviver … Percebe ?
        Melhor fazer o seguinte … vamos formar um grupo … os hedonistas do apocalipse …
        A gente tira férias um mês antes, junta os 30% do salario de todo mundo, aluga um sítio com todas as mordomias e libera geral … menos foto e vídeo, que o youtube é fogo… ai, se o mundo não acabar, dia 22 vai cada um para o seu lado e a gente finge que nem se conhece …

      2. LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL 😀

  6. espero voces galerá na cpopa 2014,com muita alegria.
    o resto é resto ,fuiiiiiiiii.

    • Wanderson Vieira on 18/11/2012 at 05:35
    • Responder

    Vejamos uma explicação sensata: o calendário humano foi vitima de um tremendo erro da igreja romana! Um erro de 12 anos. 1999, já passou, mas devido a este erro, da igreja romana, fez com que a verdade nao fosse entendida, como sempre faz as religiões humanas. Na verdade 1999, será completado agora em 2012, simplesmente isso! Nao acreditar nas profecias da Biblia, é o mesmo que negar que Deus nao existe (…)

    (comentário editado)

    1. 1 – Não existe qualquer “erro de 12 anos”. É óbvio que a mudança de calendário foi incorporada nas contas. Mas por aqui se vê não só quanto você é insensato mas também tão arrogante que pensa que só você sabe fazer contas. Enfim…

      2 – Não existe qualquer Profecia na Bíblia.

      3 – A sua maneira de pensar é extremamente geocentrica. O mundo mudou muito em 2000 anos, mas você agora utiliza computadores e internet ao mesmo tempo que hipocritamente nega todo esse conhecimento para assumir que a Terra continua a ser o centro do Universo. No meio de talvez milhões de planetas, o seu invisível ponto no céu, para si, é mais importante que tudo o resto – daí todas as profecias em que você cegamente acredita.

      4 – O seu comentário foi editado por razões óbvias. Este é um local de conhecimento. Não é um local para você destilar ódio aos ateus.

      5 – Este local defende a diversidade. Por isso temos como autores pessoas bastante crentes em Deus e até quem vá ser sacerdote. Mas sem nunca colocar em causa os factos, a verdade.

      6 – Este post é sobre crenças infundadas New Age. Você só prova que cospe no Catolicismo e em Deus, ao se deixar levar por estas profecias mentirosas pagãs (New Age).

      abraços

        • Aninha on 10/12/2012 at 19:55

        Eu li uma edição de coleção agora da revista superinteressante, que achei genial, sobre os possíveis “fim do mundo”, e começou a matéria explicando sobre a origem da nossa galáxia e sobre a possível previsão dos maias, lá dizia que o calendário maia ia bem mais além do que só ao ano de 2012, e a explicação é bastante convincente, pois bem, já sobre as outros possíveis fim do mundo, há o fim natural do planeta, que seria o apocalipse astronômico, mais ou menos daqui 5 bilhões de anos, e outros que eu nao lembro direito mas seriam o fim do planeta pela atividade humana, já que alguns seres da nossa espécie tem o poder de produzir armas químicas capazes de devastar boa parte da vida, há o resfriamento na terra, há as explosões de supernovas, e tem varias outras coisas mas nada de fim do mundo com alguma catástrofe, profecia, ou alguma outra besteira, resta a nós torcer pra que a atividade humana não nos custe a vida, por que essa pra mim é a única chance de acabar com o planeta em menos de 100 anos, se não, é bem capaz que quando chegue o fim natural da terra, não aja mais vida por aqui, esse pessoal ignorante que prega profecias não passam mesmo de picaretas, e sobre Deus, eu tenho muita fé, acredito, mas não sou muito a favor do que as igrejas pregam, por isso administro minha própria crença, mas me da nos nervos a idiotice das pessoas, é impressionante, e finalizo meu comentário elogiando o seu post, muito bom mesmo, adorei… E vamos que vamos continuar essa vida injusta, por que nossa hora pode chegar a qualquer momento.. Hauahauaahaujaua..

        • Aninha on 10/12/2012 at 20:01

        E eu só fiz meu comentário encima de outro comentário por que estou no celular, e não parece outra opção aqui, então desculpa ai.. :p

      1. Aninha, sobre todos esses temas que falou, tem vários artigos aqui no blog 😉

        abraços

    2. “Nao acreditar nas profecias da Biblia, é o mesmo que negar que Deus nao existe”

      Dupla negativa, podemos então concluir que o que o autor quis dizer foi “Não acreditar nas profecias da biblia é a mesma coisa que Deus existe”

      Interessante. Incoerente, mas interessante.

  7. Bom logico que a NASA escondi sim muitas coisas que não podem ser divulgadas só pessoas ingenuas acreditam que ela não esconde nada, o nosso planeta vai sim ter um fim, não sei se ele vai ser destruído ou nós que vamos ser destruídos. Só sei que tudo tem um fim, ainda existem um bando de coitados querendo fama dizendo que o planeta iria acabar em 2000 agora essa historia de 2012, não sou evangélico mas só Deus saberá como sera o nosso fim, agora vamos acreditar em nos mesmos não vamos seguir idiotas que estão falando loucuras para confundir nossas cabeças, vamos aproveitar a vida como se cada dia fosse o ultimo, vamos tratar bem a todos, vamos ser sábios em nossas escolhas, realmente nos teremos um fim que pode ser hoje, amanha, daqui a um més, um ano.

    1. O “fim da Terra” não será durante o seu tempo de vida. Não se preocupe.

      abraços

  8. Olá Carlos,desde já agradeço a Deus por existir pessoas de bom senso sobre a face da terra…Quanto absurdo se lê em sites de curiosos, místicos e simpatizantes de algum vestígio de alienção de culturas passadas.Não estou criticando culturas de outros povos e sim as pessoas me má índole, aqueles que desejam tirar algum benefício para si disseminando mentiras envolvidas em alguma informação pseudocientífica e levando ao pânico milhares de desinformados.
    Continue seu trabalho, comprometido com a ciência e a verdade e que se calem a voz dos ignorantes!!Um abraço e até 2013!

    1. Obrigado pelo feedback! 🙂

  9. Pocha são tantas versões que a gente encontra na net sobre 21.12.2012 que confunde qualquer mente… O que exatamente irá acontecer nesse dia ?? Se é que vai acontecer alguma coisa…!!!

    1. Sobre esse dia:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      Conclusão: nesse dia muita gente vai morrer e muita gente vai nascer. Como hoje. Será exactamente igual a hoje.

        • Gabriela on 25/12/2014 at 10:26

        Tenho um revista da “Recreio que diz cada coisa que falam sobre fim do mundo e que tudo isso é mentira e que até as “mais possíveis” no máximo aconteceram daqui a milhões (talvez bilhões) de anos, ou seja, mundo normal que não muda.

  10. É verdade Carlos, cambada de vigaristas, esta do 2012 parece “a dois mil chegarás, de dois mil não passarás” LOL PASSEI! ahah outra coisa que acho piada há pessoas que se dão ao trabalho de editar fotos que as Sondas tiram em Marte para dizer que a nasa mente e esconde… ahah mas pra quê?!? Obrigado Carlos!

  11. Os maias,assim como várias civilizações, nunca disseram que nosso mundo iria acabar,e sim que passaria e já está passando por mudanças,transformações (…)

    (comentário editado)

    1. Caro Bernardo,

      O seu comentário foi editado porque nada teve a ver com os factos que constam no post.

      Quanto aos Maias, você só escreveu barbaridades:

      Factos:

      1 – Como já avisamos as pessoas, os vigaristas iriam este ano mudar o discurso de “fim-do-mundo” para “transformações”. É sempre assim. É essa sempre a estratégia dos vigaristas. E, como se percebe, os crentes ignorantes caem todas as vezes.

      2 – Os Maias não fizeram qualquer profecia ou previsão. Basta ler sobre eles:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      3 – Os Maias procuravam a CONTINUIDADE nos calendários, e NUNCA mudanças. Só fala em “previsões de transformações” quem NUNCA estudou a civilização Maia.
      http://www.astropt.org/2012/05/12/encontrado-calendario-maia-mais-antigo-de-sempre-com-implicacoes-para-o-fim-do-mundo/

  12. Desculpe a minha ignorância, mas eu tenho 35 anos e desde pequenina que me metiam medo que o mundo ia acabar no ano 2000 eu sempre vivi com esse pavor dentro de mim, passou e agora o 2012 a 21 de Dezembro e eu faço anos a 22. Nao sei no que eide acreditar, ouço tanta coisa e filmes e profecias e o medo preciste, será que a profecia é verdade? Eu nem sei que profecia é. Pode me responder para o meu mail?
    O que o faz nao acreditar?
    Muito Obrigada
    Sonia

    1. Olá Sónia,

      Fez bem em perguntar.

      Nada disto tem a ver com acreditar. Acreditar ou não, é irrelevante.
      2 + 2 = 4, quer a Sónia acredite ou não.
      A gravidade vai continuar a funcionar quer a Sónia acredite ou não.
      A sua internet não funciona porque a Sónia acredita nela, mas sim porque alguém criou esta forma de comunicação com muito conhecimento científico e matemático.

      O mesmo para as profecias sobre 2012. Não tem nada a ver com acreditar. Tem a ver com conhecimento.
      E esse conhecimento, pode lê-lo neste post:
      http://www.astropt.org/2008/08/22/2012/

      abraços!

  13. Bom.. é impossível alguém querer afirmar que a NASA nao possui segredos e muito menos ainda se eles possuem uma divisão separada que não inclui a maioria daqueles que estao ligados diariamente com a própria NASA. Nós não trabalhamos lá.. o que é certo é que a NASA não fez questão de divulgar e explanar assuntos importantes a respeito de muitas descobertas mas sim, minimizar as divulgações sobre qualquer façanha evitando o despertar de interesse público para cada ato. Diretamente na conclusão, A NASA não revelaria tão cedo se houvesse um asteróide próximo a colidir com a terra ao ponto de provocar danos de proporções míticas, sabe-se que existem pessoas das quais nao tem conhecimento certo sobre estes assuntos e ao soar do som “impacto de asteróide” que será alternado ao linguajar público “Cometa irá cair na terra” ninguém fará questao de trabalhar, estudar e por em prática quaisquer das suas atividades de rotina pois não saberiam lidar com essa informação ainda mais com os colaboradores que pregam o fim do mundo. então por este simples detalhe de questão de segurança Mundial a NASA não revelaria qualquer descoberta, talves mais tarde provavelmente depois de ter estudado-a, pronta para combater esta ameaça seja de qual forma preferir.

    1. Vinicius,

      “é impossível alguém querer afirmar que a NASA nao possui segredos”

      Esse é um argumento sem qualquer nexo, como já foi explicado dezenas de vezes neste blog.
      Toda a gente tem segredos. O Vinicius tem segredos. Será que por isso se pode tirar a conclusão que o Vinicius sabe que um cometa virá aí? Não, não pode! Nem sobre cometas nem sobre o Pai Natal.

      Sobre segredos de potenciais cometas perigosos, já escrevi sobre isso noutros posts. Sugiro que os leia.

      Sobre este assunto específico, que NADA tem a ver com cometas: esta nuvem de energia perigosa é PURA MENTIRA.
      Essa é a verdade. O resto são invenções de quem não quer saber de conhecimento.

      abraços

  14. Caro Carlos,
    Tenho 18 anos e permita-me que lhe diga o quão bom é o artigo que aqui li. É, de facto, muitíssimo simples enganar a mente humana, aliás, utilizaria antes a seguinte expressão: persuadir.
    Com imensa sorte a nossa, há pessoas como o Senhor que, sem qualquer pudor, revelam o «outro lado» da situação em questão sabendo que poderão cair numa imensa discussão, dado que, como o Carlos referiu e extremamente bem, «em ciência compreende-se a verdade dos factos», o que é, digamos, complicado, para as tais pessoas cuja mente é facilmente «lavada» por mentiras e, consequentemente, irão querer arranjar «teorias» que comprovem aquilo em que querem, por tudo, acreditar (ignorando o tamanho imenso que isso possa ter de mentira).
    Resta-me terminar o meu comentário agradecendo imenso o facto de ter partilhado com o mundo a verdade. Peço desculpa.. Agradeço imenso o facto de ter partilhado a verdade com.. os verdadeiramente interessados e com cabeça para pensar por si próprios! 🙂
    Sara c

    1. Obrigado, Sara 😉

        • RAYLA on 20/12/2012 at 17:45

        É VERDADE QUE A NASA ACHOU UMA MOLECULA DE ALIENIGENA

      1. Sim. Não só a NASA, como outras agencias espaciais.
        Assim como astronautas e até a Rayla as pode descobrir.

        Todas as moléculas fora da Terra são alienigenas.

        Essa pergunta nem sequer sentido faz…

        A Rayla sabe o que é uma molécula? E sabe como se formam os elementos?

        Convinha primeiro aprender essas coisas… e depois perceberá que a sua pergunta não faz qualquer sentido…

        abraços

        • Mc Maradona on 25/05/2015 at 14:10

        Estamos em 2015 e nada do que foi dito aconteceu, melhor vc atualizar seu blog!!!

      2. Se aprendesse a ler, percebia que o blog está sempre atualizado.

        Se aprendesse a ler, compreendia que sempre dissemos que nada ia acontecer.
        Como sempre aconteceu em mais de 10 mil artigos, tudo o que dizemos é a realidade.

    2. Desculpe Sara, mais ninguém que comentou aqui tem conhecimento suficiente pra pensar em si próprios. Muito menos você. Conhecimento religioso é uma coisa sem provas e sem conceito, nada faz sentido, por isso tanta religiões, tantas crenças, e principalmente tantas interpretações diferentes relacionado ao “livro de Deus”, que pode ser a Bíblia o Alcorão, ou um gibi qualquer. Agora conhecimento cientifico, aí sim, a NASA é puro conhecimento cientifico, centenas de anos, procurando saber sobre a vida e o universo, sucesso em muitas delas, seja na medicina, tecnologia, ou até mesmo na psicologia. Então a sua indicação para acreditar em si mesmos, agente tem que acreditar sim, mais não faz sentido, simplesmente acreditar em conhecimento próprio, nessas circunstâncias, o conhecimento próprio é em vão, o melhor conhecimento próprio que se pode usar, é a sabedoria no que acreditar do próximo.

        • Gabriela on 25/12/2014 at 10:17

        PézauM, Sara c nunca falou em acreditar em “conhecimentos próprios”, na verdade, falou o contrário, disse que pessoas são enganadas pela internet e ficam matutando para achar algo que explique a besteira*, e como se explica besteira*, com mais besteira*, e a única coisa a mais que falou foi agradecendo o artigo.

        *desculpem os palavrões que usei, não achei outras palavras.

  1. […] Mas a invenção da “nuvem de energia fotónica” existe mesmo, e é uma vigarice New Age, como já foi explicado aqui. […]

  2. […] religiosa que anda a ser difundida por aderentes de seitas religiosas New Age. Já expliquei isso, neste post. O curioso neste caso é que ele diz-se seguidor de Cristo, e afinal segue é imbecilidades de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights