Zero Absoluto – A Conquista do Frio

Ar-condicionado, refrigeração e supercondutividade são apenas algumas das formas em que a tecnologia deu uso ao frio. Mas o que é frio, como se produz e o quão frio pode ficar? Este documentário explora essas e outras facetas da conquista do frio pelo Homem. O programa acompanha a busca do frio desde o pai improvável do ar-condicionado, um mago da corte do Rei James I de Inglaterra no século XVII, até aos cientistas de hoje, pioneiros da super-computação quântica próxima do zero absoluto, o extremo final do frio que se situa nos -273,15º C.

3 comentários

  1. Também acho que anda perto dessa possibilidade. Perto dos 0 K até a “luz” deve propagar-se muito devagarinho!

  2. temperatura zero é quase como parar o tempo.

  3. Em 1995 quando na Universidade do Colorado os Srs. Carl Wieman e Eric Cornell produziram o primeiro condensado Bose-Einstein a partir de Rubidio, a temperatura atingida foi de 170 nK, ou seja 0,00000017 K!
    Mas eu quase que aposto os “TinTins” em como não se consegue os 0 K, mas tende-se para esse valor. Agora a 0 K a matéria e o espaço tempo não deverá permitir; isso significa 0 de energia cinética, seja qual for a unidade utilizada. Acham que a existencia “vai nisso”?
    Circular é viver, neste caso existir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights