Google+

«

»

Jul 02

Eclipse parcial do Sol de ontem visto pelo observatório espacial Proba-2

O eclipse solar de ontem foi visível apenas numa região remota do Atlântico Sul, numa pequena área nas proximidades da costa da Antártida, pelo que o mais provável foi ninguém o ter observado. Bem… na verdade, houve pelo menos um espectador: o observatório solar europeu Proba-2. Tomando partido da elevada inclinação da sua órbita, o pequeno observatório conseguiu atravessar o cone da sombra da Lua pelo menos duas vezes. Fica aqui o seu registo do fenómeno.

O eclipse parcial do Sol de 01 de Julho de 2011 visto pelo pequeno observatório solar europeu Proba-2.
Crédito: ESA/PROBA-2/SWAP.

Este foi o primeiro eclipse da série Saros 156, uma série que terá apenas eclipses parciais e anulares, e que terminará a 14 de Julho de 3237 com um eclipse parcial nas latitudes mais setentrionais do hemisfério norte.

Acerca do autor(a)

Sérgio Paulino

Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e fez o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de Cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>