Três novos lançamentos orbitais

Na última semana tiveram lugar três lançamentos orbitais.

No passado dia 20 de Junho a China levou a cabo o lançamento do satélite de comunicações ZX-10 ZhongXing-10. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão CZ-3B/E Chang Zheng-3B/E a partir do Complexo de Lançamento LC2 do Centro de Lançamento de Satélites de Xi Chang, província de Sichuan. O lançamento realizou-se às 1613:04UTC.

Baseado na plataforma DFH-4 desenvolvida pela CGWC, o ZX-10 ZhongXing-10 tinha uma massa de 5.100 kg no lançamento. O satélite irá operar na órbita geossíncrona a 110,5º Este. A bordo segue uma carga de repetidores que operam em banda C e em banda Ku. O satélite irá operar durante 13,5 anos.

Às 1438:15UTC do dia 21 de Junho de 2011, a Rússia levou a cabo o lançamento do veículo de carga Progress M-11M para a estação espacial internacional. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Soyuz-U a partir da Plataforma de Lançamento PU-5 do Complexo de Lançamento LC1 ‘Gagarinskiy Start’ do Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

A bordo do Progress M-11M seguiu a usual carga de mantimentos, ar, oxigénio, equipamentos, propolente e experiências científicas.

O Progress M-11M acoplou com a ISS a 23 de Junho.

A Rússia levou a cabo o lançamento de um satélite militar do tipo Kobalt-M, de observação electrónica, às 1610UTC do dia 27 de Junho de 2011. O lançamento foi levado a cabo por um foguetão Soyuz-U a partir do Complexo de Lançamento LC16/2 do Cosmódromo GIK-1 Plesetsk.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights