Tecnofobia

Fujam todos para as montanhas! Vamos todos morrer!

Telemóveis, linhas de alta tensão, fornos microondas e routers wi-fi – escolham o vosso medo favorito. Basta fazer uma pesquisa no Google pelos termos “perigos microondas” para ter acesso a centenas de páginas de desinformação sobre este utensílio de cozinha, em que eu chego a duvidar se estarão a falar de comida ou de lixo nuclear. O medo do cancro figura no topo da lista de preocupações dos tecnofóbicos. As queixas de alergia aos campos electromagnéticos reúnem também alguns “adeptos”, porém, os estudos científicos não conseguiram encontrar qualquer tipo de ligação e alguns chegam mesmo a sugerir que o efeito é apenas psicossomático. Recentemente, os níveis de paranóia voltaram a atingir um pico quando a OMS comunicou que os telemóveis passariam a fazer parte da classificação 2b (agente possivelmente carcinogénico em humanos), grupo do qual faz também parte o café, apesar de boa parte dos meios de comunicação terem referido apenas nomes assustadores como o DDT e o chumbo.

Uma coisa é o saudável princípio da precaução (aquilo que a OMS pretendia incutir), outra, é a demonização destas tecnologias só porque se tem medo daquilo que não se compreende. Todos os anos milhares de pessoas rumam em direcção às praias para a “época de cultivo de melanomas”. Muitas não utilizam protector solar, outras tantas ignoram por completo os avisos para evitar o Sol entre as 11h e as 17h. Não seria melhor focar o medo nisto? Digo eu…

30 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Uma peça sobre o medo do wi-fi: http://www.wweek.com/portland/article-17726-wi_fi_woo_woo.html

    E uma nova revisão em larga escala da literatura que diz não haver nada que sugira que os telemóveis causem cancro: http://the-scientist.com/2011/07/06/cell-phone-debate-continues/

    • Marina Frajuca on 29/06/2011 at 01:04
    • Responder

    Pois de levitação magnética, só conheço a do Bom Jesus de Braga.
    Há lá uma rua inclinada, e se colocar-mos o carro em ponto morto no fundo da rua ele sobe sozinho.

    1. Hã? 😕

        • Marina Frajuca on 29/06/2011 at 12:08

        Bem, não levitação propriamente dita, mas que o carro sobe sozinho é um facto. Deve ter a ver com um campo magnético, pois não vejo outra explicação…

        • Ana Guerreiro Pereira on 29/06/2011 at 15:09

        Não conhecia esta história do Bom Jesus de Braga, mas é mais uma ilusão; não há levitação, há ilusão de.

        http://ofasciniodosmisterios.blogspot.com/2011/03/o-misterio-da-estrada-do-bom-jesus-de.html

        “No local, o professor Luís Cunha, do Departamento de Física da UM demonstrou que o fenómeno é uma ilusão óptica. De facto, a estrada que parece subir é a descer. A ilusão, segundo o académico, é motivada por uma outra estrada paralela que desce mais acentuadamente e que serve de referência ao olho humano.”

        Este blogue dá conta da desmistificação de alguns supostos fenómenos. eheheh.,

        É verdade que a hipótese de magnetismo se colocou para explicar o porquê de os carros fazerem isto, mas afinal a resposta era mais simples ihihih:)

        Qd voltar a Braga tenho de experimentar, páaaa! 😀

        • Marina Frajuca on 29/06/2011 at 16:12

        Pois de facto não me pareceu ilusão, o carro subiu em marcha atrás por um pouco, a estrada era inclinada e não havia nenhuma estrada ao lado só arvores. Tb já me falaram de um fenomeno semelhante na Serra da Boa Viagem, mas pessoalmente nunca vi.

        • Ana Guerreiro Pereira on 29/06/2011 at 16:53

        O Professor Luís Cunha do Departamento de física discorda,. 🙂 Um carro não pode subir sozinho, sem nenhuma força a impulsioná-lo.

        E se “subiu” em marcha atrás ou desengatado, mais uma evidência de que estava na realidade a descer.

        O q as ilusões têm de engraçado é que o nosso cérebro é totalmente enganado e baralhado. Um bom exemplo disso são os diversos exercicios de ilusão que o astropt já postou: coisas básicas q nos passam totalmente despercebidas e o nosso cerebro a ser completamente enganado 😀 parece ficção mas não é, o nosso cérebro é facilmente enganado. Até o Professor LUís cunha teve a sensação de estar a subir qd na realidade estava a descer, até se aperceber do q se passava.

        Por ex, qd estou num comboio ou autocarro parados e ao lado está um autocarro ou comboio q se começa a mover, fico sempre, sempre, sempre com a sensação de que é o meu comboio ou autocarro q está a mover-se!!! mesmo sabendo q não está, os meus sentidos dizem-me o oposto 😀 demais! 😀

      1. LOOOOOOOOOOL!!! 😀
        Não conhecia isso! Vou meter aqui num post quando tiver tempo.

        Obrigado às duas 🙂

        • Ana Guerreiro Pereira on 29/06/2011 at 18:48

        Podias era ir lá e confirmar em primeira mão o que a Marina descreveu e veres se o especialista tem razão! 😀

        • Marina Frajuca on 29/06/2011 at 19:08

        Há vários videos sobre isso no you tube. Num deles fico com a impressão que o carro está a ser rebocado, mas nos outros não dá para ver.
        Não posso deixar os links, pois aqui no serviço não consigo abrir-lo.

      2. Podia se tivesse carro 😛
        Tenho de vender bandoletes para ver se consigo comprar um

      • Ana Guerreiro Pereira on 29/06/2011 at 14:57
      • Responder

      Mas o carro levita no ar sozinho? Como é q isso acontece? Não me está a parecer possivel, porque isso só acontece com materiais supercondutores a temperaturas muito muito baixas. Jà há comboios q funcionam sob este principio, mas não me parece ser o caso de um carro 😀 tem haver mais qq coisa aí, dá para dar mais pormenores?

        • Ana Guerreiro Pereira on 29/06/2011 at 15:02

        Exemplo:

        http://alumni.ipt.pt/~goncalom/Maglev.htm

      • Ana Guerreiro Pereira on 29/06/2011 at 15:10
      • Responder

      O carro não sobe, desce 😀 mistério explicado 😀 (coloquei um link mais abaixo, a explicar isto)

        • Ana Guerreiro Pereira on 29/06/2011 at 15:32

        O link saiu mais acima… 😀

    • Ana Guerreiro Pereira on 28/06/2011 at 22:23
    • Responder

    Pois, tb não sei dizer, está fora do meu campo de actuação e de conhecimentos 😀 Engraçadamente percebo um cadito mais de levitação magnética muahahaha!

    siiiim, a levitação existeeeee!

    Mas precisa de um supercondutor e de azoto líquido para o arrefecer bastante. É espectacular, mesmo. Já vi uma demonstração ao vivo, certa vez que chamei uns especialistas para demonstrarem a levitação magnética a uma turma de electricistas que tive há uns anos. Foi espectacular, mesmo. Pudessem todas as aulas ser assim!! (era darem-nos material para isso… uma vez chegaram-me a perguntar se eu não podia levar coisas do meu lab, uma vez q estava lá a estagiar…sim, levava, sei lá, ácido sulfúrico e azoto liquido para uma sala de aula sem qq segurança e ventilação…)

    1. Quer isso dizer que posso perder as esperanças de levitar exclusivamente com recurso à meditação transcendental? 😛
      Ora bolas… 😛

        • Ana Guerreiro Pereira on 28/06/2011 at 22:47

        Não, se meditares vestido com um fato feito de um supercondutor qq e te regares com azoto liquido e te aproximares de um iman poderoso… 😀

    • Ana Guerreiro Pereira on 28/06/2011 at 22:09
    • Responder

    no meio da serra algarvia há umas linha de alta tensão q, se passares por lá com um popó com algo electrónico, te deparas com cenas altamente 😀 neste caso -e eu estava lá, vi, fiquei de boca aberta :D- colocámos os limpa para brisas em intermitente (ligam, esperam um pouco, voltam a ligar) e ao passar pela zona… pimbas!!! os gajos passaram-se!!! vuuuvuuuuvuuuuvuuuu a limpar o pára brisas que nem doidooooos!!! isto passava assim q nos afastávamos da zona. 😀 portanto, linhas de alta tensão, calma lá que não são assim tão inofensivas…para os aparelhos electrónicos, pelo menos ahahahahaha.

    1. A explicação para isso já está fora da minha área de conhecimentos, mas acho que tem a ver com isto: http://en.wikipedia.org/wiki/Wireless_energy_transfer
      Mais especificamente o capítulo da indução electrostática, que já era usada pelo grande Nikola Tesla para acender lâmpadas à distância como se fosse magia 🙂

  2. No tempo da guerra fria o perigo era o “Comunismo”, agora é a radiação. Cuidado a luz também é radiação e por isso também pode matar!
    Mas o problema maior é a explosão de Vénus e o absinto! Venha o absinto…

    1. Até o oxigénio está-nos a matar lentamente por oxidação 😉

  3. Mas que programa foi ou vai ser este? No noticiário?

    1. Sim, não dá para reconhecer o boneco? 😛

    • Marina Frajuca on 28/06/2011 at 10:14
    • Responder

    Um quiz muito interessante sobre radiação

    http://curiosity.discovery.com/topic/physics-concepts-and-definitions/everyday-radiation-quiz.htm

    1. Acertei em 15, nada mau 🙂

    2. e eu em 13 😛

    3. 11 🙁 não acertei nenhum das que puz ao acaso lol

  4. Porquê o logo da TVI? 😛

    1. Para um bom entendedor, um simples logo basta 😛
      Era mesmo sobre as categorias que ia perguntar, não sabia quais meter. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights